Terça-feira, 22 de Outubro de 2019


00:00

Cale-se - Episódio O Rock Proibido

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

O jornalista e escritor Ricardo Alexandre contextualiza o lugar ocupado pelo rock na música brasileira no final da década de 1960. Evandro Mesquita, Leo Jaime e Eduardo Dussek relembram o cenário musical da época. Ricardo Alexandre explica como o lema “sexo, drogas e rock´n roll” contribuiu para que a ditadura atribuísse ao gênero uma ameaça subversiva. Dussek e Leo Jaime endossam o coro dos roqueiros forçados ao silêncio e falam sobre suas criações vetadas. Leo fala ainda sobre a homenagem que prestou a uma censora chamada Solange e conta qual foi a reação da moça ao ouvir a música feita especialmente para ela. Roberto Menescal lembra que, mesmo com o fim do AI-5, o rock ainda permaneceu na mira da caneta dos censores. Maria Juçá, diretora do Circo Voador, lembra a importância da casa como bastião de resistência e espaço divulgador da nova cena musical jovem e rockeira.


00:30

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 2 - Episódio Banda de Pífanos De Caruaru

Documentário201525minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Comemorando mais de 90 anos de história, é banda mais antiga da América Latina, composta por pífanos e percussão. Os integrantes mais novos são todos filhos e sobrinhos dos primeiros fundadores. Em O Milagre de Santa Luzia, ouvimos as histórias do início do grupo através do Sr. Sebastião Biano, o Mestre do Pífano, último remanescente da formação original da banda e que completará em 2019, 100 anos de idade.


01:00

Os Ímpares - Episódio Jards - Criolo e Nação

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

A banda Nação Zumbi é convidada do programa para reler a canção "Revendo Amigos", do álbum de 1972 de Jards Macalé. Criolo também participa do episódio com sua releitura de "78 Rotações". Jards vai ao estúdio, acompanha a gravação de Criolo e conta um pouco da história do disco.


01:35

Raul - O Início, o Fim e o Meio

Documentário2010128minBrasilLivreSP


De Evaldo Mocarzel, Walter Carvalho, Leonardo Gudel Com Tom Zé, Paulo Coelho, Caetano Veloso, Nelson Motta, Raul Seixas

Enquanto o mundo fervilhava nas trepidações das motos de Easy Rider, no ritmo frenético de Elvis Presley, nos poetas Beatniks, na explosão da contracultura, um menino da Bahia deu a luz ao rock no Brasil. Um disco voador desgovernado que abduziu o coração e a mente de milhares de fãs. Raul Seixas, um homem que virou mito. O filme desvenda a trajetória da lenda do Rock através de imagens raras de arquivo, encontros com familiares, conversas com artistas, produtores e amigos. Raul Seixas morreu jovem porque viveu intensamente. Rock´n roll, amor livre, sociedade alternativa, drogas, magia negra, ditadura militar, mulheres e filhas. Um homem que queria viver da sua obra e morreu por ela. O início, o fim e o meio se confundem, porque a história ainda não acabou.


04:00

Latitude, Longitude - Episódio Nilo Peçanha e o culto à terra

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Na Costa do Dendê, na Bahia, Nilo Peçanha reverencia a terra e extrai dela suas maiores riquezas. O Latitude, Longitude acompanha a preparação e o desfile do mais conhecido folguedo da cidade, o Zambiapunga, resgatado na década de 1980 e ponto forte da cultura local. Não existem documentos que atestem a origem do folguedo, mas acredita-se que ele tenha sido trazido ao Brasil pelos negros bantos, escravizados na região do Congo-Angola. Na Bahia, eles trabalharam em atividades agrícolas, em canaviais do Recôncavo e nos dendezeiros do litoral baixo-sul. O episódio também mostra todo o processo de fabricação caseiro do famoso azeite de dendê, e chega à Comunidade Quilombola Jatimane, onde conhece o trabalho artesanal feito com a piaçava, espécie nativa do sul da Bahia, de fibra longa e resistente, assim como os descendentes quilombolas da localidade.


04:30

Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros - Episódio Amazônia 10 milhões

Documentário201745minBrasilLivreRJ


De Ricardo Azoury

Engana-se quem acha que a maior floresta tropical do planeta sempre foi um mundo desprovido de civilização. Escavações ao longo da bacia amazônica vêm hoje desmentir a velha ideia do paraíso intocado e puro. Há milhares de anos, muita gente vivia na Amazônia. Gente que conseguiu a proeza de tirar riquezas e sustento da terra, manejando terrenos e transformando seu mundo sem destruí-lo.


05:30

O Legado da Coruja - Episódio Olimpíadas

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

A herança mítica grega do esporte foi reconstruída na mitologia contemporânea. Isso serviu, também, para terríveis apropriações em benefício de ideologias totalitárias.


