Sábado, 20 de Fevereiro de 2021


00:00

História do Anarquismo: sem deuses, sem mestres - Episódio 1840-1906: A paixão por destruição

Documentário201652minFrançaLivre


De Ramonet (Tancrède)

Voltando aos principais acontecimentos dos últimos dois séculos da História Social, essa série de três documentários revela, pela primeira vez, as origens e o destino da ideologia política que tem lutado contra todos os deuses e mestres há mais de 150 anos. A partir de materiais de arquivo nunca antes vistos e outros esquecidos, além de vasta documentação, a série reconta a história desse movimento, que, de Paris a Nova Iorque e de Tóquio a Buenos Aires, tem tentado mudar o mundo com seus ideais de liberdade e revolta.

Próximas Exibições:
Qui, 4 mar às 00:12h


01:00

Guerras do Brasil.doc - Episódio Universidade do Crime

Documentário201826minBrasil12 anos


De Luiz Bolognesi

“A Guerra do Tráfico” traz para a TV uma guerra contemporânea: A guerra das ruas brasileiras, onde morrem cerca de 60 mil pessoas todos os anos. Vamos entender a gênese das organizações criminosas que dominam os presídios Brasileiros e organizam o tráfico de drogas. O episódio conta a origem, no Rio de Janeiro, do Comando Vermelho, organização que nasceu e cresceu, nos presídios cariocas. Como o “CV” organizou o crime e o tráfico nas comunidades cariocas. Conta, em São Paulo, o nascimento do PCC, (Primeiro Comando da Capital) na década de 90, como foi estruturado, como ele financia os crimes, suas regras e o seu fortalecimento e ascensão na ausência total do Estado.


01:30

Haydee e o peixe voador

Documentário201971minBrasil12 anosRJ


De Pachi Bustos

No documentário dirigido pela chilena Pachi Bustos, Haydée Oberreuter quer se despedir de seu filho, que morreu em seu ventre, durante atrozes sessões de tortura, há quarenta anos. Ela tinha 21 anos e jamais imaginou que, quatro décadas mais tarde, voltaria a se encontrar com seus algozes em um julgamento sem precedentes no Chile.

Próximas Exibições:
Qui, 4 mar às 00:12h


03:00

Gulag, a história dos campos de concentração soviéticos - Episódio Origens e proliferação 1918-1938

Documentário201952minFrança12 anos


De Patrick Rotman, Nicolas Werth, François Aymé

Poucos meses depois da Revolução de Outubro, os bolcheviques criaram os primeiros campos de concentração para se livrar dos oponentes políticos e reeducar os chamados elementos anti-sociais por meio do trabalho. O primeiro experimento em grande escala é o das Ilhas Solovki. Milhares de prisioneiros políticos e de direito consuetudinário, homens e mulheres, são escravizados lá em condições desumanas. Após a morte de Lenin em 1922, Stalin tomou o poder e decretou a industrialização do país por meio de marchas forçadas e a coletivização da terra, o que desencadeou uma fome mortal. Os projetos do Titanic foram iniciados nas regiões mais remotas, como Kolyma na Sibéria. A GPU, a polícia política do Partido Comunista cuja missão é purgar o corpo social e regenerá-lo, envia centenas de milhares de russos aos campos para participar da construção do socialismo. O número de detidos no gulag ultrapassou a marca de um milhão em 1935. Os julgamentos da mídia em Moscou esconderam a repressão que atingiu toda a sociedade soviética. As execuções em massa e as prisões arbitrárias estão se acelerando. Em janeiro de 1939, 2 milhões de prisioneiros trabalhavam no gulag, mas Beria, que assumiu o chefe do NKVD, o ex-Guépéou, foi encarregado de reorganizar o gulag para torná-lo economicamente lucrativo.


04:00

Design Gráfico Brasileiro - Episódio Pôster - Estado da Arte do Design Gráfico

Documentário201552minBrasilLivre


De André Saad Jafet, Jorge Saad Jafet

O pôster é sinônimo da nobreza artística na atividade de design gráfico e, ao mesmo tempo, realizá-lo é uma espécie tour de force no Brasil, onde é necessário ser um herói-marginal, no melhor estilo Hélio Oiticica, para fazê-lo.

