Segunda-feira, 3 de Maio de 2021


00:00

Grandes Mitos: A Odisseia - Episódio Circe, a feiticeira

Documentário201926minFrança14 anos


De François Busnel

Em Ítaca, a Rainha Penélope aguenta a presença de pretendentes que cobiçam sua mão e o trono de seu marido Odisseu - desaparecido há mais de 10 anos. Ela inventa um estratégia: diz a eles que se casará com um deles quando terminar de tecer uma mortalha para o velho Laertes, o pai de Odisseu. Enquanto isso, no mar, os homens de Odisseu estão se recuperando das provações pelas quais passaram. Uma vez mordidos duas vezes tímidos, eles se aproximam da próxima ilha com cautela extra. Partindo como batedores, alguns deles encontram a bruxa Circe em sua casa. Mas depois de recebê-los e alimentá-los, ela os transforma em porcos. Ajudado pelo deus Hermes, Odisseu, por sua vez, confronta a bruxa. Seduzida pelo guerreiro que esperava, ela devolve aos marinheiros sua aparição. Todos decidem ficar um pouco nesta ilha que acabou se revelando bem acolhedora.

Próximas Exibições:
Seg, 12 abr às 22:09h


00:30

O Legado da Coruja - Episódio Amnésia

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Construída sobre o testemunho ou “autópsia” - que literalmente significa “ver a si mesmo” - nossa concepção de História mudou profundamente desde Heródoto.

Próximas Exibições:
Seg, 12 abr às 22:09h


01:00

Com a Palavra, Arnaldo Antunes

Documentário201880minBrasilLivreSP


De Marcelo Machado Com Arnaldo Antunes

Um documentário autobiográfico sobre o papel que a palavra, a música e a imagem ocupam na obra de Arnaldo Antunes. De sua origem como poeta ao sucesso como cantor e compositor, o artista revisita os momentos mais marcantes de sua carreira.

Próximas Exibições:
Seg, 12 abr às 22:09h


02:30

Elena

Documentário201282minBrasil14 anosSP


De Petra Costa

Elena viaja para Nova York com o mesmo sonho da mãe: ser atriz de cinema. Deixa para trás uma infância passada na clandestinidade dos anos de ditadura militar e deixa Petra, a irmã de 7 anos. Duas décadas mais tarde, Petra também se torna atriz e embarca para Nova York em busca de Elena. Tem apenas pistas: filmes caseiros, recortes de jornal, diários e cartas. A todo momento Petra espera encontrar Elena caminhando pelas ruas com uma blusa de seda. Pega o trem que Elena pegou, bate na porta de seus amigos, percorre seus caminhos e acaba descobrindo Elena em um lugar inesperado. Aos poucos, os traços das duas irmãs se confundem, já não se sabe quem é uma, quem é a outra. A mãe pressente. Petra decifra. Agora que finalmente encontrou Elena, Petra precisa deixá-la partir.

Próximas Exibições:
Seg, 12 abr às 22:09h


04:05

Lygia

Documentário202074minBrasil14 anosRJ


De Oskar Metsavaht Com Carolyna Aguiar

A performer e atriz Carolyna Aguiar realiza o monólogo “Lygia.”, escrito a partir dos diários de Lygia Clark, pela dramaturga Maria Clara Mattos, que também assina a direção, em conjunto com a diretora e atriz Bel Kutner. Na pesquisa para a criação de “Lygia.”, que envolveu seus diários, entrevistas e estudos de sua obra, fica claro que a artista se realizou, respondeu às suas perguntas e entregou a autoria da obra ao seu espectador participante.

Próximas Exibições:
Seg, 12 abr às 22:09h


05:35

Pedro Luis - Vale Quanto Pesa - Episódio Cara a Cara

Documentário20194minBrasilLivreRJ


De Pedro Tré Hansen

Pedro Luis interpreta canções de Luiz Melodia.

