Quarta-feira, 2 de Junho de 2021


00:00

Estados da Arte - Episódio Coletivo

Documentário201726minBrasil16 anosRJ


De Eduardo Goldenstein

Os agenciamentos e articulações que permitem a produção artística a partir de experiências compartilhadas. O percurso do Gupo EmpreZa e os limites do corpo. O espírito dionisíaco do Opavivará. As mobilizações propostas pelo Norte Comum na periferia carioca. A ocupação artística do espaço público através dos murais do Coletivo Gráfico.

Próximas Exibições:
Qua, 2 jun às 14:00h
Qui, 3 jun às 08:00h
Sáb, 5 jun às 17:30h


00:30

Ensaios Contemporâneos - Episódio Focus Cia de Dança

Documentário201852minBrasil16 anos


De Eduardo Hunter Moura

Focus Cia de Dança Um projeto incialmente despretensioso, de um grupo de amigos estudantes de dança, que acabou se transformando em uma companhia de dança com quase duas décadas de existência, mais de 15 espetáculos dançados em mais de 80 cidades do Brasil e países como Estados Unidos, Portugal, Itália, Alemanha e Panamá. Essa é a trajetória da Focus Cia de Dança, com sede no Rio de Janeiro. Liderada pelo coreógrafo Alex Neoral, a Focus consegue se destacar na cena carioca como uma das companhias com maior sucesso de público em suas apresentações. O episódio explora aspectos da rotina e do processo criativo do grupo, enquanto relembra alguns dos espetáculos que representaram pontos de virada na carreira deles.

Próximas Exibições:
Qua, 2 jun às 14:30h
Qui, 3 jun às 08:30h
Sáb, 5 jun às 20:10h


01:30

Onde Nascem as Ideias - Episódio Bia

Documentário201954minBrasil16 anos


De Carolina Sá

Bia Lessa é uma das diretoras mais importantes nas artes cênicas do país. Neste episódio de "Onde Nascem As Ideias", acompanhamos a diretora em seu processo criativo desde o primeiro teste de atores até a estreia da peça "Grande Sertão Veredas" no Sesc de São Paulo. O filme revela a potência do trabalho de Bia Lessa e a relação que ela constrói com sua equipe e com os atores da peça ao longo dos ensaios.

Próximas Exibições:
Qua, 2 jun às 15:30h
Qui, 3 jun às 09:30h
Sáb, 5 jun às 19:10h


02:30

Os Irmãos Roberto

Documentário201272minBrasilLivreRJ


De Ivana Mendes, Tiago Arakilian

Integrantes da mesma geração de Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e Affonso Eduardo Reidy, os irmãos Marcelo, Milton e Maurício, conhecidos profissionalmente como irmãos Roberto, foram os autores de marcos da arquitetura modernista brasileira, como o premiado prédio da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no centro do Rio, e o aeroporto Santos Dumont. A partir de depoimentos de arquitetos contemporâneos, reavaliamos sua contribuição, especialmente na formulação de projetos de moradia de classe média que, embora voltados para o mercado, nunca perderam de vista a beleza e o bem-estar dos ocupantes.

Próximas Exibições:
Qua, 2 jun às 16:30h
Qui, 3 jun às 10:30h
Sáb, 5 jun às 14:00h


04:00

Figuras da Dança - Episódio Ivonice Satie

Documentário200826minBrasilLivre


De Inês Bogéa, António Carlos Rebesco (Pipoca)

Filha de imigrantes japoneses, Ivonice iniciou seus estudos de dança na Escola Municipal de Bailado de São Paulo aos nove anos. Integrou o Corpo de Baile do Teatro Municipal de São Paulo, atual Balé da Cidade de São Paulo, por 14 anos. Foi bailarina e assistente de coreografia do Ballet du Grand Théatre de Genève e diretora artística do Balé da Cidade de São Paulo, onde criou a Cia. 2, para bailarinos veteranos. Trabalhou como coreógrafa convidada em companhias na França, Alemanha, Croácia, Suíça, Estados Unidos e Portugal.

