Domingo, 17 de Janeiro de 2021


00:00

Bruta Aventura em Versos

Documentário201174minBrasilLivreRJ


De Letí­cia Simões

Ícone da poesia marginal dos anos 1970 no Rio, Ana Cristina Cesar se matou em 1983, aos 31 anos, deixando inúmeros leitores e adeptos. Ela criou versos, traduziu poemas e contos, pesquisou sobre cinema e literatura, escreveu artigos, deu aulas, redigiu cartas. Seu estilo direto porém delicado, visceral e comunicativo influenciou a literatura e a poesia de diversos artistas. A partir da apropriação de sua obra por outros artistas, o documentário procura captar a beleza e a originalidade de sua escrita, seja através da dança de Marcia Rubin, do espetáculo de Paulo José e Ana Kutner ou da poesia de Alice Sant´Anna. Todos, de maneiras diversas e particulares, conviveram com as vírgulas, as pausas, a voz e os olhos da poeta.

Próximas Exibições:
Qui, 21 jan às 21:54h


01:30

Filmes que Marcaram Época - Episódio O Desprezo

Documentário201352minFrança10 anos


De Antoine de Gaudemar

Jean-Luc Godard dirigiu ´O Desprezo´ em 1963. Brigitte Bardot, que é na época um dos ícones do cinema mundial, divide a liderança do filme com Fritz lang, que interpreta ele mesmo, um criador de filmes. A produção mistura duas rupturas : a de uma jovem mulher com seu marido roteirista e a de um diretor alemão com um produtor americano. No contexto das filmagens, enquanto a televisão prospera, o número de filmes diminui, cinemas fecham e o mundo da sétima arte atravessa uma crise existencial. O início dos anos 60 é a única época em que Hollywood não domina o mundo do cinema. Para Godard, é o fim de um cinema que ele ama apaixonadamente.

Próximas Exibições:
Qui, 21 jan às 21:54h


02:30

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio A Cultura dos Vaqueiros

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

O termo ‘vaqueiro’, no nordeste, designa não somente o profissional responsável por cuidar de um rebanho de gado, mas o representante de uma cultura riquíssima, marcada pela indumentária de couro, o berrante e o aboio, indispensáveis a quem se dedica de corpo e alma a essa arriscada atividade. O mais ilustre vaqueiro de que se tem notícia é Raimundo Jacó, primo de Luiz Gonzaga, que morreu em Serrita, assassinado por um companheiro que invejava sua competência e coragem, conforme diz a lenda. O Rei do Baião, além de compor a belíssima canção A Morte do Vaqueiro, também criou, em homenagem ao primo, a popular Missa do Vaqueiro, que até hoje reúne milhares de pessoas em Serrita anualmente. O programa da série O Milagre de Santa Luzia, além de tratar da história de Raimundo Jacó e da Missa, por meio de gravações feitas para o projeto O Brasil da Sanfona, mostra um belíssimo e inusitado encontro entre Dominguinhos e um grupo de vaqueiros, ao acaso, no meio da estrada.

Próximas Exibições:
Qui, 21 jan às 21:54h


03:00

Impressões do Brasil - Episódio Cristovão Tezza

Documentário201126minÁfrica do SulLivreDF


De Ronaldo Duque

Ele começou como poeta e escreveu seu primeiro livro aos 13 anos. Na juventude fez teatro, trabalhou na marinha mercante, foi trabalhador ilegal na Europa e relojoeiro. Nascido em Lages, Santa Catarina, Cristovão Tezza vive em Curitiba, onde começou sua carreira literária. Exímio criador de diálogos rápidos, concisos e cheios de expectativa, sua trajetória como escritor de estilo solidamente definido vem sendo reconhecida e premiada.

Próximas Exibições:
Qui, 21 jan às 21:54h


03:30

Alegorias do Brasil - Episódio Vívidos de Amor

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

Entre as mais famosas alegorias do Brasil, está a da miscigenação. O papel desempenhado pela sexualidade na formação desse que é reconhecido o nosso principal traço cultural. A miscigenação ocorreu, mas não como por vezes se imaginou, ao criar o paradigma de democracia racial, mas ela se deu, também, na base da violência com mulheres negras e índias.


