Quarta-feira, 3 de Fevereiro de 2021


00:00

Matizes do Brasil - Episódio Anna Maria Maiolino

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Bianca Lenti

Artista renomada mundo afora, Anna Maria Maiolino revela neste episódio dedicado a ela que sempre soube que seu destino estaria inevitavelmente ligado à arte. Nascida na Itália, criada na Venezuela e naturalizada brasileira, ela carrega a marca da desterritorialidade, traço evidenciado no sotaque que mistura italiano, espanhol e português. Em mais de 50 anos de produção, Maiolino já transitou por xilogravura, vídeo, fotografia, performance, instalação, pintura, escultura e poesia – sempre com um viés fortemente filosófico. Márcio Doctors, Paulo Miyada e Tania Rivera, todos grandes estudiosos de sua obra, comentam neste episódio sobre a maneira única como ela explora as noções de subjetividade, pertencimento, deslocamento e lugar.

Próximas Exibições:
Qua, 3 fev às 14:00h
Qui, 4 fev às 08:00h
Sáb, 6 fev às 21:15h


00:30

Arquitetos Brasileiros - Episódio Ruy Ohtake

Documentário201452minBrasilLivreSP


De Diego Romero de Godoy

O trabalho de Ruy Ohtake mescla a pesquisa tecnológica com uma plasticidade depurada e sensível às nossas condições e necessidades. Aluno de Vilanova Artigas e ligado à Escola Paulista, avançou para uma arquitetura mais lírica e leve, que expressa o prazer pelas curvas e pela inovação. De acordo com Oscar Niemeyer, é um dos mais legítimos representantes da arquitetura brasileira.

Próximas Exibições:
Qua, 3 fev às 14:30h
Qui, 4 fev às 08:30h


01:30

Coleção Arte Presente em Inhotim - Episódio Tunga

Documentário201852minBrasil16 anosRJ


De Pedro Urano

A partir de conversas com o artista e de registros da abertura da Galeria Psicoativa em Inhotim, quando foram re-performatizados quatro de seus trabalhos emblemáticos, o programa reflete sobre a potência cênica e os modos de ativação de corpos sociais e coletivos.

Próximas Exibições:
Qua, 3 fev às 15:30h
Qui, 4 fev às 09:30h
Sáb, 6 fev às 13:00h


02:30

Caixas Mágicas - Episódio Memórias Marinhas: Uma Leitura de Um Sábado em 30

Documentário202026minBrasil12 anosPE


De Hilton Lacerda, Letí­cia Simões Com Gheuza Sena, Gustavo Patriota, Paulo De Pontes, Thaiza Zooby

Luiz Marinho foi um artista voltado para o universo Nordestino com uma proposta dramatúrgica transpassada por suas memórias. Memórias Marinhas se debruça em como o dramaturgo de Timbaúba transfigura suas mitologias pessoais em uma construção própria que revela a sociedade patriarcal em suas contradições anacrônicas. Assim, o episódio discute como Marinho busca ficcionalizar, à sua maneira, as manifestações culturais, a sociedade e a língua de sua região, a Zona da Marta Norte de Pernambuco. "Memórias Marinhas" também aborda a relação entre o Teatro de Amadores de Pernambuco e a peça de Luiz Marinho, uma vez que Um Sábado em 30 tornou-se uma obra encenada ininterruptamente por 30 anos pelo TAP. Finalmente, MEMÓRIAS MARINHAS quer mostrar como a memória e regionalismo, critica social e auto-ficção atravessam a obra de Luiz Marinho de maneira indissociável, em constante transformação. A série procura estabelecer um diálogo entre teatro, cinema e TV, considerados por muitos como meios de expressão rivais. No entanto, tendo em vista que teatro filmado geralmente não resulta tão atraente, Caixas Mágicas tem como traço definidor a meta de extrair desse diálogo resultados excitantes para o seu público. Assim, em sintonia com as convergências tecnológicas nas artes, estabelecemos como cenário a delimitação de um espaço específico de representação, uma “caixa mágica”, onde zonas fronteiriças serão ampliadas, com trechos de filmes, sequências gravadas, imagens de arquivo e efeitos visuais diversos, além da música e do som. Por outro lado, Caixas Mágicas se propõe a jogar luz sobre as obras e as vidas de alguns dos grandes dramaturgos e dramaturgas brasileiras.

