Relato de atividade em sala de aula

PEQUENOS AUTORES DE SUAS VIDAS

Patativa
20/06/2012
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
45
gisele cardoso cordeiro



# Mostrar a cultura regional nordestina. # Explicar para as crianças o que é uma biografia. # Trabalhar rima e literatura de cordel como instrumento de registro e expressão da cultura local e da vida cotidiana. #Estimular a escrita e a leitura entre os alunos. # Formar plateia e criar um grupo de poetas e cineclubistas.

A escola montou uma sala de exibição para todos os alunos da escola. Com esse recurso, resolvemos montar um cineclube para auxiliar nas aulas. A partir daí, exibimos vários filmes da coleção Curta na Escola com desdobramentos. Ponto de partida: Exibição do Filme ( discussão sobre a vida e obra de Patativa de Assaré). Segunda etapa: lemos uma biografia sobre Patativa e trabalhamos o gênero Biografia. Cada aluno fez uma breve autobiografia. Terceira etapa: Trabalhamos a rima e o cordel como instrumento de expressão. Os alunos escreveram um livro de cordel que foi divulgado em um sarau para os pais. Quarta etapa: Os alunos, sob orientação da professora, resolveram criar uma rotina semanal para leitura de biografias e Literatura de Cordel. Quinta etapa: A professora criou um blog com seis alunos para divulgar as sessões do cineclube, as produções escritas de seus alunos e os eventos organizados pela turma.

Os alunos aprenderam sobre diversidade textual e tipologias textuais. Melhoraram sua oralidade durante os sarais, criaram hábito de ler, escrever e assistir a sessões semanais dedicadas à cultura. A escrita melhorou muito. Os alunos e a professora passaram a participar de concursos de redação: esse ano, já se inscreveram em vários concursos, inclusive na Olimpíada de Língua Portuguesa, e estão produzindo um curta sobre poesia.