Próximas Exibições:
Qui, 4 mar às 00:12h


05:00

O Povo Brasileiro - Episódio Encontros e Desencontros

Documentário200130minBrasilLivreSP


De Isa Grinspum Ferraz Com Chico Buarque, Gilberto Gil, Tom Zé, Darcy Ribeiro, narração de Matheus Nachtergaele

Este programa será dedicado ao tema da gestação étnica de um povo novo - o povo brasileiro -, configurando-se num processo de mestiçagem permanente, desde o momento em que o primeiro europeu passou por aqui. De saída, a mistura luso-ameríndia. Os náufragos e degredados gerando filhos mestiços nas redes ou "inis" das cunhãs tupinambás. Nascem assim os mamelucos ou brasilíndios, espraiando-se por todo o litoral brasílico, para militar nas "bandeiras" ou formar núcleos habitacionais na orla marítima do Rio de Janeiro ou do Maranhão. Em seguida, os cruzamentos entre portugueses e negros e entre negros e índios. São os mulatos e cafuzos que vão se multiplicando pelo território conquistado ou em vias de conquista. Tais mestiços já não eram brancos, nem índios, nem negros. "O brasilíndio como o afro-brasileiro existiam numa terra de ninguém, etnicamente falando, e é a partir dessa carência essencial, para livrar-se da ninguendade de não-índios, não-europeus e não-negros, que eles se vêem forçados a criar sua própria identidade étnica: a brasileira", sustenta a tese central de Darcy Ribeiro. Do plano físico ao espiritual, define-se aí de fato, e desde os primeiros tempos coloniais, a personalidade do Brasil como sociedade mestiça e sincrética dos trópicos, distinta das matrizes que lhe deram origem.

Próximas Exibições:
Qui, 4 mar às 00:12h


05:30

Expresso - Episódio Karina Bhur

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Hilton Lacerda, Rodrigo Campos

“A cidade fala através da voz do artista”, diz Roger de Renor, produtor cultural. E é pela voz singular da cantora e percussionista Karina Buhr que Recife e Olinda se revelam neste episódio. As transformações na carreira da artista acompanham as mudanças na vicejante cena musical de Pernambuco. De certa forma, ocorrem também em paralelo às alterações na ocupação do Recife, cidade que luta para preservar sua paisagem. 

Próximas Exibições:
Qui, 4 mar às 00:12h


06:00

Figuras da Dança - Episódio Hulda Bittencourt

Documentário200926minBrasilLivre


De Sergio Roizenblit, Inês Bogéa

Fundadora da Cisne Negro Cia. de Dança (SP), em 1977, Hulda Bittencourt tem uma longa trajetória na dança. Atuou como bailarina, coreógrafa, professora, fundadora de escola e companhia de dança. No começo de sua carreira, dançou em vários grupos e participou de óperas, operetas e musicais. Entre seus trabalhos, destaca-se a montagem anual de O Quebra-Nozes, que supra a 25ª temporada seguida. Hulda iniciou seus estudos com Maria Olenewa (1896-1965) e teve como professores, Vaslav Veltcheck (1896-1967), Ismael Guiser (1927 - 2008), Bill Martin Viscount (1940-2012), Rosella Hightower (1920-2008) e John O`Brien.

Próximas Exibições:
Qui, 4 mar às 00:12h


06:30

Juntos - Episódio Somando Histórias

Documentário201926minBrasilLivreSC


De Leticia Marques

Tiago e Luciana trabalham com a bioconstrução no bioma do cerrado, Rafaelle leva a experiência da permacultura para a pré-escola, Andréa regenera florestas e planta árvores com crianças, Aline e João se dedicam a projetos de agrofloresta na aldeia Guarani território Morro dos Cavalos e Dalva estimula o pensar na agricultura entre camponeses, enquanto Andrea Pesek transforma espaços urbanos antes abandonados - em hortas. Histórias que se somam em um mundo em que se quer fazer a diferença e pensar junto novos caminhos.