04:05

Impressões do Mundo - Episódio Richard Bourne - Richard Bourne e o Brasil

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

O olhar do escritor inglês Richard Bourne, professor de ciências políticas da Universidade de Londres, sobre o Brasil. As relações históricas do escritor com o Brasil e os motivos de eleger o país como seu principal foco de interesse. Uma abordagem sobre os principais personagens políticos do Brasil e um diálogo especial sobre os protagonistas de dois de seus principais livros: "Getúlio Vargas do Brasil: A esfinge dos Pampas", e "Lula Do Brasil". Seus pontos de vista sobre a América Latina e suas apostas de futuro, especialmente quanto ao Brasil.

Próximas Exibições:
Qui, 21 jan às 21:54h


04:35

Cidades Possíveis - Episódio Cultura, Memória e Identidade

Documentário202026minBrasil14 anos


De Eduardo Goldenstein Com Theresa Williamson, Jailson de Souza e Silva, Mario Chagas, Juliano Basso

Os museus sociais e comunitários, a história local e memória. Questões referentes à coesão e integração social, democratização dos espaços urbanos, inclusão e emancipação através da cultura, criação de espaços educativos não formais, afirmação da memória e identidade de comunidades carentes.

Próximas Exibições:
Qui, 21 jan às 21:54h


05:10

Mobilis - Episódio Trilhos Urbanos

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

Qual é a relação dos trilhos urbanos com o imaginário da comunidade? Como os trens e o metrô influenciam a cultura urbana? Um exemplo é o caso da origem do movimento Hip Hop brasileiro, nos anos 1980, quando a primeira linha do metrô na cidade de São Paulo ligou a periferia ao centro como nunca se tinha ligado antes, possibilitando um encontro das periferias. Sem esse encontro, existiria uma história do Hip Hop brasileiro?

Próximas Exibições:
Qui, 21 jan às 21:54h


05:40

Estados da Arte - Episódio Natureza

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Eduardo Goldenstein

Da intimidade do corpo-casa em Brígida Baltar à imensidão dos processos geológicos em Thiago Rocha Pitta. As relações da arte com a biologia segundo Daniel Steegman Mangrané. João Modé e o tempo na gênese da obra. Afonso Tostes revela o afeto pela madeira e traz a floresta para dentro do museu.

Próximas Exibições:
Qui, 21 jan às 21:54h


06:15

No Caminho do Bem - Episódio Destino x Livre Arbítrio

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

Este episódio de “No Caminho do Bem” aborda como diferentes orientações religiosas entendem a relação entre destino e livre arbítrio. Representantes do candomblé, espiritismo e budismo revelam como nossas escolhas dialogam com a predestinação.

Próximas Exibições:
Qui, 21 jan às 21:54h


07:15

A História Oculta das Obras de Arte - Episódio Goya

Documentário201052minFrançaLivre


De Stan Neumann, Stan Neumann e Juliette Garcias

Os maiores especialistas da obra de Goya se reúnem no Museu do Louvre para analisar, minuciosamente, a arte do pintor. Todos os quadros estão como quando foram pintados: sem molduras e expostos em cavaletes.

Próximas Exibições:
Qui, 21 jan às 21:54h


08:15

Grandes Mitos Gregos - Episódio Atena - Sabedoria Armada

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Atena nasceu do crânio de Zeus, vestindo um capacete e segurando uma lança. Ela era a defensora dos heróis, do Estado, da humanidade, a quem ofereceu muitas invenções. Também era uma mulher linda que chamava muita atenção, incluindo a do deus Hefesto. Ela lutava frequentemente com seu arquirrival Poseidon. Atena sentiu ciúmes em somente uma ocasião: quando a jovem Aracne, especialista em tecelagem, alegou que superava qualquer pessoa - incluindo Atena. Para uma deusa, até a sensível Atena, foi difícil aguentar.


08:45

O Som e o Silêncio - Episódio Violão

Documentário201827minBrasilLivreRJ


De José Joffily, Pedro Rossi

No estúdio Guinga reverencia os construtores de violão e arremata: “Não quero vender uma imagem falsa da relação que eu tenho com o instrumento: eu durmo com o violão ao meu lado desde que eu tenho 16 anos. Sempre dormi sozinho pra poder dormir com o violão do meu lado”. Lineu Bravo recebe Suzano na sua oficina, a quem diz: “Guinga é um dos maiores melodistas que esse país, ou até esse planeta, já viu”.

