Terça-feira, 16 de Agosto de 2022


00:00

Os Ímpares - Episódio Sérgio Sampaio - Tulipa Ruiz e Negro Leo

 •  2017  •  Livre  • 


De Henrique Alqualo, Isis Mello

Tulipa Ruiz é a convidada do episódio para reler Não Tenha Medo Não do álbum Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua de Sérgio Sampaio. Negro Leo faz sua versão para a faixa Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua. Renato Piau, grande amigo de Sérgio, visita a gravação e conta um pouco sobre a produção do disco e o contexto histórico da época.

Próximas Exibições:
Qua, 17 ago às 08:00h
Sáb, 20 ago às 09:00h


00:30

Balanço Black - Episódio Foi no Baile Black

 •  2021  •  12 anos  •  SP


De Flavio Frederico

O episódio aborda o surgimento dos bailes blacks no Rio de Janeiro e em São Paulo no início dos anos 70, das Equipes de Baile e o momento em que a cultura "Soul” (Black) alcança a população negra periférica nessas grandes cidades. A importância dos dj´s Big Boy, Adhemir, Funky Santos e das equipes Soul Grand Prix e Chic Show, entre outros.

Próximas Exibições:
Qua, 17 ago às 08:30h
Sáb, 20 ago às 19:00h


01:00

Paulo César Pinheiro - Letra e Alma

 •  2021  •  Livre  •  SP


De Cleisson Vidal, Andrea Prates

Poeta, escritor, compositor e referência incontestável da rica produção cultural brasileira, Paulo César Pinheiro fala sobre suas origens, referências literárias, seu encontro com a poesia e o que lhe deu "régua e compasso". Autor de vasta e rica produção, entre músicas, livros, peças teatrais e de parcerias memoráveis, que já atravessam 5 gerações, o poeta não dá sinais de que a genial inspiração possa se esgotar. 

Próximas Exibições:
Qua, 17 ago às 09:00h
Sáb, 20 ago às 22:30h


02:30

Todas as Melodias

 •  2020  •  Livre  •  RJ


De Marco Abujamra

Luiz Melodia tem música até no nome. Nasceu no Rio de Janeiro, mais precisamente no Morro do Estácio, no dia 7 de janeiro de 1951. Sua trajetória foge um pouco do esperado. Luiz Melodia, apesar de ter crescido no morro no meio do samba, não é um sambista. Não recusa suas origens musicais, mas foi mais além. Assimilou uma musicalidade que absorve vários estilos e criou uma forma muito particular de composição. O filme proposto terá o ritmo e força de sua poesia urbana. Através de shows memoráveis, entrevistas com pessoas importantes na vida do músico e contando com a participação do biografado de forma espontânea, apresentaremos a trajetória deste artista que carrega um estilo inquieto, elegante, sofisticado e carismático.

Próximas Exibições:
Qua, 17 ago às 10:30h
Sáb, 20 ago às 16:00h


04:00

Esse Negócio de Livro - Episódio Escrita por encomenda

 •  2017  •  Livre  • 


De Adriana Borges, Lúcia Tupiassú

A escrita de livros por encomenda é uma prática mais frequente do que se imagina. Sejam biografias, coleções temáticas, livros institucionais, adaptações ou mesmo o filão bem específico do ghost writing, existe um mercado para livros feitos por demanda, e esse é o tema deste episódio. Escritores que já trabalharam tanto em obras encomendadas, como também em outras propostas por eles mesmos – como Ignácio de Loyola Brandão, José Roberto Torero e João Paulo Cuenca – contam suas experiências, compartilhando aquilo que entendem como semelhanças ou diferenças no processo de feitura de cada projeto. Como porta-vozes dos profissionais desse mercado, o episódio conta com a participação de Alexandre Dórea, Isa Pessoa, Luiz Alves, Marta Garcia e Miriam Ibanez.

