Segunda-feira, 24 de Maio de 2021


00:00

Blitz

Documentário2019104minBrasilLivreRJ


De Paulo Fontenelle

O documentário apresenta a história e trajetória da primeira banda consagrada do pop-rock brasileiro, Blitz. O longa-metragem explora seu surgimento na lona do Circo Voador entre Ipanema e Copacabana, na década de 1980, até às turnês internacionais e o enorme sucesso do grupo ainda nos dias atuais.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 22:36h


02:00

Grandes Mitos: A Odisseia - Episódio O castigo de Zeus

Documentário202026minFrança14 anos


De François Busnel

A frota de Odisseu tenta evitar Caríbdis, o primeiro monstro marinho pronto para engoli-los, mas Cila, uma horrível criatura com várias cabeças, destrói três de seus navios. As últimas horas foram exaustivas e os marinheiros querem descansar na ilha de Helios, que agora está à vista. Odisseu foi avisado por Tirésias: em hipótese alguma eles deveriam ferir as vacas do Deus Sol, senão todos perderiam a vida. Os marinheiros prometem. Mas depois de alguns dias, esperando que Odisseu adormecesse, eles matam os animais e os devoram. Odisseu está perdendo o juízo e todos fogem. Helios exige uma penalidade de Zeus, que fica feliz em atender. Depois dessa terrível tempestade, Odisseu fica sozinho e vai em direção a ilha Calypso, que se apaixona por ele e oferece a imortalidade.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 22:36h


02:30

Rock Brasília - Era de Ouro

Documentário2011112minBrasil12 anosDF


De Vladimir Carvalho

A história dos jovens brasilienses que liderados por Renato Russo, depois de longo caminho e obstáculos, vêem o seu sonho tornado realidade - a consagração e o sucesso de suas bandas de rock. Nesta terceira parte de uma trilogia sobre a formação histórica, política e cultural de Brasília – as outras são Conterrâneos Velhos de Guerra (1991) e Barra 68 (2000) –, o cineasta Vladimir Carvalho investiga as origens das grandes bandas de rock que tomaram de assalto o cenário musical brasileiro a partir de 1980, de Legião Urbana a Capital Inicial, Plebe Rude e muitas outras. Uma história feita de depoimentos reveladores dos grandes protagonistas do período, como Renato Russo (em imagens raras e inéditas), Dado Villa-Lobos, Marcelo Bonfá, Dinho Ouro Preto, os irmãos Fê e Flávio Lemos e Philippe Seabra, além dos artistas que se aproximaram dessa turma, como os músicos do Paralamas do Sucesso (Herbert Vianna, João Barone, Bi Ribeiro) e Caetano Veloso. Uma história pontuada por momentos inesquecíveis, como o quebra-quebra no show do Legião Urbana no Estádio Mané Garrincha em junho de 1988; e o grande show do Capital Inicial na Esplanada dos Ministérios em 2008, com Dinho cantando a música do colega Renato Russo: “Que País É Esse?”. A história de um sonho que segue de perto a grande utopia que foi a própria construção de Brasília e da transferência da capital para o planalto central.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 22:36h


04:35

E Era Copacabana - Videoclipe Carlos Lyra

Show20196minBrasilLivreRJ


De Bento Marzo, Lincoln Fonseca Com Carlos Lyra

O videoclipe da música "E era Copacabana…" de Carlos Lyra e Joyce Moreno, tem o roteiro baseado em um passeio nas paisagens de Copacabana e seus locais clássicos que marcaram época, assim como contrapontos com imagens de época. A letra da canção é inspirada nos tempos felizes de Copacabana, vividos por Jorge Guinle.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 22:36h


04:45

Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana - Episódio A guerra do açúcar

Documentário201852minBrasilLivre


De José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos, Carlos Nobre

Sem escravos não existe açúcar. Essa máxima do século XVII ilustra a íntima conexão desses dois comércios. Pelo açúcar manchado com sangue escravo, Portugal e Holanda travaram uma guerra ao redor do mundo. Os holandeses ocupam o Nordeste brasileiro. Com a desestruturação da ordem existente, as fugas dos escravos se multiplicam. Começa o período glorioso de Palmares.

