Quarta-feira, 10 de Março de 2021


00:00

Matizes do Brasil - Episódio Hélio Oiticica

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Bianca Lenti

Hélio Oiticica é considerado autor de uma das mais originais e revolucionárias produções artísticas brasileiras, graças ao seu caráter inovador e, muitas vezes, polêmico. Realizou trabalhos envolvendo pintura, escultura, objetos, instalações, performance e escrita. Algumas marcas de sua obra são a inaugural forma de abertura à participação do espectador, o uso das cores – em geral vibrantes – e o experimentalismo. Este episódio de Matizes do Brasil convida grandes conhecedores do legado do artista, como César Oiticica Filho, Felipe Scovino e Ligia Canongia, para comentarem sobre a trajetória dele, dando ênfase a alguns de seus trabalhos mais famosos.

Próximas Exibições:
Qua, 10 mar às 14:00h
Qui, 11 mar às 08:00h
Sáb, 13 mar às 21:15h


00:30

Arquitetos Brasileiros - Episódio Indio da Costa

Documentário201452minBrasilLivreSP


De Diego Romero de Godoy

A cada episódio, Arquitetos Brasileiros traça o perfil de um prestigiado arquiteto brasileiro, por meio de uma conversa com o próprio arquiteto, com alguns de seus interlocutores e estudiosos do tema, além de promover um passeio por uma de suas obras de referência. É a partir deste passeio que cada episódio vai discorrer sobre temas relevantes e recorrentes em toda a produção do arquiteto retratado, indo do particular ao geral, do macro ou micro. Assuntos como a história e a evolução da arquitetura, as referências individuais, o processo criativo, a relação da obra com o meio, inovação e sustentabilidade, materiais, design e função, são abordados de maneira plástica e dinâmica através das imagens produzidas especialmente para o episódio, bem como do acervo do próprio artista.

Próximas Exibições:
Qua, 10 mar às 14:30h
Qui, 11 mar às 08:30h
Sáb, 13 mar às 20:15h


01:30

Coleção Arte Presente em Inhotim - Episódio Chris Burden

Documentário201852minBrasil14 anosRJ


De Pedro Urano

Neste episódio, investigamos as obras e as performances polêmicas do artista americano Chris Burden, como “Shoot”, em que ele é atingido no braço por um tiro de espingarda disparado por um amigo, em uma galeria. Entre as obras mais ambiciosas de Burden, está "Beam Drop", realizada originalmente em Nova York, em 1984, e recriada, em 2008, em Inhotim, onde ainda pode ser vista. Sob orientação do artista, foram lançadas, com um guindaste, vigas de aço numa poça de cimento fresco.

Próximas Exibições:
Qua, 10 mar às 15:30h
Qui, 11 mar às 09:30h
Dom, 14 mar às 16:45h


02:30

Pandemiarte - Episódio Franklin Cassaro

Experimental20204minBrasilLivreRJ


De Fábio Gavião Com Franklin Cassaro

O Escultor performatico Franklin Cassaro no período de isolamento social provocado pela pandemia da Covid 19 responde a 3 perguntas: Qual a necessidade da Arte? Como a Pandemia afetou seu trabalho, sua vida, sua rotina? Qual a "sua" necessidade? Isolado em seu apartamento/atelier, Cassaro nos revela suas impressões sobre o periodo e nos mostra um de seus ultimos trabalhos.

Próximas Exibições:
Qua, 10 mar às 16:30h
Qui, 11 mar às 10:30h
Sáb, 13 mar às 23:50h


02:40

Cildo

Documentário200978minBrasil10 anosRJ


De Gustavo Moura

Cildo Meireles é um dos principais artistas plásticos brasileiros, tendo conquistado em 2008 o prestigiado Premio Velázques de las Artes Plásticas. Conduzido pelas palavras do próprio Cildo, o filme percorre suas obras, procurando entender o processo criativo e o pensamento do artista. De 2005 a 2008 do ateliê onde trabalha às grandes exposições internacionais de Inhotim, em Minas Gerais, ao Tate Modern, em Londres do Cruzeiro do Sul ao Desvio para o Vermelho, passeamos por suas obras e idéias, em uma trajetória ao mesmo tempo reflexiva e profundamente sensorial.