Próximas Exibições:
Qua, 3 fev às 16:30h
Qui, 4 fev às 10:30h
Sáb, 6 fev às 18:00h


03:00

As Aventuras da Arte Moderna - Episódio Paris, Capital do Mundo

Documentário201552minFrançaLivre


De Pauline Gaillard, Amélie Harrault

Ao sair do hospital, Apollinaire descobre como é a vida em Paris durante a guerra. Em Montparnasse, artistas estrangeiros estão morrendo de fome. Soutine, o mais pobre entre os artistas russos, torna-se amigo de Modigliani. Em 1917, Apollinaire encena a sua peça "Les Mamelles de Tirésias" usando o subtítulo "drama surrealista". Nasce assim a palavra “surrealista”, moeda comum nos círculos de arte de todo o mundo. Um ano mais tarde, Apollinaire sucumbe à gripe espanhola e Modigliani morre em 24 de janeiro de 1920. O seu funeral, com a participação de todos os artistas de Montparnasse, dita o fim da era boêmia.

Próximas Exibições:
Qua, 3 fev às 17:00h
Qui, 4 fev às 11:00h
Sáb, 6 fev às 20:15h


04:00

Mestres da Literatura - Episódio Graciliano Ramos

Documentário200128minBrasilLivre


De Hilton Lacerda

A vida de Graciliano Ramos, autor de Vidas Secas.

Próximas Exibições:
Qua, 3 fev às 12:00h
Qui, 4 fev às 06:00h
Sáb, 6 fev às 06:00h


04:30

O Povo Brasileiro - Episódio A Matriz Lusa

Documentário200130minBrasilLivreSP


De Isa Grinspum Ferraz Com Chico Buarque, Gilberto Gil, Tom Zé, Darcy Ribeiro, narração de Matheus Nachtergaele

Tudo começa quando Portugal decide organizar um programa nacional para explorar as fronteiras do Desconhecido. A figura-chave, aqui, é o Infante D. Henrique. A comunidade cosmopolita reunida em Sagres, sob o comando do Infante, sistematiza os conhecimentos técnicos até então disponíveis e parte para aprimorar a tecnologia náutica existente. Embarcações lusitanas começam então a se lançar a mares inexplorados pelos europeus, numa aventura cujo resultado será não só transformar a imagem do mundo, como fazer emergir a idéia e a realidade da Humanidade. O Brasil surge como um momento dessa Era dos Descobrimentos. Como ponte avançada da cultura neolatina, em sua variante portuguesa, na margem ocidental do Atlântico Sul. De início, a colonização extraestatal assistemática. É o período "caramuru" da história do Brasil: a aldeola mameluca de Santo André, com João Ramalho, ou a aldeia eurotupinambá de Diogo Alvares, na Bahia. Em seguida, o Estado avança: capitanias hereditárias, governo geral. O projeto de transplantação da cultura portuguesa para os trópicos. Novas tecnologias e novas ideologias, trazidas de uma região da Europa que, de uma certa forma, era um protótipo da América: séculos de miscigenação, séculos de convívio com a diferença.

Próximas Exibições:
Qua, 3 fev às 12:30h
Qui, 4 fev às 06:30h
Sáb, 6 fev às 05:00h


05:00

Expresso - Episódio Edgard Navarro

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Hilton Lacerda

“Edgard Navarro é uma invenção”, diz o cineasta baiano sobre si mesmo. Iconoclasta e anárquico, ele revisita os lugares da infância e as histórias sobre a família, a escolha pelo cinema, as drogas, o processo de criação e sua relação com o mundo. Percorre recantos da cidade, fala de desordem, das misturas de gentes, de suor e cheiro de dendê.

