Domingo, 7 de Fevereiro de 2021


00:00

O Guia Pervertido da Ideologia - Episódio Parte 3

Documentário201245minIrlandaLivre


De Sophie Fiennes

Os realizadores de O Guia Pervertido do Cinema retornam com essa busca por significados escondidos no cinema. O filósofo Slavoj Zizek usa sua interpretação das imagens em movimento para apresentar uma jornada cinematográfica ao coração da ideologia: os sonhos que formam nossas convicções e costumes coletivos.

Próximas Exibições:
Dom, 24 jan às 23:56h
Seg, 8 fev às 04:25h


01:00

Nós, Documentaristas - Episódio Joel Zito

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Susanna Lira Com Joel Zito

No episódio, o cineasta e pesquisador acadêmico Joel Zito Araújo, responsável por obras como “Retrato em Preto e Branco” e “Raça”, fala a respeito do processo de criação de seus filmes e aborda temas importantes para a sua filmografia, como o racismo presente na televisão, sobretudo nas telenovelas, tema de seu documentário "Eu, Mulher Negra".

Próximas Exibições:
Dom, 24 jan às 23:56h


01:30

Filmes que Marcaram Época - Episódio A Regra do Jogo

Documentário201352minFrança10 anos


De Anne Kunvari

Jean Renoir filmou ´A Regra do Jogo´ em 1939. Esta "fantasia dramática" retrata, com humor, a aristocracia francesa provinciana. Dos nobres aos criados, dos bailes de máscaras aos jogos de caça, uma pequena comunidade se vê presa em uma teia de mentiras, falsos prazeres e amores ilusórios, transformando até mesmo um assassinato em um acidente. Ainda que inicialmente tenha sido mal compreendido e recebido com desprezo, hoje é considerado um dos maiores filmes da história do cinema.

Próximas Exibições:
Dom, 24 jan às 23:56h
Seg, 8 fev às 06:00h


02:30

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio Gilda Montans e Meire Genaro

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Num meio em que os homens são maioria absoluta, Gilda Montans e Meire Genaro buscaram espaço e se firmaram como um importante duo de acordeonistas. Naturais da região de Ribeirão Preto, estão juntas há mais de 25 anos, sempre transitando entre a música erudita e a popular. Além de excelentes instrumentistas, Gilda e Meire também são grandes divulgadoras da sanfona e da genuína música regional. Realizam, de tempos em tempos, memoráveis encontros de sanfoneiros na fazenda de Gilda, em que se apresentam músicos renomados e anônimos, do interior de São Paulo e de outros estados. Até ilustres convidados estrangeiros já passaram por lá, como o mestre francês Richard Galliano. Foi num desses encontros, inclusive, que Dominguinhos, em momento de grande emoção, compôs uma belíssima música em homenagem às duas.

Próximas Exibições:
Dom, 24 jan às 23:56h
Seg, 8 fev às 12:30h


03:00

Impressões do Brasil - Episódio João Gilberto Noll

Documentário201126minÁfrica do SulLivreDF


De Ronaldo Duque

O gaúcho João Gilberto Noll coleciona 5 prêmios Jabuti. Teve vários de seus contos adaptados para o cinema e faz parte da antologia dos cem melhores contos brasileiros. Também escreveu romances premiados e peças de teatro. Apaixonado pela música, que trouxe seu primeiro encantamento pela arte, é criador de imagens que transcendem a narrativa. Interessado pelos mistérios da alma humana, considera-se um escritor de linguagem, não de tramas e assuntos.

Próximas Exibições:
Dom, 24 jan às 23:56h
Seg, 8 fev às 05:20h


03:30

Alegorias do Brasil - Episódio Jeitinho

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

O Brasil não é o único país onde as pessoas dão seu jeitinho, mas provavelmente é o único que se reconhece e se identifica por esse procedimento. O jeitinho é um elemento ambivalente da cultura: de um lado, é desprezo às regras e às leis; mas, de outro lado, é a alternativa criativa para superar o desamparo institucional. No Brasil, o jeitinho parece ser ao mesmo tempo nossa danação e nossa salvação.

