Quinta-feira, 1 de Abril de 2021


00:00

Nós, Documentaristas - Episódio Vincent Carelli

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Susanna Lira Com Vincent Carelli

No episódio, Vincent Carelli, cineasta responsável por obras como "Festa da Moça", "Corumbiara" e "Martírio", aborda o processo envolvido na realização de seus documentários e o impacto dos mesmos.


00:30

Éramos Todos Loucos

Documentário201449minBrasil14 anosRJ


De Pedro Carvana, Rita Carvana

Os expoentes de uma geração “desbundada” assistem e comentam, 40 anos depois, o filme manifesto mais oblíquo, suingado e debochado dentre vários outros que essa geração produziu contra a falsa moral e bons costumes do autoritarismo vigente. “Vai trabalhar vagabundo” criou para o censores da época uma dificuldade a mais ao censurar uma expressão da alma carioca encarnada no genial personagem Secundino Meireles, o Dino , eternizado na interpretação de Hugo Carvana. O ator formado na chanchada é também diretor estreante e realiza um filme emblemático que representa o renascimento da comédia carioca, como seus amigos contam nos depoimentos, trazendo descontração em tempos sisudos, assim como fez na sua vida e no trabalho, durante as filmagens de 1972.


01:30

Casa de Areia

Ficção2004115minBrasil16 anosRJ


De Andrucha Waddington Com Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Stenio Garcia, Seu Jorge, Ruy Guerra

Após a morte do marido em um acidente, uma mulher grávida e sua mãe lutam para sobreviver no rigoroso deserto do Nordeste brasileiro com a ajuda de um morador local.


03:30

crônicasNÃOditas - Episódio O Intruso

Ficção20138minIndisponívelLivreSP


De Tatiana Lohmann

Um farmacêutico conta um incidente que marcou sua vida, no mais das vezes pacata. É uma sexta feira 13, dezembro de 1968. Ele ouve no rádio o pronunciamento do Ato Institucional Nº 5, o momento mais dramático da ditadura militar no Brasil, quando um personagem misterioso bate à sua porta.


03:40

Grandes Cenas - Episódio Macunaíma

Documentário201717minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

O montador Eduardo Escorel debate a cena da feijoada antropofágica em "Macunaíma" (1969), adaptação de Joaquim Pedro de Andrade do romance de Mário de Andrade, levando o fantástico e a farsa para o cinema de forma original e brasileira.


04:00

Impressões do Brasil - Episódio Lya Luft

Documentário201126minÁfrica do SulLivreDF


De Ronaldo Duque

Escritora, tradutora, colunista e professora universitária aposentada, Lya Luft lançou livros de poesias, contos, crônicas, ensaios e livros infantis. Já traduziu mais de 100 livros, muitos deles, obras primas de grandes autores das letras anglo-germânicas, como Virginia Woolf, Rainer Maria Hilke, Hermann Hesse, Doris Lessing, Günther Grass e Thomas Mann.


04:30

Intérpretes do Brasil - Episódio O Sonho Português, por Roberto Pinho

Documentário200120minBrasilLivreSP


De Isa Grinspum Ferraz

Roberto Pinho fala com maestria da enorme complexidade da formação cultural do povo português, fruto de uma mistura muito antiga de povos milenares.


05:00

Beyond Ipanema - 2ª temporada - Episódio Los Angeles

Documentário201423minBrasilLivreSP


De Guto Barra

A cantora indie Mia Doi Todd e o brasileiro Heitor TP (ex-integrante do Simply Red e conhecido compositor de Hollywood) retratam a conexão da Costa Oeste americana com a MPB. Sam Spiegel discute a influência brasileira no projeto de hip hop N.A.S.A. O episódio mostra também a megaloja de discos Amoeba e o trabalho da Mochilla Records.


05:30

Mobilis - Episódio Transporte Ativo

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

Todo deslocamento de pessoas movido à força do próprio corpo é chamado transporte ativo. Será que nossas cidades cuidam bem das pessoas?