Próximas Exibições:
Qua, 3 fev às 13:00h
Qui, 4 fev às 07:00h
Sáb, 6 fev às 05:30h


05:30

Grandes Mitos Gregos - Episódio Eros e Psiquê - A Bela e a Fera

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Psiquê foi recebida em um magnífico castelo. Seu marido era tranquilizador e doce, mas tinha a única exigência de que ela não olhasse para seu rosto. É claro que Psiquê queria descobrir quem era essa pessoa desconhecida e, para isso, pôs em risco o incomum e crescente romance. Enciumada com a beleza de Psiquê, a deusa Afrodite resolve desafiá-la. Psiquê precisa cumprir muitas tarefas e escapar de armadilhas para encontrar o homem que ela ama, cuja real identidade ela ainda precisa descobrir.

Próximas Exibições:
Qua, 3 fev às 13:30h
Qui, 4 fev às 07:30h
Sáb, 6 fev às 17:00h


06:00

Estados da Arte - Episódio Som

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Eduardo Goldenstein

O som é apenas aquilo que se escuta ou ele pode também ser visto e tocado? As diversas materialidades e sentidos propostos pelos artistas que buscam no campo sonoro a matéria prima expressiva para suas experimentações.

Próximas Exibições:
Qui, 21 jan às 20:34h
Dom, 7 fev às 05:35h


06:30

No Caminho do Bem - Episódio Infância e Juventude

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

A forma como as religiões entendem a infância e a adolescência é o tema deste episódio de "No Caminho do Bem". Jovens fiéis contam como encaram a espiritualidade e representantes religiosos comentam sobre a importância da formação religiosa desde a infância.

Próximas Exibições:
Qui, 21 jan às 20:34h
Dom, 7 fev às 06:10h


07:30

Fé na Batida - Episódio Passinho

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bianca Lenti, Jocelyn Edelstein

Dança genuinamente brasileira, surgida em meio aos bailes funk do Rio de Janeiro, o Passinho já conquistou adeptos pelo Brasil inteiro. Mais que uma dança, é um movimento criado por jovens que ganharam visibilidade com uma forma totalmente nova de dançar e curtir o funk. Ao som desse ritmo, eles misturam passos de hip hop, samba, frevo, capoeira e o que mais couber na batida. Nesse episódio de Fé na Batida, quem nos apresenta a dança são Marcelly de Mello, Marcos Paulo Kinho e Jefferson Chaves – o Cebolinha do Passinho. Completa o time Hugo Oliveira, um dos primeiros a pensar o Passinho como objeto de pesquisa.

Próximas Exibições:
Qui, 21 jan às 20:34h
Sáb, 6 fev às 06:35h


08:00

Presença de Villa-Lobos - Episódio A Juventude

Documentário201826minBrasilLivre


De Liloye Boubli Com Hugo Pilger, Lucia Barrenechea

A JUVENTUDE, primeira fase da vida musical de Villa-Lobos é investigada uma vez que sua atuação como músico profissional ensejou uma quantidade de influências de um classicismo ao qual, mais tarde, Villa-Lobos viria a contestar.

Próximas Exibições:
Qui, 21 jan às 20:34h
Sáb, 6 fev às 07:10h


08:30

Nelson Freire

Documentário2003107minBrasilLivreRJ


De João Moreira Salles

Documentário de longa-metragem sobre a vida do pianista brasileiro Nelson Freire, com direção de João Moreira Salles. O filme acompanha a rotina de Nelson em concertos ou recitais, desde o primeiro contato com o piano até a recepção dos admiradores no camarim. A singularidade do documentário está na ausência de depoimentos sobre Nelson. O filme não buscou o testemunho de amigos ou parentes, de outros músicos, de críticos ou de simples admiradores. A exceção é Martha Argerich, pianista argentina, que mantém com Nelson uma amizade de mais de quatro décadas. O documentário registra fragmentos de uma história completa, indicando uma linha de continuidade entre a infância e a maturidade. Os fatos e imagens escolhidos refazem o fio histórico que transformou o menino-prodígio do interior de Minas no pianista que se tornou unanimidade internacional. Com movimentos econômicos, sem pressa, o documentário se aproxima de Nelson e encontra um temperamento introspectivo e uma notável capacidade de criar a beleza. Nelson Freire foi filmado no Rio e São Paulo, na França, na Bélgica e na Rússia, entre maio de 2000 e agosto de 2001.