Próximas Exibições:
Seg, 24 mai às 13:00h
Ter, 25 mai às 07:00h


05:45

Revista Curta!: 23/05/2021

Jornalismo202115minBrasilLivreRJ


Acompanhe a revista eletrônica totalmente dedicada à cultura. Seguindo a máxima do canal, quem fala é quem faz, a proposta são os próprios artistas e pensadores apresentarem seus trabalhos e contarem suas histórias.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 22:36h


06:00

República da Poesia - Episódio Solano Trindade

Documentário201845minBrasilLivre


De Beto Viana

Solano Trindade fazia dos seus versos uma arma contra as injustiças do mundo. Recifense do Bairro de São José, filho de um sapateiro e uma quituteira, Francisco Solano Trindade foi poeta, ativista político e artista múltiplo. Como clarins que anunciam o combate e despertam as energias, suas palavras são o guia do nosso caminho.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 22:36h


07:00

O Rio Feiticeiro

Documentário201952minBrasilLivrePE


De Alexandre Alencar

Existe, no semiárido de Pernambuco, um rio que nem sempre tem água, mas que mesmo assim é fundamental para a vida e a cultura sertanejas. Ao longo de suas margens vivem, há muitas gerações, centenas de poetas e artistas populares - criando um bioma cultural único. Um povo que mantém caudalosa a palavra como principal fonte inspiradora. Um lugar onde a poesia é tão forte que é ensinada em salas de aula e declamada durante as missas. O documentário O Rio Feiticeiro irá percorrer as 12 cidades dos 353 km ao longo do curso, encontrando as memórias afetiva, oral e textual dos artistas e revelando as novas gerações que bebem dessa fonte, perpetuando a tradição. O documentário será dirigido por Alexandre Alencar, um dos mais experientes e atuantes realizadores de Pernambuco. O Rio Feiticeiro terá como apresentador o jovem poeta Antônio Marinho, herdeiro legítimo das tradições poéticas da região do Pajeú, neto de Lourival Batista e filho de Zeto e Bia, todos autores referenciais para a poesia popular sertaneja. O roteiro será assinado por Alexandre, Aquiles Lopes e Lula Queiroga. A trilha sonora original, especialmente composta para a obra, ficará a cargo do músico Lula Queiroga e a produção executiva será de Danielle Hoover, uma das mais experientes produtoras do país, assinando diversas séries e filmes nos últimos 20 anos.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 22:36h


08:00

Esse Negócio de Livro - Episódio Passo a passo da produção editorial

Documentário201726minBrasilLivre


De Adriana Borges, Lúcia Tupiassú

Aprovado um original, quais as etapas que um livro percorre até chegar às livrarias? Definir a tiragem, planejar a distribuição, escolher a melhor data para o lançamento, saber o melhor momento para publicar novas edições, entre vários outros meandros da produção editorial são os temas deste episódio. As recentes tendências do mercado digital também entram em pauta. Quem nos conduz nesse passo a passo são: André Conti, Carlos Andreazza, Claudio Rothmuller, Eduardo Lacerda, Lúcia Riff, Marcos Pereira, Marta Garcia, Paulo Rocco, Pedro Herz, Roberto Feith, Rodrigo Ferrari e Wander Soares. Junto com eles, três autores trazem exemplos para ilustrar o episódio: Noemi Jaffe, Eduardo Spohr e Lya Luft.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 22:36h


08:30

Incertezas Críticas - Episódio Axel Honneth

Documentário201526minBrasilLivreSP


De Daniel Augusto Com Axel Honneth

Axel Honneth é um dos mais importantes pensadores alemães da atualidade. Autor de diversos livros, é diretor do Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt, além de professor na Columbia University. Em seu apartamento de Nova York, ele explica alguns de seus conceitos fundamentais para compreender o mundo contemporâneo.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 22:36h


09:00

Fronteiras do Pensamento (2013) - Episódio Encontros e Dissonâncias

Documentário201352minBrasilLivre


De Camila Gonzatto

Alain de Botton, Edgar Morin, Fredric Jameson, Mohsen Makhmalbaf e Orhan Pamuk conversam com pensadores e artistas brasileiros, criando um diálogo a partir de suas teorias e construindo uma reflexão sobre a identidade no mundo atual.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 22:36h


10:00

Cambié su nombre y seguí hablando de ella sin que lo supieras

Experimental201517minBrasilLivreSP


De João Solda

Camilo, como muitos imigrantes cubanos, resolveu tocar sua vida longe da ilha. Duas décadas depois de morar na França, Camilo decide voltar para a ilha ao contrário de muitos imigrantes, que nunca mais voltam. Pelas ruas de Havana, Camilo conta para Lázaro como estão as coisas por lá depois de tantos anos fora.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 22:36h


10:30

Sobre Sete Ondas Verdes Espumantes

Documentário201374minBrasilLivre


De Bruno Polidoro e Cacá Nazario

Um roadmovie poético construído através da vida e obra do escritor Caio Fernando Abreu. Santiago, Amsterdã, Berlim, Colônia, Paris, Londres, Porto Alegre, São Paulo. As cidades que testemunharam a vida breve do poeta, dramaturgo e escritor Caio Fernando Abreu (1948-1996) são revisitadas e recobertas agora de fragmentos de suas obras e lembranças de seus amigos, como Maria Adelaide Amaral, Grace Gianoukas e Adriana Calcanhoto.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 22:36h