Próximas Exibições:
Qui, 4 mar às 00:12h


07:00

Presença de Villa-Lobos - Episódio As Bachianas

Documentário201826minBrasilLivre


De Liloye Boubli Com Hugo Pilger, Lucia Barrenechea

A presença de Bach na vida musical de Villa-Lobos se torna definitiva. A consagrada Bachiana N° 5 num diálogo íntimo entre piano e cello e o prelúdio N°4 em piano solo dão o tom a uma das maiores obras musicais já compostas por um brasileiro.

Próximas Exibições:
Qui, 4 mar às 00:12h


07:30

Luz & Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro - Episódio O Rigor e a Criatividade de Rodolfo Sanchez

Documentário201729minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula, Jacques Cheuiche

Na conversa com Rodolfo Sanchez, diretor de fotografia radicado em São Paulo, relembramos o filme que fez na Argentina, Tiro de Gracia (1967), e no Brasil, Detetive Bolacha Contra o Gêniodo Crime (1974). Sua parceria com Ugo Giorgetti rendeu filmes como Quebrando a Cara (1977) e Prédio Martinelli (1977), A Festa (1988) e Sábado (1993). Falamos também sobre sua parceria com Hector Babenco em Pixote (1981) e O Beijo da Mulher Aranha (1985), com Ana Carolina em Sonho de Valsa (1987) e Amélia (2009).

Próximas Exibições:
Qui, 4 mar às 00:12h


08:05

Filmes que Marcaram Época - Episódio Um Estranho no Ninho

Documentário201352minFrança10 anos


De Antoine de Gaudemar

"Um Estranho no Ninho" é o segundo longa metragem filmado nos EUA por Milos Forman, adaptado do romance homônimo de Ken Kesey. Ambientado em uma clínica psiquiátrica, o filme conta a história de Randall McMurphy, um indivíduo de espírito livre que termina lá fugindo da prisão e lidera os pacientes em uma rebelião contra a equipe opressivai, chefiada pela enfermeira Ratched. Para Milos Forman, o cineasta tcheco que teve os pais deportados durante a Segunda Guerra Mundial, e que foi forçado a fugir da Tchecoslováquia comunista após seus filmes serem banidos, "Um Estranho no Ninho" representa sua consagração americana. Filmado como uma produção independente, capitaneada pelo ator Michael Douglas e pelo antigo produtor musical Saul Zaentz, o filme é um sucesso e ganhou os cinco principais prêmios do Oscar de 1976 (melhor filme, melhor diretor, melhor ator, melhor atriz e roteiro).


09:05

Visceral Brasil - Temporada 2 - Episódio Irmandade da Resistência

Documentário201826minBrasilLivreSC


De Marcia Paraí­so

O Maçambique é a representação da cerimônia de coroação da Rainha Ginga e do rei de Congo, tradição Africana. Em Osório, a tradição chegou com os escravos que vieram trabalhar nas plantações e é uma espécie de auto popular de natureza religiosa, com o qual os negros prestam as suas homenagens aos santos de devoção católica negra. Liderados pela Rainha Ginga Francisca Dias, que assumiu o posto após o falecimento de sua mãe, o grupo simboliza a resistência de uma cultura numa região de maioria européia.


09:35

Mobilis - Episódio Motos

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

Hoje mais da metade dos brasileiros tem pelo menos um carro ou moto na garagem. Esse sonho de consumo traz desafios.


10:05

Nós, Documentaristas - Episódio Vladimir Carvalho

Documentário201826minBrasilLivre


De Susanna Lira Com Vladimir Carvalho

No episódio, Vladimir Carvalho, um dos mais importantes documentaristas brasileiros e diretor de filmes como "O País de São Saruê", "O Engenho de Zé Lins" e "Rock Brasília", aborda diversas questões envolvidas na realização de suas obras. Dos 83 anos de vida, 60 foram dedicados a apresentar, por meio de cultuados filmes da cinematografia nacional, a realidade brasileira de forma crítica e, ao mesmo tempo, poética e apaixonada.


