Segunda-feira, 28 de Dezembro de 2020


00:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Apolo - A Sombra e a Luz

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Apolo era um deus errante, que não cresceu no Olimpo. Ele era músico e excelente arqueiro. Delicado e cruel ao mesmo tempo, ele também era muito bonito, mas isso não o impediu de se decepcionar no amor. A serviço do pai, ele criou o primeiro lugar sagrado em Delfos, onde mortais do mundo todo faziam perguntas a Pítia. Mas Apolo também irritou Zeus inúmeras vezes, colocando a si mesmo em perigo, e quase foi parar nas profundezes do Tártaro.

Próximas Exibições:
Qua, 27 jan às 18:50h


00:30

Alegorias do Brasil - Episódio Cordialidade

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

Sérgio Buarque de Holanda, nos anos 1930, cunhou o conceito de cordialidade, no qual os brasileiros construíram suas redes de relação, inclusive com o poder, baseando-se no coração, que ama e odeia, que gosta e desgosta. Relações baseadas numa extrema pessoalidade. Isso teria impedido a formação do âmbito republicano da política, por um lado, mas mantido também uma humanidade que resiste ao processo tecnocrata da era moderna.

Próximas Exibições:
Qua, 27 jan às 18:50h


01:05

Operação Pedro Pan

Documentário202082minBrasil14 anosSP


De Mauricio Dias, Kenya Zanatta

No início dos anos 1960, mais de 14 mil crianças e adolescentes cubanos embarcaram em um voo sem volta para os EUA. Eles foram confiados à Igreja católica de Miami por suas famílias, preocupadas com a aproximação entre Cuba e a União Soviética. Essa operação foi orquestrada por forças anticastristas com o apoio do governo norte-americano. A decisão dos pais de mandar os filhos para um lugar considerado seguro durante os tumultuados anos que se seguiram à revolução cubana foi estimulada por boatos de que o novo regime iria suspender o pátrio poder e doutrinar as crianças de acordo com a ideologia comunista. A separação das famílias foi, porém, muito mais longa e dolorosa do que o previsto. Neste filme, vários cubanos enviados aos EUA quando eram crianças descrevem o impacto da Operação Pedro Pan em suas vidas. Além disso, entrevistas com especialistas norte-americanos e cubanos e imagens de arquivo da época traçam o contexto histórico em que ocorreu esse episódio pouco conhecido da Guerra Fria na América Latina.

Próximas Exibições:
Sex, 26 mar às 21:00h


02:32

Agenda Curta - Ocupação Coutinho

Jornalismo2020Livre


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!


02:35

O Céu de Suely

Ficção200688minBrasil16 anosRJ


De Karim Ainouz Com João Miguel, Zezita Matos, Hermila Guedes, Georgina Castro, Maria Menezes

Hermila é uma jovem de 21 anos que nasceu em Iguatu, cidade cravada no sertão cearense, de calor castigante e vastos céus azuis. Uma cidade que, para a maior parte das pessoas, é um lugar de partida. Dois anos atrás, Hermila partiu. Foi para São Paulo, tentar a sorte com o namorado Mateus. Agora ela está de volta, na casa de sua avó e de sua tia, com um filho para criar e um marido que não vai voltar. Todos os dias, Hermila é tragada pelo céu luminoso de Iguatu. Todos os dias, escuta o som rascante dos caminhões e motocicletas que atravessam a cidade. Sozinha, ela volta a se encontrar com um antigo namorado, João Miguel, mas o novo relacionamento não diminui sua revolta pelo abandono, muito menos a vontade crescente de sair daquela cidade outra vez. Não demora muito e ela se dá conta de que precisa fazer qualquer coisa para ir embora dali outra vez. Inspirada nas conversas com a amiga Georgina, Hermila adota o nome de Suely e inventa um plano audacioso para levantar dinheiro e conseguir viajar. Um plano que promove uma pequena revolução em sua vida. Ao mesmo tempo em que traz perdas doloridas, traz, também, a possibilidade de um novo começo.

