Terça-feira, 11 de Maio de 2021


00:00

Sons Brasilis - Episódio Tecnobrega

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Adriana L. Dutra

O Tecnobrega surgiu em Belém do Pará nos anos 2000, uma mistura de elementos da música eletrônica e pop com gêneros regionais como calypso e forró eletrônico, sendo baseado especialmente no uso de sintetizador, riffs de guitarra e caixa de ritmos. As temáticas das músicas passeiam pelo romântico, o humor e o protesto. O episódio foi gravado em Belém do Pará e tem a participação de Tonny Brasil, David Sampler e Keila Gentil, entre outros.

Próximas Exibições:
Sáb, 15 mai às 18:00h


00:30

Presença de Villa-Lobos - Episódio A Juventude

Documentário201826minBrasilLivre


De Liloye Boubli Com Hugo Pilger, Lucia Barrenechea

A JUVENTUDE, primeira fase da vida musical de Villa-Lobos é investigada uma vez que sua atuação como músico profissional ensejou uma quantidade de influências de um classicismo ao qual, mais tarde, Villa-Lobos viria a contestar.


01:00

Os Ímpares - Episódio Jards - Criolo e Nação

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

A banda Nação Zumbi é convidada do programa para reler a canção "Revendo Amigos", do álbum de 1972 de Jards Macalé. Criolo também participa do episódio com sua releitura de "78 Rotações". Jards vai ao estúdio, acompanha a gravação de Criolo e conta um pouco da história do disco.

Próximas Exibições:
Dom, 16 mai às 12:40h


01:30

Roda de Choro - Episódio Flauta

Documentário202126minBrasilLivreRJ


De Luiz Guimarães de Castro Com Kiko Horta, Cristóvão Bastos, Luciana Rabello, Paulo Aragão, Jayme Vignoli

Presente desde o início do choro, a flauta é o instrumento de alguns dos mais conhecidos pioneiros do gênero. Virtuoses como Callado, Patápio Silva, Pixinguinha, Copinha e Benedito Lacerda contribuíram fortemente na construção de sua linguagem. Na produção contemporânea, a flauta continua a rainha melodiosa do gênero.

Próximas Exibições:
Sáb, 15 mai às 18:35h


02:00

Nelson Freire

Documentário2003107minBrasilLivreRJ


De João Moreira Salles

Documentário de longa-metragem sobre a vida do pianista brasileiro Nelson Freire, com direção de João Moreira Salles. O filme acompanha a rotina de Nelson em concertos ou recitais, desde o primeiro contato com o piano até a recepção dos admiradores no camarim. A singularidade do documentário está na ausência de depoimentos sobre Nelson. O filme não buscou o testemunho de amigos ou parentes, de outros músicos, de críticos ou de simples admiradores. A exceção é Martha Argerich, pianista argentina, que mantém com Nelson uma amizade de mais de quatro décadas. O documentário registra fragmentos de uma história completa, indicando uma linha de continuidade entre a infância e a maturidade. Os fatos e imagens escolhidos refazem o fio histórico que transformou o menino-prodígio do interior de Minas no pianista que se tornou unanimidade internacional. Com movimentos econômicos, sem pressa, o documentário se aproxima de Nelson e encontra um temperamento introspectivo e uma notável capacidade de criar a beleza. Nelson Freire foi filmado no Rio e São Paulo, na França, na Bélgica e na Rússia, entre maio de 2000 e agosto de 2001.

Próximas Exibições:
Sáb, 15 mai às 22:00h


03:55

Agenda Cinema - Festival do Rio 2021

Jornalismo20213minLivre


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 03:55h
Sex, 14 mai às 02:15h


04:00

O Legado da Coruja - Episódio Logomaquia

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Todos os significados de “logos” se originaram de um pequeno território entre Éfeso e Patmos. De acordo com Aristóteles, o animal humano luta com uma arma específica: a fala. O destino do logos seria a "logomaquia"? A luta pelas palavras.

Próximas Exibições:
Sáb, 15 mai às 10:25h


04:30

Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros - Episódio Verão de 1500

Documentário201745minBrasilLivreRJ


De Ricardo Azoury

Tupi, tapajó, jê e xinguano: povos ancestrais que ergueram aldeias e monumentos e cruzaram o continente, enfrentando aqueles que encontravam no caminho. Até que um dia, em 1500, se deparam com a mais bizarra das tribos: os CARI. Em tupi, Homem Branco e vestidos demais para o clima local. E é versão deles, o resto da história que conhecemos.