Próximas Exibições:
Qua, 2 jun às 12:00h
Qui, 3 jun às 06:00h
Sáb, 5 jun às 06:10h


04:30

Caçadores da Alma - Episódio O Clique da Viagem

Documentário201728minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler Com Renan Cepeda, Fouad Elkhoury, Cris Bierrenbach, Luciana Whitaker, Suzanna Tierle

Uma viagem pelo tempo e pelo espaço. Percorremos diversas regiões do mundo e outros momentos da história através dos cliques de fotógrafos de diferentes nacionalidades e gerações. O foco aqui não é da fotografia de turismo, mas o registro visual particular de cada artista, que busca entender a cultura por trás de cenários deslumbrantes. Vemos a quase extinta tradição da caça com águias na Mongólia, os povos dos desertos mais icônicos do planeta, as crenças em torno das casas abandonadas em Moçambique. Visitamos o passado através da recriação de uma viagem de Gustav Flaubert pelo Egito, conhecemos a Nicarágua socialista, uma Moscou que se despedia do comunismo e o Brasil dos anos 1940.

Próximas Exibições:
Qua, 2 jun às 12:30h
Qui, 3 jun às 06:30h
Sáb, 5 jun às 05:00h


05:00

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 4: Um respirar épico

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisário Franca

O episódio sobre a cadeira de número 4 da Academia Brasileira de Letras fala sobre a literatura dos pampas. Os nomes de destaque são Carlos Nejar, um dos principais autores contemporâneos do Rio Grande do Sul e atual ocupante da poltrona; Alcides Maya, um regionalista dos pampas; e o patrono Basílio da Gama, mineiro autor de O Uraguai, um épico que se desenlaça no Rio Grande do Sul. O episódio fala ainda sobre outro notável gaúcho que quase foi acolhido pela cadeira 4: Mário Quintana, por três vezes candidato, mas nunca eleito.

Próximas Exibições:
Qua, 2 jun às 13:00h
Qui, 3 jun às 07:00h
Sáb, 5 jun às 05:35h


05:30

Grandes Mitos: A Odisseia - Episódio A cicatriz do Rei

Documentário202026minFrança14 anos


De François Busnel

Os pretendentes, informados por Melantho - um dos servos de Penélope - descobriram que a rainha os havia enganado. Eles a trancaram no gineceu. Enquanto isso, Odisseu encontra Atena, que lhe diz que ele está de fato em Ítaca. A alegria dá lugar à raiva contra aquele que, segundo ele, o abandonou. Ela, no entanto, o transforma em um mendigo para que ele passe despercebido, e o aconselha a se refugiar com Eumaeus, o criador de porcos. Lá, ele encontra seu filho Telêmaco. Os dois então vão para o palácio. Odisseu, sob as roupas de mendigo, é maltratado pelos pretendentes que celebram a morte do rei. Euricléia, a solteirona do palácio, se propõe a lavar seus pés e reconhece a cicatriz de seu mestre há muito perdido. Mas Odisseu pede que ela fique em silêncio.

Próximas Exibições:
Qua, 2 jun às 13:30h
Qui, 3 jun às 07:30h
Sáb, 5 jun às 17:00h


06:00

O Legado da Coruja - Episódio Mitologia

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Há um conjunto de mitos aos quais nos referimos constantemente. Vamos questionar sua gênese, seu lugar na psique, sua transmissão e sua natureza.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 21:49h
Sáb, 5 jun às 10:10h


06:30

Do Jazz ao Samba

Documentário201788minBrasilLivreRJ


De Bruno Veiga Valentim

A música está na memória coletiva da sociedade, influenciando culturas e gerações. No Brasil, a música americana teve grande influência no inconsciente coletivo das pessoas, pois, com o rádio, a TV e o cinema, sempre fomos expostos à cultura americana. Mas o que o brasileiro não se lembra é como a nossa música influenciou de volta a música não só nos Estados Unidos, mas também no mundo. O filme "Do Jazz ao Samba" vem resgatar essa memória e valorizar nossa cultura musical, que andava esquecida por alguns brasileiros.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 21:49h
Dom, 6 jun às 05:45h