Próximas Exibições:
Qua, 17 ago às 06:00h
Sáb, 20 ago às 11:00h


04:25

Agenda Curta! - Festival de Gramado 2022

 •  2022  •  Livre


Sinopse Indisponível

Próximas Exibições:
Qua, 17 ago às 01:25h
Sex, 19 ago às 05:55h


04:30

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio Mestrinho e Olivinho

 •  2011  •  Livre  •  SP


De Sergio Roizenblit

Mestrinho e Olivinho representam a nova safra de grandes sanfoneiros do país. Entre outros aspectos, têm em comum o fato de serem discipulos de Dominguinhos. Em gravação para a série O Milagre de Santa Luzia feita no Canto da Ema, importante casa de forró de São Paulo, o mestre bateu papo e tocou sanfona com os dois. Na conversa, surgiram lembranças do passado e histórias do presente, e foram traçados paralelos entre a época em que Dominguinhos começou e os dias de hoje. Mestrinho, como o ídolo, veio do Nordeste, mais precisamente de Sergipe, e teve dificuldade para se adaptar, mas hoje não quer sair de São Paulo, pois há muitas opções de trabalhos e parcerias na cidade. Olivinho nasceu em Garanhuns, terra de Dominguinhos, mas ainda muito criança mudou-se para São Paulo e estabeleceu-se no ABC paulista. Ambos já são nomes recorrentes na cidade e tocam com músicos de ponta.

Próximas Exibições:
Qua, 17 ago às 06:30h
Dom, 21 ago às 02:30h


05:00

Ku Klux Klan, uma história americana - Episódio O Nascimento do Império Invisível

 •  2019  •  16 anos  • 


De David Korn-Brzoza

Em 1865, um punhado de veteranos da Guerra Civil do Sul fundou uma sociedade secreta: a Ku Klux Klan. Muito rapidamente, a Klan instituiu um reinado de terror entre a população negra recém-libertada. Assassinatos e linchamentos eram comuns. Em Washington, o Congresso lançou uma ofensiva contra o império invisível, que foi oficialmente destruído em 1872. A Ku Klux Klan renasceu em 1915 graças ao filme “O Nascimento de uma Nação” de D. W. Griffith. Sob uma nova liderança, evoluiu para se encaixar em uma América passando por grandes mudanças e ampliou sua comércio de ódio. O KKK tornou-se anti-imigrante, anti-urbano, anti-comunista, anti-semita e anti-católico. Quase quatro milhões de americanos aderiram ao que se tornaria uma organização de lobby de massa altamente influente. Mas, no final da década de 1920, escândalos e a crise econômica enfraqueceram o movimento, que acabou desaparecendo novamente após a Segunda Guerra Mundial.

Próximas Exibições:
Qua, 17 ago às 07:00h
Dom, 21 ago às 13:15h


06:00

Artistas Plásticos Brasileiros - Episódio Pancetti - O errante navegante

 •  2017  •  Livre  •  RJ


De Rozane Braga, Adriana Miranda

A grande paixão de José Pancetti sempre foi o mar, tema onipresente em sua obra, repleta de imagens com grande intensidade poética, como mostra este episódio da série Artistas Plásticos Brasileiros. Filho de humildes imigrantes italianos, ele tornou-se marinheiro e navegou pelo mundo, aprendendo a pintar por conta própria, a bordo dos navios. Mesmo em condições precárias, desenvolveu soluções técnicas que alcançaram grande refinamento e beleza, tendo como força inspiradora a paisagem e o povo brasileiro.


07:00

Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana - Episódio A Conexão Africana

 •  2018  •  Livre  • 


De José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos, Carlos Nobre

Na África e no Brasil, Portugal montou a sua arquitetura da escravidão. Depois de derrotados militarmente, chefes africanos se transformam em fornecedores de escravos. O continente africano se divide, se destrói. Mas a resistência nunca deixou de existir: nas aldeias, nas marchas forçadas e à bordo dos navios negreiros. Esta resistência política, cultural e espiritual é a chave de Palmares.