06:00

Figuras da Dança - Episódio Décio Otero

Documentário201026minBrasilLivre


De Sergio Roizenblit, Inês Bogéa

Décio Otero, uma das figuras mais conhecidas da dança nacional, foi um dos grandes responsáveis pela guinada da dança brasileira no início da década de 1970 ao fundar o Ballet Stagium (SP). Com a companhia percorreu o Brasil com coreografias que retratassem as situações do país. Dessa preocupação nasceram mais de 50 trabalhos ao longo dos quase 40 anos do grupo. Otero também atuou como diretor artístico e organizador de projetos sócioeducativos em instituições e escolas. Sua direção no Stagium já formou diversos profissionais, de bailarinos a iluminadores de espaço cênico.

Próximas Exibições:
Dom, 18 abr às 00:11h


06:30

O Povo Brasileiro - Episódio A Invenção do Brasil

Documentário200130minBrasilLivreSP


De Isa Grinspum Ferraz Com Chico Buarque, Gilberto Gil, Tom Zé, Darcy Ribeiro, narração de Matheus Nachtergaele

A fantasia de que a nossa trajetória tem sido fundamentalmente pacífica, marcada pelo relacionamento cordial entre agrupamentos étnicos e entre classes sociais, não resiste ao menor escrutínio histórico. Na verdade, a história da violência nos trópicos brasílicos começa já com os conflitos sangrentos entre aldeias indígenas. Com a chegada dos europeus, as guerras se intensificaram, inclusive com alianças entre franceses e tupiniquins, combatidas por alianças entre lusos e tupinambás. E o fato é que a história do Brasil apresenta inúmeros (e sérios) casos de confrontos armados. Os negros foram o inimigo número um do sistema escravista, ao contrário do que se costuma pensar. Promoveram um rosário de revoltas rurais e insurreições urbanas, através dos séculos de regime escravo. Palmares e as rebeliões dos malês são pontos incandescentes desse espírito de recusa do cativeiro. Mas tivemos também outros gêneros de movimentações armadas, como a Guerra dos Cabanos e a de Canudos, com os seguidores de Antonio Conselheiro enfrentando o exército brasileiro. O programa Invenção do Brasil vai se concentrar, exatamente, nesta dimensão bélica de nossa história.

Próximas Exibições:
Dom, 18 abr às 00:11h


07:00

Expresso - Episódio Antonio Carlos Viana

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Hilton Lacerda, Rodrigo Campos

No ambiente doméstico, perto de pessoas próximas, o escritor de Aracaju, Antonio Carlos Viana, vai revelando a si mesmo, quase como se estivesse em um divã. Partindo de sua experiência de quase morte, ele fala da infância no meio do mato, de seu trabalho, do processo de criação, de amor e erotismo. Enfeitando a paisagem da varanda de sua casa, o mar é seu elo com a cidade.

Próximas Exibições:
Dom, 18 abr às 00:11h


07:35

O Som do Silêncio

Ficção201618minBrasilLivreSP


De David Aynan

Separados pela vida, pai e filho são desconhecidos. Quando não há comunicação o silêncio é um grito. O som do silêncio narra a tentativa de aproximação entre Binho, um menino de 10 anos e Osvaldo, seu pai, um homem surdo com quem ele nunca conviveu.

Próximas Exibições:
Dom, 18 abr às 00:11h


08:00

Matizes do Brasil - Episódio Neide Sá

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Bianca Lenti

Neide Sá é uma das fundadoras – a única mulher – do movimento de vanguarda Poema/Processo, concentrado entre 1967 e 1972, mas ainda pouco conhecido pela historiografia da arte brasileira. Neide desenvolve obras gráficas e participativas, usando linguagens como filme, colagem, fotogramas e instalações. Outro elemento que atravessa sua obra é a constante preocupação com a discussão sobre leitura visual e semiótica. Este episódio de Matizes do Brasil se propõe a recuperar o histórico da fase Poema/Processo na carreira da artista, sem deixar de abordar produções realizadas nas décadas após o fim do movimento. Para isso, o episódio conta com depoimentos da própria Neide e também de amigos, curadores e artistas como Lula Wanderley, Gustavo Nóbrega e Mário Margutti.

Próximas Exibições:
Dom, 18 abr às 00:11h


08:30

Arquitetos Brasileiros - Episódio Mauro Munhoz

Documentário201552minBrasilLivreSP


De Diego Romero de Godoy

Aluno de Paulo Mendes da Rocha e Vilanova Artigas, o arquiteto passou uma temporada nos EUA antes de se formar, onde visitou obras de Frank Lloyd Wright e trabalhou na execução do apartamento da atriz Diane Keaton. Dessa experiência americana, vem uma das definições de ensaísta Fernando Serapião sobre o trabalho de Munhoz, o de ser autor de "primorosas casas de madeira com sotaque wrightiano".