Próximas Exibições:
Qua, 10 mar às 16:40h
Qui, 11 mar às 10:40h
Dom, 14 mar às 13:40h


04:00

Figuras da Dança - Episódio Tatiana Leskova

Documentário200926minBrasilLivre


De Sergio Roizenblit, Inês Bogéa

Uma das figuras mais importantes da dança brasileira, Tatiana Leskova nasceu em Paris (FRA) e chegou ao Brasil pela primeira vez em 1942, com a companhia Original Ballet Russes do Coronel de Basil e fixou residência no país em 1944. Esteve à frente do Balé do Teatro Municipal do Rio (RJ) por anos e o transformou em uma das companhias mais prestigiadas da dança clássica no Brasil. Para a instituição, remontou grandes clássicos da dança. Trabalhou com Léonide Massine (1895-1979), de quem se tornou remontadora oficial. Por conta disso, já trabalhou em companhias na Inglaterra, Estados Unidos, França (na Ópera de Paris, convidada por Nureyev) e Países Baixos.

Próximas Exibições:
Qua, 10 mar às 12:00h
Qui, 11 mar às 06:00h
Sáb, 13 mar às 06:00h


04:30

O Povo Brasileiro - Episódio Brasil Caipira

Documentário200130minBrasilLivreSP


De Isa Grinspum Ferraz Com Chico Buarque, Gilberto Gil, Tom Zé, Darcy Ribeiro, narração de Matheus Nachtergaele

O que hoje costumamos classificar sob o sintagma "cultura caipira" é algo que começa a se esboçar em meio aos mamelucos paulistas dos primeiros séculos coloniais, que moravam em arraiais pobres e rústicos, praticavam a agricultura da "coivara" , falavam a chamada "língua geral", caçavam índios e perseguiam quilombolas. Era uma gente que, embora envolvida pelo espírito mercantil, levava uma vida praticamente tribal, de forma e fundo tupi. E que, a partir da descoberta das nossas jazidas auríferas, espalhou-se de São Paulo a Minas Gerais. Quando os esplendores do ouro mineiro se reduziram a brilhos esporádicos, veio a estagnação - e mesmo a regressão - do Centro-Sul do país. Cultura da pobreza. Ö equilíbrio é alcançado numa variante da cultura brasileira rústica, que se cristaliza como área cultural caipira". É todo um modo de vida que acaba por "esparramar-se, falando afinal a língua portuguesa, por toda a área florestal e campos naturais do Centro-Sul do país, desde São Paulo, Espírito Santo e estado do Rio de Janeiro, na costa, até Minas Gerais e mato Grosso, estendendo-se ainda sobre áreas vizinhas do Paraná" (Darcy Ribeiro). Basicamente "caipira" será, ainda, a cultura do café. E são os atos expressivos dessa área cultural, estereotipada caricaturalmente na figura do "jeca tatu", que constituirão o tema do programa Brasil Caipira.

Próximas Exibições:
Qua, 10 mar às 12:30h
Qui, 11 mar às 06:30h
Sáb, 13 mar às 05:00h


05:00

Expresso - Episódio Sérgio Ricardo

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Hilton Lacerda, Joaquim Castro

O diretor, ator, cantor e compositor Sérgio Ricardo recorda sua trajetória, tendo como pano de fundo a paisagem que vê de sua janela, no Vidigal: o Rio de Janeiro de natureza exuberante e morros de casebres empilhados. Entre imagens de filmes antigos e passeios pelas vielas da comunidade que escolheu para viver, ele fala sobre memória, sua ligação com o povo, a dissidência com a bossa nova, a escolha por tratar da realidade política brasileira, a censura da ditadura e o bloqueio da mídia e da indústria cultural - o anonimato. Em uma cidade em preto e branco, trata de exclusão, gentrificação e resistência.