08:00

Sons Brasilis - Episódio Rasqueado

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Adriana L. Dutra

O Rasqueado Cuiabano traz em sua história o final da Guerra do Paraguai quando prisioneiros e refugiados não retornaram ao seu país, integrando-se com as populações ribeirinhas. Da fusão dos costumes dessas duas culturas nasceu o rasqueado, que tem as suas origens nos ritmos que formaram a música popular brasileira: o lundu, o cateretê e a habanera. A partir da década de 1990, o rasqueado cuiabano tomou novo impulso e seus eventos começaram reunir milhares de pessoas. O episódio foi gravado em Mato Grosso e tem a participação de João Eloy, Alcides Ribeiro e Leonice Bulhões, entre outros.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 21:49h
Sáb, 5 jun às 18:00h


08:30

Presença de Villa-Lobos - Episódio Villa, Um Brasileiro

Documentário201826minBrasilLivre


De Liloye Boubli Com Hugo Pilger, Lucia Barrenechea

ocando o violoncelo de Villa-Lobos, Hugo Pilger apresenta as melodias da Bachina N°2 em contraponto ao vigoroso piano de Lucia Barrenechea. Os quatro movimentos desta Bachiana desenham na partitura o retrato do Brasil.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 21:49h


09:00

Os Ímpares - Episódio Pedro Santos - Baiana System e Domênico Lancellotti

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

Neste episódio, a banda Baiana System faz a releitura da música "Desengano da Visita" do álbum "Krishnanda", de Pedro Santos. Domenico Lancellotti também é convidado e faz sua versão para "Ritual Negro". Sebastião Tapajós, que tocou no disco, relembra o amigo Pedro e o processo de composição e gravação do álbum.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 21:49h


09:30

Roda de Choro - Episódio Piano e Acordeom

Documentário202126minBrasilLivreRJ


De Luiz Guimarães de Castro Com Kiko Horta, Cristóvão Bastos, Luciana Rabello, Paulo Aragão, Jayme Vignoli

O choro teve papel fundamental, no que se entende como "piano brasileiro", Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth, foram os pilares na transição dos ritmos europeus e na construção do Choro, mais a frente consolidado por Radamés Gnattali, entre outros, numa perfeita conjunção entre o erudito e o popular. O episódio aborda também, o papel fundamental do acordeom nos regionais do choro.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 21:49h
Sáb, 5 jun às 18:35h


10:00

Raimundo Fagner

Documentário197815minBrasilLivreRJ


De Sérgio Santos

No final dos anos 70, o jovem cineasta carioca Sérgio Santos morava em Santa Teresa e era vizinho e amigo do cantor cearense Raimundo Fagner, na ocasião começando a colher os primeiros frutos de uma carreira sólida e longa que ele construiria nas décadas seguintes. Sérgio resolveu fazer então um curta-metragem para registrar momentos do astro em ascensão. O curta foi exibido pela primeira vez nos cinemas em 1978, antes do filme principal que foi "Os Embalos de Sábado à Noite".

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 21:49h
Sáb, 5 jun às 08:35h


10:20

Zuza Homem de Jazz

Documentário201991minBrasilLivreSP


De Janaina Dalri Com Egberto Gismonti, Nelson Ayres, Zuza Homem de Mello, André Mehmari, Bob Doroug

Qual é a influência do jazz na música brasileira? O filme traça um paralelo entre os dois universos através da história de Zuza Homem de Mello, partindo do olhar próximo e intimista do crítico que é referência do jornalismo musical no Brasil. Revisitando seu passado como musicista até os dias de hoje, o documentário parte em busca de sua paixão pela música, pelo som, por algo que resiste e se transforma através do tempo.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 21:49h
Sáb, 5 jun às 22:15h


12:00

Figuras da Dança - Episódio Ivonice Satie

Documentário200826minBrasilLivre


De Inês Bogéa, António Carlos Rebesco (Pipoca)

Filha de imigrantes japoneses, Ivonice iniciou seus estudos de dança na Escola Municipal de Bailado de São Paulo aos nove anos. Integrou o Corpo de Baile do Teatro Municipal de São Paulo, atual Balé da Cidade de São Paulo, por 14 anos. Foi bailarina e assistente de coreografia do Ballet du Grand Théatre de Genève e diretora artística do Balé da Cidade de São Paulo, onde criou a Cia. 2, para bailarinos veteranos. Trabalhou como coreógrafa convidada em companhias na França, Alemanha, Croácia, Suíça, Estados Unidos e Portugal.

