Terça-feira, 29 de Dezembro de 2020


00:00

Cale-se - Episódio Censurando o Popular

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Depois do foco na MPB, o quinto episódio da série foca nos artistas ditos “populares” ou bregas para entender como esse estilo musical encarou a censura feita pela ditadura militar. O jornalista, pesquisador e escritor Paulo Cesar Araújo explica que no final dos anos 1960 surgiu na cena musical do país uma geração de cantores conhecidos como “bregas” ou “cafonas”. Ele contextualiza a ascensão desse gênero musical, que se deu exatamente durante o endurecimento do regime. Paulo Cesar explica que o motivo da censura aos bregas era a moral conservadora. Artistas como Fernando Mendes e Odair José contam como eram suas relações com o regime. Paulo Cesar Araújo relembra o caso de “Uma vida só (Pare de tomar a pílula)", proibida depois de já ter estourado nas rádios de todo o Brasil. A música era contra a política de controle de natalidade feita pelo regime. Nos números musicais, Inez Vianna e Alfredo Del Penho relembram as canções “Tortura de Amor” e “Uma vida só”.


00:28

Agenda Curta - Ocupação Coutinho

Jornalismo2020Livre


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!


00:30

101 Canções que Tocaram o Brasil - Episódio Brasil: mostra tua cara

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Roberto de Oliveira Com Nelson Motta

Cazuza desafia o monstro a mostrar sua cara, Carlinhos Brown dá um sopapo na cara do fraco e Marcelo D2 faz o encontro do rap com o samba.


01:00

O Som e o Silêncio - Episódio Violão de sete cordas

Documentário201827minBrasilLivreRJ


De José Joffily, Pedro Rossi

O artesão Rogério Santos passou toda a infância na Funabem e foi ali que entrou em contato com a marcenaria e a construção de violinos. Foi a partir daí que chegou à fabricação de violões. No estúdio, Paulão Sete Cordas diz para Marcos Suzano que a música é onde sua vida acontece e se realiza. Acompanhados de Ramon Araújo, filho e discípulo de Paulão, os três tocam juntos.


01:30

Sons Brasilis - Episódio Samba

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Adriana L. Dutra Com Teresa Cristina, Luis Antônio Simas, Camile Siston, Iranete Barcellos, Simone Costa

O samba tem suas raízes na África, trazido pelos negros escravos no período colonial brasileiro. Misturando batuque e dança, foi perseguido, ameaçado, censurado, mas jamais calado. Transformou-se em patrimonio imaterial da humanidade e pode ser considerado um dos maiores símbolos de resistência cultural e histórica do Brasil. O episódio foi gravado no Rio de Janeiro e em São Paulo e tem a participação de Theresa Cristina, Tia Surica e Grazzi Brasil, entre outros.


02:00

Nelson Cavaquinho

Documentário196914minBrasilLivreRJ


De Leon Hirszman Com Nelson Cavaquinho

O cotidiano do sambista Nelson Cavaquinho. Sua casa, sua família e sua música melancólica no bairro da Lapa, Rio de Janeiro.


02:20

Neojibá - Música que Transforma

Documentário202080minBrasilLivreBA


De Sérgio Machado, George Walker Torres Com Iure Nascimento, Ingride Nascimento, Orquestra Juvenil da Bahia, maestro Ricardo Castro

O documentário apresenta a inacreditável trajetória do NEOJIBA – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia, um dos mais bem sucedidos projetos de inclusão social do Brasil. Sua orquestra juvenil, formada por jovens baianos em situação de vulnerabilidade social, é internacionalmente aclamada por sua excelência e originalidade. O filme revela as dificuldades e conquistas dos jovens músicos, as mudanças que a prática instrumental promove em suas vidas e como isso impacta suas famílias e comunidades. O filme também apresenta belíssimos concertos da Orquestra Juvenil da Bahia regidos pelo maestro Ricardo Castro com a participação de grandes nomes da música de concerto, como a pianista Martha Argerich, a violinista Midori e o percussionista Colin Currie.


03:50

Pedro Luis - Vale Quanto Pesa - Episódio A Voz do Morro

Documentário20194minBrasilLivreRJ


De Pedro Tré Hansen Com Pedro Luí­s

Pedro Luis interpreta canções de Luiz Melodia.

