Segunda-feira, 1 de Fevereiro de 2021


00:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Hermes - O Mensageiro Indecifrável

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Zeus admirava o jovem deus Hermes e o encarregou de inúmeras missões: tornar-se mensageiro, tornar-se um intercessor entre os vivos e os mortos, promover o comércio e incentivar a circulação de viajantes. Mas ele também era o maior aliado de seu pai e o ajudou em diversas tentativas de sedução. Ele era um deus impenetrável, e ninguém jamais sabia ao certo se estava ou não sendo enganado por ele. Hermes era admirado no Olimpo, mas às vezes irritava os deuses, fazendo objetos desaparecerem ou pregando peças.

Próximas Exibições:
Qui, 21 jan às 20:37h


00:30

Alegorias do Brasil - Episódio Macunaíma

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

Criado por Mário de Andrade, o personagem do romance Macunaíma tornou-se a grande alegoria modernista do Brasil. De um lado, é esperto e livre. De outro, mentiroso e malandro. Suas ambivalências são as do próprio brasileiro. É aberto e plástico. Mas acaba morto. Será que hoje ainda há espaço para o malandro, que não obedece e nem afronta, mas dribla a lei? Ainda somos macunaímicos?

Próximas Exibições:
Qui, 21 jan às 20:37h


01:05

Clementina

Documentário201975minBrasilLivreRJ


De Ana Rieper Com Alcione, Nelson Sargento, Hermí­nio Bello de Carvalho, Ney Lopes, Tantinho da Mangueira

O documentário faz uma viagem através das músicas e da história de Clementina de Jesus. Os sambas mais poéticos, o batuque cheio de balanço, os cantos religiosos que revelam uma comunicação forte com o mundo sagrado, vão nos levando para o profundo mundo de Quelé. Marcada na história da MPB pela sua voz excepcional e repertório de música afro brasileira, essa neta de escravos trouxe com o seu canto a alegria, a potência e o drama da condição do negro no Brasil. Considerada por muitos o elo perdido entre a cultura brasileira e as raízes africanas.

Próximas Exibições:
Qui, 21 jan às 20:37h
Seg, 8 mar às 22:30h


02:30

Ex Isto

Ficção201086minBrasil14 anosMG


De Cao Guimarães Com João Miguel

Ex Isto, da série Iconoclássicos, é um filme livremente inspirado na obra “Catatau”, de Paulo Leminski. O poeta imaginou uma hipótese histórica: "E se René Descartes tivesse vindo ao Brasil com Maurício de Nassau?". Interpretado por João Miguel, o personagem se envereda pelos trópicos, selvagem e contemporâneo, sob o efeito de ervas alucinógenas, investigando questões da geometria e da ótica diante de um mundo absolutamente estranho.

Próximas Exibições:
Qui, 21 jan às 20:37h


04:05

Na Ilha

Documentário202075minBrasil12 anosRJ


De Viní­cius Nascimento, Julia Bernstein

Na Ilha é um documentário imersivo no processo de montagem de filmes. Vinte montadores do cinema brasileiro expõem as nuances dessa arte, seus segredos e processos. Com o cinema digital, muitos trabalham em suas casas ou escritórios e é nesses espaços que nosso filme acontece. Espaços de intimidade e criação, locais onde tudo pode mudar até o último minuto. É um documentário sobre escolhas e métodos que faz um panorama do cinema brasileiro.

Próximas Exibições:
Qui, 21 jan às 20:37h


05:30

crônicasNÃOditas - Episódio O Encontro

Ficção20139minBrasilLivreSP


De Tatiana Lohmann

O reencontro entre um general da ditadura e sua filha adotiva, sumida desde que descobriu sua verdadeira origem. Um segredo revelador das cruéis relações entre militares e presos políticos.

Próximas Exibições:
Qui, 21 jan às 20:37h


05:45

Revista Curta!: 31/01/2021

Jornalismo202115minBrasilLivre


Acompanhe a revista eletrônica totalmente dedicada à cultura. Seguindo a máxima do canal, quem fala é quem faz, a proposta são os próprios artistas e pensadores apresentarem seus trabalhos e contarem suas histórias.