Próximas Exibições:
Dom, 16 mai às 06:25h


05:30

Trajetórias - Episódio Ana Mae Barbosa

Documentário201815minBrasilLivreSP


De Tobias Rodil Com Ana Mae Barbosa

Ana Mae Barbosa está na gênese da arte-educação brasileira e conjuga em sua trajetória os verbos aprender e ensinar em todos os seus modos e tempos.

Próximas Exibições:
Sáb, 15 mai às 06:35h


05:45

Trajetórias - Episódio Mestre Meia Noite

Documentário201815minBrasilLivreSP


De Tobias Rodil Com Mestre Meia Noite

Gilson Santana, o Mestre Meia-Noite, é mestre de capoeira, bailarino e educador. Em 1988, fundou o Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo, que visa aproximar a comunidade de Chão de Estrelas de suas raízes africanas.

Próximas Exibições:
Sáb, 15 mai às 06:55h


06:00

Aquarela Musical - Episódio Chico César

Documentário201926minBrasilLivrePI


De Márcio Bigly

Mariana Aydar (SP), Sandro Moura (PI) e a banda Validuaté (PI) fazem releituras de alguns dos sucessos de Chico César, que mistura ritmos brasileiros e universais, com muita originalidade.

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 05:19h


06:30

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 2 - Episódio Xangai

Documentário201425minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Eugênio Avelino, popularmente conhecido como Xangai, nome da sorveteria que seu pai abriu na pequena cidade de Nanuque em Minas Gerais, é um cantor, compositor e violeiro, filho e neto de violeiros, nascido no sertão da Bahia, apontado por muitos como um aglutinador de linguagens do sertão. Sua música, influenciada pela cultura dos vaqueiros da região, traz fortes elementos da vida no campo, da natureza e dos cantadores populares.

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 05:19h


07:00

Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana - Episódio Terra de liberdade

Documentário201852minBrasilLivre


De José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos, Carlos Nobre

No início do século XVII, escravos fugidos da Capitania de Pernambuco se refugiam na Serra da Barriga, numa região de muitas palmeiras. Serão conhecidos como os Negros do Palmar. Fogem de um mundo onde a escravidão é natural e abençoada pela Igreja. Escapam dos castigos que violentam sua condição humana. Irão construir o maior baluarte de liberdade da nossa história.

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 05:19h
Sex, 27 ago às 20:00h


08:00

Ôrí

Documentário198993minBrasilLivreSP


De Raquel Gerber

Ôrí significa “cabeça”, “consciência negra”, em língua yorubá. A música, a dança, o gesto, o ritual, na expressão da cultura mais antiga da Humanidade. Ôrí documenta os movimentos negros brasileiros entre 1977 e 1988, passando pela relação entre Brasil e África, tendo o quilombo como idéia central de um contínuo histórico e apresentando como fio condutor a história pessoal de Beatriz Nascimento, historiadora e militante negra, falecida prematuramente no Rio de Janeiro, em 1995. O filme mostra também a comunidade negra em sua relação com o tempo, o espaço e a ancestralidade, através da concepção do projeto de Beatriz, do "quilombo" como correção da nacionalidade brasileira.

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 05:19h


09:35

Borscht - Uma receita russa

Documentário201318minBrasilLivreSP


De Marina Quintanilha

Duas irmãs e seus maridos fogem da Revolução Russa e da Alemanha nazista para o Brasil. Nos anos 1960, dividem uma casa em São Paulo. Conflitos amorosos, misturados ao pendor russo para a boemia e o descomedimento, criaram uma narrativa típica dos folhetins de Nelson Rodrigues.