Próximas Exibições:
Dom, 18 abr às 00:11h


09:25

Curta! Livros - Ninguém Pode Com Nara Leão

Jornalismo20212minLivre


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!

Próximas Exibições:
Dom, 18 abr às 00:11h


09:30

Respire Comigo - Lygia Clark

Documentário202032minBrasil14 anosRJ


De Oskar Metsavaht Com Oskar Metsavaht, Carolyna Aguiar, Bel Kutner, Felipe Scovino, Ale Clark

´Respire Comigo – Lygia Clark´ apresenta imagens históricas da artista e relatos de todos os envolvidos na exposição homônima, que abriu em 2020 o calendário de comemorações do centenário da artista ao redor do mundo. A exposição proporcionou a reflexão, através de seus escritos, diários e objetos sensoriais. Tudo levou o espectador a compreender o que motivou Lygia Clark a tirar seus trabalhos da parede e pensá-los em direção ao corpo do outro e apresentou o mais importante e que até então era muito pouco visto: Lygia a partir da visão de si mesma. Em um formato expositivo inédito, com a apresentação do monólogo ´Lygia.´, misturando as palavras da artista aos objetos sensoriais, os pensamentos da precursora do movimento neoconcreto ganharam voz neste documentário.

Próximas Exibições:
Dom, 18 abr às 00:11h


10:05

Gaga - O Amor Pela Dança

Documentário2015100minIsraelLivre


De Tomer Heymann

Ohad Naharin, diretor artístico da Batsheva Dance Company, é considerado um dos coreógrafos mais importantes do mundo. Ao conhecê-lo em um ponto crítico de sua vida pessoal, este documentário espirituoso e perspicaz irá encontrar um homem com grande integridade artística e uma visão extraordinária. Filmado ao longo de um período de oito anos, o diretor Tomer Heymann mistura filmagens dos ensaios íntimos com um extenso arquivo inédito e sequências de dança de tirar o fôlego. Esta é a história de um gênio artístico que redefiniu a linguagem da dança moderna.

Próximas Exibições:
Dom, 18 abr às 00:11h


12:00

Impressões do Brasil - Episódio Lya Luft

Documentário201126minÁfrica do SulLivreDF


De Ronaldo Duque

Escritora, tradutora, colunista e professora universitária aposentada, Lya Luft lançou livros de poesias, contos, crônicas, ensaios e livros infantis. Já traduziu mais de 100 livros, muitos deles, obras primas de grandes autores das letras anglo-germânicas, como Virginia Woolf, Rainer Maria Hilke, Hermann Hesse, Doris Lessing, Günther Grass e Thomas Mann.


12:30

Intérpretes do Brasil - Episódio O Sonho Português, por Roberto Pinho

Documentário200120minBrasilLivreSP


De Isa Grinspum Ferraz

Roberto Pinho fala com maestria da enorme complexidade da formação cultural do povo português, fruto de uma mistura muito antiga de povos milenares.


13:00

Beyond Ipanema - 2ª temporada - Episódio Los Angeles

Documentário201423minBrasilLivreSP


De Guto Barra

A cantora indie Mia Doi Todd e o brasileiro Heitor TP (ex-integrante do Simply Red e conhecido compositor de Hollywood) retratam a conexão da Costa Oeste americana com a MPB. Sam Spiegel discute a influência brasileira no projeto de hip hop N.A.S.A. O episódio mostra também a megaloja de discos Amoeba e o trabalho da Mochilla Records.


13:30

Mobilis - Episódio Transporte Ativo

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

Todo deslocamento de pessoas movido à força do próprio corpo é chamado transporte ativo. Será que nossas cidades cuidam bem das pessoas?


14:00

Nós, Documentaristas - Episódio Vincent Carelli

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Susanna Lira Com Vincent Carelli

No episódio, Vincent Carelli, cineasta responsável por obras como "Festa da Moça", "Corumbiara" e "Martírio", aborda o processo envolvido na realização de seus documentários e o impacto dos mesmos.