Próximas Exibições:
Qui, 21 jan às 20:37h


06:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio A Doce Vida

Documentário201352minFrança10 anos


De Antoine de Gaudemar

Federico Fellini dirigiu ´A Doce Vida´ em 1959. Na Roma dos anos 50, Marcello Mastroianni, um jornalista de celebridades, vai de festa em festa, noite após noite e, acima de tudo, de mulher em mulher. O filme é um retrato espetacular de uma Itália rica e indolente, banhada em libertinagem, filmado no período pós-guerra, quando o país é um milagre econômico e entra na modernidade. Ao mesmo tempo, a chegada em massa de diretores e atores aos estúdios ´Cinecitta´, transformam Roma na nova Hollywood. De forma premonitória, ´A Doce Vida´ prevê a chegada de uma sociedade altamente midiatizada e a libertação de morais que viria. Aos 40 anos, Felline se torna o novo mestre do cinema italiano. Partindo do realismo e da narração clássica, o filme torna-se sinônimo de um certo estilo de vida e libera a forte inclinação de Fellini para imaginários, sonhos e filmagem em estúdio.

Próximas Exibições:
Qui, 21 jan às 20:37h


07:00

Cidades Possíveis - Episódio Mobilidade Sustentável

Documentário202026minBrasil14 anos


De Eduardo Goldenstein Com Jaime Lerner, Clarisse Linke, Romulo Orrico, Carlos Aranha, Goura

O tema da mobilidade sustentável é amplo e aflige a todos os habitantes das grandes e médias cidades, com mais ênfase, claro, para os moradores das periferias. Este tema está diretamente ligado à qualidade de vida e à produtividade da cidade, e traz questões ligadas à articulação do planejamento e gestão do solo com estratégias de mobilidade que permitam maior humanização das cidades, tais como fortalecimento do transporte ativo (não motorizado), aumento de índices de caminhabilidade associado a sistemas de transporte público integrados, etc. Apresentação dos “casos" de Curitiba (invenção do BRT - sistema tronco-alimentado exportado para mais de 25 países), Rio de Janeiro (implementação de expressiva rede de transporte em curto espaço tempo - VLT, BRT, expansão Metrô, etc., no entanto persistem graves problemas qualitativos), São Paulo (medidas para privilegiar os modos de transporte sustentáveis, integração do planejamento do transporte com o planejamento urbano através do Plano Diretor).

Próximas Exibições:
Qui, 21 jan às 20:37h


07:30

Impressões do Mundo - Episódio Soyinka - Da África ao prêmio Nobel

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

A trajetória do primeiro negro africano a ganhar o prêmio Nobel de literatura. Da infância pobre na Nigéria ao reconhecimento na Inglaterra. Seus trabalhos em teatro, romance e ensaios. A paixão pela África e suas expectativas de futuro para a humanidade, a religiosidade yorubá e a militância pelos direitos humanos.

Próximas Exibições:
Qui, 21 jan às 20:37h


08:00

Incertezas Críticas - Episódio Andreas Huyssen

Documentário201526minBrasilLivreSP


De Daniel Augusto Com Andreas Huyssen

O alemão Andreas Huyssen é professor de literatura na Columbia University, em nova York. Neste programa, gravado em seu escritório na universidade, ele fala sobre a relação entre memória, história e trauma. Outros temas abordados são a diferença entre modernidade e modernismo e os limites da representação na arte.

Próximas Exibições:
Qui, 21 jan às 20:37h


08:30

Fronteiras do Pensamento (2020) - Episódio Janna Levin

Documentário202026minBrasilLivreSP


De André Brandão, Ricardo Carioba

Com os olhos voltados para o universo, a respeitada física teórica e astrônoma Janna Levin busca compreender os buracos negros e as ondas gravitacionais no espaço-tempo. Para além do seu trabalho como pesquisadora, porém, Levin atua como importante divulgadora da ciência por meio dos seus romances. Seu livro mais recente, “A música do universo”, conta a história da obsessão de três cientistas e físicos – que receberam o Prêmio Nobel de Física em 2017 –, em uma jornada de 50 anos para detectar as ondas gravitacionais. Neste episódio, “Fronteiras do Pensamento” cede espaço para que a cientista medite sobre questões preciosas da nossa existência e, claro, sobre a ciência e seu papel unificador.