Próximas Exibições:
Seg, 12 abr às 22:09h


05:45

Revista Curta!: 02/05/2021

Jornalismo202115minBrasilLivre


Acompanhe a revista eletrônica totalmente dedicada à cultura. Seguindo a máxima do canal, quem fala é quem faz, a proposta são os próprios artistas e pensadores apresentarem seus trabalhos e contarem suas histórias.

Próximas Exibições:
Seg, 12 abr às 22:09h


06:00

República da Poesia - Episódio Antônio Cicero

Documentário201845minBrasilLivre


De Rodrigo Campos, Dillner Gustavo

Tendo como plano de fundo a cidade do Rio de Janeiro, um caminho é traçado para compreender a poesia de Antonio Cicero. Poeta, filósofo e compositor de canções, Cícero transita entre o mundo pop e o erudito, do grego antigo à modernidade, colocando à mostra suas convicções e dúvidas num elo entre a razão, a poesia e a clareza.

Próximas Exibições:
Seg, 12 abr às 22:09h


07:00

Visceral Brasil - Temporada 2 - Episódio Sagrado Visceral

Documentário201826minBrasilLivreSC


De Marcia Paraí­so

Todos os anos, para celebrar São Benedito, a população de Santarém Novo no Pará prepara uma festa de Carimbó onde todos os dançantes, obrigatoriamente, precisam se vestir de terno, gravata, saia rodada e blusa de manga comprida. Assim é há muitos anos. O grupo “os quentes da madrugada”, há gerações, celebra o festejo com alegria, fartura e muita gengibirra e biju de tapioca.

Próximas Exibições:
Seg, 12 abr às 22:09h


07:30

Caixas Mágicas - Episódio Memórias Marinhas: Uma Leitura de Um Sábado em 30

Documentário202026minBrasil12 anosPE


De Hilton Lacerda, Letí­cia Simões Com Gheuza Sena, Gustavo Patriota, Paulo De Pontes, Thaiza Zooby

Luiz Marinho foi um artista voltado para o universo Nordestino com uma proposta dramatúrgica transpassada por suas memórias. Memórias Marinhas se debruça em como o dramaturgo de Timbaúba transfigura suas mitologias pessoais em uma construção própria que revela a sociedade patriarcal em suas contradições anacrônicas. Assim, o episódio discute como Marinho busca ficcionalizar, à sua maneira, as manifestações culturais, a sociedade e a língua de sua região, a Zona da Marta Norte de Pernambuco. "Memórias Marinhas" também aborda a relação entre o Teatro de Amadores de Pernambuco e a peça de Luiz Marinho, uma vez que Um Sábado em 30 tornou-se uma obra encenada ininterruptamente por 30 anos pelo TAP. Finalmente, MEMÓRIAS MARINHAS quer mostrar como a memória e regionalismo, critica social e auto-ficção atravessam a obra de Luiz Marinho de maneira indissociável, em constante transformação. A série procura estabelecer um diálogo entre teatro, cinema e TV, considerados por muitos como meios de expressão rivais. No entanto, tendo em vista que teatro filmado geralmente não resulta tão atraente, Caixas Mágicas tem como traço definidor a meta de extrair desse diálogo resultados excitantes para o seu público. Assim, em sintonia com as convergências tecnológicas nas artes, estabelecemos como cenário a delimitação de um espaço específico de representação, uma “caixa mágica”, onde zonas fronteiriças serão ampliadas, com trechos de filmes, sequências gravadas, imagens de arquivo e efeitos visuais diversos, além da música e do som. Por outro lado, Caixas Mágicas se propõe a jogar luz sobre as obras e as vidas de alguns dos grandes dramaturgos e dramaturgas brasileiras.

Próximas Exibições:
Seg, 12 abr às 22:09h


08:00

Escola do Amanhã - Episódio A Escola do Amanhã - Parte 1

Documentário201852minFrançaLivre


De Frederic Castaignede

A neurociência e as novas tecnologias estão revolucionando a educação. Reunindo cientistas e inovadores, professores, crianças e pais em todo o mundo, esta minissérie responde a uma pergunta urgente: como a ciência pode nos ajudar a moldar a escola de amanhã?