08:00

Guerras do Brasil.doc - Episódio Universidade do Crime

 •  2018  •  12 anos  • 


De Luiz Bolognesi

“A Guerra do Tráfico” traz para a TV uma guerra contemporânea: A guerra das ruas brasileiras, onde morrem cerca de 60 mil pessoas todos os anos. Vamos entender a gênese das organizações criminosas que dominam os presídios Brasileiros e organizam o tráfico de drogas. O episódio conta a origem, no Rio de Janeiro, do Comando Vermelho, organização que nasceu e cresceu, nos presídios cariocas. Como o “CV” organizou o crime e o tráfico nas comunidades cariocas. Conta, em São Paulo, o nascimento do PCC, (Primeiro Comando da Capital) na década de 90, como foi estruturado, como ele financia os crimes, suas regras e o seu fortalecimento e ascensão na ausência total do Estado.


08:30

Jango

 •  1984  •  12 anos  •  RJ


De Silvio Tendler

O filme refaz a trajetória política de João Goulart, o 24° presidente brasileiro, que foi deposto por um golpe militar nas primeiras horas de 1º de abril de 1964. A reconstituição da trajetória de Goulart é feita através da utilização de imagens de arquivo e de entrevistas com importantes personalidades políticas como Afonso Arinos, Leonel Brizola, Celso Furtado, Frei Betto e Magalhães Pinto, entre outros. O documentário captura a efervescência da política brasileira durante a década de 1960 sob o contexto histórico da Guerra Fria. Jango narra os detalhes do golpe e se estende até os movimentos de resistência à ditadura, terminando com a morte do presidente no exílio e imagens de seu funeral, cuja divulgação foi censurada pelo regime militar. Lançado em março de 1984, o filme teve seu roteiro escrito por Maurício Dias e Sílvio Tendler, enquanto a trilha sonora foi desenvolvida por Milton Nascimento e Wagner Tiso.


10:30

Depressão, uma epidemia mundial?

 •  2015  •  10 anos


De Michele Dominici

O documentário investiga a natureza global e o potencial epidêmico da depressão, de um ponto de vista social, desafiando a noção individual que se tem deste fenômeno. O filme busca reunir visões originais e inovadoras sobre o assunto a partir de depoimentos de sociólogos, filósofos, assistentes sociais, neuro-psiquiatras, a fim de analisar o contexto que estaria criando um terreno fértil para a depressão. Através de uma viagem ao redor do mundo, cria-se a possibilidade de uma reflexão global sobre as características próprias de nossa era.


11:30

Mistérios do Arquivo - Episódio 1972: Richard Nixon na China

 •  2009  •  Livre  • 


De Serge Viallet, Julien Gaurichon

Fevereiro de 1972. Richard Nixon é o primeiro presidente americano a visitar a China comunista. Durante uma semana, ele participa de inúmeras reuniões com os líderes chineses do mais alto escalão na esperança de normalizar as relações diplomáticas entre os dois países. Qual é a relação de Nixon com os jornalistas que o acompanham? E sua tão esperada reunião com o presidente Mao... como ela ocorre?


12:00

Esse Negócio de Livro - Episódio Escrita por encomenda

 •  2017  •  Livre  • 


De Adriana Borges, Lúcia Tupiassú

A escrita de livros por encomenda é uma prática mais frequente do que se imagina. Sejam biografias, coleções temáticas, livros institucionais, adaptações ou mesmo o filão bem específico do ghost writing, existe um mercado para livros feitos por demanda, e esse é o tema deste episódio. Escritores que já trabalharam tanto em obras encomendadas, como também em outras propostas por eles mesmos – como Ignácio de Loyola Brandão, José Roberto Torero e João Paulo Cuenca – contam suas experiências, compartilhando aquilo que entendem como semelhanças ou diferenças no processo de feitura de cada projeto. Como porta-vozes dos profissionais desse mercado, o episódio conta com a participação de Alexandre Dórea, Isa Pessoa, Luiz Alves, Marta Garcia e Miriam Ibanez.