Próximas Exibições:
Qui, 21 jan às 20:37h
Qui, 18 mar às 20:30h


09:00

O Brasil de Darcy Ribeiro - Episódio A Construção da Nação

Documentário201352minBrasilLivre


De Ana Maria Magalhães

Com depoimentos de amigos e do próprio Darcy, o episódio retrata a sua personalidade e formação desde Montes Claros e o ambiente familiar; a influência da II Guerra em sua definição política no meio universitário e o despertar para a literatura em Belo Horizonte; até a decisão de estudar a natureza humana através de pesquisas com os índios. A iniciação profissional, sob a égide do Marechal Rondon, leva-o às aldeias onde se deslumbra com a presença da beleza na sociedade indígena e a força da sua identidade. O Brasil mestiço seria a nova Roma chamada a representar um papel importante no mundo.

Próximas Exibições:
Qui, 21 jan às 20:37h


10:00

O Guia Pervertido da Ideologia - Episódio Parte 2

Documentário201245minIrlandaLivre


De Sophie Fiennes

Os realizadores de O Guia Pervertido do Cinema retornam com essa busca por significados escondidos no cinema. O filósofo Slavoj Zizek usa sua interpretação das imagens em movimento para apresentar uma jornada cinematográfica ao coração da ideologia: os sonhos que formam nossas convicções e costumes coletivos.

Próximas Exibições:
Qui, 21 jan às 20:37h


10:50

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Eduardo Giannetti indica o livro “Os irmãos Karamázov”, de Fiódor Doistoiévski

Documentário20173minBrasilLivre


De Eduardo Barros

O economista, escritor, cientista político e professor, Eduardo Giannetti fala neste episódio de sua paixão pelo escritor russo Fiódor Dostoiéviski, e em particular sobre a importância que seu romance “Os irmãos Karamázov” tem em sua vida de leitor.

Próximas Exibições:
Qui, 21 jan às 20:37h


11:00

Consciência³ - Episódio A Consciência do Outro

Documentário201945minBrasilLivreDF


De Renato Barbieri

Consciência (Consciência ao Cubo) é uma série em que pensadoras e pensadores refletem sobre o fenômeno universal da consciência. No segundo episódio da série, nossos entrevistados se debruçam sobre a que seria ter a consciência “do outro”, explanando sobre a necessidade da inclusão, as graves consequências da intolerância ao diferente e como a empatia é um marco na evolução da Vida. Com Lia Diskin, Edgard Gouveia Júnior, Roberto Gambini, Roman Krznaric e convidados.

Próximas Exibições:
Qui, 21 jan às 20:37h


11:50

Pandemiarte - Episódio Marlos Bakker

Experimental20204minBrasilLivreRJ


De Fábio Gavião Com Marlos Bakker

O artista visual Marlos Bakker durante isolamento social provocado pela pandemia da Covid 19 responde a 3 perguntas: Qual a necessidade da Arte? Como a Pandemia afetou seu trabalho, sua vida, sua rotina? Qual a "sua" necessidade? Isolado em seu apartamento Marlos Bakker nos revela a dificuldade em passar por esta fase com dois filhos pequenos.

Próximas Exibições:
Qui, 21 jan às 20:37h
Qua, 24 mar às 21:50h


12:00

Projeções - Episódio Paulo Sacramento

Documentário201515minBrasil10 anosSP


De Renata Druck

Rituais, diferentes gêneros e estéticas em

Próximas Exibições:
Ter, 2 fev às 06:00h


12:20

Pedro Luis - Vale Quanto Pesa - Episódio Congênito

Documentário20194minBrasilLivreRJ


De Pedro Tré Hansen

Pedro Luis interpreta canções de Luiz Melodia.

