Sexta-feira, 25 de Dezembro de 2020


00:00

Incertezas Críticas - Episódio Luc Ferry

Documentário201526minBrasilLivreSP


De Daniel Augusto Com Luc Ferry

Luc Ferry é filósofo e autor de diversos best-sellers, como Aprender a viver e A Revolução do Amor. Entre 2002 e 2004, foi Ministro da Educação da França, e hoje se apresenta como um dos principais defensores do Humanismo Secular. Em sua casa em Paris, ele fala sobre filosofia, tecnologia e o mundo contemporâneo, os poderes de inovação e destruição do capitalismo e o quanto a ideia de tragédia é fundamental para compreender o mundo contemporâneo.


00:30

Esse Negócio de Livro - Episódio Marketing do livro

Documentário201726minBrasilLivre


De Adriana Borges, Lúcia Tupiassú

O que fazer para vender mais livros? Vale a pena investir em edições de luxo, ou as de bolso é que têm público garantido? Qual o papel do autor nesse corpo a corpo com o leitor, para promover suas obras? As editoras adaptam suas estratégias de divulgação para cada livro ou tipo de público? A internet é o novo pulo do gato? Quaisquer que sejam as perguntas, a única resposta garantida é que nesse jogo sempre haverá erros a acertos. Neste episódio, profissionais do mercado falam sobre suas práticas para vender livros. Entre eles, estão André Conti, Carlos Andreazza, Luciana Villas Boas, Maria Amélia Mello, Otávio Marques e Paulo Werneck. Representando os autores, quem revela pontos de vista e “causos” da carreira são: Reinaldo Moraes, João Paulo Cuenca e Fernanda Young.


01:00

Fronteiras do Pensamento (2013) - Episódio Por um Fio

Documentário201352minBrasilLivre


De Saturnino Rocha

Na fita do slackline, um grupo de jovens busca o equilíbrio para se sustentar e, nesse documentário, dividem a tela com grandes pensadores contemporâneos que apontam os problemas e as soluções para a sustentabilidade do planeta no Meio Ambiente, na Economia, na Arquitetura e na Mobilidade Urbana.


02:00

Palavras Permanecem - Episódio Alguma Coisa Nossa

Documentário201826minBrasilLivre


De Renata Druck

Ava Rocha e Liniker são cantoras e compositoras. Também são autênticas e barrocas, e, cada uma a seu modo, revelam o que há em comum na forma de se posicionarem no mundo e em seus papéis como criadoras. Conversam sobre a relação com o público, seus corpos políticos, integridade artística, a forma como as ideias circulam entre as novas gerações e, como não podia deixar de ser, sobem juntas ao palco para uma deliciosa improvisação musical.


02:30

Cacaso na corda bamba

Documentário201688minBrasilLivreRJ


De José Joaquim Salles, Ph Souza

Filho de uma família rural e destinado a trabalhar com criação de gado, Antonio Carlos de Brito encontrou na poesia um sentido para a vida transformando-se em Cacaso. O artista multifacetado, que incendiou a juventude carioca em aulas e discussões sobre a arte, mudou a poesia brasileira, sendo um dos precursores do movimento marginal. Irônico e perspicaz, Cacaso foi responsável por reunir um grande número de artistas e intelectuais em projetos e parcerias, deixando um indiscutível legado literário e musical.


04:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio Meu Tio

Documentário201352minFrança10 anos


De Camille Clavel

Jacques Tati filmou "Meu Tio" em 1958. Senhor Hulot, um verdadeiro resquício da França que passou, viaja entre o velho e o novo mundo, onde sua irmã e o marido vivem. Ele ensina ao seu jovem sobrinho o gosto da liberdade. A obra foi premiada em Cannes e Hollywood. Um filme feito na fronteira entre a Quarta e a Quinta República Francesa, no limite entre uma sociedade rural pós-guerra e a nova sociedade industrial em plana expansão. Esse é o filme mais autobiográfico do diretor, onde ele evoca sua infância e vida em família. É quase um filme mudo: Jacques Tati prefere gestos e barulhos a palavras.


04:58

Curta! + Masp - Degas

Jornalismo20203minLivre


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!