Próximas Exibições:
Qua, 10 mar às 13:00h
Qui, 11 mar às 07:00h
Sáb, 13 mar às 05:30h


05:30

Grandes Mitos Gregos - Episódio Édipo - Decifrador de Enigmas

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Quando Édipo atingiu a idade adulta, conheceu um homem em uma carruagem, que o ameaçou. Édipo o matou. Ele foi, então, para Tebas, e se preparou para enfrentar a Esfinge, já que ouvira que quem conseguisse derrotar o terrível animal que ameaçava a cidade poderia se casar com a rainha Jocasta, viúva, e tornar-se rei de Tebas.

Próximas Exibições:
Qua, 10 mar às 13:30h
Qui, 11 mar às 07:30h
Sáb, 13 mar às 17:00h


06:00

Estados da Arte - Episódio Feminismo

Documentário201726minBrasil14 anosRJ


De Eduardo Goldenstein

Para além das questões de gênero, o desejo de libertação. A conflituosa relação entre arte e moral. Mariana Guimarães se utiliza da tradição do bordado para romper padrões estabelecidos. Carol Valansi faz um releitura da pornografia. Fabiana Faleiros e Mulheres de Buço afirmam a liberdade feminina através da música e da performance. Marie Carangi promove a marcha das cem tetas, e Laura Lima revela a potência da arte através da ornamentação, da beleza e do corpo.

Próximas Exibições:
Sex, 26 fev às 07:10h
Dom, 14 mar às 05:30h


06:30

No Caminho do Bem - Episódio O Feminino nas Religiões

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

O papel da mulher na sociedade contemporânea é o tema da vez de "No Caminho do Bem". O episódio se dedica ao debate sobre como a religião pode empoderar ou oprimir a representação feminina, revelando como fiéis mulheres vivenciam a rotina religiosa.

Próximas Exibições:
Sex, 26 fev às 07:10h
Dom, 14 mar às 06:05h


07:30

Juntos - Episódio Plantando nas Escolas

Documentário201926minBrasilLivreSC


De Leticia Marques

No interior do Paraná, crianças da pré escola experimentam a permacultura e são estimuladas a sentir a floresta e o meio natural como parte integrante delas mesmas, compreendendo o ciclo do alimento a partir da observação e do convívio com as hortas.

Próximas Exibições:
Sex, 26 fev às 07:10h
Sáb, 13 mar às 06:30h


08:00

Cale-se - Episódio A Voz Feminina

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

O quarto e último episódio sobre MPB da série convida nomes como Joyce e Fátima Guedes a relembrarem o cenário da censura musical sob a ótica feminina. Joyce fala sobre o caso da sua música “Eternamente grávida”, citando exemplos de palavras que não foram admitidas pelo regime. Ivan Lins explica que, durante os Anos de Chumbo, os artistas acabaram polarizados entre engajados ou adesistas. Ele comenta o caso da música “O amor é meu país”, de 1970, que fez com que o compositor fosse taxado de ufanista e acabasse sofrendo uma outra censura. O pesquisador Ricardo Cravo Albin conta de sua atuação em defesa da liberação das canções no Conselho Superior da Censura, uma espécie de segunda instância que reunia membros do governo e da sociedade civil. Zé Luiz Mazziotti e Fátima Guedes relembram a canção “Mestre Salas dos Mares”.

Próximas Exibições:
Sex, 26 fev às 07:10h
Sáb, 13 mar às 18:00h


08:30

As Canções da Minha Vida - Episódio Teresa Cristina

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

null

Próximas Exibições:
Sex, 26 fev às 07:10h
Sáb, 13 mar às 19:10h


09:00

My name is now, Elza Soares

Documentário201471minBrasil12 anosMG


De Elizabete Martins Campos

Um filme com a cantora Elza Soares, ícone da música brasileira, numa saga que ultrapassa o tempo, espaço, perdas e sucessos. Elza e seu espelho, cara a cara, nua e crua, ao mesmo tempo frágil e forte, real e sobrenatural, uma fênix, que com a força da natureza transcende e canta gloriosamente.

