Plano de Aula

OSWALDO CRUZ E A MEDICINA TROPICAL

Oswaldo Cruz | Documentário | De Rodrigo Grota | 2023 | 52 min | PR
25/07/2025
Ensino Médio
Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Geografia, História, Biologia
Luisa Müller | Equipe CurtaENEM
Acesse a ficha do filme



INFORMAÇÕES GERAIS:



Áreas:
Ciências da Natureza  e Ciências Humanas 

Disciplinas: Biologia, História, Geografia

Ano: 1º, 2º e 3º do Ensino Médio  

Duração: 4 aulas (50 min/aula)  

Eixo Temático: Biologia e Saúde 



  • Tema 1: História da Saúde no Brasil

  • Tema 2: Revolta da Vacina

  • Tema 3: Medicina tropical e as arboviroses 


JUSTIFICATIVA PEDAGÓGICA 



Abordar o tema da medicina tropical e as arboviroses no Ensino Médio e no ENEM é essencial para a construção de uma sociedade atenta à relação entre  meio ambiente, transmissão de doenças no contexto brasileiro e controle de vetores, assim como ativa na construção de práticas promotoras de saúde comunitária e ambiental.  


COMPETÊNCIAS 


Área de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias 



  • Competência de Área 3: Analisar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).


Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias 



  • Competência de Área 1:  Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir de procedimentos epistemológicos e científicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente com relação a esses processos e às possíveis relações entre eles.



EM13CNT310 - Investigar e analisar os efeitos de programas de infraestrutura e demais serviços básicos (saneamento, energia elétrica, transporte, telecomunicações, cobertura vacinal, atendimento primário à saúde e produção de alimentos, entre outros) e identificar necessidades locais e/ou regionais em relação a esses serviços, a fim de avaliar e/ou promover ações que contribuam para a melhoria na qualidade de vida e nas condições de saúde da população.
EM13CNT301 - Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.
EM13CNT302 - Comunicar, para públicos variados, em diversos contextos, resultados de análises, pesquisas e/ou experimentos, elaborando e/ou interpretando textos, gráficos, tabelas, símbolos, códigos, sistemas de classificação e equações, por meio de diferentes linguagens, mídias, tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), de modo a participar e/ou promover debates em torno de temas científicos e/ou tecnológicos de relevância sociocultural e ambiental.
EM13CNT303 - Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.
EM13CNT306 - Avaliar os riscos envolvidos em atividades cotidianas, aplicando conhecimentos das Ciências da Natureza, para justificar o uso de equipamentos e recursos, bem como comportamentos de segurança, visando à integridade física, individual e coletiva, e socioambiental, podendo fazer uso de dispositivos e aplicativos digitais que viabilizem a estruturação de simulações de tais riscos.
EM13CHS101 - Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.

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OBJETIVO GERAL:




  • Compreender a importância de Oswaldo Cruz no desenvolvimento da medicina tropical no Brasil.

  • Desenvolver o pensamento crítico sobre a relação entre saúde, ambiente e sociedade. 



OBJETIVOS ESPECÍFICOS:




  • Identificar as principais doenças tropicais e seus vetores.

  • Discutir as formas de prevenção e controle das arboviroses.



AULAS 01 e 02 (140 minutos) 



1. Dinâmica inicial (20 minutos) 




  • Pergunta norteadora - Arboviroses: por que temos tantas no Brasil?

  • Reflexão sobre características do clima brasileiro no contexto de doenças transmitidas por vetores.



2. Exibição do filme (52 minutos) 



3. Discussão e Reflexão (30 min)




  • Debate em grupo sobre as características climáticas/pluviométricas/tropicais do Brasil e a relação com grandes populações de vetores.

  • Perguntas para guiar a conversa:

    • O que mais chamou atenção no documentário?

    • Qual a metodologia experimental que Oswaldo Cruz desenvolveu para comprovar a transmissão de febre amarela por mosquitos?

    • Além da febre amarela, quais outras arboviroses têm ocorrência elevada no Brasil?

    • Quais desafios existem para o controle de doenças causadas por arbovírus?





AULAS 03 e 04 (140 minutos) 



1. Metodologia ativa - aula invertida (50 min) 




  • Organizar os alunos em grupos e entregar a cada grupo um material impresso com informações sobre uma arbovirose específica (dengue, zika, chikungunya, febre amarela).

  • Solicitar que cada grupo leia o material e identifique: 

    • 1. O agente causador da doença.

    • 2. O vetor responsável pela transmissão.

    • 3. Os principais sintomas da doença.

    • 4. As formas de prevenção e controle.



  • Promover uma discussão em sala de aula, com cada grupo apresentando suas descobertas e respondendo a perguntas dos colegas.



2. Atividade prática (50 minutos)




  • Dividir a turma em grupos menores.

  • Cada grupo deverá criar cartazes informativos sobre as arboviroses estudadas, abordando os seguintes aspectos:

    • 1. O que é a doença?

    • 2. Como é transmitida?

    • 3. Quais os sintomas?

    • 4. Como prevenir?



  • Os cartazes devem ser criativos, informativos e de fácil compreensão.



