Relato de atividade em sala de aula

JOGO DE CINTURA

Maré Capoeira
30/10/2008
Educação de Jovens e Adultos
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cleide brasil rodrigues



Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas.
Conhecer aspectos da história e da cultura afro-brasileira que se misturam à sua própria história de vida.
Estudar a capoeira como manifestação artística e que têm uma história que compõe a identidade cultural de nosso povo.
Trabalhar com conceitos como memória, tradição, cultura popular e religiosidade
e estimular o respeito à diversidade e à diferença.
Refletir sobre valores básicos à democracia e à cidadania como o respeito ao próximo e a valorização de diferentes saberes.

Preparação da sala para exibição do filme realizada pelos alunos com grande interesse, pois fiz convite para - Cine Pipoca - Jogo de Cintura - O filme. Explanação sobre tema do filme - Maré Capoeira, um resgate da história cultural de nosso país,bem como que a capoeira é uma dessas heranças culturais de nossos ancestrais africanos, ressaltando que a capoeira é uma dança, uma luta, um jogo ao ritmo da música proveniente de berimbaus, reco-recos, atabaques com sons de cânticos e palmas dos participantes. Realizar pesquisa biblioteca, internet sobre origem da capoeira, personagens, fatos e dados históricos e realizar um debate. Construir texto e um painel sobre tema Capoeira - herança cultural. Formar grupos para apresentar as canções entoadas na roda da Capoeira, no Dia da Consciência Negra.

Ao iniciar a exibição, percebi que alguns alunos estavam constrangidos,porém não interrompi a exibição,fiquei a observar as mais diversas expressões - alegria, tristeza, zangado,surpresa, etc. Ao final da exibição, iniciei uma plenaria para que todos pudessem colocar seus pontos de vista - alguns alunos falaram que usavam a capoeira(luta-violência)com objetivo de controle do bairro onde estão inseridos. Neste momento ressaltei a importância da diversidade cultural e das diversas manifestações culturais, e o quanto às pessoas precisam ter acesso a essa informação. Para aprenderem a fazer uso adequado do conhecimento apreendido, vivenciando-o como uma atividade física para o desenvolvimento psíquico-motor, o autoconhecimento e a análise crítica de potencialidades e limites individuais. E, que essa manifestação cultural tem em sua história muita perseguição. Lutou-se muito para que os preconceitos caíssem por terra. Porém, essa capacidade do ser humano em querer exercer sua soberania em relação às outras etnias,é histórica. Guerras foram e são travadas, minimizando nossa civilidade. Por isso,para entender o legado de nossa complexidade cultural é preciso conhecer a contribuição de cada povo. É necessário resgatar o sentimento de inclusão em oposição à exclusão. E, que esse encontro com a pluralidade cultural, contribui para construir o respeito à singularidade de cada povo,de cada cidadão. Foram muitos os questionamento: a capoeira é uma dança, uma luta ou um jogo? E se fosse criação dos brancos? Seria perseguida? Enfim, ao reconhecer-se com personagem histórico ao praticarem a capoeira, que atualmente é praticada como um esporte, como um jogo lúdico que requer flexibilidade, alongamento, força, conhecimento das regras e principalmente respeito e malícia para saber lidar com o outro jogador. E,como cidadãos consciente da realidade em que vivem,entenderam a importância de valorizarem a diversidade cultural de nosso país - que é um verdadeiro mosaico de etnias.