Próximas Exibições:
Seg, 25 jan às 03:38h


05:00

Cidades Possíveis - Episódio Indústria e Inovação

Documentário202026minBrasil14 anos


De Eduardo Goldenstein

O forte desenvolvimento das tecnologias a partir da década de 1970 e, especificamente, o uso crescente de tecnologias de informação e comunicação (TIC), tem estado presente nas agendas urbanas internacionais e tem impactado os processos de desenvolvimento e as relações sociais, empresariais e nas instituições, com consequências nos processos democráticos e na cidadania. Segundo Castells (um dos principais pesquisadores que estudam a relação entre tecnologia e sociedade) a expressão ‘sociedade da informação’ passou a ser utilizada, nos últimos anos desse século e cogita uma capacidade constante de inovação, que define um novo paradigma que nos leva a questionar sobre a apropriação crítica dos resultados da pesquisa e do conhecimento no sentido de reversão da desigualdade social, da eficiência no uso de recursos naturais e energéticos, do fortalecimento da governança e da qualidade de vida. O conceito de Smart Cities, ou Cidades Inteligentes: visão crítica e aspectos positivos. Processos criativos e sustentáveis nas indústrias, a busca de soluções para produção e consumo sustentáveis. Exemplos de utilização das TICs na Administração Pública possui vários objetivos: o alcance e a melhoria contínua da qualidade, o aumento da eficácia e da eficiência, a transparência dos atos administrativos, a fiscalização das ações governamentais e a participação popular no exercício da cidadania, por meio da facilidade de acesso a serviços públicos ofertados na Internet.


05:30

Impressões do Mundo - Episódio Valter Hugo Mãe - o Tsunami Linguístico

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

Nascido em Angola, Valter Hugo Mãe passou maior parte da sua vida em Portugal. Definido por José Saramago como "Tsunami Linguístico", publicou quatro livros sem nenhuma letra maiúscula - a "tetralogia das minúsculas" -, lançados entre 2004 e 2010. Nesse período, assinava valter hugo mãe - assim mesmo, em minúsculas, em sinal de humildade literária. Seus livros são uma reflexão sobre a linguagem, a memória, a morte, a solidão e, é claro, Portugal. Ganhou prêmios importantes como Saramago (2007) e Portugal Telecom (2012).


06:00

Impressões do Brasil - Episódio Thiago de Mello

Documentário201126minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

Nascido na Amazônia, o autor dos estatutos do homem é um dos poetas mais influentes e respeitados de nosso país. Thiago de Mello mora no coração da floresta amazônica, mas vive percorrendo o mundo, imerso em universal poesia e aos 86 anos continua, como um peregrino poético, sua caminhada.

Próximas Exibições:
Seg, 25 jan às 03:38h


06:30

Alegorias do Brasil - Episódio Cordialidade

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

Sérgio Buarque de Holanda, nos anos 1930, cunhou o conceito de cordialidade, no qual os brasileiros construíram suas redes de relação, inclusive com o poder, baseando-se no coração, que ama e odeia, que gosta e desgosta. Relações baseadas numa extrema pessoalidade. Isso teria impedido a formação do âmbito republicano da política, por um lado, mas mantido também uma humanidade que resiste ao processo tecnocrata da era moderna.

Próximas Exibições:
Seg, 25 jan às 03:38h


07:00

Luz & Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro - Episódio O Samurai - Lúcio Kodato

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula, Jacques Cheuiche

Com uma carreira de mais de 40 anos, Kodato já atuou ao lado de famosos diretores, como o francês Philippe Rousselot, e recebeu diversos prêmios, entre eles o de Melhor Fotografia no Festival do Rio, por seu trabalho "Maré", dirigido por Lúcia Murat. Além do cinema, fotografou filmes publicitários e videoclipes premiados.


07:35

Onde a beleza está - Episódio Loucura Suburbana

Documentário201926minBrasil12 anosRJ


De Susane Worcman, Aí­da Marques

No Instituto Municipal Nise da Silveira, samba-enredo, fantasias e alegorias substituem o isolamento e a violência que antes faziam parte do cotidiano dos doentes mentais. É véspera do desfile do bloco Loucura Suburbana, produzido por pacientes da ala psiquiátrica do Instituto, que dividem entre si os afazeres e os tradicionais papéis do carnaval carioca. Há 16 anos Elisama é porta-bandeira do bloco. Assim como ela, a passista Elizângela chegou ao Instituto com surtos de agressividade, incapaz de se comunicar com os demais, e hoje foi transformada pelo carnaval. Entre pacientes, familiares e voluntários que trabalham ali diariamente, Dra. Ariadne compartilha histórias reais de pessoas que encontraram no carnaval uma forma de terapia e também de uma comunidade que aprendeu a lidar com a doença mental por outro prisma. Quando o bloco sai às ruas, evadindo as paredes do instituto, uma grande comunidade se forma. Todos pulam, dançam, brincam com o Loucura Suburbana, implodindo as barreiras entre a “loucura” e a “sanidade”, numa grande festa popular.

