Quinta-feira, 25 de Março de 2021


00:00

Nós, Documentaristas - Episódio Claudia Priscilla

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Susanna Lira Com Claudia Priscilla

No episódio, a cineasta Claudia Priscilla, diretora de documentários como "Leite e Ferro", "Olhe Pra Mim de Novo" e "Bixa Travesti", aborda o processo de realização de seus filmes.


00:30

Aconteceu na quarta-feira

Ficção201970minBrasilLivreRJ


De Domingos Oliveira Com Ricardo Kozovski, Andre Mattos, Priscilla Rozenbaum

Um casal de atores vive um casamento insuportável. Julio sempre foi um ator medíocre, mas é famoso por ter trabalhado a vida toda na televisão. É muito mais velho que Julia. Os dois criaram uma dependência perversa na qual Julio é a parte fraca. Amam-se e odeiam-se. Seus sentimentos são tão divididos, ele tem tanta vontade de se separar, que um dia vai embora e, ao mesmo tempo, fica. Sem saber, ganha um duplo. Dois homens não podem ter a mesma vida, isto é logo descoberto. Um deles terá de morrer. O interlocutor do casal é o tímido, estranhíssimo e competente psicanalista Marco.


01:50

Pandemiarte - Episódio Marlos Bakker

Experimental20204minBrasilLivreRJ


De Fábio Gavião Com Marlos Bakker

O artista visual Marlos Bakker durante isolamento social provocado pela pandemia da Covid 19 responde a 3 perguntas: Qual a necessidade da Arte? Como a Pandemia afetou seu trabalho, sua vida, sua rotina? Qual a "sua" necessidade? Isolado em seu apartamento Marlos Bakker nos revela a dificuldade em passar por esta fase com dois filhos pequenos.


02:00

Cinema Novo

Documentário201693minBrasilLivreRJ


De Eryk Rocha

Um ensaio poético, um olhar aprofundado e um retrato íntimo sobre o Cinema Novo, movimento cinematográfico brasileiro que colocou o Brasil no mapa do cinema mundial, lançou grandes diretores (como Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos e Cacá Diegues) e criou uma estética única, essencial e visceral que mudou a história do cinema e a história do Brasil para sempre.Um ensaio poético, um olhar aprofundado e um retrato íntimo sobre o Cinema Novo, movimento cinematográfico brasileiro que colocou o Brasil no mapa do cinema mundial, lançou grandes diretores (como Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos e Cacá Diegues) e criou uma estética única, essencial e visceral que mudou a história do cinema e a história do Brasil para sempre.


03:40

Grandes Cenas - Episódio Alma Corsária

Documentário201718minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

O crítico Inácio Araújo e a montadora Cristina Amaral traçam pontos de contato entre a obra de Carlos Reichembach e a cena do piano na pastelaria em “Alma Corsária” (1993), uma homenagem ao paradoxo: estranha e sublime, popular e erudita.


04:00

Impressões do Brasil - Episódio Luis Ruffato

Documentário201126minÁfrica do SulLivreDF


De Ronaldo Duque

Ele já foi pipoqueiro, barman e balconista de armarinho antes de decolar na literatura. Quando descobriu uma biblioteca, "lugar ideal porque nunca tinha alguém", lia de tudo: de enciclopédia a bula de remédio com fervorosa vontade de aprender.


04:30

Intérpretes do Brasil - Episódio Vontade de Beleza, por Washington Novaes

Documentário200120minBrasilLivreSP


De Isa Grinspum Ferraz

Washington Novaes fala sobre o complexo universo dos povos indígenas que habitam o território brasileiro como alguém que compreende e valoriza a singularidade de um modo de vida tão diferente do nosso.


04:55

Curta! Cinema - Nona - Se Me Molham, Eu Os Queimo

Jornalismo20212minLivre


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!


05:00

Beyond Ipanema - 2ª temporada - Episódio Lisboa: fados, bossas e kuduro

Documentário201423minBrasilLivreSP


De Guto Barra

A ponte entre a nova cena musical portuguesa e o Brasil é retratada nos trabalhos dos neotropicalistas Os Quais e no kuduro do Buraka Som Sistema. A cantora Carminho, apontada como “renovadora do fado” nos últimos anos, e Teresa Salgueiro, ex-cantora do aclamado grupo Madredeus, falam sobre o amor pela MPB.


05:30

Mobilis - Episódio Internet

Documentário201826minBrasilLivre


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

A questão é: qual é o impacto da internet na mobilidade urbana?


