Relato de atividade em sala de aula

PATATIVA DE ASSARÉ

Patativa
16/09/2012
Língua Portuguesa
Educação de Jovens e Adultos
16
Maria Ap. Mantovanini Vieira



OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Aprender sobre quem foi Patativa de Assaré, através da sua biografia. Conhecer as alegrias e as tristezas vivenciadas por Patativa de Assaré, por intermédio de seus poemas que descrevem a sua trajetória de vida real. Caracterizar o regionalismo e as variantes linguísticas. Ser conhecedor da Literatura de Cordel. Identificar rimas. Identificar versos e estrofes. Vivenciar, através do vídeo, os problemas sociais e econômicos do nordeste. Conhecer e comparar a linguagem e a escrita nordestina. Informar aos alunos sobre os problemas e dificuldades causados pela seca. Fazer com que o aluno seja conhecedor da paisagem e vegetação nordestina.

DESENVOLVIMENTO: 1º DIA: Serão entregues cópias da autobiografia de Patativa de Assaré. Primeiramente, a professora lerá para os alunos e fará os comentários, para que se crie uma roda de discussão. Depois, ela entregará a poesia Vaca Estrela E Boi Fubá, que também está incluída no vídeo, para lerem e analisarem. Será pedido para que os alunos grifem as palavras que não conhecem, pesquisem e passem para a linguagem culta. 2º DIA: Fazer a análise de versos e estrofes da poesia e pesquisar sobre Literatura de Cordel, para compreender o seu significado e verificar os desenhos xilografados , de forma a entender que Patativa de Assaré é um poeta Cordeirista. Identificar as rimas na poesia. 3º DIA: Assistir ao vídeo com os alunos e depois debater sobre a oralidade, as variantes linguísticas e o regionalismo. 4º DIA: Verificar, nas revistas e livros sobre figuras nordestinas que já estarão a disposição dos alunos, a questão da seca e os problemas sociais e financeiros enfrentados pelos nordestinos e gerar uma roda de conversa sobre esses assuntos. Para terminar, os alunos relatarão sobre o assunto abordado no vídeo e o que acharam do mesmo.

Os alunos ficaram muito empolgados com as poesias do Patativa de Assaré . Depois, com o vídeo, ficaram ainda mais satisfeitos em ver a pessoa real, uma vez que ninguém o havia visto antes nem por foto, e ainda poder ouvir a sua voz e o seu sotaque nordestino. As rodas de conversa foram longas e geraram bastante assunto para discussão, sendo que na classe há 2 nordestinos: um Cearense e outro Sergipano, então, os dois comentaram sobre os problemas vividos, relataram fatos do cotidiano e contaram o porquê de terem vindo para São Paulo. O projeto foi de grande valia e as metas foram atingidas satisfatoriamente, sendo que, se estendêssemos a conversa, teríamos assunto pra 1 semana, e os alunos se empenharam em pesquisar e participar no desenvolvimento dos objetivos com bastante dedicação.