Relato de atividade em sala de aula

UM GESTO PELA NÃO VIOLÊNCIA

Maré Capoeira
15/12/2009
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
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Edna Dantas



Cultivar o respeito pelas diferenças de gênero, cor e culturas entre as crianças por uma educação para a Paz.

. Sou professora de artes e só tenho uma aula por semana em cada turma. Esta turma caracteriza-se pela agressividade de alguns alunos, apesar de serem ainda muito pequenos. . Neste dia, dava início a um projeto de consciência negra através da arte. . Comecei pela dança, formei um círculo e começamos com uma ciranda, passando pelo street dance e alguns alunos espontaneamente entravam no meio da roda para dançar. . Notei que havia um aluno novo que começou a dançar capoeira, ele chamou um aluno para o centro da roda, cumprimentou-o ao iniciar o jogo, porém este veio com muita agressividade, ele então disse que se ele estava com o espírito de violência, ele não poderia jogar. . Suas palavras silenciaram a classe por um momento e logo voltaram a jogar, aprendendo com o menino as expressões gestos e ritmos que iam surgindo naturalmente. . Ao final da aula parabenizei a todos pela participação. . Na aula seguinte, retomei alguns aspectos da aula anterior para prepará-los para ver o filme. . Passei o filme e ao final, empolgados reconheceram-se no filme, compreendendo a importância do respeito entre os colegas, seja pela questão de gênero, cor ou pela diversidade cultural. . Dentre os relatos, o menino contou que veio da Bahia e lá ele jogava capoeira incentivado pelo seu pai. . O projeto seguiu com a capoeira onde conheceram suas origens africanas e sua importância na cultura brasileira, seja como dança ou como luta. . O projeto culminou com a apresentação da classe à escola no final de novembro

Esta experiência me surpreendeu porque, a princípio não tinha a intenção de trabalhar somente a capoeira e sim a arte afro-brasileira, o que ocorreu com outras turmas, mas ao perceber que o novo aluno tinha algo a dizer e falava a mesma linguagem de seus colegas, deixei fluir a dança e o gesto, incentivando a participação de todos com respeito mútuo. Notei uma grande transformação com esta turma principalmente no que diz respeito à violência e ao bullyng e embora tenha sido um projeto de curta duração notei o potencial que a dança e o resgate de nossas raízes culturais podem representar para a formação do caráter de nossas crianças. Esta experiência provocou profundas marcas em mim, logo imagino o que isso representou para os alunos.