Relato de atividade em sala de aula

UM OLHAR DIFERENTE PARA NOSSAS CRIANÇAS

01/01/2010
Formação de Educadores
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Ângela Christina Gomes Soares



Sou Professora Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Navarro de Andrade em Adamantina-SP e usei o documentário A invenção da infância no planejamento do início do ano letivo de 2009. Apesar do documentário dar condições para vários enfoques o meu objetivo era que os professores tivessem um olhar cuidadoso para cada aluno que iriam ter na sua sala de aula, pois estes vem de contextos familiares, sociais e religiosos muito diferentes. Como em nosso município estava-se implantando o Ensino Fundamental de 9 Anos, precisava preparar esses professores para receber essas crianças de 6 anos, respeitando todas as particulares que essa fase da infância tem.

Como o planejamento é feito após os 15 primeiros dias de aula, tirei fotos dos vários momentos vividos pelas crianças na escola, juntamente com seus professores, na sala de aula com o professor realizando a leitura de uma história, com trabalhos em grupos,na aula de Eduação Física ou mesmo em momentos de descontração, sem que estes soubessem o motivo. Então preparei um powerpoint resgatando a história da infância de Ariès, em mostrei o documentário. Após a reflexão que o documentário permitiu, trazendo para as crianças que frequentam a nossa escola, foi possível fazer todos os questionamentos pertinentes. O documentário juntamente com as orientações que do MEC, distribuido nas escolas, proporcionou uma reflexão pontual sobre nossas crianças. Quem são, de onde vem, com quem moram, o que fazem quando não estão na escola, do que brincam, quais são suas reais necessidades.

Após essa reflexão os professores se reunirão por ano/série para planejar o que seria desenvolvido em sala de aula. Elaboraram um questionário para que os pais ou responsáveis respondessem para conhecerem um pouco mais sobre essas crianças. Acredito que tenha feito muito destes professores repensarem sua prática de sala de aula bem como entender essa criança para que seja vista como é não como um adulto em miniatura.