10:35

O Brasil de Darcy Ribeiro - Episódio A Coragem da Alegria

Documentário201352minBrasilLivre


De Ana Maria Magalhães

Estabelecido no Rio de Janeiro, Darcy dedica-se a editar seus romances, entre eles Maíra. Com a anistia é reintegrado à universidade, mas sofre a rejeição do meio acadêmico. Brizola volta do exílio e Darcy integra-se ao seu projeto político. Como vice-governador e secretário de Cultura, cria o programa de educação pública integral e constrói centenas de Cieps. Eleito senador, e debilitado por outro câncer, relata a Lei de Diretrizes e Bases. Luta heroicamente pela vida e publica O povo brasileiro. Suas reflexões consagram-no como um dos grandes intérpretes do Brasil.

Próximas Exibições:
Qui, 4 mar às 00:12h


11:35

Gulag, a história dos campos de concentração soviéticos - Episódio Origens e proliferação 1918-1938

Documentário201952minFrança12 anos


De Patrick Rotman, Nicolas Werth, François Aymé

Poucos meses depois da Revolução de Outubro, os bolcheviques criaram os primeiros campos de concentração para se livrar dos oponentes políticos e reeducar os chamados elementos anti-sociais por meio do trabalho. O primeiro experimento em grande escala é o das Ilhas Solovki. Milhares de prisioneiros políticos e de direito consuetudinário, homens e mulheres, são escravizados lá em condições desumanas. Após a morte de Lenin em 1922, Stalin tomou o poder e decretou a industrialização do país por meio de marchas forçadas e a coletivização da terra, o que desencadeou uma fome mortal. Os projetos do Titanic foram iniciados nas regiões mais remotas, como Kolyma na Sibéria. A GPU, a polícia política do Partido Comunista cuja missão é purgar o corpo social e regenerá-lo, envia centenas de milhares de russos aos campos para participar da construção do socialismo. O número de detidos no gulag ultrapassou a marca de um milhão em 1935. Os julgamentos da mídia em Moscou esconderam a repressão que atingiu toda a sociedade soviética. As execuções em massa e as prisões arbitrárias estão se acelerando. Em janeiro de 1939, 2 milhões de prisioneiros trabalhavam no gulag, mas Beria, que assumiu o chefe do NKVD, o ex-Guépéou, foi encarregado de reorganizar o gulag para torná-lo economicamente lucrativo.

Próximas Exibições:
Qui, 4 mar às 00:12h


12:35

Guerras do Brasil.doc - Episódio Universidade do Crime

Documentário201826minBrasil12 anos


De Luiz Bolognesi

“A Guerra do Tráfico” traz para a TV uma guerra contemporânea: A guerra das ruas brasileiras, onde morrem cerca de 60 mil pessoas todos os anos. Vamos entender a gênese das organizações criminosas que dominam os presídios Brasileiros e organizam o tráfico de drogas. O episódio conta a origem, no Rio de Janeiro, do Comando Vermelho, organização que nasceu e cresceu, nos presídios cariocas. Como o “CV” organizou o crime e o tráfico nas comunidades cariocas. Conta, em São Paulo, o nascimento do PCC, (Primeiro Comando da Capital) na década de 90, como foi estruturado, como ele financia os crimes, suas regras e o seu fortalecimento e ascensão na ausência total do Estado.

Próximas Exibições:
Qui, 4 mar às 00:12h


13:05

crônicasNÃOditas - Episódio A dor

Ficção20138minBrasilLivreSP


De Tatiana Lohmann

Livre inspiração na história da estilista e militante de direitos humanos Zuzu Angel: o desaparecimento do filho e a busca frenética de uma mãe por encontrá-lo e penalizar os culpados, o que acaba por provocar sua própria morte.