Próximas Exibições:
Qui, 21 jan às 20:34h
Sáb, 6 fev às 22:00h


10:25

Viva São João

Documentário200281minBrasilLivreRJ


De Andrucha Waddington Com Gilberto Gil

O compositor Gilberto Gil acompanha o cineasta Andrucha Waddington até o Nordeste do Brasil. Entre as comunidades rurais da região, Gil e Waddignton participam da comemoração católica do dia de São João com música e dança. Waddington também analisa o sofrimento da população que tenta sobreviver por meio da agricultura em um terreno difícil.

Próximas Exibições:
Qui, 21 jan às 20:34h
Sáb, 6 fev às 15:30h


12:00

Mestres da Literatura - Episódio Graciliano Ramos

Documentário200128minBrasilLivre


De Hilton Lacerda

A vida de Graciliano Ramos, autor de Vidas Secas.

Próximas Exibições:
Qui, 4 fev às 06:00h
Sáb, 6 fev às 06:00h


12:30

O Povo Brasileiro - Episódio A Matriz Lusa

Documentário200130minBrasilLivreSP


De Isa Grinspum Ferraz Com Chico Buarque, Gilberto Gil, Tom Zé, Darcy Ribeiro, narração de Matheus Nachtergaele

Tudo começa quando Portugal decide organizar um programa nacional para explorar as fronteiras do Desconhecido. A figura-chave, aqui, é o Infante D. Henrique. A comunidade cosmopolita reunida em Sagres, sob o comando do Infante, sistematiza os conhecimentos técnicos até então disponíveis e parte para aprimorar a tecnologia náutica existente. Embarcações lusitanas começam então a se lançar a mares inexplorados pelos europeus, numa aventura cujo resultado será não só transformar a imagem do mundo, como fazer emergir a idéia e a realidade da Humanidade. O Brasil surge como um momento dessa Era dos Descobrimentos. Como ponte avançada da cultura neolatina, em sua variante portuguesa, na margem ocidental do Atlântico Sul. De início, a colonização extraestatal assistemática. É o período "caramuru" da história do Brasil: a aldeola mameluca de Santo André, com João Ramalho, ou a aldeia eurotupinambá de Diogo Alvares, na Bahia. Em seguida, o Estado avança: capitanias hereditárias, governo geral. O projeto de transplantação da cultura portuguesa para os trópicos. Novas tecnologias e novas ideologias, trazidas de uma região da Europa que, de uma certa forma, era um protótipo da América: séculos de miscigenação, séculos de convívio com a diferença.

Próximas Exibições:
Qui, 4 fev às 06:30h
Sáb, 6 fev às 05:00h


13:00

Expresso - Episódio Edgard Navarro

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Hilton Lacerda

“Edgard Navarro é uma invenção”, diz o cineasta baiano sobre si mesmo. Iconoclasta e anárquico, ele revisita os lugares da infância e as histórias sobre a família, a escolha pelo cinema, as drogas, o processo de criação e sua relação com o mundo. Percorre recantos da cidade, fala de desordem, das misturas de gentes, de suor e cheiro de dendê.