Próximas Exibições:
Sex, 26 fev às 07:10h
Sáb, 13 mar às 22:30h


10:20

Pedro Luis - Vale Quanto Pesa - Episódio Maura

Documentário20194minBrasilLivreRJ


De Pedro Tré Hansen

Pedro Luis interpreta canções de Luiz Melodia.

Próximas Exibições:
Sex, 26 fev às 07:10h
Sáb, 13 mar às 21:50h


10:30

Clementina

Documentário201975minBrasilLivreRJ


De Ana Rieper Com Alcione, Nelson Sargento, Hermí­nio Bello de Carvalho, Ney Lopes, Tantinho da Mangueira

O documentário faz uma viagem através das músicas e da história de Clementina de Jesus. Os sambas mais poéticos, o batuque cheio de balanço, os cantos religiosos que revelam uma comunicação forte com o mundo sagrado, vão nos levando para o profundo mundo de Quelé. Marcada na história da MPB pela sua voz excepcional e repertório de música afro brasileira, essa neta de escravos trouxe com o seu canto a alegria, a potência e o drama da condição do negro no Brasil. Considerada por muitos o elo perdido entre a cultura brasileira e as raízes africanas.

Próximas Exibições:
Sex, 26 fev às 07:10h
Sáb, 13 mar às 13:05h


12:00

Figuras da Dança - Episódio Tatiana Leskova

Documentário200926minBrasilLivre


De Sergio Roizenblit, Inês Bogéa

Uma das figuras mais importantes da dança brasileira, Tatiana Leskova nasceu em Paris (FRA) e chegou ao Brasil pela primeira vez em 1942, com a companhia Original Ballet Russes do Coronel de Basil e fixou residência no país em 1944. Esteve à frente do Balé do Teatro Municipal do Rio (RJ) por anos e o transformou em uma das companhias mais prestigiadas da dança clássica no Brasil. Para a instituição, remontou grandes clássicos da dança. Trabalhou com Léonide Massine (1895-1979), de quem se tornou remontadora oficial. Por conta disso, já trabalhou em companhias na Inglaterra, Estados Unidos, França (na Ópera de Paris, convidada por Nureyev) e Países Baixos.

Próximas Exibições:
Qui, 11 mar às 06:00h
Sáb, 13 mar às 06:00h


12:30

O Povo Brasileiro - Episódio Brasil Caipira

Documentário200130minBrasilLivreSP


De Isa Grinspum Ferraz Com Chico Buarque, Gilberto Gil, Tom Zé, Darcy Ribeiro, narração de Matheus Nachtergaele

O que hoje costumamos classificar sob o sintagma "cultura caipira" é algo que começa a se esboçar em meio aos mamelucos paulistas dos primeiros séculos coloniais, que moravam em arraiais pobres e rústicos, praticavam a agricultura da "coivara" , falavam a chamada "língua geral", caçavam índios e perseguiam quilombolas. Era uma gente que, embora envolvida pelo espírito mercantil, levava uma vida praticamente tribal, de forma e fundo tupi. E que, a partir da descoberta das nossas jazidas auríferas, espalhou-se de São Paulo a Minas Gerais. Quando os esplendores do ouro mineiro se reduziram a brilhos esporádicos, veio a estagnação - e mesmo a regressão - do Centro-Sul do país. Cultura da pobreza. Ö equilíbrio é alcançado numa variante da cultura brasileira rústica, que se cristaliza como área cultural caipira". É todo um modo de vida que acaba por "esparramar-se, falando afinal a língua portuguesa, por toda a área florestal e campos naturais do Centro-Sul do país, desde São Paulo, Espírito Santo e estado do Rio de Janeiro, na costa, até Minas Gerais e mato Grosso, estendendo-se ainda sobre áreas vizinhas do Paraná" (Darcy Ribeiro). Basicamente "caipira" será, ainda, a cultura do café. E são os atos expressivos dessa área cultural, estereotipada caricaturalmente na figura do "jeca tatu", que constituirão o tema do programa Brasil Caipira.