06:00

Figuras da Dança - Episódio Carlos Moraes

Documentário201026minBrasilLivre


De Sergio Roizenblit, Inês Bogéa

Um dos artistas fundamentais para a consolidação da dança na Bahia, Carlos Moraes iniciou seus estudos no Rio Grande do Sul, sua terra Natal, e mais tarde se profissionalizou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na década de 1960. O professor, maître de ballet, coreógrafo e diretor chegou a Salvador (BA), no início dos anos 1970 para dar aulas de balé clássico para alunas da Escola de Ballet do Teatro Castro Alves (EBATECA). Em pouco tempo, o ensino da dança clássica e a concepção da dança cênica sofreram grandes alterações, com reverberações no campo sociocultural. Com um trabalho sério, Moraes misturou a dança afro, o balé clássico, a dança moderna e as manifestações folclóricas, estimulou o convívio entre as bailarinas brancas de classe média e os "capoeiristas", rapazes negros e pobres. Fez da miscigenação uma matriz dos seus espetáculos.

Próximas Exibições:
Sex, 23 abr às 07:12h


06:30

O Povo Brasileiro - Episódio Brasil Caboclo

Documentário200130minBrasilLivreSP


De Isa Grinspum Ferraz Com Chico Buarque, Gilberto Gil, Tom Zé, Darcy Ribeiro, narração de Matheus Nachtergaele

Na área de floresta tropical da bacia amazônica, desenvolveu-se uma cultura de forte base indígena. "Toda a área era ocupada, originalmente, por tribos indígenas de adaptação especializada à floresta tropical. A maioria delas dominava as técnicas de lavoura praticadas pelos grupos Tupi do litoral atlântico, com que se depararam os descobridores. Em algumas várzeas e manchas de terra de excepcional fertilidade e de fácil provimento alimentar, através da caça e da pesca, floresceram culturas indígenas do mais alto nível tecnológico, como as de Marajó e de Tapajós, que podiam manter aldeamentos com alguns milhares de habitantes"(Darcy Ribeiro). Foram esses grupos indígenas que experimentaram a marcha da colonização lusitana, o avanço dos missionários, a disseminação do nheengatu e, ainda, a migração massiva de nordestinos à época do "rubber boom", da explosão dos seringais. E assim foi se forjando na região uma população nova - e se cristalizando uma "variante sociocultural" da sociedade brasileira, com as suas formas e práticas próprias, e a sua religiosidade "fundada no sincretismo da pajelança indígena com um vago culto de santos e datas do calendário religioso católico". É esta Amazônia interétnica, mas fundamentalmente cabocla, com os seus santos e "visagens", suas cidades e seus grupos indígenas sobreviventes, que vamos abordar neste programa da série.

Próximas Exibições:
Sex, 23 abr às 07:12h


07:00

Expresso - Episódio Alice Ruiz

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Hilton Lacerda, Mariana Lacerda

Um passeio com a poeta Alice Ruiz, personagem ilustre de Curitiba. A partir da janela de seu apartamento, ao redor da mesa, pelas ruas, praças e lugares de recordação,  ela lança um olhar particular – e inusitado –  sobre seu mundo. Entre antigas araucárias e novas esculturas de gosto duvidoso, revela um lugar onde vanguarda e passado coexistem e que avança provocado por gente com ela.

Próximas Exibições:
Sex, 23 abr às 07:12h


07:30

Grandes Mitos Gregos - Episódio Tártaro - A Destruição da Terra

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

O primeiro foi Sísifo. Comerciante vigarista, Sísifo ousou denunciar Zeus por sequestrar uma jovem que ele pretendia seduzir. Sua punição foi rolar uma pedra montanha acima para sempre. O segundo homem a ser enviado para o Tártaro foi Tântalo. Próximo dos deuses, o rei Tântalo cometeu um ato imperdoável: sem ter o que comer, ele matou seu próprio filho para oferecer como alimento aos deuses. Quanto ao desonesto e cruel Íxion, este foi imprudente ao ponto de tentar seduzir Hera, esposa de Zeus. Os três homens foram condenados ao sofrimento eterno por acreditarem ser invencíveis diante dos deuses.