Próximas Exibições:
Ter, 2 fev às 06:20h


12:30

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio A Sanfona Caipira

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

A música caipira de raíz de São Paulo tem uma história riquíssima, representada por ícones como Angelino de Oliveira, João Pacífico, as duplas Tonico e Tinoco e Mariano e Caçula, por exemplo. Mas há incontáveis músicos anônimos que engrossam o caldo dessa história, bem ao estilo ‘come quieto’ caipira, e que, carregados de simplicidade e inspiração, são a fonte inesgotável desse caldeirão artístico. Este programa da série O Milagre de Santa Luzia apresenta sanfoneiros amadores ou desconhecidos, representantes dessa história. Reunidos numa grande festa, na fazenda de Gilda Montans, em Ribeirão Preto, eles falam sobre a simplicidade da vida rural, da rotina do campo e como esse ‘clima’ se reflete na música que ouvem e tocam. As canções e os depoimentos, mais do que uma alternativa musical, apresentam uma visão de mundo oposta à dos habitantes das grandes cidades. Um programa inspirador, que instiga a reflexão.

Próximas Exibições:
Ter, 2 fev às 06:30h


13:00

A História Oculta das Obras de Arte - Episódio Raphael

Documentário201152minFrançaLivre


De Juliette Garcias e Stan Neumann

Os maiores especialistas da obra de Raphael se reúnem no Museu do Louvre para analisar, minuciosamente, a arte do pintor. Todos os quadros estão como quando foram pintados: sem molduras e expostos em cavaletes.

Próximas Exibições:
Ter, 2 fev às 07:00h


14:00

Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana - Episódio A Conexão Africana

Documentário201852minBrasilLivre


De José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos, Carlos Nobre

Na África e no Brasil, Portugal montou a sua arquitetura da escravidão. Depois de derrotados militarmente, chefes africanos se transformam em fornecedores de escravos. O continente africano se divide, se destrói. Mas a resistência nunca deixou de existir: nas aldeias, nas marchas forçadas e à bordo dos navios negreiros. Esta resistência política, cultural e espiritual é a chave de Palmares.

Próximas Exibições:
Ter, 2 fev às 08:00h


15:00

Guerras do Brasil.doc - Episódio As Guerras de Palmares

Documentário201826minBrasil12 anos


De Luiz Bolognesi

A história do Brasil passa, e muito, pela história da escravidão. Cerca de 12 milhões de negros foram arrastados de suas terras e trazidos como escravos para trabalhar no Brasil e formar essa nação. O 2º Episódio da série conta como, durante o período de escravidão, negros de todas as etnias em um grito de liberdade fogem dos engenhos para se refugiarem em Quilombos. O nascimento de Palmares e as comunidades afro-indígenas. A ascensão e os mais de 100 anos de luta e resistência dos Quilombos. Quem foi Zumbi e a luta contra a Coroa Portuguesa. Os Bandeirantes e as batalhas pela queda de Palmares.

Próximas Exibições:
Ter, 2 fev às 09:00h


15:30

Minha Vida na Alemanha de Hitler - Episódio Minha Vida na Alemanha de Hitler - Episódio 2

Documentário201852minFrança16 anos


De Jérôme Prieur

O Terceiro Reich foi proclamado em 21 de março de 1933. Da transformação do NSDAP em um partido único para a queima de livros de 10 de maio de 1933; da Noite das Facas Longas, em 30 de junho de 1934, à proclamação de Hitler como Führer: como a vida mudou após a ascensão de Hitler ao poder? Nós revisamos as leis de Nuremberg, o restabelecimento do serviço militar, a Kristallnacht (9-10 de novembro de 1938) e suas consequências: 30.000 homens judeus foram presos e deportados para campos de concentração enquanto dezenas de milhares de judeus foram forçados ao exílio .

Próximas Exibições:
Ter, 2 fev às 09:30h


16:30

Amazônia Eterna

Documentário201279minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

A Floresta Amazônica é hoje um imenso laboratório de experiências sustentáveis que revelam uma nova relação entre homens, corporações e este patrimônio natural imprescindível para a vida no planeta. Lá estão nascendo as diretrizes de um novo modelo econômico mundial: a economia verde. Mas quanto valem os serviços que esta commoditie invisível presta para a humanidade? E quem deve lucrar com isso? Em busca destas respostas, o filme mostra iniciativas de sucesso, discute novas possibilidades com especialistas e mergulha numa viagem sensorial pelo cotidiano de quem habita a floresta.

Próximas Exibições:
Ter, 2 fev às 10:30h


18:00

Estados da Arte - Episódio Som

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Eduardo Goldenstein

O som é apenas aquilo que se escuta ou ele pode também ser visto e tocado? As diversas materialidades e sentidos propostos pelos artistas que buscam no campo sonoro a matéria prima expressiva para suas experimentações.