Próximas Exibições:
Qui, 3 jun às 06:00h
Sáb, 5 jun às 06:10h


12:30

Caçadores da Alma - Episódio O Clique da Viagem

Documentário201728minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler Com Renan Cepeda, Fouad Elkhoury, Cris Bierrenbach, Luciana Whitaker, Suzanna Tierle

Uma viagem pelo tempo e pelo espaço. Percorremos diversas regiões do mundo e outros momentos da história através dos cliques de fotógrafos de diferentes nacionalidades e gerações. O foco aqui não é da fotografia de turismo, mas o registro visual particular de cada artista, que busca entender a cultura por trás de cenários deslumbrantes. Vemos a quase extinta tradição da caça com águias na Mongólia, os povos dos desertos mais icônicos do planeta, as crenças em torno das casas abandonadas em Moçambique. Visitamos o passado através da recriação de uma viagem de Gustav Flaubert pelo Egito, conhecemos a Nicarágua socialista, uma Moscou que se despedia do comunismo e o Brasil dos anos 1940.

Próximas Exibições:
Qui, 3 jun às 06:30h
Sáb, 5 jun às 05:00h


13:00

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 4: Um respirar épico

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisário Franca

O episódio sobre a cadeira de número 4 da Academia Brasileira de Letras fala sobre a literatura dos pampas. Os nomes de destaque são Carlos Nejar, um dos principais autores contemporâneos do Rio Grande do Sul e atual ocupante da poltrona; Alcides Maya, um regionalista dos pampas; e o patrono Basílio da Gama, mineiro autor de O Uraguai, um épico que se desenlaça no Rio Grande do Sul. O episódio fala ainda sobre outro notável gaúcho que quase foi acolhido pela cadeira 4: Mário Quintana, por três vezes candidato, mas nunca eleito.

Próximas Exibições:
Qui, 3 jun às 07:00h
Sáb, 5 jun às 05:35h


13:30

Grandes Mitos: A Odisseia - Episódio A cicatriz do Rei

Documentário202026minFrança14 anos


De François Busnel

Os pretendentes, informados por Melantho - um dos servos de Penélope - descobriram que a rainha os havia enganado. Eles a trancaram no gineceu. Enquanto isso, Odisseu encontra Atena, que lhe diz que ele está de fato em Ítaca. A alegria dá lugar à raiva contra aquele que, segundo ele, o abandonou. Ela, no entanto, o transforma em um mendigo para que ele passe despercebido, e o aconselha a se refugiar com Eumaeus, o criador de porcos. Lá, ele encontra seu filho Telêmaco. Os dois então vão para o palácio. Odisseu, sob as roupas de mendigo, é maltratado pelos pretendentes que celebram a morte do rei. Euricléia, a solteirona do palácio, se propõe a lavar seus pés e reconhece a cicatriz de seu mestre há muito perdido. Mas Odisseu pede que ela fique em silêncio.

Próximas Exibições:
Qui, 3 jun às 07:30h
Sáb, 5 jun às 17:00h


14:00

Estados da Arte - Episódio Coletivo

Documentário201726minBrasil16 anosRJ


De Eduardo Goldenstein

Os agenciamentos e articulações que permitem a produção artística a partir de experiências compartilhadas. O percurso do Gupo EmpreZa e os limites do corpo. O espírito dionisíaco do Opavivará. As mobilizações propostas pelo Norte Comum na periferia carioca. A ocupação artística do espaço público através dos murais do Coletivo Gráfico.