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 05:19h


10:00

Quartier Latin - Maio de 68

Documentário197890minFrançaLivre


De William Klein

Um documentário sobre maio de 1968. Por um pedido de estudantes da Sorbonne, William Klein filmou eventos no Quartier Latin, em Paris. Esse material deveria ter sido usado como parte de um filme sobre Maio de 68, mas que, por inúmeras divergências, não foi finalizado na época. O olhar é voltado para a população, estudantes, e ativistas que podem de repente, se expressar. Foram ouvidos trabalhadores, donas de casa, garçons, donos de loja, imigrantes, crianças, pensionistas, yuppies insatisfeitos, chefes arrependidos, jovens homens e mulheres raivosos e de todos os tipos e tendências políticas, cujas discussões inflamadas espalharam-se por toda a cidade. Boas intenções, rumores, revelações, sonhos selvagens e discursos, análises incisivas e rebuscadas, reviravoltas dramáticas, intrigas, confissões, crises de consciência, psicodramas. Falas e mais falas delirantes.

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 05:19h


11:45

Revista Curta!: 09/05/2021

Jornalismo202115minBrasilLivreRJ


Acompanhe a revista eletrônica totalmente dedicada à cultura. Seguindo a máxima do canal, quem fala é quem faz, a proposta são os próprios artistas e pensadores apresentarem seus trabalhos e contarem suas histórias.

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 05:19h


12:00

O Legado da Coruja - Episódio Logomaquia

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Todos os significados de “logos” se originaram de um pequeno território entre Éfeso e Patmos. De acordo com Aristóteles, o animal humano luta com uma arma específica: a fala. O destino do logos seria a "logomaquia"? A luta pelas palavras.

Próximas Exibições:
Sáb, 15 mai às 10:25h


12:30

Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros - Episódio Verão de 1500

Documentário201745minBrasilLivreRJ


De Ricardo Azoury

Tupi, tapajó, jê e xinguano: povos ancestrais que ergueram aldeias e monumentos e cruzaram o continente, enfrentando aqueles que encontravam no caminho. Até que um dia, em 1500, se deparam com a mais bizarra das tribos: os CARI. Em tupi, Homem Branco e vestidos demais para o clima local. E é versão deles, o resto da história que conhecemos.

Próximas Exibições:
Dom, 16 mai às 06:25h


13:30

Trajetórias - Episódio Ana Mae Barbosa

Documentário201815minBrasilLivreSP


De Tobias Rodil Com Ana Mae Barbosa

Ana Mae Barbosa está na gênese da arte-educação brasileira e conjuga em sua trajetória os verbos aprender e ensinar em todos os seus modos e tempos.

Próximas Exibições:
Sáb, 15 mai às 06:35h


13:45

Trajetórias - Episódio Mestre Meia Noite

Documentário201815minBrasilLivreSP


De Tobias Rodil Com Mestre Meia Noite

Gilson Santana, o Mestre Meia-Noite, é mestre de capoeira, bailarino e educador. Em 1988, fundou o Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo, que visa aproximar a comunidade de Chão de Estrelas de suas raízes africanas.

Próximas Exibições:
Sáb, 15 mai às 06:55h


14:00

Sons Brasilis - Episódio Tecnobrega

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Adriana L. Dutra

O Tecnobrega surgiu em Belém do Pará nos anos 2000, uma mistura de elementos da música eletrônica e pop com gêneros regionais como calypso e forró eletrônico, sendo baseado especialmente no uso de sintetizador, riffs de guitarra e caixa de ritmos. As temáticas das músicas passeiam pelo romântico, o humor e o protesto. O episódio foi gravado em Belém do Pará e tem a participação de Tonny Brasil, David Sampler e Keila Gentil, entre outros.

Próximas Exibições:
Sáb, 15 mai às 18:00h


14:30

Presença de Villa-Lobos - Episódio A Juventude

Documentário201826minBrasilLivre


De Liloye Boubli Com Hugo Pilger, Lucia Barrenechea

A JUVENTUDE, primeira fase da vida musical de Villa-Lobos é investigada uma vez que sua atuação como músico profissional ensejou uma quantidade de influências de um classicismo ao qual, mais tarde, Villa-Lobos viria a contestar.


15:00

Os Ímpares - Episódio Jards - Criolo e Nação

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

A banda Nação Zumbi é convidada do programa para reler a canção "Revendo Amigos", do álbum de 1972 de Jards Macalé. Criolo também participa do episódio com sua releitura de "78 Rotações". Jards vai ao estúdio, acompanha a gravação de Criolo e conta um pouco da história do disco.