Próximas Exibições:
Seg, 25 jan às 03:38h


08:05

A História do Cinema: Uma Odisseia - Episódio A Década de 1980

Documentário201160minInglaterraLivre


De Mark Cousins

O cinema e protestos em todo o mundo.

Próximas Exibições:
Seg, 25 jan às 03:38h


09:10

Cineastas - Episódio Cacá Diegues

Documentário201645minBrasilLivreRJ


De Hermes Leal

O grande cineasta brasileiro Cacá Diegues relembra seus filmes, desde a década de 1960, e o Brasil da época, que o fez se autoexilar na Europa. Betty Faria, Zezé Motta, Arnaldo Jabor, Orlando Senna, Antônio Pitanga falam de suas experiências no cinema com diretor.

Próximas Exibições:
Seg, 25 jan às 03:38h


10:00

O Céu de Suely

Ficção200688minBrasil16 anosRJ


De Karim Ainouz Com João Miguel, Zezita Matos, Hermila Guedes, Georgina Castro, Maria Menezes

Hermila é uma jovem de 21 anos que nasceu em Iguatu, cidade cravada no sertão cearense, de calor castigante e vastos céus azuis. Uma cidade que, para a maior parte das pessoas, é um lugar de partida. Dois anos atrás, Hermila partiu. Foi para São Paulo, tentar a sorte com o namorado Mateus. Agora ela está de volta, na casa de sua avó e de sua tia, com um filho para criar e um marido que não vai voltar. Todos os dias, Hermila é tragada pelo céu luminoso de Iguatu. Todos os dias, escuta o som rascante dos caminhões e motocicletas que atravessam a cidade. Sozinha, ela volta a se encontrar com um antigo namorado, João Miguel, mas o novo relacionamento não diminui sua revolta pelo abandono, muito menos a vontade crescente de sair daquela cidade outra vez. Não demora muito e ela se dá conta de que precisa fazer qualquer coisa para ir embora dali outra vez. Inspirada nas conversas com a amiga Georgina, Hermila adota o nome de Suely e inventa um plano audacioso para levantar dinheiro e conseguir viajar. Um plano que promove uma pequena revolução em sua vida. Ao mesmo tempo em que traz perdas doloridas, traz, também, a possibilidade de um novo começo.

Próximas Exibições:
Seg, 25 jan às 03:38h


11:35

Grandes Cenas - Episódio Os Cafajestes

Documentário201615minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

O diretor Ruy Guerra revela as razões que o levaram a filmar o longo travelling circular na cena da praia em "Os Cafajestes" (1962), um dos planos mais memoráveis do cinema brasileiro, que leva a personagem e o espectador ao limite do suportável.

Próximas Exibições:
Seg, 25 jan às 03:38h


11:55

Filmes que Marcaram Época - Episódio Meu Tio

Documentário201352minFrança10 anos


De Camille Clavel

Jacques Tati filmou "Meu Tio" em 1958. Senhor Hulot, um verdadeiro resquício da França que passou, viaja entre o velho e o novo mundo, onde sua irmã e o marido vivem. Ele ensina ao seu jovem sobrinho o gosto da liberdade. A obra foi premiada em Cannes e Hollywood. Um filme feito na fronteira entre a Quarta e a Quinta República Francesa, no limite entre uma sociedade rural pós-guerra e a nova sociedade industrial em plana expansão. Esse é o filme mais autobiográfico do diretor, onde ele evoca sua infância e vida em família. É quase um filme mudo: Jacques Tati prefere gestos e barulhos a palavras.