Próximas Exibições:
Qua, 27 jan às 18:45h


04:00

Aquarela Musical - Episódio Chico César

Documentário201926minBrasilLivrePI


De Márcio Bigly

Mariana Aydar (SP), Sandro Moura (PI) e a banda Validuaté (PI) fazem releituras de alguns dos sucessos de Chico César, que mistura ritmos brasileiros e universais, com muita originalidade.


04:30

Mark Twain - Episódio Mark Twain - Episódio 4

Documentário200152minEstados UnidosLivre


De Ken Burns

"Mark Twain" é um documentário sobre a vida do autor americano, produzido e dirigido por Ken Burns. Burns tentou captar a figura pública e privada do escritor, de seu nascimento humilde até a sua morte, quando já era celebrado como a voz verdadeiramente americana na literatura.


05:30

Fé na Batida - Episódio Hip Hop

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bianca Lenti, Jocelyn Edelstein

Nascido na agitação de comunidades de imigrantes jamaicanos, latinos e afroamericanos em Nova Iorque, o Hip Hop é mais que um estilo de dança, é um grande movimento cultural. DJ, MC, Grafitti e Breaking formam a base desse que é considerado o fenômeno que deu origem às danças urbanas. Alardeado pelos quatro cantos do globo e tendo sido desmembrado e diversificado em inúmeras vertentes, o Hip Hop hoje rende muita conversa e, é claro, muita dança. E isso é o que vamos ver neste episódio de Fé na Batida, com os dançarinos profissionais André Feijão, Luciana Monnerat, Anyel Aram e Bruninho IQFenix – todos eles apaixonados pelo Hip Hop, mas cada um vivendo essa paixão à sua maneira.


06:00

Projeções - Episódio Guilherme Marcondes

Documentário201514minBrasil10 anosSP


De Renata Druck

A Cidade de São Paulo, o simbólico e o fantástico em

Próximas Exibições:
Qua, 27 jan às 18:45h


06:20

O céu no andar de baixo

Animação201015minBrasilLivreMG


De Leonardo Cata Preta

Desde os 12 anos de idade, Francisco faz fotografias de céu. Um dia, algo diferente aparece em uma de suas fotografias, mudando a sua rotina.

Próximas Exibições:
Qua, 27 jan às 18:45h


06:40

Àkàrà, no fogo da intolerância

Documentário202072minBrasilLivreBA


De Claudia Chávez

Àkàrà no fogo da intolerância é um documentário que se une à luta contra a intolerância que atinge, principalmente, as religiões de matriz africana, discutindo um tema que sai do âmbito religioso e que envolve até a forma como está sendo conduzida a política governamental no Brasil. A partir da conflitante realidade do Acarajé, um dos pratos mais tradicionais da culinária popular afro-brasileira, que vem sofrendo uma série de adaptações regidas principalmente pelo credo religioso de quem o prepara e comercializa, percorremos caminhos diversos fazendo um apanhado dos casos de intolerância religiosa mais marcantes acontecidos nos últimos anos. Uma análise histórica desde a perspectiva de quem sofre este tipo de violência e a relação desta com o racismo estruturante instaurado na sociedade brasileira.

Próximas Exibições:
Qua, 27 jan às 18:45h


08:00

Rotas da Escravidão - Episódio 476 - 1375: Além do Deserto

Documentário201852minFrançaLivre


De Fanny Glissant, Daniel Cattier, Juan Gélas

O primeiro episódio da série conta 700 anos de história e revela como as populações subsaarianas se tornaram, ao longo dos séculos, a principal “matéria-prima” do tráfico de escravos da história.