Próximas Exibições:
Qua, 17 ago às 06:00h
Sáb, 20 ago às 11:00h


12:30

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio Mestrinho e Olivinho

 •  2011  •  Livre  •  SP


De Sergio Roizenblit

Mestrinho e Olivinho representam a nova safra de grandes sanfoneiros do país. Entre outros aspectos, têm em comum o fato de serem discipulos de Dominguinhos. Em gravação para a série O Milagre de Santa Luzia feita no Canto da Ema, importante casa de forró de São Paulo, o mestre bateu papo e tocou sanfona com os dois. Na conversa, surgiram lembranças do passado e histórias do presente, e foram traçados paralelos entre a época em que Dominguinhos começou e os dias de hoje. Mestrinho, como o ídolo, veio do Nordeste, mais precisamente de Sergipe, e teve dificuldade para se adaptar, mas hoje não quer sair de São Paulo, pois há muitas opções de trabalhos e parcerias na cidade. Olivinho nasceu em Garanhuns, terra de Dominguinhos, mas ainda muito criança mudou-se para São Paulo e estabeleceu-se no ABC paulista. Ambos já são nomes recorrentes na cidade e tocam com músicos de ponta.

Próximas Exibições:
Qua, 17 ago às 06:30h
Dom, 21 ago às 02:30h


13:00

Ku Klux Klan, uma história americana - Episódio O Nascimento do Império Invisível

 •  2019  •  16 anos  • 


De David Korn-Brzoza

Em 1865, um punhado de veteranos da Guerra Civil do Sul fundou uma sociedade secreta: a Ku Klux Klan. Muito rapidamente, a Klan instituiu um reinado de terror entre a população negra recém-libertada. Assassinatos e linchamentos eram comuns. Em Washington, o Congresso lançou uma ofensiva contra o império invisível, que foi oficialmente destruído em 1872. A Ku Klux Klan renasceu em 1915 graças ao filme “O Nascimento de uma Nação” de D. W. Griffith. Sob uma nova liderança, evoluiu para se encaixar em uma América passando por grandes mudanças e ampliou sua comércio de ódio. O KKK tornou-se anti-imigrante, anti-urbano, anti-comunista, anti-semita e anti-católico. Quase quatro milhões de americanos aderiram ao que se tornaria uma organização de lobby de massa altamente influente. Mas, no final da década de 1920, escândalos e a crise econômica enfraqueceram o movimento, que acabou desaparecendo novamente após a Segunda Guerra Mundial.

Próximas Exibições:
Qua, 17 ago às 07:00h
Dom, 21 ago às 13:15h


14:00

Os Ímpares - Episódio Sérgio Sampaio - Tulipa Ruiz e Negro Leo

 •  2017  •  Livre  • 


De Henrique Alqualo, Isis Mello

Tulipa Ruiz é a convidada do episódio para reler Não Tenha Medo Não do álbum Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua de Sérgio Sampaio. Negro Leo faz sua versão para a faixa Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua. Renato Piau, grande amigo de Sérgio, visita a gravação e conta um pouco sobre a produção do disco e o contexto histórico da época.

Próximas Exibições:
Qua, 17 ago às 08:00h
Sáb, 20 ago às 09:00h


14:30

Balanço Black - Episódio Foi no Baile Black

 •  2021  •  12 anos  •  SP


De Flavio Frederico

O episódio aborda o surgimento dos bailes blacks no Rio de Janeiro e em São Paulo no início dos anos 70, das Equipes de Baile e o momento em que a cultura "Soul” (Black) alcança a população negra periférica nessas grandes cidades. A importância dos dj´s Big Boy, Adhemir, Funky Santos e das equipes Soul Grand Prix e Chic Show, entre outros.