Próximas Exibições:
Qua, 27 jan às 18:50h
Qua, 3 mar às 20:30h


04:10

Caçadores da Alma - Episódio O Clique da Viagem

Documentário201728minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler Com Renan Cepeda, Fouad Elkhoury, Cris Bierrenbach, Luciana Whitaker, Suzanna Tierle

Uma viagem pelo tempo e pelo espaço. Percorremos diversas regiões do mundo e outros momentos da história através dos cliques de fotógrafos de diferentes nacionalidades e gerações. O foco aqui não é da fotografia de turismo, mas o registro visual particular de cada artista, que busca entender a cultura por trás de cenários deslumbrantes. Vemos a quase extinta tradição da caça com águias na Mongólia, os povos dos desertos mais icônicos do planeta, as crenças em torno das casas abandonadas em Moçambique. Visitamos o passado através da recriação de uma viagem de Gustav Flaubert pelo Egito, conhecemos a Nicarágua socialista, uma Moscou que se despedia do comunismo e o Brasil dos anos 1940.

Próximas Exibições:
Qua, 27 jan às 18:50h


04:45

Intérpretes do Brasil - Episódio Notas sobre o Brasil, por Darcy Ribeiro

Documentário200120minBrasilLivreSP


De Isa Grinspum Ferraz

Darcy Ribeiro fala das suas várias tentativas de compreender o Brasil, e dos livros que escreveu na busca de respostas à pergunta que sempre se fez: "Por que o Brasil não deu certo?".

Próximas Exibições:
Qua, 27 jan às 18:50h


05:05

Aquarela Musical - Episódio Bartô Galeno

Documentário201926minBrasilLivrePI


De Márcio Bigly

Aíla (PA), Os Radiofônicos (PI) e Teófilo Lima (PI) fazem releituras das músicas de Bartô Galeno (PB), o rei do romântico-brega, que embala os corações dos apaixonados.

Próximas Exibições:
Qua, 27 jan às 18:50h


05:35

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Clóvis de Barros Filho indica o livro “Aprender a Viver”, de Luc Ferry

Documentário20175minBrasilLivre


De Eduardo Barros

O filósofo, professor, escritor e palestrante Clóvis de Barros Filho é autor de diversos livros, entre os quais, “A vida que vale a pena ser vivida”. Ele apresenta neste episódio o livro “Aprender a viver”, do autor francês Luc Ferry. E discorre sobre a influência da obra em seu próprio trabalho.

Próximas Exibições:
Qua, 27 jan às 18:50h


05:45

Revista Curta! - Episódio 27 12 2020

202015minBrasilRJ


De Eduardo Fradkin Com Maya Da-Rin, Walter Carvalho, Teresa Cristina, Paula Vaz, Maneco Müller

Nesta edição da Revista Curta!, reapresentamos reportagens feitas ao longo do ano 2020 sobre o premiado filme A Febre, o projeto de intervenção urbana O Real Resiste, o livro Estrela Vermelha e as badaladas lives da cantora Teresa Cristina.

Próximas Exibições:
Qua, 27 jan às 18:50h


06:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio Meu Tio

Documentário201352minFrança10 anos


De Camille Clavel

Jacques Tati filmou "Meu Tio" em 1958. Senhor Hulot, um verdadeiro resquício da França que passou, viaja entre o velho e o novo mundo, onde sua irmã e o marido vivem. Ele ensina ao seu jovem sobrinho o gosto da liberdade. A obra foi premiada em Cannes e Hollywood. Um filme feito na fronteira entre a Quarta e a Quinta República Francesa, no limite entre uma sociedade rural pós-guerra e a nova sociedade industrial em plana expansão. Esse é o filme mais autobiográfico do diretor, onde ele evoca sua infância e vida em família. É quase um filme mudo: Jacques Tati prefere gestos e barulhos a palavras.