Próximas Exibições:
Qua, 27 jan às 18:45h


09:00

Operação Pedro Pan

Documentário202082minBrasil14 anosSP


De Mauricio Dias, Kenya Zanatta

No início dos anos 1960, mais de 14 mil crianças e adolescentes cubanos embarcaram em um voo sem volta para os EUA. Eles foram confiados à Igreja católica de Miami por suas famílias, preocupadas com a aproximação entre Cuba e a União Soviética. Essa operação foi orquestrada por forças anticastristas com o apoio do governo norte-americano. A decisão dos pais de mandar os filhos para um lugar considerado seguro durante os tumultuados anos que se seguiram à revolução cubana foi estimulada por boatos de que o novo regime iria suspender o pátrio poder e doutrinar as crianças de acordo com a ideologia comunista. A separação das famílias foi, porém, muito mais longa e dolorosa do que o previsto. Neste filme, vários cubanos enviados aos EUA quando eram crianças descrevem o impacto da Operação Pedro Pan em suas vidas. Além disso, entrevistas com especialistas norte-americanos e cubanos e imagens de arquivo da época traçam o contexto histórico em que ocorreu esse episódio pouco conhecido da Guerra Fria na América Latina.

Próximas Exibições:
Qua, 27 jan às 18:45h
Sex, 26 mar às 21:00h


10:30

O Desmonte do Monte

Documentário201785minBrasilLivreSP


De Sinai Sganzerla

O documentário "O Desmonte do Monte" aborda a história do Morro do Castelo, seu desmonte e arrastamento. O filme aborda a lenda do tesouro armazenado nas entranhas do morro e conta com trechos de "O Subterrâneo do Morro do Castelo", escrito por Lima Barreto. A narrativa é baseada em iconografias e pinturas de diversos períodos, desde a fundação da cidade até os dias atuais. O filme conta com imagens em movimento da Celebração do Centenário da Independência do Brasil, em 1922, evento realizado com as terras do desmonte do Morro do Castelo, e também com depoimentos de áudio de ex-moradores do Morro do Castelo e dos engenheiros que trabalharam no seu desmonte.

Próximas Exibições:
Qua, 27 jan às 18:45h


12:00

Aquarela Musical - Episódio Chico César

Documentário201926minBrasilLivrePI


De Márcio Bigly

Mariana Aydar (SP), Sandro Moura (PI) e a banda Validuaté (PI) fazem releituras de alguns dos sucessos de Chico César, que mistura ritmos brasileiros e universais, com muita originalidade.


12:30

Mark Twain - Episódio Mark Twain - Episódio 4

Documentário200152minEstados UnidosLivre


De Ken Burns

"Mark Twain" é um documentário sobre a vida do autor americano, produzido e dirigido por Ken Burns. Burns tentou captar a figura pública e privada do escritor, de seu nascimento humilde até a sua morte, quando já era celebrado como a voz verdadeiramente americana na literatura.


13:30

Fé na Batida - Episódio Hip Hop

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bianca Lenti, Jocelyn Edelstein

Nascido na agitação de comunidades de imigrantes jamaicanos, latinos e afroamericanos em Nova Iorque, o Hip Hop é mais que um estilo de dança, é um grande movimento cultural. DJ, MC, Grafitti e Breaking formam a base desse que é considerado o fenômeno que deu origem às danças urbanas. Alardeado pelos quatro cantos do globo e tendo sido desmembrado e diversificado em inúmeras vertentes, o Hip Hop hoje rende muita conversa e, é claro, muita dança. E isso é o que vamos ver neste episódio de Fé na Batida, com os dançarinos profissionais André Feijão, Luciana Monnerat, Anyel Aram e Bruninho IQFenix – todos eles apaixonados pelo Hip Hop, mas cada um vivendo essa paixão à sua maneira.


14:00

Cale-se - Episódio Censurando o Popular

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Depois do foco na MPB, o quinto episódio da série foca nos artistas ditos “populares” ou bregas para entender como esse estilo musical encarou a censura feita pela ditadura militar. O jornalista, pesquisador e escritor Paulo Cesar Araújo explica que no final dos anos 1960 surgiu na cena musical do país uma geração de cantores conhecidos como “bregas” ou “cafonas”. Ele contextualiza a ascensão desse gênero musical, que se deu exatamente durante o endurecimento do regime. Paulo Cesar explica que o motivo da censura aos bregas era a moral conservadora. Artistas como Fernando Mendes e Odair José contam como eram suas relações com o regime. Paulo Cesar Araújo relembra o caso de “Uma vida só (Pare de tomar a pílula)", proibida depois de já ter estourado nas rádios de todo o Brasil. A música era contra a política de controle de natalidade feita pelo regime. Nos números musicais, Inez Vianna e Alfredo Del Penho relembram as canções “Tortura de Amor” e “Uma vida só”.