Próximas Exibições:
Qui, 21 jan às 21:54h


09:20

Sons Brasilis - Episódio Funk

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Adriana L. Dutra Com Ivana Bentes, Dj Malboro, MC Leonardo, Tati Quebra Barraco

O funk tem sua origem nos EUA nos anos 50, derivado da soul music. Uma música originariamente tocada e consumida por negros. Chegou ao Brasil na década de 70, ainda com letras em inglês, mas logo depois foi apropriado pela periferia que abarcou o ritmo com a criação dos primeiros bailes funks. Nos anos 2000 houve um boom do funk no mercado e o impulsionamento de vendas de musicas, discos e videclipes transformaram o gênero numa indústria que gera milhões ao ano. O episódio foi gravado no Rio de Janeiro e tem a participação de DJ Marlboro, MC Leonardo e Tati Quebra Barraco, entre outros.

Próximas Exibições:
Qui, 21 jan às 21:54h


09:45

Curta! + MASP - Beatriz Milhazes

Jornalismo20202minLivre


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!

Próximas Exibições:
Qui, 21 jan às 21:54h


09:50

Incertezas Críticas - Episódio Hal Foster

Documentário201526minBrasilLivreSP


De Daniel Augusto Com Hal Foster

O crítico e historiador da arte Hal Foster é professor na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. Autor de diversos livros, ele nos recebeu em sua casa para falar de arte contemporânea, da relação entre arte e conhecimento e das características da arte na sociedade do espetáculo.


10:25

Clássicos do Rock - Episódio U2

Show197330minBélgicaLivre


De Michel Perin

Show da banda de rock irlandesa U2.

Próximas Exibições:
Qui, 21 jan às 21:54h


11:00

Sergio Britto - Mestre dos Palcos

Documentário201655minBrasilLivreRJ


De Vicente Tigre, Rozane Martins Pereira Braga

O documentário acompanha as múltiplas facetas do ator e diretor Sérgio Britto, desde os bastidores das companhias de teatro a suas experiências na literatura e ópera. O ator foi criador do "Grande Teatro Tupi", programa que fez mais de 450 adaptações de peças teatrais e tinha no elenco atores como Fernanda Montenegro e Ítalo Rossi.

Próximas Exibições:
Qui, 21 jan às 21:54h


12:00

Pandemiarte - Episódio Franklin Cassaro

Experimental20204minBrasilLivreRJ


De Fábio Gavião Com Franklin Cassaro

O Escultor performatico Franklin Cassaro no período de isolamento social provocado pela pandemia da Covid 19 responde a 3 perguntas: Qual a necessidade da Arte? Como a Pandemia afetou seu trabalho, sua vida, sua rotina? Qual a "sua" necessidade? Isolado em seu apartamento/atelier, Cassaro nos revela suas impressões sobre o periodo e nos mostra um de seus ultimos trabalhos.

Próximas Exibições:
Ter, 9 mar às 22:30h


12:10

Grandes Cenas - Episódio O Pântano

Documentário201615minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

O técnico de som Guido Berenblum detalha o processo de criação da cena da piscina em "O Pântano" (2001) de Lucrecia Martel, uma diretora que encontra no som a grande força motriz para suas narrativas.

Próximas Exibições:
Qui, 21 jan às 21:54h


12:30

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio João Anzanello Carrascoza indica o livro “Lavoura arcaica”, de Raduan Nassar

Documentário20176minBrasilLivre


De Eduardo Barros

O escritor João Anzanello Carrascoza é autor do romance “Caderno de um ausente”, entre outros. Neste episódio da série, ele comenta “Lavoura arcaica”, de Raduan Nassar, e a posição única que a obra ocupa dentro da produção literária nacional.

Próximas Exibições:
Qui, 21 jan às 21:54h


12:40

O Paradoxo da Democracia

Documentário202070minBrasil14 anosRJ


De Belisario Franca

Na última década, democracias tão distintas quanto Brasil, EUA, França, Egito e Ucrânia foram tomadas por protestos de rua que tiveram, como elemento unificador, a insatisfação com a política tradicional. Todos os seus governos caíram, seja pela força ou pela via eleitoral. Ainda assim, a crise continua viva e produzindo resultados que deixam o mundo inteiro perplexo. "O Paradoxo da Democracia" é um documentário que busca impulsionar a superação dessa perplexidade, com a ajuda de intelectuais e atores políticos como Steven Levitsky, Jacques Rancière, Juan Carlos Monedero, Angela Alonso e Yascha Mounk, entre outros.

Próximas Exibições:
Qui, 21 jan às 21:54h


14:00

Tom Zé ou Quem irá Colocar uma Dinamite na Cabeça do Século?