Próximas Exibições:
Qua, 27 jan às 18:50h


07:00

Cidades Possíveis - Episódio Indústria e Inovação

Documentário202026minBrasil14 anos


De Eduardo Goldenstein

O forte desenvolvimento das tecnologias a partir da década de 1970 e, especificamente, o uso crescente de tecnologias de informação e comunicação (TIC), tem estado presente nas agendas urbanas internacionais e tem impactado os processos de desenvolvimento e as relações sociais, empresariais e nas instituições, com consequências nos processos democráticos e na cidadania. Segundo Castells (um dos principais pesquisadores que estudam a relação entre tecnologia e sociedade) a expressão ‘sociedade da informação’ passou a ser utilizada, nos últimos anos desse século e cogita uma capacidade constante de inovação, que define um novo paradigma que nos leva a questionar sobre a apropriação crítica dos resultados da pesquisa e do conhecimento no sentido de reversão da desigualdade social, da eficiência no uso de recursos naturais e energéticos, do fortalecimento da governança e da qualidade de vida. O conceito de Smart Cities, ou Cidades Inteligentes: visão crítica e aspectos positivos. Processos criativos e sustentáveis nas indústrias, a busca de soluções para produção e consumo sustentáveis. Exemplos de utilização das TICs na Administração Pública possui vários objetivos: o alcance e a melhoria contínua da qualidade, o aumento da eficácia e da eficiência, a transparência dos atos administrativos, a fiscalização das ações governamentais e a participação popular no exercício da cidadania, por meio da facilidade de acesso a serviços públicos ofertados na Internet.

Próximas Exibições:
Qua, 27 jan às 18:50h


07:30

Impressões do Mundo - Episódio Valter Hugo Mãe - o Tsunami Linguístico

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

Nascido em Angola, Valter Hugo Mãe passou maior parte da sua vida em Portugal. Definido por José Saramago como "Tsunami Linguístico", publicou quatro livros sem nenhuma letra maiúscula - a "tetralogia das minúsculas" -, lançados entre 2004 e 2010. Nesse período, assinava valter hugo mãe - assim mesmo, em minúsculas, em sinal de humildade literária. Seus livros são uma reflexão sobre a linguagem, a memória, a morte, a solidão e, é claro, Portugal. Ganhou prêmios importantes como Saramago (2007) e Portugal Telecom (2012).

Próximas Exibições:
Qua, 27 jan às 18:50h


08:00

Incertezas Críticas - Episódio Luc Ferry

Documentário201526minBrasilLivreSP


De Daniel Augusto Com Luc Ferry

Luc Ferry é filósofo e autor de diversos best-sellers, como Aprender a viver e A Revolução do Amor. Entre 2002 e 2004, foi Ministro da Educação da França, e hoje se apresenta como um dos principais defensores do Humanismo Secular. Em sua casa em Paris, ele fala sobre filosofia, tecnologia e o mundo contemporâneo, os poderes de inovação e destruição do capitalismo e o quanto a ideia de tragédia é fundamental para compreender o mundo contemporâneo.

Próximas Exibições:
Qua, 27 jan às 18:50h


08:30

Esse Negócio de Livro - Episódio Marketing do livro

Documentário201726minBrasilLivre


De Adriana Borges, Lúcia Tupiassú

O que fazer para vender mais livros? Vale a pena investir em edições de luxo, ou as de bolso é que têm público garantido? Qual o papel do autor nesse corpo a corpo com o leitor, para promover suas obras? As editoras adaptam suas estratégias de divulgação para cada livro ou tipo de público? A internet é o novo pulo do gato? Quaisquer que sejam as perguntas, a única resposta garantida é que nesse jogo sempre haverá erros a acertos. Neste episódio, profissionais do mercado falam sobre suas práticas para vender livros. Entre eles, estão André Conti, Carlos Andreazza, Luciana Villas Boas, Maria Amélia Mello, Otávio Marques e Paulo Werneck. Representando os autores, quem revela pontos de vista e “causos” da carreira são: Reinaldo Moraes, João Paulo Cuenca e Fernanda Young.

