Relato de atividade em sala de aula

RECICLANDO E EMBELEZANDO O AMBIENTE

Visualizações |
Vote aqui
21/11/2024
Geografia, Língua Portuguesa, Ciências, Arte
Responsabilidade e cidadania
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
10
Adriana Engler Arias Vieira
EMEFEI. IDA INNOCENTI LUIZETTO | SP | SAO MANUEL | Municipal





- Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente;

- Estimular as crianças para que percebam a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas tem causado à natureza:

-Desenvolver a coordenação motora e a percepção auditiva e rítmica;

- Desenvolver e estimular a capacidade criativa e de reciclagem.

Esse relato  foi desenvolvido durante os atendimentos na sala de AEE (Atendimento Educacional Especializado), com crianças do Ensino Fundamental I e os da Educação Infantil.


1- Foi apresentado o desenho "Peixonauta- O mistério das garrafas plásticas";

2-  Conversamos sobre a ação do homem na natureza e os danos causados ao meio ambiente, e o que eles puderam perceber isso no decorrer do desenho;

3- Foi feita uma lista de atitudes que podemos ter para mudar essa realidade;

4- Levar os alunos a identificar problemas ambientes no meio em que vive;

5- Fazer pesquisa na internet de imagens do meio ambiente antes e depois da ação do homem;

6- Confeccionar flores de garrafa pet para serem colocadas no jardim da escola e serem levadas para casa.


     As crianças adoraram o desenho, principalmente a parte onde aparecem as tartaruguinhas. Alguns alunos relataram que tiveram a experiência em visitar o Projeto TAMAR e relataram sobre as tartarugas.

     Tiveram a experiência de fazer suas buscas na internet a procura de imagens e muitos quizeram repetir várias vezes o som ritimado da POP. Inclusive uma criança com paralisia cerebral movimentou as mão para imitar o som da POP.

   O ponto culminante foi a confecção da flor de garrafa pet, onde puderam recortar, pintar e montar sua flor. As flores foram levadas para a casa e algumas enfeitaram o jardim da escola.

    O linguajar usada e os termos a serem tratados com as crianças fora de acordo com cada faixa etária.