Expedição Roosevelt Rondon



Roteiro: Igor Miguel

Som Direto: Carlos Alberto

Empresa(s) produtora(s): Cine Group

Câmera: Gilvan Oliveira

Assistente de Produção: Karina Pinheiro, Luisa Palmieri, Rayane Taguti

Finalização: Marcelo Khoury, Pedro Capdeville

Videografismo: Marcus Kullher, Pedro Corrêa , Rhamay Lima

Pesquisa: João Fernando, Márcio Bokel

Mixagem: Paula Leal

Trilha Sonora: Amora Pera

Correção de Cor: Pedro Henrique Sarmento

1º Assistente de Direção: Deborah Paura

Coordenação de Pós-Produção: Bernardo Cosendey , Juliana Baraúna

1º Assistente de Câmera: Paulo Alves

Produtor Executivo: Luciana Pires

Diretor de Fotografia: Danilo Roldão

Editor: Alessandro Danielli, Dawlo Silveira

Produtor: Luana Chaves, Luciana Costa

Financeiro: Barbara Silva, Lucélia Santos

O documentário “Roosevelt-Rondon”, em 52 minutos, é um registro histórico representando a famosa expedição que mapeou o Rio da Dúvida, realizada pelo Marechal Cândido Rondon na companhia do ex-presidente Theodore Roosevelt, há mais de um século. Juntos, numa caravana de dezenove pessoas entre cientistas, engenheiros, médicos, foram os responsáveis pelo mapeamento da região onde se localiza o atual Rio Roosevelt, na Amazônia, em uma das missões mais arriscadas até hoje. Atravessando selvas, corredeiras e outros perigos, além da recessão de alimentos e doenças de todos os tipos, percorreram mais de mil quilômetros por terra e água. O projeto possui formato e gênero documental e lançando mão de recursos como imagens, iconografia, fotos, inserts, ilustra para o espectador essa jornada única e ainda pouco explorada em recortes documentais que primam mais pelos resultados: documentar como foi a ‘travessia’. Também serão utilizados registros de época, cartas, depoimentos de sertanistas e historiadores, reconstituição de mapas e percursos em computação gráfica. A propósito da presença do ex-presidente americano Theodore Roosevelt, ele é convidado a integrar a comitiva de Rondon por ser um apaixonado por natureza e animais. Juntos, a mercê de erros e acertos, conseguem cumprir o mapeamento. Incomum, desde seu planejamento, a região guardava várias armadilhas que os fizeram abandonar embarcações, reduzir o contingente, lidar com os índios da tribo Cinta-larga, donos do território, além de Roosevelt e seu filho, que também integrou a comitiva, quase perderem a própria vida. O resultado é uma obra com tamanha riqueza de detalhes de uma missão fundamental sobre o maior bioma do planeta, nunca vista anteriormente.
Próximas exibições no canal Curta!
01/07/2022 22:30:00 [daqui a 4 dias]
02/07/2022 02:30:00 [daqui a 4 dias]
03/07/2022 16:45:00 [daqui a 6 dias]
04/07/2022 16:30:00 [daqui a 7 dias]
05/07/2022 10:30:00 [daqui a 7 dias]
Envie o seu comentário
Faça login ou se cadastre para comentar a obra.
Carregar mais comentários
Envie o seu comentário
Após aprovação, seu comentário será publicado e enviado para o diretor do filme. | Normas para publicação

Relatos de Professores



Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)

Testes de Conhecimentos


Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!
Criar Teste

56 min
2021
Brasil
DF
AL

Diretor: Juliana Baraúna

Elenco: Clay JenkinsonDarrin LundeDominichi Miranda de SáJoseph OrnigLarry RotherLorelai KuryMércio GomesSidney PossueloTodd DiaconTweed Roosevelt

Sinopse: O documentário “Roosevelt-Rondon”, em 52 minutos, é um registro histórico representando a famosa expedição que mapeou o Rio da Dúvida, realizada pelo Marechal Cândido Rondon na companhia do ex-presidente Theodore Roosevelt, há mais de um século. Juntos, numa caravana de dezenove pessoas entre cientistas, engenheiros, médicos, foram os responsáveis pelo mapeamento da região onde se localiza o atual Rio Roosevelt, na Amazônia, em uma das missões mais arriscadas até hoje. Atravessando selvas, corredeiras e outros perigos, além da recessão de alimentos e doenças de todos os tipos, percorreram mais de mil quilômetros por terra e água. O projeto possui formato e gênero documental e lançando mão de recursos como imagens, iconografia, fotos, inserts, ilustra para o espectador essa jornada única e ainda pouco explorada em recortes documentais que primam mais pelos resultados: documentar como foi a ‘travessia’. Também serão utilizados registros de época, cartas, depoimentos de sertanistas e historiadores, reconstituição de mapas e percursos em computação gráfica. A propósito da presença do ex-presidente americano Theodore Roosevelt, ele é convidado a integrar a comitiva de Rondon por ser um apaixonado por natureza e animais. Juntos, a mercê de erros e acertos, conseguem cumprir o mapeamento. Incomum, desde seu planejamento, a região guardava várias armadilhas que os fizeram abandonar embarcações, reduzir o contingente, lidar com os índios da tribo Cinta-larga, donos do território, além de Roosevelt e seu filho, que também integrou a comitiva, quase perderem a própria vida. O resultado é uma obra com tamanha riqueza de detalhes de uma missão fundamental sobre o maior bioma do planeta, nunca vista anteriormente.

Alugue