06:00

Quem se Importa - Episódio CIES

Documentário201730minBrasilLivreSP


De Mara Mourão

O médico Roberto Kikawa teve a ideia de criar um sistema móvel para exames preventivos. Nasceu assim o projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde). Numa carreta, o paciente é atendido e passa por exames médicos de média complexidade em dez especialidades e até pequenas cirurgias. O CIES Global é uma organização sem fins lucrativos inovadora de saúde integrada à educação, destinado à população de alta vulnerabilidade social, com um método inovador pela gestão compartilhada, que envolve e mobiliza governo, empresas, sociedade civil e comunidades.


06:40

Bike Amor - Episódio Liberdade

Documentário201713minBrasilLivreRJ


De Michelle Chevrand

Argus Caruso, arquiteto, mora num apartamento de 30m2. Segundo ele, quem deu a volta ao mundo viajando em uma bike não precisa de muito espaço. Em cada cidade que passava, visitava escolas e contava histórias. Depois de percorrer o litoral do Nordeste ajudado por uma vela adaptada à bicicleta, resolveu transformá-la em uma bike anfíbia, para ter mais autonomia na travessia de rios e lagos. A bike anfíbia está em fase de testes, aguardando a próxima aventura de Argus.


07:00

A História da Embalagem

Documentário201552minBrasilLivreSP


De Felipe Tomazelli, Ricardo Martensen

Uma viagem pela história da humanidade e do Brasil. Um olhar sobre a função estrutural que as embalagens exerceram e ainda exercem em nossa sociedade. Este símbolo, sozinho, sintetiza a cultura material de um povo, as soluções tecnológicas que transformaram a realidade humana e as novas formas com que buscamos nos comunicar.


08:00

História do Anarquismo: sem deuses, sem mestres - Episódio 1922-1945: Em memória do derrotado

Documentário201652minFrançaLivre


De Ramonet (Tancrède)

Voltando aos principais acontecimentos dos últimos dois séculos da História Social, essa série de três documentários revela, pela primeira vez, as origens e o destino da ideologia política que tem lutado contra todos os deuses e mestres há mais de 150 anos. A partir de materiais de arquivo nunca antes vistos e outros esquecidos, além de vasta documentação, a série reconta a história desse movimento que, de Paris a Nova Iorque, e de Tóquio a Buenos Aires, tem tentado mudar o mundo com seus ideais de liberdade e revolta.

Próximas Exibições:
Sex, 31 jan às 20:00h


09:00

Guerras do Brasil.doc - Episódio Universidade do Crime

Documentário201826minBrasil12 anos


De Luiz Bolognesi

“A Guerra do Tráfico” traz para a TV uma guerra contemporânea: A guerra das ruas brasileiras, onde morrem cerca de 60 mil pessoas todos os anos. Vamos entender a gênese das organizações criminosas que dominam os presídios Brasileiros e organizam o tráfico de drogas. O episódio conta a origem, no Rio de Janeiro, do Comando Vermelho, organização que nasceu e cresceu, nos presídios cariocas. Como o “CV” organizou o crime e o tráfico nas comunidades cariocas. Conta, em São Paulo, o nascimento do PCC, (Primeiro Comando da Capital) na década de 90, como foi estruturado, como ele financia os crimes, suas regras e o seu fortalecimento e ascensão na ausência total do Estado.


09:30

Sobral - O Homem que Não Tinha Preço

Documentário201290minBrasilLivreRJ


De Paula Fiuza

Em 1999, um jovem advogado tem acesso a arquivos secretos de áudio do Superior Tribunal Militar e encontra registros de defesas de presos políticos durante a ditadura. Nas gravações, umas das vozes que mais se ouve, indignada e desafiante, é a do jurista Sobral Pinto. A partir desses arquivos, o público conhece a figura singular de Sobral Pinto e sua luta incansável pela justiça. Com depoimentos de personagens como Luís Carlos Prestes e sua filha Anita Leocádia, Zuenir Ventura, e do próprio Sobral, o filme resgata um dos maiores advogados da história do Brasil, que colocou a justiça acima de qualquer ideologia.

Próximas Exibições:
Sex, 24 jan às 21:00h


11:00

O Movimento Negro nos Estados Unidos desde Martin Luther King - Episódio Saindo das Sombras

Documentário201960minEstados UnidosLivre


De Leslie Asako Gladsjo, Talleah Bridges McMahon, Sabin Streeter, Leah Williams

A série começa em um ponto de virada na história americana: as marchas de Selma e os tumultos de Watts que marcaram uma nova fase na luta dos negros. Gates explora a crescente demanda por Black Power, redefinindo a cultura, a política e a sociedade americanas.