Próximas Exibições:
Seg, 12 abr às 22:09h


09:00

Exu Rei - Abdias Nascimento

Experimental201723minBrasilLivre


De Barbara Vento Com Zózimo Bulbul, Mãe Meninazinha de Oxum, Lea Garcia, Elisa Larkin Nascimento, Cellia Nascimento

Divindade africana que aportou no Brasil junto aos negros, Exu é conhecido como o orixá da comunicação, guardião das ruas e do comportamento humano. O curta metragem de não-ficção Exu Rei dialoga com a influência desse arquétipo pela cultura negra a e sua assimilação pela arte brasileira. Em seu subtexto, o filme homenageia um de nossos grandes ativistas da causa negra - o ator, poeta, dramaturgo e político - Abdias do Nascimento. O posicionamento do documentário procura incorporar o espírito de luta, expressivo e inquieto de Abdias: elo onipresente entre personagens, imagens e sons do filme.

Próximas Exibições:
Seg, 12 abr às 22:09h


09:25

Gutenberg e o Nascimento da Impressão

Documentário201652minFrançaLivre


De Marc Jampolsky

Pai de uma das maiores invenções da era medieval, a impressão gráfica, Gutenberg foi um visionário. Para chegar à sua criação, porém, ele teve que fazer alianças, sofrer traições e enfrentar a sociedade de seu tempo. Uma história contada em detalhes por esse documentário.

Próximas Exibições:
Seg, 12 abr às 22:09h


10:25

Atravessa a Vida

Documentário202090minBrasil12 anosRJ


De João Jardim Com Fávia Ribeiro, Ramon Farias, Vitória Mirelle, Isolda Conceição, David Andrade

João Jardim te convida a embarcar em uma viagem ao interior do Sergipe e acompanhar uma turma do 3º ano do ensino público nos meses que antecedem a tão esperada prova do ENEM. Enquanto são pressionados para alcançar a nota desejada nesse dia que pode determinar o resto de suas vidas, os alunos dessa pequena escola desabrocham e, diante da câmera, se descobrem adultos. O documentário revela personagens que se permitem aprofundar em reflexões contemporâneas - dentro e fora de sala de aula - como a depressão, o aborto, a pena de morte e o legado das ditaduras. E ainda, através de uma lente intimista, desvenda histórias de vida que representam as dores e os prazeres vividos nesse período turbulento de transformação que é a adolescência.

Próximas Exibições:
Seg, 12 abr às 22:09h


12:00

Aquarela Musical - Episódio Bartô Galeno

Documentário201926minBrasilLivrePI


De Márcio Bigly

Aíla (PA), Os Radiofônicos (PI) e Teófilo Lima (PI) fazem releituras das músicas de Bartô Galeno (PB), o rei do romântico-brega, que embala os corações dos apaixonados.

Próximas Exibições:
Ter, 4 mai às 06:00h


12:30

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 2 - Episódio Riachão

Documentário201425minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

RIACHÃO Riachão é, ao lado de Nelson Sargento, um dos maiores sambistas vivos Do Brasil. Quem não o conhece, certamente já cantou uma de suas 500 músicas."Cada Macaco no Seu Galho (Chô Chuá)", por exemplo, foi escolhida por Caetano Veloso e Gilberto Gil para oficializar a volta do exílio, nos anos 70. Já Cássia Eller, nos anos 2000, resgatou uma composição de Riachão ao fazer releitura de "Vá Morar com o Diabo". Na série O Milagre de Santa Luzia, Riachão sempre cantando, relembra suas origens, as histórias do samba e suas influências.

Próximas Exibições:
Ter, 4 mai às 06:30h


13:00

Inhotim, Arte Natureza - Episódio Jardim Botânico

Documentário201852minBrasil14 anosRJ


De Pedro Urano

Neste programa, apresentamos o acervo botânico do Inhotim, uma riquíssima coleção de palmeiras, antúrios, filodendros, orquídeas, bromélias e agaves, que transformaram o lugar num refúgio para centenas de animais da região, sensivelmente degradada pela mineração. Um ecossistema diverso e povoado também por obras de arte. Que futuro se cultiva no Inhotim?