Próximas Exibições:
Qua, 17 ago às 08:30h
Sáb, 20 ago às 19:00h


15:00

Paulo César Pinheiro - Letra e Alma

 •  2021  •  Livre  •  SP


De Cleisson Vidal, Andrea Prates

Poeta, escritor, compositor e referência incontestável da rica produção cultural brasileira, Paulo César Pinheiro fala sobre suas origens, referências literárias, seu encontro com a poesia e o que lhe deu "régua e compasso". Autor de vasta e rica produção, entre músicas, livros, peças teatrais e de parcerias memoráveis, que já atravessam 5 gerações, o poeta não dá sinais de que a genial inspiração possa se esgotar. 

Próximas Exibições:
Qua, 17 ago às 09:00h
Sáb, 20 ago às 22:30h


16:30

Todas as Melodias

 •  2020  •  Livre  •  RJ


De Marco Abujamra

Luiz Melodia tem música até no nome. Nasceu no Rio de Janeiro, mais precisamente no Morro do Estácio, no dia 7 de janeiro de 1951. Sua trajetória foge um pouco do esperado. Luiz Melodia, apesar de ter crescido no morro no meio do samba, não é um sambista. Não recusa suas origens musicais, mas foi mais além. Assimilou uma musicalidade que absorve vários estilos e criou uma forma muito particular de composição. O filme proposto terá o ritmo e força de sua poesia urbana. Através de shows memoráveis, entrevistas com pessoas importantes na vida do músico e contando com a participação do biografado de forma espontânea, apresentaremos a trajetória deste artista que carrega um estilo inquieto, elegante, sofisticado e carismático.

Próximas Exibições:
Qua, 17 ago às 10:30h
Sáb, 20 ago às 16:00h


18:00

Juntos - Episódio Agricultura Orgânica

 •  2019  •  Livre  •  SC


De Leticia Marques

A agricultura sempre foi orgânica. Experiências de transformação do sistema tradicional com uso de veneno para o plantio de orgânicos junto a agricultores da região do Vale do Itajaí - Santa Catarina.

Próximas Exibições:
Qua, 17 ago às 04:00h
Qui, 18 ago às 06:00h
Sáb, 20 ago às 09:30h


18:30

O Brasil de Darcy Ribeiro - Episódio Os Idos de Março

 •  2013  •  Livre  • 


De Ana Maria Magalhães

Nomeado para a Casa Civil, Darcy enfrenta os temas que motivaram o golpe de 64: Reforma Agrária e a regulamentação do capital estrangeiro. Com o apoio da classe média após intensa campanha publicitária contra o governo, Jango é derrubado. No exílio uruguaio, Darcy produz grande parte de sua obra em busca de entender o Brasil sob a visão externa e histórica. Confinado em Montevidéu por pressão da ditadura brasileira, entusiasma-se com as manifestações de 68 e desembarca no Brasil logo antes do AI-5. É preso durante nove meses até conseguir partir para Caracas, seu segundo exílio.

Próximas Exibições:
Qua, 17 ago às 04:30h
Qui, 18 ago às 06:30h
Dom, 21 ago às 04:30h


19:30

Grandes Mitos: A Ilíada - Episódio A Maçã da Discórdia

 •  2019  •  14 anos  • 


De Sylvain Bergere

Uma maçã de ouro destinada "ao mais justo" é enviada para um banquete no Olimpo por Éris, a deusa grega da discórdia. Incapaz de decidir entre as deusas Afrodite, Hera e Atena, Zeus decide deixar um mortal escolher: e esse homem é Páris, o jovem filho do Rei Príamo de Troia.