12:55

Cidades Possíveis - Episódio Indústria e Inovação

Documentário202026minBrasil14 anos


De Eduardo Goldenstein

O forte desenvolvimento das tecnologias a partir da década de 1970 e, especificamente, o uso crescente de tecnologias de informação e comunicação (TIC), tem estado presente nas agendas urbanas internacionais e tem impactado os processos de desenvolvimento e as relações sociais, empresariais e nas instituições, com consequências nos processos democráticos e na cidadania. Segundo Castells (um dos principais pesquisadores que estudam a relação entre tecnologia e sociedade) a expressão ‘sociedade da informação’ passou a ser utilizada, nos últimos anos desse século e cogita uma capacidade constante de inovação, que define um novo paradigma que nos leva a questionar sobre a apropriação crítica dos resultados da pesquisa e do conhecimento no sentido de reversão da desigualdade social, da eficiência no uso de recursos naturais e energéticos, do fortalecimento da governança e da qualidade de vida. O conceito de Smart Cities, ou Cidades Inteligentes: visão crítica e aspectos positivos. Processos criativos e sustentáveis nas indústrias, a busca de soluções para produção e consumo sustentáveis. Exemplos de utilização das TICs na Administração Pública possui vários objetivos: o alcance e a melhoria contínua da qualidade, o aumento da eficácia e da eficiência, a transparência dos atos administrativos, a fiscalização das ações governamentais e a participação popular no exercício da cidadania, por meio da facilidade de acesso a serviços públicos ofertados na Internet.


13:30

Impressões do Mundo - Episódio Valter Hugo Mãe - o Tsunami Linguístico

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

Nascido em Angola, Valter Hugo Mãe passou maior parte da sua vida em Portugal. Definido por José Saramago como "Tsunami Linguístico", publicou quatro livros sem nenhuma letra maiúscula - a "tetralogia das minúsculas" -, lançados entre 2004 e 2010. Nesse período, assinava valter hugo mãe - assim mesmo, em minúsculas, em sinal de humildade literária. Seus livros são uma reflexão sobre a linguagem, a memória, a morte, a solidão e, é claro, Portugal. Ganhou prêmios importantes como Saramago (2007) e Portugal Telecom (2012).

Próximas Exibições:
Seg, 25 jan às 03:38h


14:00

Incertezas Críticas - Episódio Luc Ferry

Documentário201526minBrasilLivreSP


De Daniel Augusto Com Luc Ferry

Luc Ferry é filósofo e autor de diversos best-sellers, como Aprender a viver e A Revolução do Amor. Entre 2002 e 2004, foi Ministro da Educação da França, e hoje se apresenta como um dos principais defensores do Humanismo Secular. Em sua casa em Paris, ele fala sobre filosofia, tecnologia e o mundo contemporâneo, os poderes de inovação e destruição do capitalismo e o quanto a ideia de tragédia é fundamental para compreender o mundo contemporâneo.

Próximas Exibições:
Seg, 25 jan às 03:38h


14:30

Esse Negócio de Livro - Episódio Marketing do livro

Documentário201726minBrasilLivre


De Adriana Borges, Lúcia Tupiassú

O que fazer para vender mais livros? Vale a pena investir em edições de luxo, ou as de bolso é que têm público garantido? Qual o papel do autor nesse corpo a corpo com o leitor, para promover suas obras? As editoras adaptam suas estratégias de divulgação para cada livro ou tipo de público? A internet é o novo pulo do gato? Quaisquer que sejam as perguntas, a única resposta garantida é que nesse jogo sempre haverá erros a acertos. Neste episódio, profissionais do mercado falam sobre suas práticas para vender livros. Entre eles, estão André Conti, Carlos Andreazza, Luciana Villas Boas, Maria Amélia Mello, Otávio Marques e Paulo Werneck. Representando os autores, quem revela pontos de vista e “causos” da carreira são: Reinaldo Moraes, João Paulo Cuenca e Fernanda Young.


15:00

Fronteiras do Pensamento (2013) - Episódio Por um Fio

Documentário201352minBrasilLivre


De Saturnino Rocha

Na fita do slackline, um grupo de jovens busca o equilíbrio para se sustentar e, nesse documentário, dividem a tela com grandes pensadores contemporâneos que apontam os problemas e as soluções para a sustentabilidade do planeta no Meio Ambiente, na Economia, na Arquitetura e na Mobilidade Urbana.

Próximas Exibições:
Seg, 25 jan às 03:38h


16:00

Palavras Permanecem - Episódio Alguma Coisa Nossa

Documentário201826minBrasilLivre


De Renata Druck

Ava Rocha e Liniker são cantoras e compositoras. Também são autênticas e barrocas, e, cada uma a seu modo, revelam o que há em comum na forma de se posicionarem no mundo e em seus papéis como criadoras. Conversam sobre a relação com o público, seus corpos políticos, integridade artística, a forma como as ideias circulam entre as novas gerações e, como não podia deixar de ser, sobem juntas ao palco para uma deliciosa improvisação musical.