Próximas Exibições:
Qua, 27 jan às 18:50h


09:00

Fronteiras do Pensamento (2013) - Episódio Por um Fio

Documentário201352minBrasilLivre


De Saturnino Rocha

Na fita do slackline, um grupo de jovens busca o equilíbrio para se sustentar e, nesse documentário, dividem a tela com grandes pensadores contemporâneos que apontam os problemas e as soluções para a sustentabilidade do planeta no Meio Ambiente, na Economia, na Arquitetura e na Mobilidade Urbana.

Próximas Exibições:
Qua, 27 jan às 18:50h


10:00

Palavras Permanecem - Episódio Alguma Coisa Nossa

Documentário201826minBrasilLivre


De Renata Druck

Ava Rocha e Liniker são cantoras e compositoras. Também são autênticas e barrocas, e, cada uma a seu modo, revelam o que há em comum na forma de se posicionarem no mundo e em seus papéis como criadoras. Conversam sobre a relação com o público, seus corpos políticos, integridade artística, a forma como as ideias circulam entre as novas gerações e, como não podia deixar de ser, sobem juntas ao palco para uma deliciosa improvisação musical.

Próximas Exibições:
Qua, 27 jan às 18:50h


10:30

Cacaso na corda bamba

Documentário201688minBrasilLivreRJ


De José Joaquim Salles, Ph Souza

Filho de uma família rural e destinado a trabalhar com criação de gado, Antonio Carlos de Brito encontrou na poesia um sentido para a vida transformando-se em Cacaso. O artista multifacetado, que incendiou a juventude carioca em aulas e discussões sobre a arte, mudou a poesia brasileira, sendo um dos precursores do movimento marginal. Irônico e perspicaz, Cacaso foi responsável por reunir um grande número de artistas e intelectuais em projetos e parcerias, deixando um indiscutível legado literário e musical.

Próximas Exibições:
Qua, 27 jan às 18:50h
Qui, 1 abr às 21:30h


12:00

Projeções - Episódio Guilherme Marcondes

Documentário201514minBrasil10 anosSP


De Renata Druck

A Cidade de São Paulo, o simbólico e o fantástico em


12:20

O céu no andar de baixo

Animação201015minBrasilLivreMG


De Leonardo Cata Preta

Desde os 12 anos de idade, Francisco faz fotografias de céu. Um dia, algo diferente aparece em uma de suas fotografias, mudando a sua rotina.


12:40

Àkàrà, no fogo da intolerância

Documentário202072minBrasilLivreBA


De Claudia Chávez

Àkàrà no fogo da intolerância é um documentário que se une à luta contra a intolerância que atinge, principalmente, as religiões de matriz africana, discutindo um tema que sai do âmbito religioso e que envolve até a forma como está sendo conduzida a política governamental no Brasil. A partir da conflitante realidade do Acarajé, um dos pratos mais tradicionais da culinária popular afro-brasileira, que vem sofrendo uma série de adaptações regidas principalmente pelo credo religioso de quem o prepara e comercializa, percorremos caminhos diversos fazendo um apanhado dos casos de intolerância religiosa mais marcantes acontecidos nos últimos anos. Uma análise histórica desde a perspectiva de quem sofre este tipo de violência e a relação desta com o racismo estruturante instaurado na sociedade brasileira.


14:00

Rotas da Escravidão - Episódio 476 - 1375: Além do Deserto

Documentário201852minFrançaLivre


De Fanny Glissant, Daniel Cattier, Juan Gélas

O primeiro episódio da série conta 700 anos de história e revela como as populações subsaarianas se tornaram, ao longo dos séculos, a principal “matéria-prima” do tráfico de escravos da história.