Próximas Exibições:
Qui, 4 fev às 07:00h
Sáb, 6 fev às 05:30h


13:30

Grandes Mitos Gregos - Episódio Eros e Psiquê - A Bela e a Fera

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Psiquê foi recebida em um magnífico castelo. Seu marido era tranquilizador e doce, mas tinha a única exigência de que ela não olhasse para seu rosto. É claro que Psiquê queria descobrir quem era essa pessoa desconhecida e, para isso, pôs em risco o incomum e crescente romance. Enciumada com a beleza de Psiquê, a deusa Afrodite resolve desafiá-la. Psiquê precisa cumprir muitas tarefas e escapar de armadilhas para encontrar o homem que ela ama, cuja real identidade ela ainda precisa descobrir.

Próximas Exibições:
Qui, 4 fev às 07:30h
Sáb, 6 fev às 17:00h


14:00

Matizes do Brasil - Episódio Anna Maria Maiolino

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Bianca Lenti

Artista renomada mundo afora, Anna Maria Maiolino revela neste episódio dedicado a ela que sempre soube que seu destino estaria inevitavelmente ligado à arte. Nascida na Itália, criada na Venezuela e naturalizada brasileira, ela carrega a marca da desterritorialidade, traço evidenciado no sotaque que mistura italiano, espanhol e português. Em mais de 50 anos de produção, Maiolino já transitou por xilogravura, vídeo, fotografia, performance, instalação, pintura, escultura e poesia – sempre com um viés fortemente filosófico. Márcio Doctors, Paulo Miyada e Tania Rivera, todos grandes estudiosos de sua obra, comentam neste episódio sobre a maneira única como ela explora as noções de subjetividade, pertencimento, deslocamento e lugar.

Próximas Exibições:
Qui, 4 fev às 08:00h
Sáb, 6 fev às 21:15h


14:30

Arquitetos Brasileiros - Episódio Ruy Ohtake

Documentário201452minBrasilLivreSP


De Diego Romero de Godoy

O trabalho de Ruy Ohtake mescla a pesquisa tecnológica com uma plasticidade depurada e sensível às nossas condições e necessidades. Aluno de Vilanova Artigas e ligado à Escola Paulista, avançou para uma arquitetura mais lírica e leve, que expressa o prazer pelas curvas e pela inovação. De acordo com Oscar Niemeyer, é um dos mais legítimos representantes da arquitetura brasileira.

Próximas Exibições:
Qui, 4 fev às 08:30h


15:30

Coleção Arte Presente em Inhotim - Episódio Tunga

Documentário201852minBrasil16 anosRJ


De Pedro Urano

A partir de conversas com o artista e de registros da abertura da Galeria Psicoativa em Inhotim, quando foram re-performatizados quatro de seus trabalhos emblemáticos, o programa reflete sobre a potência cênica e os modos de ativação de corpos sociais e coletivos.

Próximas Exibições:
Qui, 4 fev às 09:30h
Sáb, 6 fev às 13:00h


16:30

Caixas Mágicas - Episódio Memórias Marinhas: Uma Leitura de Um Sábado em 30

Documentário202026minBrasil12 anosPE


De Hilton Lacerda, Letí­cia Simões Com Gheuza Sena, Gustavo Patriota, Paulo De Pontes, Thaiza Zooby

Luiz Marinho foi um artista voltado para o universo Nordestino com uma proposta dramatúrgica transpassada por suas memórias. Memórias Marinhas se debruça em como o dramaturgo de Timbaúba transfigura suas mitologias pessoais em uma construção própria que revela a sociedade patriarcal em suas contradições anacrônicas. Assim, o episódio discute como Marinho busca ficcionalizar, à sua maneira, as manifestações culturais, a sociedade e a língua de sua região, a Zona da Marta Norte de Pernambuco. "Memórias Marinhas" também aborda a relação entre o Teatro de Amadores de Pernambuco e a peça de Luiz Marinho, uma vez que Um Sábado em 30 tornou-se uma obra encenada ininterruptamente por 30 anos pelo TAP. Finalmente, MEMÓRIAS MARINHAS quer mostrar como a memória e regionalismo, critica social e auto-ficção atravessam a obra de Luiz Marinho de maneira indissociável, em constante transformação. A série procura estabelecer um diálogo entre teatro, cinema e TV, considerados por muitos como meios de expressão rivais. No entanto, tendo em vista que teatro filmado geralmente não resulta tão atraente, Caixas Mágicas tem como traço definidor a meta de extrair desse diálogo resultados excitantes para o seu público. Assim, em sintonia com as convergências tecnológicas nas artes, estabelecemos como cenário a delimitação de um espaço específico de representação, uma “caixa mágica”, onde zonas fronteiriças serão ampliadas, com trechos de filmes, sequências gravadas, imagens de arquivo e efeitos visuais diversos, além da música e do som. Por outro lado, Caixas Mágicas se propõe a jogar luz sobre as obras e as vidas de alguns dos grandes dramaturgos e dramaturgas brasileiras.