Próximas Exibições:
Qui, 3 jun às 08:00h
Sáb, 5 jun às 17:30h


14:30

Ensaios Contemporâneos - Episódio Focus Cia de Dança

Documentário201852minBrasil16 anos


De Eduardo Hunter Moura

Focus Cia de Dança Um projeto incialmente despretensioso, de um grupo de amigos estudantes de dança, que acabou se transformando em uma companhia de dança com quase duas décadas de existência, mais de 15 espetáculos dançados em mais de 80 cidades do Brasil e países como Estados Unidos, Portugal, Itália, Alemanha e Panamá. Essa é a trajetória da Focus Cia de Dança, com sede no Rio de Janeiro. Liderada pelo coreógrafo Alex Neoral, a Focus consegue se destacar na cena carioca como uma das companhias com maior sucesso de público em suas apresentações. O episódio explora aspectos da rotina e do processo criativo do grupo, enquanto relembra alguns dos espetáculos que representaram pontos de virada na carreira deles.

Próximas Exibições:
Qui, 3 jun às 08:30h
Sáb, 5 jun às 20:10h


15:30

Onde Nascem as Ideias - Episódio Bia

Documentário201954minBrasil16 anos


De Carolina Sá

Bia Lessa é uma das diretoras mais importantes nas artes cênicas do país. Neste episódio de "Onde Nascem As Ideias", acompanhamos a diretora em seu processo criativo desde o primeiro teste de atores até a estreia da peça "Grande Sertão Veredas" no Sesc de São Paulo. O filme revela a potência do trabalho de Bia Lessa e a relação que ela constrói com sua equipe e com os atores da peça ao longo dos ensaios.

Próximas Exibições:
Qui, 3 jun às 09:30h
Sáb, 5 jun às 19:10h


16:30

Os Irmãos Roberto

Documentário201272minBrasilLivreRJ


De Ivana Mendes, Tiago Arakilian

Integrantes da mesma geração de Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e Affonso Eduardo Reidy, os irmãos Marcelo, Milton e Maurício, conhecidos profissionalmente como irmãos Roberto, foram os autores de marcos da arquitetura modernista brasileira, como o premiado prédio da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no centro do Rio, e o aeroporto Santos Dumont. A partir de depoimentos de arquitetos contemporâneos, reavaliamos sua contribuição, especialmente na formulação de projetos de moradia de classe média que, embora voltados para o mercado, nunca perderam de vista a beleza e o bem-estar dos ocupantes.

Próximas Exibições:
Qui, 3 jun às 10:30h
Sáb, 5 jun às 14:00h


18:00

Impressões do Mundo - Episódio Miguel Sousa Tavares - Jornalista e Best-seller

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

Filho da premiada escritora Sophia de Mello Breyner Andresen, Miguel Sousa Tavares começou sua vida profissional na advocacia, que abandonou depois de 12 anos por causa de sua paixão pelo jornalismo. Destacou-se como jornalista e passou a também ser reconhecido na literatura como cronista, já com vários livros publicados. Como romancista, estreou em 2003 com o best-seller “Equador”, traduzido para diversos idiomas e reeditado no mesmo ano.

Próximas Exibições:
Qui, 3 jun às 04:00h
Sex, 4 jun às 06:00h
Dom, 6 jun às 03:05h


18:30

Mestres da Literatura - Episódio Machado de Assis

Documentário200128minBrasilLivre


De Daniel Augusto

A vida e a obra literária de Machado de Assis.

Próximas Exibições:
Qui, 3 jun às 04:30h
Sex, 4 jun às 06:30h
Sáb, 5 jun às 09:00h


19:00

Expresso - Episódio Bráulio Tavares

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Hilton Lacerda, Rodrigo Campos

O músico e escritor Bráulio Tavares flana pela sua Campina Grande de dias ensolarados e aventuras noturnas. Num roteiro afetivo, ele narra a redescoberta de costumes, culturas e tradições. Vai da música, ao cordel; do centro, à periferia;  dos cinemas abandonados à resistência da juventude. Porque, longe da ideia de um lugar poeirento e árido, “a Paraíba é um lugar tão grandioso como a Grécia antiga, cheio de deuses, semideuses, prodígios e fatos maravilhosos”, ele diz.