12:00

Latitude, Longitude - Episódio Nilo Peçanha e o culto à terra

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Na Costa do Dendê, na Bahia, Nilo Peçanha reverencia a terra e extrai dela suas maiores riquezas. O Latitude, Longitude acompanha a preparação e o desfile do mais conhecido folguedo da cidade, o Zambiapunga, resgatado na década de 1980 e ponto forte da cultura local. Não existem documentos que atestem a origem do folguedo, mas acredita-se que ele tenha sido trazido ao Brasil pelos negros bantos, escravizados na região do Congo-Angola. Na Bahia, eles trabalharam em atividades agrícolas, em canaviais do Recôncavo e nos dendezeiros do litoral baixo-sul. O episódio também mostra todo o processo de fabricação caseiro do famoso azeite de dendê, e chega à Comunidade Quilombola Jatimane, onde conhece o trabalho artesanal feito com a piaçava, espécie nativa do sul da Bahia, de fibra longa e resistente, assim como os descendentes quilombolas da localidade.


12:30

Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros - Episódio Amazônia 10 milhões

Documentário201745minBrasilLivreRJ


De Ricardo Azoury

Engana-se quem acha que a maior floresta tropical do planeta sempre foi um mundo desprovido de civilização. Escavações ao longo da bacia amazônica vêm hoje desmentir a velha ideia do paraíso intocado e puro. Há milhares de anos, muita gente vivia na Amazônia. Gente que conseguiu a proeza de tirar riquezas e sustento da terra, manejando terrenos e transformando seu mundo sem destruí-lo.


13:30

O Legado da Coruja - Episódio Olimpíadas

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

A herança mítica grega do esporte foi reconstruída na mitologia contemporânea. Isso serviu, também, para terríveis apropriações em benefício de ideologias totalitárias.


14:00

Cale-se - Episódio O Rock Proibido

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

O jornalista e escritor Ricardo Alexandre contextualiza o lugar ocupado pelo rock na música brasileira no final da década de 1960. Evandro Mesquita, Leo Jaime e Eduardo Dussek relembram o cenário musical da época. Ricardo Alexandre explica como o lema “sexo, drogas e rock´n roll” contribuiu para que a ditadura atribuísse ao gênero uma ameaça subversiva. Dussek e Leo Jaime endossam o coro dos roqueiros forçados ao silêncio e falam sobre suas criações vetadas. Leo fala ainda sobre a homenagem que prestou a uma censora chamada Solange e conta qual foi a reação da moça ao ouvir a música feita especialmente para ela. Roberto Menescal lembra que, mesmo com o fim do AI-5, o rock ainda permaneceu na mira da caneta dos censores. Maria Juçá, diretora do Circo Voador, lembra a importância da casa como bastião de resistência e espaço divulgador da nova cena musical jovem e rockeira.


14:30

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 2 - Episódio Banda de Pífanos De Caruaru

Documentário201525minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Comemorando mais de 90 anos de história, é banda mais antiga da América Latina, composta por pífanos e percussão. Os integrantes mais novos são todos filhos e sobrinhos dos primeiros fundadores. Em O Milagre de Santa Luzia, ouvimos as histórias do início do grupo através do Sr. Sebastião Biano, o Mestre do Pífano, último remanescente da formação original da banda e que completará em 2019, 100 anos de idade.


15:00

Os Ímpares - Episódio Jards - Criolo e Nação

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

A banda Nação Zumbi é convidada do programa para reler a canção "Revendo Amigos", do álbum de 1972 de Jards Macalé. Criolo também participa do episódio com sua releitura de "78 Rotações". Jards vai ao estúdio, acompanha a gravação de Criolo e conta um pouco da história do disco.


15:35

Raul - O Início, o Fim e o Meio

Documentário2010128minBrasilLivreSP


De Evaldo Mocarzel, Walter Carvalho, Leonardo Gudel Com Tom Zé, Paulo Coelho, Caetano Veloso, Nelson Motta, Raul Seixas

Enquanto o mundo fervilhava nas trepidações das motos de Easy Rider, no ritmo frenético de Elvis Presley, nos poetas Beatniks, na explosão da contracultura, um menino da Bahia deu a luz ao rock no Brasil. Um disco voador desgovernado que abduziu o coração e a mente de milhares de fãs. Raul Seixas, um homem que virou mito. O filme desvenda a trajetória da lenda do Rock através de imagens raras de arquivo, encontros com familiares, conversas com artistas, produtores e amigos. Raul Seixas morreu jovem porque viveu intensamente. Rock´n roll, amor livre, sociedade alternativa, drogas, magia negra, ditadura militar, mulheres e filhas. Um homem que queria viver da sua obra e morreu por ela. O início, o fim e o meio se confundem, porque a história ainda não acabou.