Próximas Exibições:
Seg, 8 fev às 00:30h


04:05

Impressões do Mundo - Episódio Kangni Alem - O Togo e a triste história da escravidão

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

A Visão de Kangni Alem, reconhecido como um dos maiores escritores da África, sobre o passado do seu país, mostra que a tragédia do tráfico negreiro, que tinha o vizinho Benin como principal porto, criou laços culturais profundos com a América e especialmente com o Brasil. Os caminhos que levaram o escritor até a universidade de Bourdeaux e ao título de PhD em literatura francesa e africana, e a se tornar um dos mais importantes narradores literários da triste história da escravidão do homem negro, que perdurou por quase quinhentos anos. Um olhar sobre suas peças, romances e novelas.

Próximas Exibições:
Dom, 24 jan às 23:56h
Seg, 8 fev às 07:30h


04:35

Visceral Brasil - Temporada 2 - Episódio Quem me deu foi o mar

Documentário201726minBrasilLivreSC


De Marcia Paraí­so

Muitos acham que ela é uma lenda, um mito, uma história inventada. Mas a rainha da ciranda, Lia de Itamaracá, é real e vive toda a sua vida na praia de Jaguaribe, ilha de Itamaracá, Pernambuco, onde cria e encanta com sua voz, sua força e sua presença, sempre ao lado do mar. Com a participação especial e afetiva das Filhas de Baracho.

Próximas Exibições:
Dom, 24 jan às 23:56h
Seg, 8 fev às 07:00h


05:05

Mobilis - Episódio Acessibilidade

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

A questão é: todos que se locomovem pela cidade tem respeitado seu direito de ir e vir e seu direito à igualdade e às liberdades fundamentais de cidadão?

Próximas Exibições:
Dom, 24 jan às 23:56h


05:35

Estados da Arte - Episódio Som

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Eduardo Goldenstein

O som é apenas aquilo que se escuta ou ele pode também ser visto e tocado? As diversas materialidades e sentidos propostos pelos artistas que buscam no campo sonoro a matéria prima expressiva para suas experimentações.

Próximas Exibições:
Dom, 24 jan às 23:56h


06:10

No Caminho do Bem - Episódio Infância e Juventude

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

A forma como as religiões entendem a infância e a adolescência é o tema deste episódio de "No Caminho do Bem". Jovens fiéis contam como encaram a espiritualidade e representantes religiosos comentam sobre a importância da formação religiosa desde a infância.

Próximas Exibições:
Dom, 24 jan às 23:56h


07:10

A História Oculta das Obras de Arte - Episódio Rembrandt

Documentário201152minFrançaLivre


De Stan Neumann e Juliette Garcias

Os maiores especialistas da obra de Rembrandt se reúnem no Museu do Louvre para analisar, minuciosamente, a arte do pintor. Todos os quadros estão como quando foram pintados: sem molduras e expostos em cavaletes.

Próximas Exibições:
Dom, 24 jan às 23:56h
Seg, 8 fev às 13:00h


08:10

Grandes Mitos Gregos - Episódio Eros e Psiquê - A Bela e a Fera

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Psiquê foi recebida em um magnífico castelo. Seu marido era tranquilizador e doce, mas tinha a única exigência de que ela não olhasse para seu rosto. É claro que Psiquê queria descobrir quem era essa pessoa desconhecida e, para isso, pôs em risco o incomum e crescente romance. Enciumada com a beleza de Psiquê, a deusa Afrodite resolve desafiá-la. Psiquê precisa cumprir muitas tarefas e escapar de armadilhas para encontrar o homem que ela ama, cuja real identidade ela ainda precisa descobrir.

Próximas Exibições:
Seg, 8 fev às 00:00h


08:40

Pandemiarte - Episódio Ricardo Becker

Experimental20204minBrasilLivreRJ


De Fábio Gavião Com Ricardo Becker

O artista plástico Ricardo Becker no período de maior isolamento social provocado pela pandemia da Covid 19 responde a 3 perguntas: Qual a necessidade da Arte? Como a Pandemia afetou seu trabalho, sua vida, sua rotina? Qual a "sua" necessidade? Confinado em sua residência/atelier Becker nos revela suas impressões sobre este difícil momento.

Próximas Exibições:
Dom, 24 jan às 23:56h
Seg, 8 fev às 12:25h


08:50

Grandes Cenas - Episódio O Guardião

Documentário201615minBrasilLivreRN


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Rodrigo Moreno, Matheus Naschtergaele

O diretor argentino Rodrigo Moreno expõe seu processo muito particular de criação e encenação da cena do aniversário em "O Guardião" (2006), valorizando a liberdade no set e priorizando o fluxo de interpretação dos atores.