Próximas Exibições:
Qui, 4 fev às 10:30h
Sáb, 6 fev às 18:00h


17:00

As Aventuras da Arte Moderna - Episódio Paris, Capital do Mundo

Documentário201552minFrançaLivre


De Pauline Gaillard, Amélie Harrault

Ao sair do hospital, Apollinaire descobre como é a vida em Paris durante a guerra. Em Montparnasse, artistas estrangeiros estão morrendo de fome. Soutine, o mais pobre entre os artistas russos, torna-se amigo de Modigliani. Em 1917, Apollinaire encena a sua peça "Les Mamelles de Tirésias" usando o subtítulo "drama surrealista". Nasce assim a palavra “surrealista”, moeda comum nos círculos de arte de todo o mundo. Um ano mais tarde, Apollinaire sucumbe à gripe espanhola e Modigliani morre em 24 de janeiro de 1920. O seu funeral, com a participação de todos os artistas de Montparnasse, dita o fim da era boêmia.

Próximas Exibições:
Qui, 4 fev às 11:00h
Sáb, 6 fev às 20:15h


18:00

Impressões do Brasil - Episódio João Gilberto Noll

Documentário201126minÁfrica do SulLivreDF


De Ronaldo Duque

O gaúcho João Gilberto Noll coleciona 5 prêmios Jabuti. Teve vários de seus contos adaptados para o cinema e faz parte da antologia dos cem melhores contos brasileiros. Também escreveu romances premiados e peças de teatro. Apaixonado pela música, que trouxe seu primeiro encantamento pela arte, é criador de imagens que transcendem a narrativa. Interessado pelos mistérios da alma humana, considera-se um escritor de linguagem, não de tramas e assuntos.

Próximas Exibições:
Qui, 4 fev às 04:00h
Sex, 5 fev às 06:00h
Dom, 7 fev às 03:00h


18:30

Alegorias do Brasil - Episódio Jeitinho

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

O Brasil não é o único país onde as pessoas dão seu jeitinho, mas provavelmente é o único que se reconhece e se identifica por esse procedimento. O jeitinho é um elemento ambivalente da cultura: de um lado, é desprezo às regras e às leis; mas, de outro lado, é a alternativa criativa para superar o desamparo institucional. No Brasil, o jeitinho parece ser ao mesmo tempo nossa danação e nossa salvação.

Próximas Exibições:
Qui, 4 fev às 04:30h
Sex, 5 fev às 06:30h
Dom, 7 fev às 03:30h


19:00

Luz & Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro - Episódio José Roberto Eliezer - O Acaso e a Sorte

Documentário201729minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula, Jacques Cheuiche

José Roberto Eliezer é paulista, parceiro de Chico Botelho e Wilson de Barros. Legítimo representante do neon realismo paulista que marcou os anos 80 com filmes como: Cidade Oculta (1986), Anjos da Noite (1987), A Dama do Cine Shangai (1987). Vamos rever ainda trechos dos filmes: Demência(1987) A Dona da História (2004), O Cheiro do Ralo (2007), Cafundó (2005), Caixa Dois (2007), O Coronel e o Lobisomem(2005), Nina (2004), Se eu fosse você (2006), O menino no Espelho, (2014) Hotel Atlântico(2009) e muitos outros.