Próximas Exibições:
Qui, 11 mar às 06:30h
Sáb, 13 mar às 05:00h


13:00

Expresso - Episódio Sérgio Ricardo

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Hilton Lacerda, Joaquim Castro

O diretor, ator, cantor e compositor Sérgio Ricardo recorda sua trajetória, tendo como pano de fundo a paisagem que vê de sua janela, no Vidigal: o Rio de Janeiro de natureza exuberante e morros de casebres empilhados. Entre imagens de filmes antigos e passeios pelas vielas da comunidade que escolheu para viver, ele fala sobre memória, sua ligação com o povo, a dissidência com a bossa nova, a escolha por tratar da realidade política brasileira, a censura da ditadura e o bloqueio da mídia e da indústria cultural - o anonimato. Em uma cidade em preto e branco, trata de exclusão, gentrificação e resistência.

Próximas Exibições:
Qui, 11 mar às 07:00h
Sáb, 13 mar às 05:30h


13:30

Grandes Mitos Gregos - Episódio Édipo - Decifrador de Enigmas

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Quando Édipo atingiu a idade adulta, conheceu um homem em uma carruagem, que o ameaçou. Édipo o matou. Ele foi, então, para Tebas, e se preparou para enfrentar a Esfinge, já que ouvira que quem conseguisse derrotar o terrível animal que ameaçava a cidade poderia se casar com a rainha Jocasta, viúva, e tornar-se rei de Tebas.

Próximas Exibições:
Qui, 11 mar às 07:30h
Sáb, 13 mar às 17:00h


14:00

Matizes do Brasil - Episódio Hélio Oiticica

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Bianca Lenti

Hélio Oiticica é considerado autor de uma das mais originais e revolucionárias produções artísticas brasileiras, graças ao seu caráter inovador e, muitas vezes, polêmico. Realizou trabalhos envolvendo pintura, escultura, objetos, instalações, performance e escrita. Algumas marcas de sua obra são a inaugural forma de abertura à participação do espectador, o uso das cores – em geral vibrantes – e o experimentalismo. Este episódio de Matizes do Brasil convida grandes conhecedores do legado do artista, como César Oiticica Filho, Felipe Scovino e Ligia Canongia, para comentarem sobre a trajetória dele, dando ênfase a alguns de seus trabalhos mais famosos.

Próximas Exibições:
Qui, 11 mar às 08:00h
Sáb, 13 mar às 21:15h


14:30

Arquitetos Brasileiros - Episódio Indio da Costa

Documentário201452minBrasilLivreSP


De Diego Romero de Godoy

A cada episódio, Arquitetos Brasileiros traça o perfil de um prestigiado arquiteto brasileiro, por meio de uma conversa com o próprio arquiteto, com alguns de seus interlocutores e estudiosos do tema, além de promover um passeio por uma de suas obras de referência. É a partir deste passeio que cada episódio vai discorrer sobre temas relevantes e recorrentes em toda a produção do arquiteto retratado, indo do particular ao geral, do macro ou micro. Assuntos como a história e a evolução da arquitetura, as referências individuais, o processo criativo, a relação da obra com o meio, inovação e sustentabilidade, materiais, design e função, são abordados de maneira plástica e dinâmica através das imagens produzidas especialmente para o episódio, bem como do acervo do próprio artista.

Próximas Exibições:
Qui, 11 mar às 08:30h
Sáb, 13 mar às 20:15h


15:30

Coleção Arte Presente em Inhotim - Episódio Chris Burden

Documentário201852minBrasil14 anosRJ


De Pedro Urano

Neste episódio, investigamos as obras e as performances polêmicas do artista americano Chris Burden, como “Shoot”, em que ele é atingido no braço por um tiro de espingarda disparado por um amigo, em uma galeria. Entre as obras mais ambiciosas de Burden, está "Beam Drop", realizada originalmente em Nova York, em 1984, e recriada, em 2008, em Inhotim, onde ainda pode ser vista. Sob orientação do artista, foram lançadas, com um guindaste, vigas de aço numa poça de cimento fresco.