Próximas Exibições:
Dom, 16 mai às 12:40h


15:30

Roda de Choro - Episódio Flauta

Documentário202126minBrasilLivreRJ


De Luiz Guimarães de Castro Com Kiko Horta, Cristóvão Bastos, Luciana Rabello, Paulo Aragão, Jayme Vignoli

Presente desde o início do choro, a flauta é o instrumento de alguns dos mais conhecidos pioneiros do gênero. Virtuoses como Callado, Patápio Silva, Pixinguinha, Copinha e Benedito Lacerda contribuíram fortemente na construção de sua linguagem. Na produção contemporânea, a flauta continua a rainha melodiosa do gênero.

Próximas Exibições:
Sáb, 15 mai às 18:35h


16:00

Nelson Freire

Documentário2003107minBrasilLivreRJ


De João Moreira Salles

Documentário de longa-metragem sobre a vida do pianista brasileiro Nelson Freire, com direção de João Moreira Salles. O filme acompanha a rotina de Nelson em concertos ou recitais, desde o primeiro contato com o piano até a recepção dos admiradores no camarim. A singularidade do documentário está na ausência de depoimentos sobre Nelson. O filme não buscou o testemunho de amigos ou parentes, de outros músicos, de críticos ou de simples admiradores. A exceção é Martha Argerich, pianista argentina, que mantém com Nelson uma amizade de mais de quatro décadas. O documentário registra fragmentos de uma história completa, indicando uma linha de continuidade entre a infância e a maturidade. Os fatos e imagens escolhidos refazem o fio histórico que transformou o menino-prodígio do interior de Minas no pianista que se tornou unanimidade internacional. Com movimentos econômicos, sem pressa, o documentário se aproxima de Nelson e encontra um temperamento introspectivo e uma notável capacidade de criar a beleza. Nelson Freire foi filmado no Rio e São Paulo, na França, na Bélgica e na Rússia, entre maio de 2000 e agosto de 2001.

Próximas Exibições:
Sáb, 15 mai às 22:00h


18:00

Figuras da Dança - Episódio J.C. Violla

Documentário201328minBrasilLivre


De Inês Bogéa

J.C. Violla é um artista multifacetado. Nascido em Lins (SP), é bailarino, professor de dança, coreógrafo e ator. Iniciou os estudos em dança com a mestre húngara radicada no Brasil, Maria Duschenes, discípula de Rudolf Laban (1879-1958) e Kurt Joos (1901-2009), grandes influenciadores na carreira de Violla. No início da década de 70, convidado por Duschenes, teve sua primeira experiência como professor de dança ao ministrar a parte prática de um curso de formação na Teoria do Movimento de Laban. Em 1975, ele parte para Nova York onde estuda nas renomadas escolas de Alwin Nikolais (1910-1939), Alvin Ailey (1931-1989) e Martha Graham (1894-1991). No mesmo ano, atuou como preparador corporal do show Falso Brilhante, de Elis Regina, onde conheceu Naum Alves de Souza e com quem desenvolveu grande parceria. Na década de 80, recebeu três prêmios da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA); coreógrafo revelação, por Valsa para Vinte Veias; e melhor bailarino, por Petrushka, em 1982; e Nijinsky, em 1987. Participou do elenco do primeiro musical no Brasil, Chorus Line, de James Kirlwood (1924-1989) e Nicholas Dante (1941-1991). Em 2002, recebeu o prêmio APCA pelo conjunto de sua obra, por Doze Movimentos para um Homem Só. Desde 2005, é jurado técnico do quadro Dança dos Famosos, do programa Domingão do Faustão.

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 06:00h
Sáb, 15 mai às 06:05h


18:30

Caçadores da Alma - Episódio Identidade

Documentário201728minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler Com Renan Cepeda, Maria Ribeiro, João Machado, Alvaro Villela, Antonio Terra

Neste episódio, focamos na diversidade do ser humano: a fotografia que tem cor, cheiro, personalidade e identidade cultural. Na troca de uma foto posada de estúdio ou no flagrante

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 06:30h
Sáb, 15 mai às 05:00h


19:00

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 1: Abaixo o tatibitati

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisário Franca

O episódio sobre a cadeira número 1 da Academia Brasileira de Letras fala sobre a vida e a obra de alguns dos acadêmicos que já tiveram a honra de sentar nela. Destaque para a atual ocupante, Ana Maria Machado, para o fundador, Luís Murat, e para o escritor goiano Bernardo Élis - que derrotou Juscelino Kubitschek nesta que foi a única disputa perdida por ele, caso que se mistura ao delicado momento político do país na época. O episódio fala ainda sobre Adelino Fontoura, único patrono da ABL que não deixou nenhum livro impresso em vida. De polêmicas a anedotas, a cadeira 1 sempre deu lugar ao intenso. Nela, assim como na obra de Ana Maria Machado, não há vez para o tatibitati.