16:30

Cacaso na corda bamba

Documentário201688minBrasilLivreRJ


De José Joaquim Salles, Ph Souza

Filho de uma família rural e destinado a trabalhar com criação de gado, Antonio Carlos de Brito encontrou na poesia um sentido para a vida transformando-se em Cacaso. O artista multifacetado, que incendiou a juventude carioca em aulas e discussões sobre a arte, mudou a poesia brasileira, sendo um dos precursores do movimento marginal. Irônico e perspicaz, Cacaso foi responsável por reunir um grande número de artistas e intelectuais em projetos e parcerias, deixando um indiscutível legado literário e musical.


18:00

Projeções - Episódio Guilherme Marcondes

Documentário201514minBrasil10 anosSP


De Renata Druck

A Cidade de São Paulo, o simbólico e o fantástico em


18:20

O céu no andar de baixo

Animação201015minBrasilLivreMG


De Leonardo Cata Preta

Desde os 12 anos de idade, Francisco faz fotografias de céu. Um dia, algo diferente aparece em uma de suas fotografias, mudando a sua rotina.


18:40

Àkàrà, no fogo da intolerância

Documentário202072minBrasilLivreBA


De Claudia Chávez

Àkàrà no fogo da intolerância é um documentário que se une à luta contra a intolerância que atinge, principalmente, as religiões de matriz africana, discutindo um tema que sai do âmbito religioso e que envolve até a forma como está sendo conduzida a política governamental no Brasil. A partir da conflitante realidade do Acarajé, um dos pratos mais tradicionais da culinária popular afro-brasileira, que vem sofrendo uma série de adaptações regidas principalmente pelo credo religioso de quem o prepara e comercializa, percorremos caminhos diversos fazendo um apanhado dos casos de intolerância religiosa mais marcantes acontecidos nos últimos anos. Uma análise histórica desde a perspectiva de quem sofre este tipo de violência e a relação desta com o racismo estruturante instaurado na sociedade brasileira.


20:00

Rotas da Escravidão - Episódio 476 - 1375: Além do Deserto

Documentário201852minFrançaLivre


De Fanny Glissant, Daniel Cattier, Juan Gélas

O primeiro episódio da série conta 700 anos de história e revela como as populações subsaarianas se tornaram, ao longo dos séculos, a principal “matéria-prima” do tráfico de escravos da história.


21:00

Operação Pedro Pan

Documentário202082minBrasil14 anosSP


De Mauricio Dias, Kenya Zanatta

No início dos anos 1960, mais de 14 mil crianças e adolescentes cubanos embarcaram em um voo sem volta para os EUA. Eles foram confiados à Igreja católica de Miami por suas famílias, preocupadas com a aproximação entre Cuba e a União Soviética. Essa operação foi orquestrada por forças anticastristas com o apoio do governo norte-americano. A decisão dos pais de mandar os filhos para um lugar considerado seguro durante os tumultuados anos que se seguiram à revolução cubana foi estimulada por boatos de que o novo regime iria suspender o pátrio poder e doutrinar as crianças de acordo com a ideologia comunista. A separação das famílias foi, porém, muito mais longa e dolorosa do que o previsto. Neste filme, vários cubanos enviados aos EUA quando eram crianças descrevem o impacto da Operação Pedro Pan em suas vidas. Além disso, entrevistas com especialistas norte-americanos e cubanos e imagens de arquivo da época traçam o contexto histórico em que ocorreu esse episódio pouco conhecido da Guerra Fria na América Latina.


22:30

O Desmonte do Monte

Documentário201785minBrasilLivreSP


De Sinai Sganzerla

O documentário "O Desmonte do Monte" aborda a história do Morro do Castelo, seu desmonte e arrastamento. O filme aborda a lenda do tesouro armazenado nas entranhas do morro e conta com trechos de "O Subterrâneo do Morro do Castelo", escrito por Lima Barreto. A narrativa é baseada em iconografias e pinturas de diversos períodos, desde a fundação da cidade até os dias atuais. O filme conta com imagens em movimento da Celebração do Centenário da Independência do Brasil, em 1922, evento realizado com as terras do desmonte do Morro do Castelo, e também com depoimentos de áudio de ex-moradores do Morro do Castelo e dos engenheiros que trabalharam no seu desmonte.