15:00

Operação Pedro Pan

Documentário202082minBrasil14 anosSP


De Mauricio Dias, Kenya Zanatta

No início dos anos 1960, mais de 14 mil crianças e adolescentes cubanos embarcaram em um voo sem volta para os EUA. Eles foram confiados à Igreja católica de Miami por suas famílias, preocupadas com a aproximação entre Cuba e a União Soviética. Essa operação foi orquestrada por forças anticastristas com o apoio do governo norte-americano. A decisão dos pais de mandar os filhos para um lugar considerado seguro durante os tumultuados anos que se seguiram à revolução cubana foi estimulada por boatos de que o novo regime iria suspender o pátrio poder e doutrinar as crianças de acordo com a ideologia comunista. A separação das famílias foi, porém, muito mais longa e dolorosa do que o previsto. Neste filme, vários cubanos enviados aos EUA quando eram crianças descrevem o impacto da Operação Pedro Pan em suas vidas. Além disso, entrevistas com especialistas norte-americanos e cubanos e imagens de arquivo da época traçam o contexto histórico em que ocorreu esse episódio pouco conhecido da Guerra Fria na América Latina.

Próximas Exibições:
Sex, 26 mar às 21:00h


16:30

O Desmonte do Monte

Documentário201785minBrasilLivreSP


De Sinai Sganzerla

O documentário "O Desmonte do Monte" aborda a história do Morro do Castelo, seu desmonte e arrastamento. O filme aborda a lenda do tesouro armazenado nas entranhas do morro e conta com trechos de "O Subterrâneo do Morro do Castelo", escrito por Lima Barreto. A narrativa é baseada em iconografias e pinturas de diversos períodos, desde a fundação da cidade até os dias atuais. O filme conta com imagens em movimento da Celebração do Centenário da Independência do Brasil, em 1922, evento realizado com as terras do desmonte do Morro do Castelo, e também com depoimentos de áudio de ex-moradores do Morro do Castelo e dos engenheiros que trabalharam no seu desmonte.


18:00

Aquarela Musical - Episódio Chico César

Documentário201926minBrasilLivrePI


De Márcio Bigly

Mariana Aydar (SP), Sandro Moura (PI) e a banda Validuaté (PI) fazem releituras de alguns dos sucessos de Chico César, que mistura ritmos brasileiros e universais, com muita originalidade.


18:30

Mark Twain - Episódio Mark Twain - Episódio 4

Documentário200152minEstados UnidosLivre


De Ken Burns

"Mark Twain" é um documentário sobre a vida do autor americano, produzido e dirigido por Ken Burns. Burns tentou captar a figura pública e privada do escritor, de seu nascimento humilde até a sua morte, quando já era celebrado como a voz verdadeiramente americana na literatura.


19:30

Fé na Batida - Episódio Hip Hop

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bianca Lenti, Jocelyn Edelstein

Nascido na agitação de comunidades de imigrantes jamaicanos, latinos e afroamericanos em Nova Iorque, o Hip Hop é mais que um estilo de dança, é um grande movimento cultural. DJ, MC, Grafitti e Breaking formam a base desse que é considerado o fenômeno que deu origem às danças urbanas. Alardeado pelos quatro cantos do globo e tendo sido desmembrado e diversificado em inúmeras vertentes, o Hip Hop hoje rende muita conversa e, é claro, muita dança. E isso é o que vamos ver neste episódio de Fé na Batida, com os dançarinos profissionais André Feijão, Luciana Monnerat, Anyel Aram e Bruninho IQFenix – todos eles apaixonados pelo Hip Hop, mas cada um vivendo essa paixão à sua maneira.


20:00

Cale-se - Episódio Censurando o Popular

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Depois do foco na MPB, o quinto episódio da série foca nos artistas ditos “populares” ou bregas para entender como esse estilo musical encarou a censura feita pela ditadura militar. O jornalista, pesquisador e escritor Paulo Cesar Araújo explica que no final dos anos 1960 surgiu na cena musical do país uma geração de cantores conhecidos como “bregas” ou “cafonas”. Ele contextualiza a ascensão desse gênero musical, que se deu exatamente durante o endurecimento do regime. Paulo Cesar explica que o motivo da censura aos bregas era a moral conservadora. Artistas como Fernando Mendes e Odair José contam como eram suas relações com o regime. Paulo Cesar Araújo relembra o caso de “Uma vida só (Pare de tomar a pílula)", proibida depois de já ter estourado nas rádios de todo o Brasil. A música era contra a política de controle de natalidade feita pelo regime. Nos números musicais, Inez Vianna e Alfredo Del Penho relembram as canções “Tortura de Amor” e “Uma vida só”.