18:00

A Linguagem do Cinema - 1ª Temporada - Episódio O realizador vai à luta

Documentário200045minBrasilLivreRJ


De Geraldo Sarno

Murilo Salles é um cineasta que - assim como a maioria no Brasil - é obrigado a produzir-se. Ele fala da "dramaturgia da suspensão", que inspirou a realização dos filmes que dirigiu. Explica como gostaria de ver implantadas formas de estímulo à produção que privilegiassem a qualidade.


19:00

Memórias do Brasil - Episódio Fernando Mello - Transver o Mundo

Documentário201745minBrasilLivreBA


De Diogo Oliveira Com Aderbal Freire Filho, André Curtis, Artur Luanda Ribeiro, Daniel Herz, Hugo Alves

Cenógrafo, de formação autodidata, Fernando Mello da Costa tem uma trajetória ligada ao experimentalismo e à pesquisa. Cria e realiza a impactante cenografia dos principais espetáculos da diretora Bia Lessa. Fundou, junto com Guti Fraga, o grupo de teatro Nós do Morro, na comunidade do Vidigal, no Rio de Janeiro, e mantém uma oficina de cenografia. Fernando fala sobre sua infância e outras fases que marcaram sua memória, relembra histórias, e declara porque escolheu o ofício de cenógrafo.


20:00

Estados da Arte - Episódio Feminismo

Documentário201726minBrasil14 anosRJ


De Eduardo Goldenstein

Para além das questões de gênero, o desejo de libertação. A conflituosa relação entre arte e moral. Mariana Guimarães se utiliza da tradição do bordado para romper padrões estabelecidos. Carol Valansi faz um releitura da pornografia. Fabiana Faleiros e Mulheres de Buço afirmam a liberdade feminina através da música e da performance. Marie Carangi promove a marcha das cem tetas, e Laura Lima revela a potência da arte através da ornamentação, da beleza e do corpo.


20:30

Caçadores da Alma - Episódio Arte e Valor

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler Com Ricardo Azoury, Gal Oppido, Bob Wolfenson, Cássio Vasconcellos, Custódio Coimbra

Neste episódio, a série discute a valorização da fotografia como objeto final de arte. A Fine Art ganha espaço em museus e galerias, mas ainda é vista com reserva. Mostramos que não há um consenso sobre o significado da expressão, mas a maioria acredita que não é o suporte - jato de tinta e papel de algodão - que define uma fotografia Fine Art, mas se o fotógrafo tem um corpo de exposições, publicações em livros e um pensamento consolidado por trás da obra. Outro tema do episódio é a precificação da fotografia no mercado de arte. Enquanto alguns lutam por espaço em galerias, outros recusam o convite de curadores: preferem dar seus trabalhos para amigos do que valer um cifrão na parede.


21:00

Design Gráfico Brasileiro - Episódio Motion - Imagens em Movimento

Documentário201552minBrasilLivre


De André Saad Jafet, Jorge Saad Jafet

Provavelmente tida como uma das mais novas categorias do design gráfico, o “motion design” na verdade remonta às origens do cinema. Neste episódio, vamos ouvir um pouco das referências e entender o processo criativo de alguns dos mais importante profissionais atuando no mercado brasileiro, todos com reconhecimento internacional, além de saber como foi a origens da animação contemporânea brasileira.


22:00

Onde Nascem as Ideias - Episódio Bia

Documentário201954minBrasil16 anos


De Carolina Sá

Bia Lessa é uma das diretoras mais importantes nas artes cênicas do país. Neste episódio de "Onde Nascem As Ideias", acompanhamos a diretora em seu processo criativo desde o primeiro teste de atores até a estreia da peça "Grande Sertão Veredas" no Sesc de São Paulo. O filme revela a potência do trabalho de Bia Lessa e a relação que ela constrói com sua equipe e com os atores da peça ao longo dos ensaios.


23:00

David Hockney - Tempo Recuperado

Documentário201752minFrançaLivre


De Michael Trabitzsch

Ele é uma figura importante no movimento pop art; um dos artistas mais populares e influentes de sua geração. Os motivos e cores de suas telas foram amplamente reproduzidos e agora fazem parte do panteão de arte do século XX, mudando a maneira como vemos o mundo. Hockney é tipicamente visto como um artista que ama a vida, um bom tempo, glamour e sexo. O lado altamente pessoal e emocional de seu trabalho é muitas vezes negligenciado, assim como a intensidade e a individualidade que ele demonstrou em cada um de seus períodos e estilos sucessivos. Através de imagens, anedotas e detalhada análise pictórica, este documentário destaca como o renomado pintor desafia classificações e permanece misterioso de muitas maneiras: um artista intenso, profundo e infinitamente apaixonado.