14:30

101 Canções que Tocaram o Brasil - Episódio Brasil: mostra tua cara

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Roberto de Oliveira Com Nelson Motta

Cazuza desafia o monstro a mostrar sua cara, Carlinhos Brown dá um sopapo na cara do fraco e Marcelo D2 faz o encontro do rap com o samba.


15:00

O Som e o Silêncio - Episódio Violão de sete cordas

Documentário201827minBrasilLivreRJ


De José Joffily, Pedro Rossi

O artesão Rogério Santos passou toda a infância na Funabem e foi ali que entrou em contato com a marcenaria e a construção de violinos. Foi a partir daí que chegou à fabricação de violões. No estúdio, Paulão Sete Cordas diz para Marcos Suzano que a música é onde sua vida acontece e se realiza. Acompanhados de Ramon Araújo, filho e discípulo de Paulão, os três tocam juntos.


15:30

Sons Brasilis - Episódio Samba

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Adriana L. Dutra Com Teresa Cristina, Luis Antônio Simas, Camile Siston, Iranete Barcellos, Simone Costa

O samba tem suas raízes na África, trazido pelos negros escravos no período colonial brasileiro. Misturando batuque e dança, foi perseguido, ameaçado, censurado, mas jamais calado. Transformou-se em patrimonio imaterial da humanidade e pode ser considerado um dos maiores símbolos de resistência cultural e histórica do Brasil. O episódio foi gravado no Rio de Janeiro e em São Paulo e tem a participação de Theresa Cristina, Tia Surica e Grazzi Brasil, entre outros.


15:57

Agenda Curta - Ocupação Coutinho

Jornalismo2020Livre


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!

Próximas Exibições:
Qua, 27 jan às 18:45h


16:00

Nelson Cavaquinho

Documentário196914minBrasilLivreRJ


De Leon Hirszman Com Nelson Cavaquinho

O cotidiano do sambista Nelson Cavaquinho. Sua casa, sua família e sua música melancólica no bairro da Lapa, Rio de Janeiro.

Próximas Exibições:
Qua, 27 jan às 18:45h


16:20

Neojibá - Música que Transforma

Documentário202080minBrasilLivreBA


De Sérgio Machado, George Walker Torres Com Iure Nascimento, Ingride Nascimento, Orquestra Juvenil da Bahia, maestro Ricardo Castro

O documentário apresenta a inacreditável trajetória do NEOJIBA – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia, um dos mais bem sucedidos projetos de inclusão social do Brasil. Sua orquestra juvenil, formada por jovens baianos em situação de vulnerabilidade social, é internacionalmente aclamada por sua excelência e originalidade. O filme revela as dificuldades e conquistas dos jovens músicos, as mudanças que a prática instrumental promove em suas vidas e como isso impacta suas famílias e comunidades. O filme também apresenta belíssimos concertos da Orquestra Juvenil da Bahia regidos pelo maestro Ricardo Castro com a participação de grandes nomes da música de concerto, como a pianista Martha Argerich, a violinista Midori e o percussionista Colin Currie.


17:50

Pandemiarte - Episódio Marcelo Lobato

Experimental20204minBrasilLivreRJ


De Fábio Gavião Com Marcelo Lobato

O músico Marcelo Lobato no final do período de maior isolamento social provocado pela pandemia da Covid 19 responde a 3 perguntas: Qual a necessidade da Arte? Como a Pandemia afetou seu trabalho, sua vida, sua rotina? Qual a "sua" necessidade? Confinado em sua residência Lobato nos revela suas impressões sobre este difícil momento e a curiosa relação que trava consigo mesmo.

Próximas Exibições:
Qua, 27 jan às 18:45h


18:00

Mestres da Literatura - Episódio Machado de Assis

Documentário200128minBrasilLivre


De Daniel Augusto

A vida e a obra literária de Machado de Assis.