13:20

O Prólogo

Documentário201394minBrasilLivre


De Gabriel F. Marinho

"O Prólogo" discute o uso da propaganda política através do cinema e da televisão na década de 1960, desvendando a cultura dos antigos curtas-metragens que passavam antes das sessões principais de cinema no Brasil.

Próximas Exibições:
Qui, 4 mar às 00:12h


15:00

Partido Alto

Documentário198222minBrasil10 anosRJ


De Leon Hirszman

Concebido em estreita colaboração com Paulinho da Viola, "Partido Alto" é um documento histórico e uma bela homenagem à “expressão mais autêntica do samba”, como Candeia define esse gênero musical, marcado por improvisações em estrutura semelhante à do repente nordestino. Esse filme precioso, de 1976, além de registrar a manifestação de certa pureza musical, a simplicidade e a comunhão da gente do samba, com depoimentos marcantes da velha guarda, firma posição contra a crescente padronização do samba imposta pelo mercado.

Próximas Exibições:
Qui, 4 mar às 00:12h


15:30

Santiago

Documentário200680minBrasilLivreRJ


De João Moreira Salles

Em 1992, o diretor João Moreira Salles planejou o documentário "Santiago", baseado na vida do mordomo da casa de sua família. Devido à sua incapacidade em editar as cenas filmadas, o longa-metragem nunca foi concluído. Em 2005, o diretor voltou a trabalhar sobre as cenas gravadas, encontrando outro foco no material rodado.

Próximas Exibições:
Qui, 4 mar às 00:12h


17:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Perseu - O Olhar da Morte

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Zeus se apaixona por Dânae, e, para conquistá-la, transmuta-se em chuva de ouro. Perseu nasceu dessa união. Ao tornar-se adulto, Perseu foi desafiado a levar a cabeça da Górgona ao tirano rei Polidecto, que mantinha sua mãe como refém. Este foi o início da grande aventura de Perseu, que se tornou uma verdadeira lenda para todos os heróis gregos que o sucederam, porque cortar a cabeça da Medusa foi um ato de loucura, já que todos que olhassem para ela se transformavam em pedra. O jovem Perseu foi em busca da Górgona - a mais terrível das criaturas - com a ajuda do deus Hermes e da deusa Atena.


17:30

Pandemiarte - Episódio Marcelo Lobato

Experimental20204minBrasilLivreRJ


De Fábio Gavião Com Marcelo Lobato

O músico Marcelo Lobato no final do período de maior isolamento social provocado pela pandemia da Covid 19 responde a 3 perguntas: Qual a necessidade da Arte? Como a Pandemia afetou seu trabalho, sua vida, sua rotina? Qual a "sua" necessidade? Confinado em sua residência Lobato nos revela suas impressões sobre este difícil momento e a curiosa relação que trava consigo mesmo.

Próximas Exibições:
Qui, 15 abr às 21:30h


17:40

Grandes Cenas - Episódio Todas as Mulheres Do Mundo

Documentário201717minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

O diretor e roteirista Jorge Furtado analisa a cena do poema em "Todas as Mulheres do Mundo" (1966); na ficção, uma declaração de amor de Paulo a Maria Alice; na realidade, uma sessão de terapia para Domingos de Oliveira e Leila Diniz.


18:00

Caixas Mágicas - Episódio A Prática da Anarquia: Uma leitura de sobrados e mocambos, de Hermilo Borba Filho

Documentário202026minBrasil12 anosPE


De Hilton Lacerda, Letí­cia Simões Com Gheuza Sena, Arthur Canavarro, Arilson Lopes, Ninive Caldas

Este episódio apresenta um dos mais importantes intelectuais pernambucanos, o escritor e encenador Hermilo Borba Filho, a partir da sua leitura de Sobrados e Mocambos, de outro grande autor pernambucano, Gilberto Freyre. Na adaptação teatral, Hermilo explora os aspectos mais contundentes do tratado de Freyre acerca do período de modernização da sociedade brasileira, como as relações familiares, a abolição da escravatura e a incipiente burguesia que se criava. Além disso, com os depoimentos de atores como Leda Alves e Germano Haiut, e pesquisadores como Roberto Leite, compreenderemos o processo criativo do autor que foi o criador, junto com Ariano Suassuna, do Teatro de Estudante de Pernambuco e do Teatro Popular do Nordeste. 


