Relato de atividade em sala de aula

FUTUROS CONDUTORES PARA O TRÂNSITO SEGURO

Visualizações |
Vote aqui
Transportes
21/11/2024
Matemática, Ciências
Conhecimento
Educação Infantil
18
Amanda Maria Honório da Silva
EMEI JOANNA MADOGLIO DE ALMEIDA | SP | São Manuel | Municipal





  •  Conhecer e diferenciar o diversos meios de transporte, terrestres, aquáticos e aéreos;
  •  Identificar os sons dos meios de transporte;
  •  Identificar e saber a importância e a utilização de cada transporte;
  • Iniciar os estudos para o projeto educação viária em parceria com a Mapfre “Sementinhas de um Trânsito Seguro”;
  • Semear a Educação Viária desde a Educação Infantil;
  • Utilizar o transporte também de forma sustentável, práticas e reflexões para o cuidado com o meio ambiente;
  • Observar o caminho de casa até a escola, identificar placas e sinalizações de trânsito;
  • Dialogar e debater com as crianças sobre o meio de transporte que utiliza para chegar até a escola;
  • Engajar as famílias, o poder público e a comunidade sobre as práticas e condutas para um trânsito seguro.

(Atividade 1)

·       Conhecendo os meios de transporte:

Após o filme do Curta!Edu citado, foi realizado uma roda de conversa com as crianças, para ouvi-las e com a seguinte abordagem:

  • Os meios de transporte só servem para carregar as pessoas?
    Algumas respostas das crianças:  Não, tem caminhões que carregam boi, meu tio carrega terra, etc…

Identificando e conhecendo os meios de transporte, terrestres, aquáticos e aéreos. Recortar e classificar as figuras dos meios de transporte e colar no local indicado.

Em seguida, cada criança ilustrou um meio de transporte para compor no cartaz para a decoração e exposição de trabalhos na festa “Sementinhas de um Trânsito Seguro”, com obras produzidas por eles.

(Atividade 2)

  •  Desenvolvendo a linguagem verbal e escrita:

Identificando a letra inicial, letra final dos meios de transporte e quantidade de letras de cada figura, para nos auxiliar, assistimos o curta “Corrida a ilha” https://saomanuel.curtaedu.org.br/filme/?name=planeta_palavra_2a_temporada_episodio_12.

Roda de conversa sobre qual meio de transporte cada criança utiliza para chegar até a escola, a maior parte das crianças relataram chegar até a escola a pé ou de carro. Pontuamos também a importância desses veículos estarem em boas condições de uso, por conta da poluição do ar e sonora, dos veículos com falta de manutenções.

Após trocas de informações, também foi uma abertura para a temática trânsito seguro e sustentabilidade, pois as crianças tiveram bastante engajamento com a temática.

Iniciamos também a parceria com o Rotary Club Paraíso São Manuel para a arrecadação de lacres de latinhas para compras de cadeiras de rodas, o apoio das famílias e das crianças, foi e está sendo muito importante para o desenvolvimento do projeto, ainda estamos arrecadando os lacres e as crianças se empenham bastante para trazê-los na escola.

(Atividade 3)

  • Conhecendo os sons dos meios de transporte:

Identificando os sons dos meios de transporte com o apoio do vídeo...

Para conferir o relato completo e as fotos, acessar o link: 
https://docs.google.com/document/d/16W-R-8lY-nCW9wxvEraJMv2twvBgEfQNjRp1uG3lerw/edit?usp=sharing


A apresentação do curta “transportes” proporcionou um amplo e rico trabalho de sequencias de atividades, pois foi o início do desenvolvimento da temática trânsito e do projeto educação viária em parceria com a mapfre “Sementinhas de um Trânsito Seguro”, esse relato é uma extensão desse projeto, ele mostra e retrata as atividades que eu desenvolvi em sala e as experiências vividas ao longo do desenvolvimento. O resultado foi bem positivo, foi construída uma aprendizagem muito significativa, prazerosa e consciente para as crianças, pois eles tiveram acesso a vários recursos, diversas atividades relacionadas ao tema, práticas, vídeos educativos, conheceram os diversos meios de transporte, tiverem acesso as placas de trânsitos, ampliaram ainda mais a suas observações relacionado as placas, tiveram acesso a condutas e boas práticas no transito, como motoristas e pedestres. Foi colocado em prática tudo que aprenderam, na pista pintada na nossa escola de forma divertida, construção de uma festa com a temática do trânsito, juntamente com a produção do convite, com mensagens educativas do trânsito e decoração produzida pelas crianças. Também vale ressaltar que adquiriram ainda, maneiras mais seguras, como olhar a rua ao atravessar, o uso de cinto de segurança, podendo até mesmo orientar os adultos, teve um grande engajamento da comunidade, das famílias, da equipe escolar e das parcerias, ao longo do desenvolvimento do projeto, foi surpreendente, as crianças tiveram a oportunidade de serem os protagonistas.