Próximas Exibições:
Ter, 4 mai às 07:00h


14:00

O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio 3

Documentário201126minBrasil12 anosSP


De Camilo Galli Tavares

Em clima de suspense e ação, o documentário apresenta, em três episódios, os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964, que durou até 1985 e instaurou a ditadura no Brasil. Pela primeira vez na televisão, documentos do arquivo norte-americano, classificados durante 46 anos como

Próximas Exibições:
Ter, 4 mai às 08:00h


14:30

O Pessoal é Político

Documentário201753minBrasilLivreRJ


De Vanessa de Araújo Souza

Elas nasceram para cuidar do lar e dos filhos. Tornaram-se mulheres guerreiras e politizadas, capazes de se apoderar de todas as armas na luta pelo retorno à democracia e contra as estruturas sexistas de poder. O documentário “O pessoal é político” retrata a Segunda Onda Feminista no Brasil, com destaque para os anos de 1975 a 1985, período instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como a Década Internacional da Mulher. Na obra, são evocados fatos e acontecimentos, como: a participação das mulheres nas organizações políticas de esquerda e na luta armada contra o regime militar; a participação brasileira na Primeira Conferência Mundial sobre as Mulheres, na Cidade do México, e os eventos nacionais que a sucederam; a fundação do Centro da Mulher Brasileira, nossa primeira ONG feminista; a publicação dos primeiros periódicos feministas em contraponto ao machismo do jornal Pasquim; a militância de mães e esposas no Movimento Feminino pela Anistia; as contradições ideológicas entre o catolicismo e o feminismo, que provocaram o atraso na entrada de assuntos como violência doméstica e controle da sexualidade e reprodução na pauta feminista; e, por fim, o legado que essas mulheres corajosas e precursoras deixaram para os dias atuais, como a Lei do Divórcio, o novo Código Civil e a reforma da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Próximas Exibições:
Ter, 4 mai às 08:30h


15:30

Quebrando o Tabu

Documentário201180minBrasil14 anosSP


De Fernando Grostein Andrade, Cosmo Feilding-Mellen

Na década de 1970, os Estados Unidos fizeram o planeta declarar guerra às drogas, numa tentativa de obter um mundo livre de drogas. Mas os danos causados por elas nas pessoas e na sociedade só aumentaram. Com várias personalidades como Fernando Henrique Cardoso, o filme sai ao encontro de soluções, princípios e conclusões, mantendo o foco das discussões em torno da descriminalização das drogas. Bill Clinton, Jimmy Carter e ex-chefes de Estado, como da Colômbia, do México e da Suíça, mostram o motivo de suas opiniões. É capturado o relato de pessoas comuns, que tiveram suas vidas atingidas pela Guerra às Drogas, até experiências de Drauzio Varella, Paulo Coelho e Gael Garcia Bernal.

Próximas Exibições:
Ter, 4 mai às 09:30h


17:00

A história do Greenpeace

Documentário201152minFrançaLivre


De Thierry de Lestrade Com Kumi Naidoo, Pascal Husting, Bruno Rebelle, Bob Stowe, Rex Weyler

A criação do Greenpeace é provavelmente a aventura ambiental mais emocionante e heróica do século XX. O Greenpeace não apenas inventou literalmente o conceito de ecologia, mas também mudou para sempre as mentalidades das pessoas e a política internacional.

Próximas Exibições:
Ter, 4 mai às 11:00h


18:00

O Legado da Coruja - Episódio Matemática

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

O espaço geométrico e a linguagem matemática constituem um legado universal que os gregos nos legaram. Como articulamos sua lógica perfeita à complexidade das ciências contemporâneas?