Próximas Exibições:
Qui, 11 mar às 09:30h
Dom, 14 mar às 16:45h


16:30

Pandemiarte - Episódio Franklin Cassaro

Experimental20204minBrasilLivreRJ


De Fábio Gavião Com Franklin Cassaro

O Escultor performatico Franklin Cassaro no período de isolamento social provocado pela pandemia da Covid 19 responde a 3 perguntas: Qual a necessidade da Arte? Como a Pandemia afetou seu trabalho, sua vida, sua rotina? Qual a "sua" necessidade? Isolado em seu apartamento/atelier, Cassaro nos revela suas impressões sobre o periodo e nos mostra um de seus ultimos trabalhos.

Próximas Exibições:
Qui, 11 mar às 10:30h
Sáb, 13 mar às 23:50h


16:40

Cildo

Documentário200978minBrasil10 anosRJ


De Gustavo Moura

Cildo Meireles é um dos principais artistas plásticos brasileiros, tendo conquistado em 2008 o prestigiado Premio Velázques de las Artes Plásticas. Conduzido pelas palavras do próprio Cildo, o filme percorre suas obras, procurando entender o processo criativo e o pensamento do artista. De 2005 a 2008 do ateliê onde trabalha às grandes exposições internacionais de Inhotim, em Minas Gerais, ao Tate Modern, em Londres do Cruzeiro do Sul ao Desvio para o Vermelho, passeamos por suas obras e idéias, em uma trajetória ao mesmo tempo reflexiva e profundamente sensorial.

Próximas Exibições:
Qui, 11 mar às 10:40h
Dom, 14 mar às 13:40h


18:00

Impressões do Brasil - Episódio Lygia Bojunga

Documentário201126minÁfrica do SulLivreDF


De Ronaldo Duque

Elogiada pela crítica nacional e internacional, Lygia Bojunga, autora de 22 livros, é a primeira escritora fora do eixo Europa-Estados Unidos a receber a medalha Hans Cristian Anderson, considerada o prêmio Nobel dos autores para a infância e juventude em todo o mundo. Suas obras estão traduzidas em vários idiomas.

Próximas Exibições:
Qui, 11 mar às 04:00h
Sex, 12 mar às 06:00h
Dom, 14 mar às 03:00h


18:30

Intérpretes do Brasil - Episódio Portugal, Brasil, por Judith Cortesão

Documentário200120minBrasilLivreSP


De Isa Grinspum Ferraz

Judith Cortesão fala do mundo português anterior à aventura dos descobrimentos, do significado profundo, para os portugueses, das viagens ao desconhecido, e da chegada às costas brasileiras, com seus mistérios e maravilhas.

Próximas Exibições:
Qui, 11 mar às 04:30h
Sex, 12 mar às 06:30h
Dom, 14 mar às 03:30h


19:00

Luz & Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro - Episódio Truques e Magias de Cezar Moraes

Documentário201732minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula, Jacques Cheuiche

Sobrinho de Fernando Duarte, Cezar Moraes foi assistente de câmera por 12 anos até se consolidar como diretor de fotografia. Fez diversos filmes dos Trapalhões nos anos 80 e estabeleceu uma relação estreita com o cinema infantil. Fotografou também "Era Uma Vez..." de Arturo Uranga (1993) com técnicas de vidro pintado, o chamado Matte Painting. Cezar foi o pioneiro da captação digital no Brasil, trazendo dos EUA os equipamentos e a técnica para filmar em HD. Produziu assim "Xuxa e os Duendes" (2001), o primeiro filme em digital feito no país.