Documentário200045minBrasilLivreSP


De Carla Regina Gallo Santos

"Tom Zé ou Quem irá Colocar uma Dinamite na Cabeça do Século?" faz uma investigação estética sobre o cantor e compositor Tom Zé. Retrata as diversas características de sua personalidade, e conta com depoimentos do próprio Tom Zé e do maestro Hans-Joachim Koellreutter, professor do músico durante a graduação.


15:00

Sonhos em Movimento

Documentário201090minAlemanhaLivre


De Rainer Hoffmann, Anne Linsel

Em 2008, poucos meses antes de sua morte, a coreógrafa Pina Bausch decide fazer uma nova montagem de seu famoso espetáculo Kontkthof. Em vez dos bailarinos da sua famosa companhia, desta vez, ela escolhe trabalhar com adolescentes de 14 a 18 anos das escolas da cidade de Wuppertal, que nunca tinham subido em um palco nem dançado antes. O documentário é sobre a história destes jovens e a dança.


16:40

A História do Cinema: Uma Odisseia - Episódio Anos 2000 para frente

Documentário201160minInglaterraLivre


De Mark Cousins

O cinema fecha o círculo e o ciclo.

Próximas Exibições:
Qui, 21 jan às 21:54h


17:45

Revista Curta!: 17/01/2021

Jornalismo202115minBrasilLivre


Com Raquel Hallak, Julia Rocha, Loló Bonfanti, José Staneck

Nesta edição da Revista Curta!: a curadora da Mostra Tiradentes, Raquel Hallak, comenta a edição de 2021; a artista visual Loló Bonfanti mostra as criaturas fantásticas que cria em seu ateliê; a médica e escritora Julia Rocha, autora do livro Pacientes que Curam, conta sobre a sua rotina em hospitais do SUS; o gaitista José Staneck, do grupo Harmonitango, fala sobre o compositor Astor Piazzolla, cujo centenário é celebrado em 2021.


18:00

Rotas da Escravidão - Episódio 1789-1888: Novas Fronteiras da Escravidão

Documentário201852minFrançaLivre


De Fanny Glissant, Daniel Cattier, Juan Gélas

Em Londres, Paris e Washington, o movimento abolicionista ganhou força. Após a rebelião de escravos em Santo Domingo, e enfrentando a crescente indignação da opinião pública, as principais potências européias aboliram o comércio transatlântico em 1807. No entanto, a Europa, no meio da revolução industrial, não poderia prescindir da força de trabalho escrava. Alargaram, assim, ainda mais as fronteiras da escravidão e fizeram vista grossa às novas formas de exploração humana no Brasil, nos Estados Unidos e na África.


19:00

Maria Callas: Vida e obra

Documentário198755minInglaterraLivre


De Alan Lewens, Alastair Mitchell

Conhecida como a alta sacerdotisa da ópera italiana, Maria Callas conquistou a admiração de todo o mundo. Sua vida tinha todas as dimensões dramáticas de um de seus próprios papéis operísticos. O documentário aborda a carreira de uma das mais importantes e influentes cantoras de ópera deste século.


20:00

Otto

Documentário201270minBrasil12 anosMG


De Cao Guimarães

Otto é um filme que acompanha o processo de gravidez e nascimento do filho do diretor Cao Guimarães. Instintivo e visceral como um gesto. Intimista e confidente como um diário filmado. Uma celebração à vida, um filme de amor.

Próximas Exibições:
Qui, 21 jan às 21:54h


21:15

Deixa na Régua

Documentário201673minBrasil10 anosRJ


De Emí­lio Domingos

Os salões de barbeiro das favelas e dos subúrbios são os lugares onde a nova estética da periferia nasce e se expande. Ponto de encontro dos jovens, os "barbeiros" se tornaram espaços de troca dessa juventude. “Deixa na Régua” entra nesse universo e, entre cortes, giletes e tesouradas, mostra o que se passa na cabeça dos barbeiros e de seus clientes.


22:35

Banquete Coutinho

Documentário202074minBrasil12 anosSP


De Josafá Veloso

Banquete Coutinho propõe olhar para a obra de Eduardo Coutinho  como um grande todo. Teria um dos mestres do cinema brasileiro feito sempre o mesmo filme? A partir de um encontro filmado com o diretor em 2012 e vasto material de arquivo, o filme mantém acesas as inquietações do cineasta, falecido dois anos após a entrevista. Obra e pensamento de Coutinho resistem ao tempo, que a tudo apagará.

Próximas Exibições:
Qui, 21 jan às 21:54h