14:30

Éramos Todos Loucos

Documentário201449minBrasil14 anosRJ


De Pedro Carvana, Rita Carvana

Os expoentes de uma geração “desbundada” assistem e comentam, 40 anos depois, o filme manifesto mais oblíquo, suingado e debochado dentre vários outros que essa geração produziu contra a falsa moral e bons costumes do autoritarismo vigente. “Vai trabalhar vagabundo” criou para o censores da época uma dificuldade a mais ao censurar uma expressão da alma carioca encarnada no genial personagem Secundino Meireles, o Dino , eternizado na interpretação de Hugo Carvana. O ator formado na chanchada é também diretor estreante e realiza um filme emblemático que representa o renascimento da comédia carioca, como seus amigos contam nos depoimentos, trazendo descontração em tempos sisudos, assim como fez na sua vida e no trabalho, durante as filmagens de 1972.


15:30

Casa de Areia

Ficção2004115minBrasil16 anosRJ


De Andrucha Waddington Com Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Stenio Garcia, Seu Jorge, Ruy Guerra

Após a morte do marido em um acidente, uma mulher grávida e sua mãe lutam para sobreviver no rigoroso deserto do Nordeste brasileiro com a ajuda de um morador local.


17:30

crônicasNÃOditas - Episódio O Intruso

Ficção20138minIndisponívelLivreSP


De Tatiana Lohmann

Um farmacêutico conta um incidente que marcou sua vida, no mais das vezes pacata. É uma sexta feira 13, dezembro de 1968. Ele ouve no rádio o pronunciamento do Ato Institucional Nº 5, o momento mais dramático da ditadura militar no Brasil, quando um personagem misterioso bate à sua porta.


17:40

Grandes Cenas - Episódio Macunaíma

Documentário201717minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

O montador Eduardo Escorel debate a cena da feijoada antropofágica em "Macunaíma" (1969), adaptação de Joaquim Pedro de Andrade do romance de Mário de Andrade, levando o fantástico e a farsa para o cinema de forma original e brasileira.


18:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio Os Guarda-Chuvas do Amor

Documentário201352minFrança12 anos


De Marie Genin

Jacques Demy dirige "Os Guarda-Chuvas do Amor" em 1963. Geneviève e Guy se apaixonam em Cherbourg, em 1957. Guy é chamado para servir na Argélia, deixando Geneviève para trás, grávida e com o coração partido. O filme é inteiro cantado como uma ópera e iluminado como uma pintura de Matisse. Foram necessários dois anos para convencer um produtor: Palma de Ouro em Cannes, em 1964, o maior sucesso de Jacques Demy na França e no mundo todo. Um primeiro amor vítima de uma guerra sem nome, a Guerra na Argélia. A jovem mulher se torna uma mãe solteira e casa-se para manter as aparências. O filme mostra a total harmonia entre diretor e Michel legrand, o multitalentoso músico, e o encontro bem sucedido de Demy com Catherine Deneuve. Ele a transformou na princesa de seus filmes e em uma estrela.


19:00

Visceral Brasil - Temporada 2 - Episódio Devotos do sagrado

Documentário201826minBrasilLivreSC


De Marcia Paraí­so

A produção artesanal da viola de cocho pelas mãos de Mestre Alcides e a festa popular em louvor aos santos que agrega dezenas de tocadores de viola de cocho no Mato Grosso, celebrando a fé e reafirmando a música como instrumento de devoção.


19:30

Canteiro de Obras 2014

Documentário201425minBrasilLivreSP


De Rica Saito

No início de 2014, os integrantes da São Paulo Companhia de Dança (SPCD) receberam um desafio em forma de presente: um pequeno caderno em branco. Nele, diretora, bailarinos, coreógrafos, técnicos e outros funcionários da São Paulo tentaram traduzir em palavras suas experiências. Memórias, expectativas, tarefas, dificuldades, conquistas. Essas notas constituem o fio condutor deste filme, que aborda, de maneira intimista, poética e dinâmica, diversas facetas dessa Companhia múltipla. Acompanhando, de um lado, a montagem de um clássico do séc. XIX - La Sylphide, de Mario Galizzi - e de outro, o processo de criação de uma coreografia contemporânea - The Seasons, de Édouard Lock -, convidamos você a mergulhar no cotidiano intenso da SPCD e descobrir as diversas etapas e pessoas envolvidas neste constante processo criativo. Da sala de ensaio ao teatro, passando por viagens, sessões de fotos, criações de cenários e iluminação, experimente estar ao lado daqueles que trabalham nos bastidores para que o espetáculo aconteça. Este filme integra a série Canteiro de Obras da SPCD, que teve início em 2008, e conta hoje com seis documentários. Os programas constituem um instigante panorama do funcionamento de uma companhia de dança.