Próximas Exibições:
Ter, 4 mai às 04:00h
Qua, 5 mai às 06:00h
Sáb, 8 mai às 10:20h


18:30

Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros - Episódio Sambaquis

Documentário201745minBrasilLivreRJ


De Ricardo Azoury

Vistos de longe, eles não passam de grandes montes de terra e conchas que irrompem aleatoriamente pela praia, sem qualquer desenho ou propósito evidente. Mas para quem rastreia os caminhos dos primeiros povos da nossa terra, o sambaqui é uma obra engenhosa e de feitura colossal. Compreender a arquitetura monumental que se esconde debaixo das conchas é a senha para conhecer esse povo desconhecido - e toda uma cultura que se perdeu nas areias do tempo.

Próximas Exibições:
Ter, 4 mai às 04:30h
Qua, 5 mai às 06:30h
Dom, 9 mai às 06:15h


19:30

Juntos - Episódio Sintropia na Floresta

Documentário201926minBrasilLivreSC


De Leticia Marques

Algumas técnicas e ferramentas possíveis da agricultura sintrópica e a agrofloresta a partir de um mergulho no Sítio Epicentro Dalva.

Próximas Exibições:
Ter, 4 mai às 05:30h
Qua, 5 mai às 07:30h
Sáb, 8 mai às 06:35h


20:00

Sons Brasilis - Episódio Choro

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Adriana L. Dutra

O choro entra no terceiro século da sua existência, com uma bagagem de mais de 130 anos, firmado como um dos principais gêneros musicais do Brasil. Pode ser considerada como a primeira música urbana tipicamente brasileira, tendo sido influenciado diretamente pela chegada da corte portuguesa em 1808. O choro mantem até hoje uma plateia atenta e fã deste gênero, lotando casas de dança, praças e coretos ao redor do chorinho. O episódio foi gravado no Rio de Janeiro e tem a participação de Yamandu Costa, Luciana Rabello e Paulo Aragão, entre outros.

Próximas Exibições:
Ter, 4 mai às 00:00h
Qua, 5 mai às 08:00h
Sáb, 8 mai às 18:00h


20:30

Presença de Villa-Lobos - Episódio Villa, profissão Músico

Documentário201826minBrasilLivre


De Liloye Boubli Com Hugo Pilger, Lucia Barrenechea

Os amigos falam da obra, estilo e características pessoais de Villa-Lobos enquanto as musicas que o influenciaram e que foram influenciadas por ele são interpretadas por Hugo Pilger ao violoncelo e Lucia Barrenechea ao piano.

Próximas Exibições:
Ter, 4 mai às 00:30h
Qua, 5 mai às 08:30h


21:00

Os Ímpares - Episódio Di Melo - Emicida e Pretinho

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

Emicida cria sua versão para a música "Kilariô", do álbum de Di Melo. Já Pretinho da Serrinha transforma em samba "A vida em seus métodos diz calma", com a participação do próprio Di Melo. Ele conta as histórias do disco para Emicida e Pretinho.

Próximas Exibições:
Ter, 4 mai às 01:00h
Qua, 5 mai às 09:00h
Dom, 9 mai às 13:45h


21:30

Roda de Choro - Episódio Roda de Choro - Episódio 1

Documentário202126minBrasilLivreMS


A série trata sobre o prazer de ouvir a música aquela que é considerada a primeira música popular urbana tipicamente brasileira, o choro.

Próximas Exibições:
Ter, 4 mai às 01:30h
Qua, 5 mai às 09:30h
Sáb, 8 mai às 18:35h


22:00

Blitz

Documentário2019104minBrasilLivreRJ


De Paulo Fontenelle

O documentário apresenta a história e trajetória da primeira banda consagrada do pop-rock brasileiro, Blitz. O longa-metragem explora seu surgimento na lona do Circo Voador entre Ipanema e Copacabana, na década de 1980, até às turnês internacionais e o enorme sucesso do grupo ainda nos dias atuais.

Próximas Exibições:
Ter, 4 mai às 02:00h
Qua, 5 mai às 10:00h
Sáb, 8 mai às 15:00h