20:30

101 Canções que Tocaram o Brasil - Episódio Brasil: mostra tua cara

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Roberto de Oliveira Com Nelson Motta

Cazuza desafia o monstro a mostrar sua cara, Carlinhos Brown dá um sopapo na cara do fraco e Marcelo D2 faz o encontro do rap com o samba.


21:00

O Som e o Silêncio - Episódio Violão de sete cordas

Documentário201827minBrasilLivreRJ


De José Joffily, Pedro Rossi

O artesão Rogério Santos passou toda a infância na Funabem e foi ali que entrou em contato com a marcenaria e a construção de violinos. Foi a partir daí que chegou à fabricação de violões. No estúdio, Paulão Sete Cordas diz para Marcos Suzano que a música é onde sua vida acontece e se realiza. Acompanhados de Ramon Araújo, filho e discípulo de Paulão, os três tocam juntos.


21:30

Sons Brasilis - Episódio Samba

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Adriana L. Dutra Com Teresa Cristina, Luis Antônio Simas, Camile Siston, Iranete Barcellos, Simone Costa

O samba tem suas raízes na África, trazido pelos negros escravos no período colonial brasileiro. Misturando batuque e dança, foi perseguido, ameaçado, censurado, mas jamais calado. Transformou-se em patrimonio imaterial da humanidade e pode ser considerado um dos maiores símbolos de resistência cultural e histórica do Brasil. O episódio foi gravado no Rio de Janeiro e em São Paulo e tem a participação de Theresa Cristina, Tia Surica e Grazzi Brasil, entre outros.


21:58

Agenda Curta - Ocupação Coutinho

Jornalismo2020Livre


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!


22:00

Nelson Cavaquinho

Documentário196914minBrasilLivreRJ


De Leon Hirszman Com Nelson Cavaquinho

O cotidiano do sambista Nelson Cavaquinho. Sua casa, sua família e sua música melancólica no bairro da Lapa, Rio de Janeiro.


22:20

Neojibá - Música que Transforma

Documentário202080minBrasilLivreBA


De Sérgio Machado, George Walker Torres Com Iure Nascimento, Ingride Nascimento, Orquestra Juvenil da Bahia, maestro Ricardo Castro

O documentário apresenta a inacreditável trajetória do NEOJIBA – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia, um dos mais bem sucedidos projetos de inclusão social do Brasil. Sua orquestra juvenil, formada por jovens baianos em situação de vulnerabilidade social, é internacionalmente aclamada por sua excelência e originalidade. O filme revela as dificuldades e conquistas dos jovens músicos, as mudanças que a prática instrumental promove em suas vidas e como isso impacta suas famílias e comunidades. O filme também apresenta belíssimos concertos da Orquestra Juvenil da Bahia regidos pelo maestro Ricardo Castro com a participação de grandes nomes da música de concerto, como a pianista Martha Argerich, a violinista Midori e o percussionista Colin Currie.


23:50

Pandemiarte - Episódio Marcelo Lobato

Experimental20204minBrasilLivreRJ


De Fábio Gavião Com Marcelo Lobato

O músico Marcelo Lobato no final do período de maior isolamento social provocado pela pandemia da Covid 19 responde a 3 perguntas: Qual a necessidade da Arte? Como a Pandemia afetou seu trabalho, sua vida, sua rotina? Qual a "sua" necessidade? Confinado em sua residência Lobato nos revela suas impressões sobre este difícil momento e a curiosa relação que trava consigo mesmo.