Próximas Exibições:
Dom, 24 jan às 23:56h


09:15

Caixas Mágicas - Episódio Memórias Marinhas: Uma Leitura de Um Sábado em 30

Documentário202026minBrasil12 anosPE


De Hilton Lacerda, Letí­cia Simões Com Gheuza Sena, Gustavo Patriota, Paulo De Pontes, Thaiza Zooby

Luiz Marinho foi um artista voltado para o universo Nordestino com uma proposta dramatúrgica transpassada por suas memórias. Memórias Marinhas se debruça em como o dramaturgo de Timbaúba transfigura suas mitologias pessoais em uma construção própria que revela a sociedade patriarcal em suas contradições anacrônicas. Assim, o episódio discute como Marinho busca ficcionalizar, à sua maneira, as manifestações culturais, a sociedade e a língua de sua região, a Zona da Marta Norte de Pernambuco. "Memórias Marinhas" também aborda a relação entre o Teatro de Amadores de Pernambuco e a peça de Luiz Marinho, uma vez que Um Sábado em 30 tornou-se uma obra encenada ininterruptamente por 30 anos pelo TAP. Finalmente, MEMÓRIAS MARINHAS quer mostrar como a memória e regionalismo, critica social e auto-ficção atravessam a obra de Luiz Marinho de maneira indissociável, em constante transformação. A série procura estabelecer um diálogo entre teatro, cinema e TV, considerados por muitos como meios de expressão rivais. No entanto, tendo em vista que teatro filmado geralmente não resulta tão atraente, Caixas Mágicas tem como traço definidor a meta de extrair desse diálogo resultados excitantes para o seu público. Assim, em sintonia com as convergências tecnológicas nas artes, estabelecemos como cenário a delimitação de um espaço específico de representação, uma “caixa mágica”, onde zonas fronteiriças serão ampliadas, com trechos de filmes, sequências gravadas, imagens de arquivo e efeitos visuais diversos, além da música e do som. Por outro lado, Caixas Mágicas se propõe a jogar luz sobre as obras e as vidas de alguns dos grandes dramaturgos e dramaturgas brasileiras.

Próximas Exibições:
Dom, 24 jan às 23:56h


09:45

crônicasNÃOditas - Episódio O Happening

Ficção20159minBrasilLivreSP


De Tatiana Lohmann

Um grupo de militantes, artistas e intelectuais se encontra em uma festa, pretexto para veladas reuniões políticas. À espera de atores que vão fazer um happening, a câmera assume o papel de um olhar indiscreto, flagrando aspectos que as relações humanas assumem em tempos sombrios.

Próximas Exibições:
Dom, 24 jan às 23:56h


10:00

Incertezas Críticas - 1ª Temporada - Episódio Alberto Manguel

Documentário201526minBrasilLivre


De Daniel Augusto

O escritor Alberto Manguel, conhecido por sua história da leitura e por ter sido leitor do escritor argentino Jorge Luis Borges, conversa sobre a importância da literatura e a suposta morte do livro.

Próximas Exibições:
Seg, 8 fev às 08:00h


10:35

Quinze

Ficção201426minBrasil14 anosMG


De Maurí­lio Martins Com Ana Luiza Conforti, Dircinha Macêdo, Karine Teles, Malu Ramos, Rejane Faria

Luiza fará 15 anos. Raquel tem alguns sonhos.

Próximas Exibições:
Dom, 24 jan às 23:56h


11:10

Fronteiras do Pensamento (2020) - Episódio Werner Herzog

Documentário202026minBrasilLivreSP


De André Brandão, Ricardo Carioba

Werner Herzog é um dos principais nomes do movimento cinematográfico na Alemanha do pós-guerra. Com mais de 60 produções em seu currículo, o cineasta é responsável por obras aclamadas como Aguirre, Fitzcarraldo, Nosferatu e O homem-urso. Sua abordagem autêntica e, por vezes, polêmica tornou-o mundialmente conhecido: ele escreve, dirige e produz os próprios filmes, geralmente com baixo orçamento e em cenários ou condições inóspitos, impondo desafios extremos a` equipe. Em “Fronteiras do Pensamento”, Herzog resgata sua própria história, sua relação com o cinema e elabora reflexões profundas sobre o mundo contemporâneo e seus dilemas.