Próximas Exibições:
Qui, 11 mar às 05:00h
Sex, 12 mar às 07:00h
Sáb, 13 mar às 07:30h


19:30

Mobilis - Episódio Especulação Imobiliária

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

Por que é tão comum que a própria organização tradicional das cidades separe as pessoas de seus destinos com distâncias que dificultam a vida de quase todos?

Próximas Exibições:
Qui, 11 mar às 05:30h
Sex, 12 mar às 07:30h
Sáb, 13 mar às 09:40h


20:00

Nós, Documentaristas - Episódio Beth Formaggini

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Susanna Lira Com Beth Formaggini

No episódio, Beth Formaggini, diretora de filmes como "Apartamento 608", "Xingu Cariri Caruaru Carioca" e "Pastor Cláudio", aborda suas motivações e o processo de realização de suas obras.

Próximas Exibições:
Qui, 11 mar às 00:00h
Sex, 12 mar às 08:00h
Sáb, 13 mar às 10:15h


20:30

Bicho de 7 Cabeças

Ficção200088minBrasil16 anosSP


De Laí­s Bodanzky Com Marcos Cesana, Caco Ciocler, Cássia Kiss, Rodrigo Santoro, Othon Bastos

Uma viagem ao inferno manicomial. Esta é a odisseia vivida por Neto, um adolescente de classe média baixa, que leva uma vida "normal" até o dia em que o pai o interna em um manicômio depois de encontrar um baseado no bolso de seu casaco. O cigarro de maconha é apenas uma gota d´água que deflagra a tragédia na família. Neto é um adolescente em busca de emoções e liberdade que tem pequenas rebeldias, como pichar muros e usar brincos, incompreendidas pelo pai. A falta de entendimento leva ao emudecimento na relação dentro de casa e o medo de perder o controle sobre o filho vira o amor do avesso. Internado no manicômio, Neto conhece uma realidade completamente absurda e desumana, onde as pessoas são devoradas por um sistema corrupto e cruel. A linguagem de documentário utilizada pela diretora empresta ao filme uma forte sensação de realidade, aumentando ainda mais o impacto das emoções vividas pelo protagonista. No manicômio, Neto é forçado a amadurecer. As transformações pelas quais ele passa alteram radicalmente sua relação com o pai.

Próximas Exibições:
Qui, 11 mar às 00:30h
Sex, 12 mar às 08:30h
Dom, 14 mar às 15:10h


22:00

A Luz de Mário Carneiro

Documentário202073minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula Com Mário Carneiro

“A Luz de Mário Carneiro” é um documentário que faz um mergulho na história do cinema brasileiro a partir de um de seus maiores diretores de fotografia, Mário Carneiro. Importante fotógrafo e artista plástico, foi um dos principais personagens do Cinema Novo, e deixou um vasto e importante material de arquivo inédito sobre sua trajetória, como entrevistas e pequenas experiências em 16mm, além de pinturas, gravuras e desenhos. A Luz de Mario Carneiro é uma homenagem a esse personagem que teve grande importância para o desenvolvimento do cinema brasileiro.

Próximas Exibições:
Qui, 11 mar às 02:00h
Sex, 12 mar às 10:00h
Sáb, 13 mar às 15:35h


23:20

Tempo Real

Ficção200512minBrasilLivreRJ


De Joana Limaverde, Mino Barros Reis Com Alexandre Zaquia, Ana Markun, Fernando Vieira, Giovanna Gold, Gui Pádua

Quando o Tempo é a única saída...

Próximas Exibições:
Qui, 11 mar às 03:20h
Sex, 12 mar às 11:20h
Sáb, 13 mar às 12:50h


23:40

Grandes Cenas - Episódio A Ostra e o Vento

Documentário201718minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

O diretor Walter Lima Júnior dá uma aula de cinema ao falar sobre a cena do lençol em “A Ostra e o Vento” (1997), um exemplo de como a câmera pode transmitir um sentimento e até mesmo encarnar um personagem.

Próximas Exibições:
Qui, 11 mar às 03:40h
Sex, 12 mar às 11:40h
Sáb, 13 mar às 17:40h