Próximas Exibições:
Sex, 23 abr às 07:12h


08:00

Matizes do Brasil - Episódio Cildo Meireles

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Bianca Lenti

Um dos mais importantes artistas brasileiros em atividade, Cildo Meireles é referência quando o assunto é o que se convenciona chamar de arte conceitual. Neste episódio de Matizes do Brasil, o próprio artista é convidado a refletir sobre seu processo criativo e suas motivações, enquanto nomes como Sônia Salzstein, Jochen Volz, Júlia Rebouças e Frederico Moraes analisam seu trabalho pioneiro com instalações e objetos. A análise de obras como Zero Dollar, Desvio para o Vermelho e Através, entre outras, ressalta como o artista se utiliza de uma ampla variedade de técnicas e materiais para tecer uma narrativa carregada de provocações políticas e de potência visual.

Próximas Exibições:
Sex, 23 abr às 07:12h


08:30

Arquitetos Brasileiros - Episódio Roberto Loeb

Documentário201452minBrasilLivreSP


De Diego Romero de Godoy

O caos criativo de São Paulo é fermento para que o arquiteto assuma o papel de reconstruir ou construir uma nova paisagem. A veia experimentalista é evidente em diversos projetos de Loeb e faz parte da sua trajetória desde o tempo em que montava exposições para o Itamarati, na década de 1970.

Próximas Exibições:
Sex, 23 abr às 07:12h


09:30

A Ruptura Impressionista

Documentário201052minFrançaLivre


De François Lévy-Kuentz

Este filme refaz a aventura de um grupo de jovens pintores que, a partir de 1874, lançaram uma estética que rompeu com o estilo das pinturas históricas exibidas nos salões oficiais da época.

Próximas Exibições:
Sex, 23 abr às 07:12h


10:30

Guarnieri

Documentário201771minBrasil12 anosSP


De Francisco Guarnieri

Gianfrancesco Guarnieri foi ator de grande sucesso na televisão, autor fundamental na história do teatro brasileiro e imagem síntese do artista engajado. Figura pública excepcional, em relação a seus dois filhos mais velhos, sua figura paterna estava mais para ausente. Contrariando os caminhos do pai, Flávio e Paulo, também atores, assumiram um total distanciamento entre arte, trabalho e política, privilegiando a esfera da família. A partir desses retratos geracionais, o diretor Francisco Guarnieri procura reconstruir a figura de seu avô distante. Valendo-se de materiais de arquivo íntimos e públicos, entrevistas e reencenações, o filme pretende refletir sobre um passado ao mesmo tempo nacional e privado, e sobre o papel do indivíduo na sociedade, na arte e na família.

Próximas Exibições:
Sex, 23 abr às 07:12h


12:00

Impressões do Brasil - Episódio Luis Ruffato

Documentário201126minÁfrica do SulLivreDF


De Ronaldo Duque

Ele já foi pipoqueiro, barman e balconista de armarinho antes de decolar na literatura. Quando descobriu uma biblioteca, "lugar ideal porque nunca tinha alguém", lia de tudo: de enciclopédia a bula de remédio com fervorosa vontade de aprender.


12:30

Intérpretes do Brasil - Episódio Vontade de Beleza, por Washington Novaes

Documentário200120minBrasilLivreSP


De Isa Grinspum Ferraz

Washington Novaes fala sobre o complexo universo dos povos indígenas que habitam o território brasileiro como alguém que compreende e valoriza a singularidade de um modo de vida tão diferente do nosso.


13:00

Beyond Ipanema - 2ª temporada - Episódio Lisboa: fados, bossas e kuduro

Documentário201423minBrasilLivreSP


De Guto Barra

A ponte entre a nova cena musical portuguesa e o Brasil é retratada nos trabalhos dos neotropicalistas Os Quais e no kuduro do Buraka Som Sistema. A cantora Carminho, apontada como “renovadora do fado” nos últimos anos, e Teresa Salgueiro, ex-cantora do aclamado grupo Madredeus, falam sobre o amor pela MPB.


13:30

Mobilis - Episódio Internet

Documentário201826minBrasilLivre


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

A questão é: qual é o impacto da internet na mobilidade urbana?


13:55

Curta! Cinema - Nona - Se Me Molham, Eu Os Queimo

Jornalismo20212minLivre


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!


14:00

Nós, Documentaristas - Episódio Claudia Priscilla

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Susanna Lira Com Claudia Priscilla

No episódio, a cineasta Claudia Priscilla, diretora de documentários como "Leite e Ferro", "Olhe Pra Mim de Novo" e "Bixa Travesti", aborda o processo de realização de seus filmes.