20:00

Incertezas Críticas - 1ª Temporada - Episódio Richard Sennett

Documentário201526minBrasilLivre


De Daniel Augusto

Professor de Sociologia na London School of Economics e de Humanidades na New York University, Richard Sennett fala sobre as relações de trabalho no século 21 e sobre o funcionamento do capitalismo atual, entre outros temas.


20:30

A Paixão Segundo Callado

Documentário200757minBrasilLivreRJ


De José Joffily

Antonio Callado disse certa vez que foi preciso sair do Brasil para conhecer o Brasil. A viagem de seis anos à Inglaterra e à França, trabalhando para a BBC e para a Radio Diffusion Française em plena Segunda Guerra Mundial, provocou no jornalista uma "fome de Brasil", que desaguou no desejo do escritor de sair em busca do seu país. Como jornalista, viajou ao "centro geográfico" da sua identidade brasileira. Como escritor - romancista e dramaturgo - chegou ao fundo da sua paixão por um Brasil mais justo, menos preconceituoso, mais livre e democrático. Sempre por meio de um texto sofisticado e arrebatador. O desencanto de Callado no fim da vida não apaga os vestígios da utopia sonhada pelo autor de Quarup, um dos mais importantes romances já escritos no Brasil. A obra jornalística e literária de Callado - conforme afirmam no filme Carlos Heitor Cony, Fernanda Montenegro, Moacyr Werneck de Castro, Frei Betto, Ferreira Gullar, João Ubaldo, Villas Bôas Corrêa e os especialistas Ligia Chiappini e Davi Arrigucci -, permanece como uma incursão ao Brasil real e ao desejo daquilo que o país ainda pode ser. Este documentário é dedicado àqueles que, como Callado, lutam e sonham. O documentário "A paixão segundo Callado" relembra a trajetória de vida de Antonio Callado, repleta de aventuras - na Europa em guerra, no Xingu dos índios Uialapiti e Kamaiurá, no Vietnã do Norte em luta contra os Estados Unidos, no Nordeste das Ligas Camponesas - e sua obra, toda dedicada à descoberta do Brasil e a denunciar as injustiças contra índios, negros, camponeses e mulheres. Na busca em desvendar a obra de Callado, o filme mescla depoimentos de amigos e conhecedores do universo literário do escritor com poéticas sequências de imagens que levam o espectador ao rico imaginário de sua obra. A locução de Tessy Callado, atriz e profunda conhecedora da obra do pai, orienta a busca no sentido desse diálogo. Doce Radical, como costuma ser lembrado, Antonio Callado, como bem mostra o filme, coloca sua visão sobre as transformações do mundo moderno de uma forma precisa e sóbria, coerente com sua formação de intelectual engajado nos problemas nacionais e mundiais.


21:30

Cacaso na corda bamba

Documentário201688minBrasilLivreRJ


De José Joaquim Salles, Ph Souza

Filho de uma família rural e destinado a trabalhar com criação de gado, Antonio Carlos de Brito encontrou na poesia um sentido para a vida transformando-se em Cacaso. O artista multifacetado, que incendiou a juventude carioca em aulas e discussões sobre a arte, mudou a poesia brasileira, sendo um dos precursores do movimento marginal. Irônico e perspicaz, Cacaso foi responsável por reunir um grande número de artistas e intelectuais em projetos e parcerias, deixando um indiscutível legado literário e musical.


23:00

Geração Tela - uma geração doente?

Documentário202052minFrançaLivre


De Raphael Hitier

Smartphone, televisão, computador, videogame e tablet agora são inevitáveis em nosso dia-a-dia. Essa intrusão cotidiana gera inúmeras controvérsias. Estamos danificando nosso cérebro com todas essas telas? Quais serão os efeitos desta exposição sem precedentes na história da humanidade? Este filme científico distinguirá entre verdades verificadas e falsidades. Na mesma linha dos documentários investigativos, esta investigação detalhada nos levará pelos Estados Unidos e pela Europa para encontrar os maiores cientistas na vanguarda da pesquisa neste domínio.