18:35

Incertezas Críticas - 1ª Temporada - Episódio Vandana Shiva

Documentário201526minBrasilLivre


De Daniel Augusto

A indiana Vandana Shiva é uma das mais importantes ativistas ambientais do mundo. Neste programa, ela fala dos efeitos da globalização, de sua batalha contra os transgênicos, dos movimentos antiglobalização, do lugar da mulher no mundo e de como a escassez de água no planeta é causadora de conflitos e guerras.


19:10

As Canções da Minha Vida - Episódio Daniel

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

No repertório do episódio, canta "Romaria", "Será" da Legião Urbana e "Tantinho" do Carlinhos Brown. Do seu repertório, nos brinda com o sucesso "Adoro Amar Você".


19:45

Ideias para o Mundo - Episódio Élisabeth Roudinesco

Documentário202026minBrasilLivreRS


De Pedro Zimmermann

Historiadora e psicanalista francesa. Elisabeth Roudinesco é uma pensadora universal, especializada na história da psicanálise e autora da biografia definitiva sobre Sigmund Freud. A história do pensamento no século XX, o sionismo e o significado das idéias freudiana na atualidade são alguns dos temas abordados.


20:15

As Aventuras da Arte Moderna - Episódio Liberdade

Documentário201552minFrançaLivre


De Amélie Harrault, Valerie Loiseleux

O período entre guerras é propício a tumultos de entusiasmo e ilusão. O comunismo é uma alternativa tentadora e o desejo de revolução social, moral, artística e política paira no ar. Em 1936, a guerra explode na Espanha. Malraux e Hemingway acompanham a luta dos republicanos como jornalistas, e fotografias de Capa e Gerda Taro são publicadas na imprensa internacional com a missão de promover maior consciência sobre conflito. Em abril de 1937, o massacre de Guernica inspirou Picasso a criar uma tela monumental simbolizando a violência perpetrada pelos partidários de Franco e, de um modo mais geral, do fascismo. A república espanhola está perdida e uma guerra termina quando outra começa.


21:15

Matizes do Brasil - Episódio Djanira

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Bianca Lenti

Um dos principais nomes da segunda fase do Modernismo brasileiro, Djanira foi pintora, desenhista, ilustradora, cartazista, cenógrafa e gravurista. Dedicou boa parte de seu trabalho ao registro de costumes, personagens e paisagens do Brasil, convertendo-se em uma das maiores cronistas visuais do país. Neste episódio de Matizes do Brasil, seu legado é relembrado e comentado por críticos e curadores como Frederico Morais, Isabella Rjeille e Mônica Xexéo. Eles descrevem, enquanto analisam algumas das obras da artista, porque o trabalho de Djanira oferece uma combinação equilibrada entre a tendência à racionalização geométrica da arte moderna e a intenção de absorver a liberdade da arte popular.


21:45

Leonardo da Vinci – O Homem Universal

Documentário201952minFrançaLivreRJ


De François Bertrand

Como apenas um homem ao mesmo tempo pintou a Mona Lisa, concebeu o rolamento de esferas e deu a primeira descrição clínica da aterosclerose? Por ocasião do 500º aniversário de sua morte, este documentário responderá a essas perguntas e muito mais, reunindo pistas graças à pesquisa no campo e aos encontros com os mais destacados especialistas em Leonardo Da Vinci.

Próximas Exibições:
Qui, 4 mar às 00:12h


22:45

Coração do Samba

Documentário201172minBrasilLivre


De Theresa Jessouroun

Um passeio pelos bastidores da bateria de uma escola de samba, orquestra que rege um dos maiores espetáculos do mundo. Centrado na bateria da Mangueira, e narrado por Elmo dos Santos, filho do fundador da bateria da escola, o documentário se debruça sobre um exuberante universo de musicalidade e de paixão pela percussão.