Próximas Exibições:
Seg, 8 fev às 08:30h
Qui, 25 mar às 20:30h


11:45

As Aventuras da Arte Moderna - Episódio Paris, Capital do Mundo

Documentário201552minFrançaLivre


De Pauline Gaillard, Amélie Harrault

Ao sair do hospital, Apollinaire descobre como é a vida em Paris durante a guerra. Em Montparnasse, artistas estrangeiros estão morrendo de fome. Soutine, o mais pobre entre os artistas russos, torna-se amigo de Modigliani. Em 1917, Apollinaire encena a sua peça "Les Mamelles de Tirésias" usando o subtítulo "drama surrealista". Nasce assim a palavra “surrealista”, moeda comum nos círculos de arte de todo o mundo. Um ano mais tarde, Apollinaire sucumbe à gripe espanhola e Modigliani morre em 24 de janeiro de 1920. O seu funeral, com a participação de todos os artistas de Montparnasse, dita o fim da era boêmia.

Próximas Exibições:
Dom, 24 jan às 23:56h


12:45

Matizes do Brasil - Episódio Anna Maria Maiolino

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Bianca Lenti

Artista renomada mundo afora, Anna Maria Maiolino revela neste episódio dedicado a ela que sempre soube que seu destino estaria inevitavelmente ligado à arte. Nascida na Itália, criada na Venezuela e naturalizada brasileira, ela carrega a marca da desterritorialidade, traço evidenciado no sotaque que mistura italiano, espanhol e português. Em mais de 50 anos de produção, Maiolino já transitou por xilogravura, vídeo, fotografia, performance, instalação, pintura, escultura e poesia – sempre com um viés fortemente filosófico. Márcio Doctors, Paulo Miyada e Tania Rivera, todos grandes estudiosos de sua obra, comentam neste episódio sobre a maneira única como ela explora as noções de subjetividade, pertencimento, deslocamento e lugar.

Próximas Exibições:
Dom, 24 jan às 23:56h


13:15

Projeções - Episódio Tata Amaral e Jean-Claude Bernadet - Parte 1

Documentário201515minBrasil10 anosSP


De Renata Druck

Parceria entre roteiro e direção | : dramaturgia concentrada e tragédia em

Próximas Exibições:
Seg, 8 fev às 12:05h
Ter, 9 fev às 06:00h


13:35

Nelson Freire

Documentário2003107minBrasilLivreRJ


De João Moreira Salles

Documentário de longa-metragem sobre a vida do pianista brasileiro Nelson Freire, com direção de João Moreira Salles. O filme acompanha a rotina de Nelson em concertos ou recitais, desde o primeiro contato com o piano até a recepção dos admiradores no camarim. A singularidade do documentário está na ausência de depoimentos sobre Nelson. O filme não buscou o testemunho de amigos ou parentes, de outros músicos, de críticos ou de simples admiradores. A exceção é Martha Argerich, pianista argentina, que mantém com Nelson uma amizade de mais de quatro décadas. O documentário registra fragmentos de uma história completa, indicando uma linha de continuidade entre a infância e a maturidade. Os fatos e imagens escolhidos refazem o fio histórico que transformou o menino-prodígio do interior de Minas no pianista que se tornou unanimidade internacional. Com movimentos econômicos, sem pressa, o documentário se aproxima de Nelson e encontra um temperamento introspectivo e uma notável capacidade de criar a beleza. Nelson Freire foi filmado no Rio e São Paulo, na França, na Bélgica e na Rússia, entre maio de 2000 e agosto de 2001.

Próximas Exibições:
Seg, 8 fev às 01:05h


15:25

Crítico

Documentário200876minBrasil12 anos


De Kleber Mendonça Filho Com Michel Ciment, Walter Salles, Carlos Saura

Crítico profissional de cinema e diretor de curtas, o documentário segue os questionamentos pessoais de quem está situado na indústria cultural tanto como cineasta, como também observador da arte e da indústria do audiovisual. Os registros começaram em 1998 e seguiram até 2007, ocorridos no Brasil, Estados Unidos e Europa, com cineastas e críticos do mundo inteiro. Trata-se de uma janela para uma arte cada vez mais julgada por mecanismos de mercado e que luta para permanecer humana tanto no fazer, como no observar.

Próximas Exibições:
Seg, 8 fev às 03:00h


16:45

Coleção Arte Presente em Inhotim - Episódio Tunga

Documentário201852minBrasil16 anosRJ


De Pedro Urano

A partir de conversas com o artista e de registros da abertura da Galeria Psicoativa em Inhotim, quando foram re-performatizados quatro de seus trabalhos emblemáticos, o programa reflete sobre a potência cênica e os modos de ativação de corpos sociais e coletivos.