12:00

Luz & Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro - Episódio Lula Carvalho - Na Elite da Tropa

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula, Jacques Cheuiche

Filho de Walter Carvalho e sobrinho de Vladimir Carvalho. Nascido no Rio de Janeiro de pai paraibano. De modo indireto, portanto, é também herdeiro do Cinema Novo através da influência existencial que recebeu da filmografia do pai e tio. Sua carreira começa no final do século passado, na chamada retomada do cinema brasileiro, após a crise dos anos Fernando Collor de Mello, em que a Embrafilme foi extinta. Tem se destacado como diretor de fotografia de filmes brasileiros premiados em festivais, como Tropa de Elite 1 e 2, e também internacionais, como Robocop (2014) e Tartarugas Ninja (2014). Ganhou o Kikito de ouro por melhor fotografia no Festival de Gramado 2008, com o filme A Festa da Menina Morta, dirigido por Matheus Nachtergaele.

Próximas Exibições:
Ter, 25 mai às 06:00h


12:30

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 2 - Episódio Coco das Batateiras

Documentário201525minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Para a segunda temporada, O Milagre de Santa Luzia reafirma sua pesquisa sobre o Brasil profundo, tendo como foco a cultura popular. Cada episódio tem como foco um artista popular brasileiro: suas atividades, suas produções, suas referências, mestres, a especificidade de sua linguagem e as relações com os lugares onde vivem. Por consequência, são abordados também outros temas relacionados ao universo da cultura popular, como as festas, os folguedos e as comunidades. Efetivando, assim, um mapeamento audiovisual da arte popular do Brasil.

Próximas Exibições:
Ter, 25 mai às 06:30h


13:00

Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana - Episódio A guerra do açúcar

Documentário201852minBrasilLivre


De José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos, Carlos Nobre

Sem escravos não existe açúcar. Essa máxima do século XVII ilustra a íntima conexão desses dois comércios. Pelo açúcar manchado com sangue escravo, Portugal e Holanda travaram uma guerra ao redor do mundo. Os holandeses ocupam o Nordeste brasileiro. Com a desestruturação da ordem existente, as fugas dos escravos se multiplicam. Começa o período glorioso de Palmares.

Próximas Exibições:
Ter, 25 mai às 07:00h


14:00

Amazônia Eterna

Documentário201279minBrasilLivreRJ


De Belisário Franca

A Floresta Amazônica é hoje um imenso laboratório de experiências sustentáveis que revelam uma nova relação entre homens, corporações e este patrimônio natural imprescindível para a vida no planeta. Lá estão nascendo as diretrizes de um novo modelo econômico mundial: a economia verde. Mas quanto valem os serviços que esta commoditie invisível presta para a humanidade? E quem deve lucrar com isso? Em busca destas respostas, o filme mostra iniciativas de sucesso, discute novas possibilidades com especialistas e mergulha numa viagem sensorial pelo cotidiano de quem habita a floresta.

Próximas Exibições:
Ter, 25 mai às 08:00h


15:30

O Desmonte do Monte

Documentário201785minBrasilLivreSP


De Sinai Sganzerla

O documentário "O Desmonte do Monte" aborda a história do Morro do Castelo, seu desmonte e arrastamento. O filme aborda a lenda do tesouro armazenado nas entranhas do morro e conta com trechos de "O Subterrâneo do Morro do Castelo", escrito por Lima Barreto. A narrativa é baseada em iconografias e pinturas de diversos períodos, desde a fundação da cidade até os dias atuais. O filme conta com imagens em movimento da Celebração do Centenário da Independência do Brasil, em 1922, evento realizado com as terras do desmonte do Morro do Castelo, e também com depoimentos de áudio de ex-moradores do Morro do Castelo e dos engenheiros que trabalharam no seu desmonte.

Próximas Exibições:
Ter, 25 mai às 09:30h


17:00

Decolonizações - Episódio O Aprendizado

Documentário201952minFrançaLivre


De Karim Miské, Marc Ball, Pierre Singaravélou

Quando a violência e a injustiça colonial alimentam uma cólera surda das figuras da luta emergente. É o caso de Mary Nyanjiru em Nairobi ou Lamine Senghor, atirador senegales que se tornou militar anticolonialista na França.

Próximas Exibições:
Ter, 25 mai às 11:00h


18:00

O Legado da Coruja - Episódio Cosmogonia

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Essa reflexão sobre a criação - a cosmogonia divina e a criatividade do homem - nos leva da arte estatuária grega ao Korai da Acrópole, em Tóquio. E também em direção ao Gorgon - um espelho da morte.

