Relato de atividade em sala de aula

GODOFREDO RANGEL EM CENA

Maré Capoeira
26/11/2008
Matemática, História
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
120
MARLI FRANCISCA DE C. OLIVEIRA



Sensibilizar alunos, professores e a comunidade para a mudança de atitude. Conscientizar e reeducar a população, para compreender que a interfere na vida de todos. Realizar pesquisas da internet sobre conteúdo trabalhado nas duas disciplinas.
Fazer com que os alunos participem produtivamente das propostas de trabalho, respeitando as colocações dos grupos e, por fim, chegando a uma conclusão. Resolver, aplicando a matemática e a história utilizando problemas práticos. Propor ao grupo resgatar a memória local, através dos fatos ocorridos na cidade. Identificar componentes matemáticos no Curta. Trabalhar visando a organização, medidas, tempo, valores, localização.

Buscamos interdisciplinar os conteúdos de História e Matemática. Montamos um Projeto para ser trabalhado no 3º e 4º bimestres.Apresentação dos DVDs com os Curtas na Escola para os alunos.Em sala, discussão coletiva sobre cada Curta. Dividimos a sala em grupos e para cada grupo foi dado um tema, relacionado aos conteúdos de 6º série. Dentro do grupo, eles realizaram a divisão das tarefas, como: montar um roteiro para trabalho, ensaiar, organizar a apresentação em sala, montar o DVD com o Curta e confeccionar as maquetes e a conclusão do Projeto. Os trabalhos seriam colocados para uma exposição posterior. Montamos um DVD para cada sala, com o menu e a apresentação dos personagens. Todo ano é realizada uma Amostra Cultural em nossa Escola. Nossos trabalhos foram expostos e pudemos, inclusive, contar com a visita dos pais e das pessoas da comunidade. Tudo que acontece neste dia é fotografado e filmado, para serem arquivados em nossa Escola.Os alunos puderam contar, também, com a ajuda dos pais na confecção dos curtas e das maquetes. No conteúdo de História foi trabalhado um cronograma já estabelecido previamente, para alunos que cursam a 6ª série, dispondo, inclusive, de conteúdo sobre a história local da cidade de Três Corações. No conteúdo de Matemática foi trabalhado o conteúdo de 6ª série, entrando tudo que envolvia raciocínio matemático, como: organização, medidas, distâncias, tempo, valor, anos, séculos, década, localização etc.

Ótima receptividade por parte dos alunos. Eles ficaram envolvidos pelas situações retratadas no Curta e tiveram uma oportunidade de mudança de mentalidade e atitude. Chegaram à conclusão que existem diferentes formas de enfrentar situações, tendo como base os valores morais e sentimentais. Eles puderam desenvolver o "olhar histórico e matemático", identificando assim como compreendê-los em seu sentido e lógica. Como a sala é heterogênea, pude lançar vários dispositivos e propostas de trabalho, atendendo às necessidades e especificidades dos alunos. Entendemos que os alunos aprenderam porque tiveram uma intensa participação, que envolveu a resolução de problemas de naturezas diversas. A aprendizagem ganhou sentido, pois todos, tanto professor quanto os alunos, conseguiram expor e inter-relacionar idéias acerca dos objetos de estudo, que, também, eram os elementos históricos e matemáticos que surgiam no Curta. Já está em andamento, desde o início do ano letivo, alguns Trabalhos que orientam alunos e comunidade, temas relacionados aos Curtas. Assim, reforçando idéias que já foram trabalhadas em nossa Escola. No final, recolhemos um relatório de cada equipe; a maquete e o Curta produzido pelos alunos ficaram expostos na Escola.