Próximas Exibições:
Qui, 4 fev às 05:00h
Sex, 5 fev às 07:00h
Sáb, 6 fev às 07:45h


19:30

Mobilis - Episódio Acessibilidade

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

A questão é: todos que se locomovem pela cidade tem respeitado seu direito de ir e vir e seu direito à igualdade e às liberdades fundamentais de cidadão?

Próximas Exibições:
Qui, 4 fev às 05:30h
Sex, 5 fev às 07:30h
Dom, 7 fev às 05:05h


20:00

Nós, Documentaristas - Episódio Joel Zito

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Susanna Lira Com Joel Zito

No episódio, o cineasta e pesquisador acadêmico Joel Zito Araújo, responsável por obras como “Retrato em Preto e Branco” e “Raça”, fala a respeito do processo de criação de seus filmes e aborda temas importantes para a sua filmografia, como o racismo presente na televisão, sobretudo nas telenovelas, tema de seu documentário "Eu, Mulher Negra".

Próximas Exibições:
Qui, 4 fev às 00:00h
Sex, 5 fev às 08:00h
Sáb, 6 fev às 10:00h


20:30

Nós que Aqui Estamos por Vós Esperamos

Documentário199973minBrasil16 anosSP


De Marcelo Masagão

Nós que Aqui Estamos por Vós Esperamos é uma frase que o diretor Marcelo Masagão encontrou na entrada de um cemitério e batiza seu filme. O longa é um retrato da banalização da vida e da morte, construído com fragmentos de imagens trágicas do século XX. Trechos de reportagens de TV, clássicos do cinema, matérias de revista e jornais nos lembram de tempos violentos na história da humanidade. Sem muitas palavras, o filme é uma construção muito mais visual do que retórica. Além dos personagens ilustres que mudaram o curso do século XX estão também pessoas comuns e suas histórias de vida e morte. Foi uma época construída em cima de desenvolvimento, tecnologia, industrialização e muitos sacrifícios.

Próximas Exibições:
Qui, 4 fev às 00:30h
Sex, 5 fev às 08:30h
Sáb, 6 fev às 14:00h


22:00

Crítico

Documentário200876minBrasil12 anos


De Kleber Mendonça Filho Com Michel Ciment, Walter Salles, Carlos Saura

Crítico profissional de cinema e diretor de curtas, o documentário segue os questionamentos pessoais de quem está situado na indústria cultural tanto como cineasta, como também observador da arte e da indústria do audiovisual. Os registros começaram em 1998 e seguiram até 2007, ocorridos no Brasil, Estados Unidos e Europa, com cineastas e críticos do mundo inteiro. Trata-se de uma janela para uma arte cada vez mais julgada por mecanismos de mercado e que luta para permanecer humana tanto no fazer, como no observar.

Próximas Exibições:
Qui, 4 fev às 02:00h
Sex, 5 fev às 10:00h
Dom, 7 fev às 15:25h


23:25

crônicasNÃOditas - Episódio O Happening

Ficção20159minBrasilLivreSP


De Tatiana Lohmann

Um grupo de militantes, artistas e intelectuais se encontra em uma festa, pretexto para veladas reuniões políticas. À espera de atores que vão fazer um happening, a câmera assume o papel de um olhar indiscreto, flagrando aspectos que as relações humanas assumem em tempos sombrios.

Próximas Exibições:
Qui, 4 fev às 03:25h
Sex, 5 fev às 11:25h
Sáb, 6 fev às 21:45h


23:40

Grandes Cenas - Episódio O Guardião

Documentário201615minBrasilLivreRN


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Rodrigo Moreno, Matheus Naschtergaele

O diretor argentino Rodrigo Moreno expõe seu processo muito particular de criação e encenação da cena do aniversário em "O Guardião" (2006), valorizando a liberdade no set e priorizando o fluxo de interpretação dos atores.

Próximas Exibições:
Qui, 4 fev às 03:40h
Sex, 5 fev às 11:40h
Sáb, 6 fev às 17:40h