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 07:00h
Sáb, 15 mai às 05:35h


19:30

Grandes Mitos: A Odisseia - Episódio O canto das sereias

Documentário202026minFrança14 anos


De François Busnel

Odisseu se debruça a investigar as profundezas do submundo. Ele conhece as almas dos heróis gregos que lutaram com ele na cidade de Tróia. Agamenon, primeiro, quem lhe conta sobre sua terrível morte. Depois, o divino Aquiles, cujas façanhas ainda serão cantadas por muito tempo. Mas Aquiles diz que ele se arrepende de ter morrido na glória, em vez de viver uma existência pacífica. Odisseu, de volta ao barco, fica ressentido com os deuses por terem condenado seus bravos companheiros à morte. Mas ele logo enfrenta outro perigo: as sereias. Ele tapa os ouvidos de seus homens e pede que o amarrem com segurança ao mastro do navio para que ele possa ouvir sua canção infame. Mas para a frota, ela sai da frigideira e vai para o fogo: depois que as sirenes vão, eles se deparam com Caribdis e Cila, dois monstros marinhos prontos para engoli-los

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 07:30h
Sáb, 15 mai às 17:00h


20:00

Estados da Arte - Episódio Cidade

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Eduardo Goldenstein

As apropriações das questões provocadas pelo espaço urbano produzem novas maneiras de fruição da arte e rompimento das barreiras impostas pela tradição das galerias, apontando para uma maior percepção e sensibilização do espaço comum.

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 08:00h
Sáb, 15 mai às 17:30h


20:30

Ensaios Contemporâneos - Episódio Grupo Cena 11

Documentário201852minBrasil16 anos


De Eduardo Hunter Moura

O Grupo Cena 11 é hoje uma das companhias de dança contemporânea mais singulares do país. Nascido e até hoje mantido em Florianópolis, SC, o grupo acumula 25 anos de existência, mais de 15 obras apresentadas pelo Brasil afora, com participação em diversos festivais de dança e reconhecimento pela originalidade de suas propostas e criações, incluindo diversos prêmios. Um dos principais objetos de pesquisa do grupo é o controle sobre o corpo, que é sujeito e objeto dele mesmo através do movimento. As relações entre corpo, ambiente, sujeito e objeto também são sempre tematizadas em criações que dialogam com outras formas de artes, cultura pop, punk, rock, quadrinhos e diferentes tecnologias. Para apresentar as linhas mestras do trabalho da companhia, o episódio conta com a participação de membros do grupo e críticas de dança.

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 08:30h
Sáb, 15 mai às 20:10h


21:30

Onde Nascem as Ideias - Episódio Rosângela

Documentário201943minBrasilLivre


De Carolina Sá

Acompanha a montagem de uma exposição da fotógrafa e artista plástica Rosângela Rennó na Galeria Vermelho em São Paulo. A diretora Carolina Sá e sua equipe, registra os dias de montagem que antecederam a exposição até sua abertura ao público.O episódio revela o processo de construção das séries Nuptias, Cerimônia do Adeus, Arquivo Universal entre outras obras.Com trilha original do músico Cadu Tenório, o programa faz um recorte da trajetória de Rasângela Rennó e mostra como a artista construiu a montagem dessa exposição numa das galerias mais importantes do país.

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 09:30h
Sáb, 15 mai às 19:10h


22:25

Paulo Autran - O Senhor dos Palcos

Documentário201782minBrasilLivreRJ


De Marco Abujamra Com Bete Coelho, Bruce Gomlevsky, Paulo Autran, Gustavo Machado, Patrí­cia Selonk

Documentário de longa-metragem sobre a vida e obra deste que foi, possivelmente, o maior ator brasileiro.

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 10:25h
Sáb, 15 mai às 11:35h