18:30

Caçadores da Alma - Episódio Arles e os Encontros da Fotografia

Documentário201728minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler Com Rogério Reis, Andrés Serrano, Christine Spengler, Sébran D´argent, Wally Bourdet

Em Arles, uma pequena cidade no Sul da França,


19:00

Expresso - Episódio Zé Celso

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Hilton Lacerda, Joaquim Castro Com Zé Celso, Renato Borghi, Roderick Himeros, Marcelo Drummond, Carila Matzenbacher

Sinônimo de inovação e amor à arte, templo da liberdade, o Teatro Oficina é a menina dos olhos de Zé Celso Martinez Corrêa, diretor artístico do lugar. Dentro e fora de cena, acompanhamos o dramaturgo, que fala sobre a “mentalidade zumbi” dominante no mundo e defende esse espaço de contestação e resistência à valorização do dinheiro e à especulação imobiliária.


19:30

Grandes Mitos Gregos - Episódio Dioniso - Um Estrangeiro na Cidade

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Dioniso foi criado por ninfas. Um dia ele descobriu o vinho e decidiu viajar o mundo ensinando à humanidade a arte de produzi-lo. Ele era um deus errante, frequentemente considerado marginal. Foi para a Trácia e depois para a Índia, acompanhado por uma procissão barulhenta de Mênades e Sileno. Em Tebas, sua cidade natal, ele queria ser ouvido como o


20:00

Geografia da Arte - Episódio Henri Cartier-Bresson + Índia

Documentário201752minBrasilLivreSP


De Guto Barra, Tatiana Issa

Em 1947, logo depois de fundar a agência de fotografia Magnum, Henri Cartier-Bresson partiu para o que seria uma viagem de três anos pela Ásia, começando pela Índia, que acabava de ficar independente e passava por grandes transformações políticas. Um de seus primeiros trabalhos foi fotografar Mahatma Gandhi. As imagens captadas seriam as últimas do líder, que foi assassinado no dia seguinte. Bresson fez uma ampla cobertura da comoção e dos eventos que acompanharam o funeral de Gandhi, ganhando projeção internacional por conta das imagens que ficaram famosas. Envolvido pela história do país, ao longo de 20 anos e em várias viagens, fotografou extensamente a cultura de rua, a dança, os rituais religiosos e personagens - que seriam vistos pelo mundo Ocidental pela primeira vez. Geografia da Arte examina a forte ligação de Cartier-Bresson com a Índia por meio de 50 imagens icônicas produzidas por ele no país. Com a colaboração da Magnum (que completa agora 70 anos) e da Fundação Cartier-Bresson, a série investiga a importância do fotógrafo como porta-voz da cultura indiana para o mundo e também mostra como sua linguagem influenciou nomes como o do maior cineasta do país, Satyajit Ray. Outros entrevistados seriam a filha do fotógrafo, Melanie Cartier-Bresson, que dirige hoje a fundação em Paris; a curadora Beth Citron, do Rubin Museum, de Nova York (que organizou a atual exposição HENRI CARTIER-BRESSON-INDIA IN FULL FRAME), entre vários outros.


21:00

A Deusa Branca

Documentário201330minBrasilLivreRJ


De Alfeu França

Em 1958, o polêmico Flávio de Carvalho integra uma expedição à Região Amazônica. Seu objetivo é realizar um filme unindo pesquisa etnográfica e drama ficcional sobre uma menina branca que teria sido raptada por índios. Valendo-se do precioso material filmado durante a expedição, “A deusa branca” resgata esse obscuro episódio da vida desse genial artista.


21:30

Onde Nascem as Ideias - Episódio Bia

Documentário201954minBrasil16 anos


De Carolina Sá

Bia Lessa é uma das diretoras mais importantes nas artes cênicas do país. Neste episódio de "Onde Nascem As Ideias", acompanhamos a diretora em seu processo criativo desde o primeiro teste de atores até a estreia da peça "Grande Sertão Veredas" no Sesc de São Paulo. O filme revela a potência do trabalho de Bia Lessa e a relação que ela constrói com sua equipe e com os atores da peça ao longo dos ensaios.


22:30

Paulo Autran - O Senhor dos Palcos

Documentário201782minBrasilLivreRJ


De Marco Abujamra Com Bete Coelho, Bruce Gomlevsky, Paulo Autran, Gustavo Machado, Patrí­cia Selonk

Documentário de longa-metragem sobre a vida e obra deste que foi, possivelmente, o maior ator brasileiro.