Próximas Exibições:
Dom, 24 jan às 23:56h


17:45

Revista Curta!: 07/02/2021

Jornalismo202115minBrasilLivre


Acompanhe a revista eletrônica totalmente dedicada à cultura. Seguindo a máxima do canal, quem fala é quem faz, a proposta são os próprios artistas e pensadores apresentarem seus trabalhos e contarem suas histórias.

Próximas Exibições:
Seg, 8 fev às 05:45h


18:00

Consciência³ - Episódio A Consciência na Rede da Vida

Documentário201945minBrasilLivreDF


De Renato Barbieri

Consciência (Consciência ao Cubo) é uma série em que pensadoras e pensadores refletem sobre o fenômeno universal da consciência. Neste terceiro episódio, traremos à tona a discussão sobre a importância de tomarmos consciência de que fazemos parte de uma intensa e complexa rede de interdependência da qual todos os seres – Sapiens ou não – fazem parte: a Rede da Vida. Mostra ainda como a mentalidade antropocêntrica se tornou uma grande armadilha. Com Ernst Götsch, Luiz Fernando Scheibe, Rita Mendonça e convidados.

Próximas Exibições:
Seg, 8 fev às 11:00h


18:50

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Fabrício Carpinejar indica o livro “Poesia de Álvaro de Campos”, de Fernando Pessoa

Documentário20174minBrasilLivre


De Eduardo Barros

O poeta gaúcho Fabrício Carpinejar é apaixonado por Fernando Pessoa. Com seu estilo despojado e eloquente, ele discorre sobre a poesia do gênio português, inclusive declamando alguns de seus versos.

Próximas Exibições:
Dom, 24 jan às 23:56h
Ter, 23 fev às 22:50h


19:00

E o galo cantou

Ficção201622minBrasilLivreRJ


De Daniel Calil

Em uma pequena propriedade rural, Pedro quer se abrir para o mundo e conhecer coisas novas, mas ele é o filho que ficou para cuidar da terra e da família.

Próximas Exibições:
Dom, 24 jan às 23:56h


19:30

A Luz de Mário Carneiro

Documentário202073minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula Com Mário Carneiro

“A Luz de Mário Carneiro” é um documentário que faz um mergulho na história do cinema brasileiro a partir de um de seus maiores diretores de fotografia, Mário Carneiro. Importante fotógrafo e artista plástico, foi um dos principais personagens do Cinema Novo, e deixou um vasto e importante material de arquivo inédito sobre sua trajetória, como entrevistas e pequenas experiências em 16mm, além de pinturas, gravuras e desenhos. A Luz de Mario Carneiro é uma homenagem a esse personagem que teve grande importância para o desenvolvimento do cinema brasileiro.

Próximas Exibições:
Dom, 24 jan às 23:56h
Qua, 10 mar às 22:00h


21:00

Nós que Aqui Estamos por Vós Esperamos

Documentário199973minBrasil16 anosSP


De Marcelo Masagão

Nós que Aqui Estamos por Vós Esperamos é uma frase que o diretor Marcelo Masagão encontrou na entrada de um cemitério e batiza seu filme. O longa é um retrato da banalização da vida e da morte, construído com fragmentos de imagens trágicas do século XX. Trechos de reportagens de TV, clássicos do cinema, matérias de revista e jornais nos lembram de tempos violentos na história da humanidade. Sem muitas palavras, o filme é uma construção muito mais visual do que retórica. Além dos personagens ilustres que mudaram o curso do século XX estão também pessoas comuns e suas histórias de vida e morte. Foi uma época construída em cima de desenvolvimento, tecnologia, industrialização e muitos sacrifícios.

Próximas Exibições:
Dom, 24 jan às 23:56h


22:30

Viva São João

Documentário200281minBrasilLivreRJ


De Andrucha Waddington Com Gilberto Gil

O compositor Gilberto Gil acompanha o cineasta Andrucha Waddington até o Nordeste do Brasil. Entre as comunidades rurais da região, Gil e Waddignton participam da comemoração católica do dia de São João com música e dança. Waddington também analisa o sofrimento da população que tenta sobreviver por meio da agricultura em um terreno difícil.

Próximas Exibições:
Dom, 24 jan às 23:56h