Próximas Exibições:
Ter, 2 fev às 04:00h
Qua, 3 fev às 06:00h
Dom, 7 fev às 05:35h


18:30

No Caminho do Bem - Episódio Infância e Juventude

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

A forma como as religiões entendem a infância e a adolescência é o tema deste episódio de "No Caminho do Bem". Jovens fiéis contam como encaram a espiritualidade e representantes religiosos comentam sobre a importância da formação religiosa desde a infância.

Próximas Exibições:
Ter, 2 fev às 04:30h
Qua, 3 fev às 06:30h
Dom, 7 fev às 06:10h


19:30

Fé na Batida - Episódio Passinho

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bianca Lenti, Jocelyn Edelstein

Dança genuinamente brasileira, surgida em meio aos bailes funk do Rio de Janeiro, o Passinho já conquistou adeptos pelo Brasil inteiro. Mais que uma dança, é um movimento criado por jovens que ganharam visibilidade com uma forma totalmente nova de dançar e curtir o funk. Ao som desse ritmo, eles misturam passos de hip hop, samba, frevo, capoeira e o que mais couber na batida. Nesse episódio de Fé na Batida, quem nos apresenta a dança são Marcelly de Mello, Marcos Paulo Kinho e Jefferson Chaves – o Cebolinha do Passinho. Completa o time Hugo Oliveira, um dos primeiros a pensar o Passinho como objeto de pesquisa.

Próximas Exibições:
Ter, 2 fev às 05:30h
Qua, 3 fev às 07:30h
Sáb, 6 fev às 06:35h


20:00

Presença de Villa-Lobos - Episódio A Juventude

Documentário201826minBrasilLivre


De Liloye Boubli Com Hugo Pilger, Lucia Barrenechea

A JUVENTUDE, primeira fase da vida musical de Villa-Lobos é investigada uma vez que sua atuação como músico profissional ensejou uma quantidade de influências de um classicismo ao qual, mais tarde, Villa-Lobos viria a contestar.

Próximas Exibições:
Ter, 2 fev às 00:00h
Qua, 3 fev às 08:00h
Sáb, 6 fev às 07:10h


20:30

Nelson Freire

Documentário2003107minBrasilLivreRJ


De João Moreira Salles

Documentário de longa-metragem sobre a vida do pianista brasileiro Nelson Freire, com direção de João Moreira Salles. O filme acompanha a rotina de Nelson em concertos ou recitais, desde o primeiro contato com o piano até a recepção dos admiradores no camarim. A singularidade do documentário está na ausência de depoimentos sobre Nelson. O filme não buscou o testemunho de amigos ou parentes, de outros músicos, de críticos ou de simples admiradores. A exceção é Martha Argerich, pianista argentina, que mantém com Nelson uma amizade de mais de quatro décadas. O documentário registra fragmentos de uma história completa, indicando uma linha de continuidade entre a infância e a maturidade. Os fatos e imagens escolhidos refazem o fio histórico que transformou o menino-prodígio do interior de Minas no pianista que se tornou unanimidade internacional. Com movimentos econômicos, sem pressa, o documentário se aproxima de Nelson e encontra um temperamento introspectivo e uma notável capacidade de criar a beleza. Nelson Freire foi filmado no Rio e São Paulo, na França, na Bélgica e na Rússia, entre maio de 2000 e agosto de 2001.

Próximas Exibições:
Ter, 2 fev às 00:30h
Qua, 3 fev às 08:30h
Sáb, 6 fev às 22:00h


22:25

Viva São João

Documentário200281minBrasilLivreRJ


De Andrucha Waddington Com Gilberto Gil

O compositor Gilberto Gil acompanha o cineasta Andrucha Waddington até o Nordeste do Brasil. Entre as comunidades rurais da região, Gil e Waddignton participam da comemoração católica do dia de São João com música e dança. Waddington também analisa o sofrimento da população que tenta sobreviver por meio da agricultura em um terreno difícil.

Próximas Exibições:
Ter, 2 fev às 02:25h
Qua, 3 fev às 10:25h
Sáb, 6 fev às 15:30h