Danças Brasileiras
- Episódio
Maracatus
| 1
Aplicabilidades Pedagógicas
Disciplinas e temas transversais
Arte
,
Linguagens
Nível de ensino
Ensino Médio
,
Ensino Fundamental - Anos Finais
Sinopse: Maracatu Nação e Rural. Pernambuco é muito mais do que frevo e folias carnavalescas. Um dos folguedos mais bonitos da região é o Maracatu, música e dança de negros que vieram da África trabalhar como escravos no Brasil. O Maracatu do Baque Virado, o "Nação", é típico das áreas urbanas. Sua dança se mantém mais fiel ao cortejo real de Reis, Rainhas, Príncipes e Princesas, duques e duquesas, apresentados pela escravaria no período colonial, para celebrar a coroação do rei negro Congo.
O maracatu do Baque Solto é rural e nasceu da fusão de folguedos que existiam nos engenhos de cana-de-açúcar. Seus personagens são o Mestre, Mateus, Catirina, caçadores, caboclos de pena e caboclos de lança.
O cortejo no Maracatu Nação é marcado pela movimentação cheia de saltos e malabarismos do caboclo de lança. Um manto bordado com vidrilho e lantejoulas, a "gola", é a marca de sua vestimenta. O surrão, bolsa com guizos e chocalhos amarrado à sua cintura, da um toque primitivo e enlouquecido a esse personagem barulhento que rodopia, assusta e abre espaço na multidão para que o cortejo possa passar.