14:30

Aconteceu na quarta-feira

Ficção201970minBrasilLivreRJ


De Domingos Oliveira Com Ricardo Kozovski, Andre Mattos, Priscilla Rozenbaum

Um casal de atores vive um casamento insuportável. Julio sempre foi um ator medíocre, mas é famoso por ter trabalhado a vida toda na televisão. É muito mais velho que Julia. Os dois criaram uma dependência perversa na qual Julio é a parte fraca. Amam-se e odeiam-se. Seus sentimentos são tão divididos, ele tem tanta vontade de se separar, que um dia vai embora e, ao mesmo tempo, fica. Sem saber, ganha um duplo. Dois homens não podem ter a mesma vida, isto é logo descoberto. Um deles terá de morrer. O interlocutor do casal é o tímido, estranhíssimo e competente psicanalista Marco.


15:50

Pandemiarte - Episódio Marlos Bakker

Experimental20204minBrasilLivreRJ


De Fábio Gavião Com Marlos Bakker

O artista visual Marlos Bakker durante isolamento social provocado pela pandemia da Covid 19 responde a 3 perguntas: Qual a necessidade da Arte? Como a Pandemia afetou seu trabalho, sua vida, sua rotina? Qual a "sua" necessidade? Isolado em seu apartamento Marlos Bakker nos revela a dificuldade em passar por esta fase com dois filhos pequenos.


16:00

Cinema Novo

Documentário201693minBrasilLivreRJ


De Eryk Rocha

Um ensaio poético, um olhar aprofundado e um retrato íntimo sobre o Cinema Novo, movimento cinematográfico brasileiro que colocou o Brasil no mapa do cinema mundial, lançou grandes diretores (como Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos e Cacá Diegues) e criou uma estética única, essencial e visceral que mudou a história do cinema e a história do Brasil para sempre.Um ensaio poético, um olhar aprofundado e um retrato íntimo sobre o Cinema Novo, movimento cinematográfico brasileiro que colocou o Brasil no mapa do cinema mundial, lançou grandes diretores (como Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos e Cacá Diegues) e criou uma estética única, essencial e visceral que mudou a história do cinema e a história do Brasil para sempre.


17:40

Grandes Cenas - Episódio Alma Corsária

Documentário201718minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

O crítico Inácio Araújo e a montadora Cristina Amaral traçam pontos de contato entre a obra de Carlos Reichembach e a cena do piano na pastelaria em “Alma Corsária” (1993), uma homenagem ao paradoxo: estranha e sublime, popular e erudita.


18:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio Tess - Uma Lição de Vida

Documentário201352minFrança12 anos


De Serge July, Daniel Ablin

O documentário conta a história de ´Tess´, filme de Roman Polanski filmado em 1978 e altamente aclamado. Explora a aventura íntima, pessoal e coletiva que levou à criação do filme, que refletiu tanto uma virada histórica, quanto um momento particular na vida e no trabalho do diretor. Polanski fugiu dos Estados Unidos e encontrou refúgio na França. ´Tesse´ é um manifesto pós-moderno, feito em uma época em que a vanguarda estava sendo questionada em todos os campos culturais, anunciando um retorno a um estilo de narrativa mais clássico. Serge July entrevista o diretor do filme, Roman Polaski, a atriz Nastassia Kinski, o diretor Romain Goupil (que na época foi o segundo assistente do filme), o artista Christian Boltanski e outras personalidades ligadas aos dois anos de produção do filme. Cada entrevistado revela sua visão pessoal deste filme cult e nos fala sobre a incrível história de sua criação. Trata-se de um testemunho sobre a ambição de se fazer um filme europeu que pudesse competir com Hollywood. É também o retrato excepcional de um diretor que foi perseguido pelo jogo do acaso e das coincidências.


19:00

Visceral Brasil - Temporada 2 - Episódio A invenção do búfalo

Documentário201826minBrasilLivreSC


De Marcia Paraí­so

Ele inventou o búfalo bumbá na cidade de Salvaterra, Ilha do Marajó. Botador de boi, repentista, cantador de carimbó, compositor de sambas, fazedor de rimas, poeta, pescador, artesão – cego. Possui mais de 400 composições entre toadas, carimbós, xotes, chulas e bregas. Mestre Damasceno, um mestre pela palavra e pelo que é – exemplo humano.