Próximas Exibições:
Qui, 3 jun às 05:00h
Sex, 4 jun às 07:00h
Sáb, 5 jun às 07:50h


19:30

Cidades Possíveis - Episódio Indústria e Inovação

Documentário202026minBrasil14 anos


De Eduardo Goldenstein

O forte desenvolvimento das tecnologias a partir da década de 1970 e, especificamente, o uso crescente de tecnologias de informação e comunicação (TIC), tem estado presente nas agendas urbanas internacionais e tem impactado os processos de desenvolvimento e as relações sociais, empresariais e nas instituições, com consequências nos processos democráticos e na cidadania. Segundo Castells (um dos principais pesquisadores que estudam a relação entre tecnologia e sociedade) a expressão ‘sociedade da informação’ passou a ser utilizada, nos últimos anos desse século e cogita uma capacidade constante de inovação, que define um novo paradigma que nos leva a questionar sobre a apropriação crítica dos resultados da pesquisa e do conhecimento no sentido de reversão da desigualdade social, da eficiência no uso de recursos naturais e energéticos, do fortalecimento da governança e da qualidade de vida. O conceito de Smart Cities, ou Cidades Inteligentes: visão crítica e aspectos positivos. Processos criativos e sustentáveis nas indústrias, a busca de soluções para produção e consumo sustentáveis. Exemplos de utilização das TICs na Administração Pública possui vários objetivos: o alcance e a melhoria contínua da qualidade, o aumento da eficácia e da eficiência, a transparência dos atos administrativos, a fiscalização das ações governamentais e a participação popular no exercício da cidadania, por meio da facilidade de acesso a serviços públicos ofertados na Internet.

Próximas Exibições:
Qui, 3 jun às 05:30h
Sex, 4 jun às 07:30h
Sáb, 5 jun às 09:35h


20:00

A História do Cinema: Uma Odisseia - Episódio 1939 a 1952

Documentário201160minInglaterraLivre


De Mark Cousins

A devastação da Guerra e a nova linguagem do cinema.

Próximas Exibições:
Qui, 3 jun às 00:00h
Sex, 4 jun às 08:00h
Dom, 6 jun às 16:40h


21:05

Cineastas - Episódio Tata Amaral

Documentário201645minBrasilLivreRJ


De Hermes Leal

Diretora paulistana, Tata Amaral enfoca, em seus filmes, a figura da mulher, em suas diferentes fases de vida, e em épocas marcantes de nossa história, como a ditadura. O roteirista Jean-Claude Bernardet e o escritor Fernando Bonassi contam como é o processo de criação dos roteiros junto com a diretora, além de relatos do cineasta Francisco César Filho, Caru Alves de Souza, das atrizes Leona Cavalli, Denise Fraga e Negra Lee.

Próximas Exibições:
Qui, 3 jun às 01:05h
Sex, 4 jun às 09:05h
Dom, 6 jun às 00:00h


22:00

O Método (Série) - Episódio A Linguagem

Documentário202026minBrasilLivreRS


De Liliana Sulzbach Com Eduardo Coutinho, Carlos Nader

Fazer documentários é atribuir linguagem, é moldar a realidade dentro de uma narrativa que é linguística. Carlos Nader discute a gramática audiovisual e o rigor necessário para estruturar um filme e transformar o que é percebido do mundo em linguagem. Com Carlos Nader e Eduardo Coutinho.

Próximas Exibições:
Qui, 3 jun às 02:00h
Sex, 4 jun às 10:00h
Dom, 6 jun às 19:00h


22:30

Santiago

Documentário200680minBrasilLivreRJ


De João Moreira Salles

Em 1992, o diretor João Moreira Salles planejou o documentário "Santiago", baseado na vida do mordomo da casa de sua família. Devido à sua incapacidade em editar as cenas filmadas, o longa-metragem nunca foi concluído. Em 2005, o diretor voltou a trabalhar sobre as cenas gravadas, encontrando outro foco no material rodado.

Próximas Exibições:
Qui, 3 jun às 02:30h
Sex, 4 jun às 10:30h
Sáb, 5 jun às 15:30h