Próximas Exibições:
Qua, 17 ago às 05:30h
Qui, 18 ago às 07:30h
Sáb, 20 ago às 17:30h


20:00

Caixas Mágicas - Episódio Olhar Obs-ceno: Hilda Hilst além da cena em ´O Verdugo´

 •  2020  •  12 anos  •  PE


De Rodrigo Campos

Para Anatol Rosenfeld, importante crítico e teórico do teatro brasileiro, “é raro encontrar no Brasil e no mundo escritores, ainda mais nestes tempos de especializações, que experimentam cultivar os três gêneros fundamentais (eu diria quatro, pois Hilda também foi cronista) da literatura – a poesia lírica, a dramaturgia e a prosa narrativa – alcançando resultados notáveis nos três campos. A este pequeno grupo pertence Hilda Hilst.” A dramaturgia de Hilst, precursora no Brasil de uma escritura teatral feminina, se concentra no poder subversivo que a palavra oferece em contato com o ato da força cênica. Palavra de força política, empregada para contar os debates sociais de urgência, no período em que escreve suas oito peças, entre 1967 e 1969. Período este que marca o país como o início da fase mais violenta da repressão exercida pela ditadura militar. Mas, sobretudo, um teatro impregnado pela sua poesia.

Próximas Exibições:
Qui, 18 ago às 08:00h
Sáb, 20 ago às 11:30h


20:30

Ensaios Contemporâneos - Episódio Ballet Stagium

 •  2018  •  16 anos  • 


De Eduardo Hunter Moura

Uma das companhias de dança mais sólidas e longevas do país, o Ballet Stagium é tema deste episódio da série Ensaios Contemporâneos. Fruto do casamento – dentro e fora dos palcos – de Marika Gidali e Décio Otero, a companhia atua há mais de 40 anos na vanguarda da dança brasileira. Nascido em plena ditadura militar, o Ballet Stagium carrega em sua essência a marca da crítica social e do esforço de aproximação com o público. Além das caravanas de ocupação artística que percorreram o Brasil, levando e trazendo experiências culturais as mais diversas, o grupo também desenvolve até hoje projetos socioeducativos com crianças e jovens. O episódio recupera boa parte dessa memória, enquanto acompanha os ensaios e a remontagem de um dos principais espetáculos da história da companhia, Kuarup, lançado originalmente em 1977.

Próximas Exibições:
Qui, 18 ago às 08:30h


21:30

Onde Nascem as Ideias - Episódio Sônia

 •  2019  •  Livre  • 


De Carolina Sá

O episódio acompanha a montagem da obra "Maria dos Anjos" da artista plástica mineira Sônia Gomes para sua primeira exposição individual no MAC (Museu de Arte Contemporânea) de Niterói.

Próximas Exibições:
Qua, 17 ago às 01:30h
Qui, 18 ago às 09:30h
Dom, 21 ago às 10:30h


22:30

Rodin em seu tempo

 •  2016  •  Livre  • 


De Claire Duguet, Leslie F. Grunberg

Parte importante da efervescência cultural e intelectual da belle époque, Auguste Rodin concebeu obras envolvidas pela ousadia e genialidade de seu tempo. O filme traz não apenas a história do escultor, mas o espírito permanente que suas criações deixaram na sociedade.

Próximas Exibições:
Qua, 17 ago às 02:30h
Qui, 18 ago às 10:30h
Sáb, 20 ago às 21:30h


23:30

Memórias do Grupo Opinião - Episódio Memórias do Grupo Opinião - Episódio 3

 •  2019  •  12 anos  • 


De Paulo Thiago

A história do Grupo Opinião, um grupo carioca de teatro criado em 1964 para fazer resistência ao regime militar através de produções artísticas. Considerado a primeira resposta da esquerda à ditadura, o grupo reuniu artistas como Nara Leão, Maria Bethânia, João do Vale e Millôr Fernandes.

Próximas Exibições:
Qua, 17 ago às 03:30h
Qui, 18 ago às 11:30h
Sáb, 20 ago às 20:00h