19:30

Canteiro de Obras 2013

Documentário201326minBrasilLivre


De Rica Saito

No início de 2014, os integrantes da São Paulo Companhia de Dança (SPCD) receberam um desafio em forma de presente: um pequeno caderno em branco. Nele, diretora, bailarinos, coreógrafos, técnicos e outros funcionários da São Paulo tentaram traduzir em palavras suas experiências. Memórias, expectativas, tarefas, dificuldades, conquistas. Essas notas constituem o fio condutor deste filme, que aborda, de maneira intimista, poética e dinâmica, diversas facetas dessa Companhia múltipla. Acompanhando, de um lado, a montagem de um clássico do séc. XIX - La Sylphide, de Mario Galizzi - e de outro, o processo de criação de uma coreografia contemporânea - The Seasons, de Édouard Lock -, convidamos você a mergulhar no cotidiano intenso da SPCD e descobrir as diversas etapas e pessoas envolvidas neste constante processo criativo. Da sala de ensaio ao teatro, passando por viagens, sessões de fotos, criações de cenários e iluminação, experimente estar ao lado daqueles que trabalham nos bastidores para que o espetáculo aconteça. Este filme integra a série Canteiro de Obras da SPCD, que teve início em 2008, e conta hoje com seis documentários. Os programas constituem um instigante panorama do funcionamento de uma companhia de dança.


20:00

Incertezas Críticas - 1ª Temporada - Episódio Michel Maffesoli

Documentário201526minBrasilLivre


De Daniel Augusto

Professor da Sorbonne, o sociólogo francês Michel Maffesoli fala sobre a relação entre crise e pós-modernidade e sobre a importância de se estudar o cotidiano.


20:30

Fronteiras do Pensamento (2019) - Episódio Alejandro Zambra

Documentário201926minBrasil12 anosSP


De André Brandão, Ricardo Carioba

Aclamado pela crítica e pelo público, Alejandro Zambra é um dos mais relevantes autores da literatura latino-americana contemporânea. Licenciado em Literatura Hispânica na Universidade do Chile e com doutorado em Literatura pela Universidade Católica do Chile, foi crítico literário antes de imergir no universo da ficção como poeta, romancista e ensaísta. Eleito pela revista britânica Granta como um dos 22 melhores jovens escritores hispano-americanos, Zambra é autor de diversas obras premiadas, tais como “A vida privada das árvores”, “Formas de voltar para casa” e “Bonsai”. Além de “Múltipla escolha”, seu livro mais recente, que reflete sobre memória, educação, relacionamentos, política e desigualdade. Neste episódio, FRONTEIRAS DO PENSAMENTO traz as reflexões do escritor, que pondera tanto sobre os lugares ocupados pela literatura e o que significa ler e escrever hoje em dia, como sobre a vida contemporânea e o panorama futuro.


21:00

Cambié su nombre y seguí hablando de ella sin que lo supieras

Experimental201517minBrasilLivreSP


De João Solda

Camilo, como muitos imigrantes cubanos, resolveu tocar sua vida longe da ilha. Duas décadas depois de morar na França, Camilo decide voltar para a ilha ao contrário de muitos imigrantes, que nunca mais voltam. Pelas ruas de Havana, Camilo conta para Lázaro como estão as coisas por lá depois de tantos anos fora.


21:30

Recife Sevilla

Documentário200352minBrasilLivreRJ


De Bebeto Abranches

As principais entradas da poética de João Cabral de Melo Neto são Recife e Sevilha. Afora os livros a uma e a outra dedicados, há aqueles cujos versos guardam nas entrelinhas a experiência do homem apaixonado por estas cidades. Recife e Sevilha são uma das mais importantes sínteses da obra deste que é poeta maior da língua. É igualmente verdadeira a proposição: entra-se em Recife e em Sevilha através da poesia de João Cabral. Seriam cidades inconciliáveis por semelhanças e diferenças, se nelas o poeta não tivesse vivido. O Recife do menino de engenho e do rapaz mundano e a Sevilha do homem feito andarilho por força de sua carreira de diplomata.


22:30

Vocacional - Uma Aventura Humana

Documentário201178minBrasilLivreSP


De Toni Venturi

O cineasta Toni Venturi revisita uma página emocionante e ignorada da história da educação pública no país: os seis ginásios Vocacionais do estado de São Paulo, que na década de 1960 foram reprimidos pela ditadura militar. Concebidos por Maria Nilde Mascellani, uma das mais importantes educadoras brasileiras, os colégios tinham uma proposta à frente do seu tempo: fazer o aluno pensar, trabalhar em grupo e desenvolver a sensibilidade artística e as habilidades técnicas. Partindo do olhar pessoal do diretor, que participou dessa experiência escolar, através do depoimento de vários ex-alunos e ex-professores, o documentário contribui para a compreensão sobre a precariedade do ensino público atual e seus desafios para o futuro.