Próximas Exibições:
Ter, 25 mai às 04:00h
Qua, 26 mai às 06:00h
Sáb, 29 mai às 10:10h


18:30

Revoluções Sexuais - Episódio Reinventar o Amor

Documentário201852minFrança14 anos


De Sylvain Desmille

Na virada das décadas de 1960 e 1970, a revolução sexual tomou um rumo mais social e legalista. Não é apenas uma questão de mudar a consciência e a moral, como testemunhado pela ascensão da educação sexual e da pornografia, mas também de transformar as leis para uma maior igualdade e menor discriminação. No limiar do século XXI, observamos uma mudança nas oposições entre esquerda e direita para uma divisão entre conservadores e progressistas, no modelo americano.

Próximas Exibições:
Ter, 25 mai às 04:30h
Qua, 26 mai às 06:30h
Dom, 30 mai às 06:20h


19:30

Trajetórias - Episódio Davi Kopenawa

Documentário201815minBrasilLivreSP


De Tobias Rodil Com Davi Kopenawa

Xamã e líder político dos ianomâmis, Davi Kopenawa é um incansável defensor da Floresta Amazônica e do seu povo, composto de mais de 600 comunidades entre o norte do Brasil e o sul da Venezuela.

Próximas Exibições:
Ter, 25 mai às 05:30h
Qua, 26 mai às 07:30h
Sáb, 29 mai às 06:40h


19:45

Trajetórias - Episódio Sueli Carneiro

Documentário201815minBrasilLivreSP


De Tobias Rodil Com Sueli Carneiro

A filósofa, escritora e ativista Sueli Carneiro é referência no que diz respeito à luta contra as desigualdades racial e de gênero no Brasil.

Próximas Exibições:
Ter, 25 mai às 05:45h
Qua, 26 mai às 07:45h
Sáb, 29 mai às 07:00h


20:00

Sons Brasilis - Episódio Forró

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Adriana L. Dutra

O forró tornou-se um fenômeno popular em princípios da década de 1950 pela voz de Luiz Gonzaga que acompanhava a intensa imigração dos nordestinos para outras regiões do país, especialmente, para as capitais. Depois de um período de desinteresse na década de 1980, o forró ganhou novo fôlego da década de 1990 em diante, com o surgimento e sucesso de novos trios e artistas de forró. O episódio foi gravado em Recife e tem a participação de Elba Ramalho, Alceu Valença e Lula do Acordeom, entre outros.

Próximas Exibições:
Ter, 25 mai às 14:00h
Qua, 26 mai às 08:00h
Sáb, 29 mai às 18:00h


20:30

Presença de Villa-Lobos - Episódio As Bachianas

Documentário201826minBrasilLivre


De Liloye Boubli Com Hugo Pilger, Lucia Barrenechea

A presença de Bach na vida musical de Villa-Lobos se torna definitiva. A consagrada Bachiana N° 5 num diálogo íntimo entre piano e cello e o prelúdio N°4 em piano solo dão o tom a uma das maiores obras musicais já compostas por um brasileiro.

Próximas Exibições:
Ter, 25 mai às 14:30h
Qua, 26 mai às 08:30h


21:00

Os Ímpares - Episódio Ronnie Von - Opala e Dônica

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

Neste episódio, o álbum escolhido foi "A misteriosa luta do reino de para sempre contra o império de nunca mais", um dos álbuns da fase psicodélica do artista Ronnie Von. As releituras ficaram a cargo das bandas Opala, que regravou Rose Ann, e da banda Dônica, que fez uma versão de "Pare de sonhar com estrelas distantes". Ronnie Von conta suas lembranças da época e o compositor Luiz Vagner visita o estúdio durante a gravação do Dônica.

Próximas Exibições:
Ter, 25 mai às 15:00h
Qua, 26 mai às 09:00h


21:30

Roda de Choro - Episódio Clarinete

Documentário202126minBrasilLivreRJ


De Luiz Guimarães de Castro Com Kiko Horta, Cristóvão Bastos, Luciana Rabello, Paulo Aragão, Jayme Vignoli

A partir do início do século XX, o maestro e compositor Anacleto de Medeiros se apresenta como um dos introdutores do repertório de choro para bandas de música. O clarinete se adaptou tão bem ao gênero que se tornou um instrumento indispensável, sempre presente nos regionais e nas rodas de choro.

Próximas Exibições:
Ter, 25 mai às 01:30h
Qua, 26 mai às 09:30h
Sáb, 29 mai às 18:35h


22:00

Candeia

Documentário201897minBrasilLivreRJ


De Luiz Antonio Pilar

Filme documentário sobre a vida e a obra do compositor Antonio Candeia Filho, compositor da Portela e idealizador e criador do GRANES Quilombo, em memória aos 40 anos de sua morte, no ano de 2018.

Próximas Exibições:
Ter, 25 mai às 02:00h
Qua, 26 mai às 10:00h
Sáb, 29 mai às 22:05h