Relato de atividade em sala de aula

A POESIA POPULAR E A VERDADEIRA "LINGUAGEM NORDESTINA" EM PATATIVA

Patativa
19/09/2012
Língua Portuguesa
Ensino Fundamental - Anos Finais
26
Edilene Alcântara Ribeiro Rios



 *Valorizar a poesia popular nordestina;  *Reconhecer o valor da poesia de Patativa do Assaré para a Literatura brasileira;  *Conhecer a biografia e parte do processo de criação poética de Patativa;  *Perceber que o uso linguístico está associado às questões sócio-culturais;  *Respeitar as variações linguísticas em seus contextos de produção;  *"Repudiar" atitudes preconceituosas ou estereotipadas em relação ao uso da língua;  *Selecionar materiais e confeccionar uma pequena amostra sobre a produção de Patativa do Assaré.

 *Exibição do Curta-metragem para a turma;  *Discussão mediada sobre o Curta e as temáticas por ele apresentadas;  *Leitura de biografia de Patativa do Assaré, em grupos de 5 componentes, e considerações pelos grupos para a classe;  *Distribuição de textos do autor para leitura dos grupos;  *Apresentações livres, usando a criatividade, sobre os textos lidos;  *Considerações sobre a variação linguística usada pelo poeta (o professor faz questionamentos e proporciona reflexões à turma);  *Realização de pequena exposição intitulada: Vale a pena conhecer Patativa melhor - Confecção de cartazes, em grupos, com fotografias e frases de Patativa do Assaré, selecionadas na internet e consideradas interessantes, e exposição desses cartazes no pátio da Unidade Escolar;  Avaliação dirigida: os alunos escrevem, em grupos, sobre as aprendizagens adquiridas ao longo das aulas e socializam para encerrar o momento.

As atividades acima descritas foram desenvolvidas em quatro horas/aulas e mostraram-se bastante significativas. Os alunos demonstraram, sobretudo na avaliação dirigida, que os objetivos foram alcançados de maneira satisfatória. Durante o desenvolvimento da atividade de confecção e exposição de cartazes, também houve demonstrações relevantes por parte dos alunos sobre as aprendizagens adquiridas.