Observações:




  • O professor poderá adaptar o plano de aula de acordo com as necessidades e interesses dos alunos.

  • É importante incentivar a participação de todos os alunos, criando um ambiente de aprendizado colaborativo e estimulante.

  • O professor poderá utilizar outros recursos audiovisuais, como vídeos e imagens, para tornar a aula mais dinâmica e interessante.

  • É fundamental contextualizar o tema da aula com a realidade local, abordando os casos de arboviroses que ocorrem na região.



A avaliação será contínua, levando em consideração a participação dos alunos nas discussões, a qualidade das apresentações e a criatividade dos cartazes.



Material complementar: Questões de vestibular



01 - (Pucpr Medicina 2024): Minutagem: (Trecho do filme relacionado a essa questão: 18:53-19:55)

A febre amarela (FA) silvestre é uma doença infecciosa febril aguda, não contagiosa, causada por um arbovírus do gênero Flavivirus, família Flaviviridade. Epidemiologicamente, a doença pode se apresentar sob duas formas distintas: febre amarela urbana (FAU) e febre amarela silvestre (FAS), diferenciando-se uma da outra apenas pela localização geográfica, espécie vetorial e tipo de hospedeiro. A doença mantém-se endêmica e enzoótica em diversas regiões tropicais das Américas e da África, e de modo esporádico, são registrados surtos e epidemias de magnitude variável... A vacina está disponível nas unidades de saúde de todo estado. Quem tem entre 9 meses de idade e 59 anos e nunca tomou uma dose deve se vacinar.



Disponível em: <https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Febre-amarela>. Acesso em: 24 jul. 2023. 



Baseando-se no texto sobre a febre amarela, constata-se que 



a) a forma silvestre possui o macaco como principal vetor.    

b) sob forma urbana, a transmissão é vertical e sob forma silvestre, é vetorial.    

c) as duas formas da doença apresentam ciclos monóxenos ou monogenéticos.   

d) é mantida em um ciclo silvestre, que inclui vertebrados não humanos e artrópodes. 

e) a vacinação tem ação terapêutica para pessoas na faixa entre 9 meses de idade e 59 anos.  



Gabarito da questão: Opção D 



02 - (Uel 2025): Minutagem: (Trecho do filme relacionado a essa questão: 41:44-43:28) 



Analise o infográfico a seguir.





Com base no infográfico e nos conhecimentos sobre a epidemia de dengue no Brasil, assinale a alternativa correta. 



a) No Brasil, a vacina é a única ferramenta capaz de controlar a doença e acabar com a dengue mesmo que o percentual de vacinação ainda seja baixo.   

b) Os três Estados que apresentaram maior incidência de casos de dengue são também os que apresentaram maior número de óbitos.   

c) Das 27 unidades da federação, o Paraná, Minas Gerais e o Distrito Federal somam juntas a maior incidência de casos de dengue, quando comparadas aos demais Estados com mais de 300 casos por 100 mil habitantes.   

d) Os 11 Estados que apresentam menos de 300 casos de dengue por 100 mil habitantes somam juntos mais óbitos que o apresentado pelo estado da Bahia.   

e) As regiões Sul e Sudeste, apesar de apresentarem maior incidência de casos de dengue, possuem, juntas, menor número de óbitos que a região Centro-Oeste.   



Gabarito da questão: Opção C



03 - (Fuvest 2025): Minutagem: (Trecho do filme relacionado a essa questão: 45:25-46:06) 

“A distribuição dos mosquitos, a frequência de suas picadas e o tempo de eclosão de seus ovos são afetados pela temperatura, pluviosidade e velocidade do vento, além de outros fatores, como deslocamento e densidade populacionais. Por exemplo, com uma temperatura de 27 °C, o período de incubação dos ovos é de dez dias; no entanto, a 37 °C, esse período passa a ser de sete dias. Além disso, a intermitência das chuvas no final da estação do verão e os ventos calmos acentuam a proliferação e a atuação do vetor.”



MENDONÇA, Francisco de Assis. Aquecimento Global e Saúde: uma perspectiva geográfica – notas introdutórias. Terra Livre, 2003 (Adaptado).



Com base no texto, assinale a alternativa correta. 



a) A elevação da temperatura e o aumento da pluviosidade, somados ao desmatamento, à urbanização e à circulação de pessoas em várias áreas, potencializam a expansão da dengue.   

b) A dengue é um problema nacional e está relacionada ao fato de o Brasil ser um país tropical com áreas de florestas, aspectos que, combinados à dispersão da população, contribuem para minimizar a epidemia.   

c) A proliferação do mosquito Aedes aegypti ocorre em áreas pouco povoadas nos centros urbanos, associada às baixas temperaturas que intensificam a transmissão da doença.   

d) No território brasileiro, as áreas com baixas temperaturas reduzem o tempo necessário para eclosão dos ovos, aumentando a proliferação do mosquito Aedes aegypti e a frequência de picadas.   

e) A dengue é um problema de saúde pública em escala mundial e sua disseminação está associada à diminuição de temperatura, aumento da velocidade do vento e redução da precipitação.   



Gabarito da questão: Opção A



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