Domingo, 6 de Dezembro de 2020


00:00

Coração do Samba

Documentário201172minBrasilLivre


De Theresa Jessouroun

Um passeio pelos bastidores da bateria de uma escola de samba, orquestra que rege um dos maiores espetáculos do mundo. Centrado na bateria da Mangueira, e narrado por Elmo dos Santos, filho do fundador da bateria da escola, o documentário se debruça sobre um exuberante universo de musicalidade e de paixão pela percussão.

Próximas Exibições:
Ter, 1 dez às 01:36h
Ter, 1 dez às 01:36h
Seg, 15 fev às 22:40h


01:20

Dança em Foco - Episódio In London

Documentário201837minFrançaLivreRJ


De Thibaut Ras Com Amy Bell, Jordan Douglas, Désirée Ballantyne, Ian Garside, Mina Aidoo Joel O’Donoghue

Série de curtas metragens do Festival Dança em Foco 2018. “In London” é uma viagem pelas ruas da cidade. Descobrimos nove bailarinos improvisando em lugares diferentes, compartilhando seu humor, sua dança, sua personalidade e revelando a cada vez uma faceta da cidade. É um convite a ser levado pelo movimento e celebrar a espontaneidade.

Próximas Exibições:
Ter, 1 dez às 01:36h
Ter, 1 dez às 01:36h
Ter, 1 dez às 01:36h


02:00

Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros - Episódio Sambaquis

Documentário201745minBrasilLivreRJ


De Ricardo Azoury

Vistos de longe, eles não passam de grandes montes de terra e conchas que irrompem aleatoriamente pela praia, sem qualquer desenho ou propósito evidente. Mas para quem rastreia os caminhos dos primeiros povos da nossa terra, o sambaqui é uma obra engenhosa e de feitura colossal. Compreender a arquitetura monumental que se esconde debaixo das conchas é a senha para conhecer esse povo desconhecido - e toda uma cultura que se perdeu nas areias do tempo.

Próximas Exibições:
Ter, 1 dez às 01:36h
Seg, 7 dez às 06:00h
Ter, 1 dez às 01:36h


02:50

Impressões do Brasil - Episódio Marçal Aquino

Documentário201126minÁfrica do SulLivreDF


De Ronaldo Duque

Violência, sexo e corrupção são temas constantes na literatura do jornalista, escritor e roteirista marçal aquino. Escreveu os roteiros dos aclamados filmes o invasor e o cheiro do ralo, teve contos adaptados ao cinema, escreveu livros infanto-juvenis, ganhou prêmios e afirma:

Próximas Exibições:
Ter, 1 dez às 01:36h
Ter, 1 dez às 01:36h
Ter, 1 dez às 01:36h


03:25

Alegorias do Brasil - Episódio Identidade e Natureza

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

Neste primeiro capítulo, investigamos que no Brasil não vigora um símbolo forte e essencial de identidade, mas, sim, alegorias fragmentadas do que é ser brasileiro. Em seguida, discutimos como esse sentimento de identificação dos brasileiros com seu país passa menos pela nossa história concreta e seus eventos políticos do que pela imaginação, ou seja, pela natureza e pela cultura.

Próximas Exibições:
Seg, 7 dez às 00:30h
Ter, 1 dez às 01:36h
Ter, 1 dez às 01:36h


04:00

Impressões do Mundo - Episódio Vandana Shiva - Literatura e militância ecológica

Documentário201625minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

Com mais de vinte livros publicados, a física Vandana Shiva é uma expoente do mosaico cultural da Índia, que mistura tradição milenar e modernidade científica. As expectativas e as visões de futuro para a humanidade, a defesa intransigente da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável e uma crítica contundente sobre a globalização.

Próximas Exibições:
Ter, 1 dez às 01:36h
Seg, 7 dez às 07:30h
Ter, 1 dez às 01:36h


04:30

Design Gráfico Brasileiro - Episódio Têxtil - Textura das Cores

Documentário201552minBrasilLivre


De André Saad Jafet, Jorge Saad Jafet

O design têxtil é umas das vertentes mais antigas do design, tendo seu início na tecelagem e ornamentação dos tecidos. O episódio mostra alguns dos criadores mais férteis do design gráfico têxtil brasileiro, suas influências e ideias acerca da atividade, passando da incrível renda em papel de Jum Nakao à inventividade e mescla de referências de Renato Imbroisi em busca da verdadeira matriz brasileira.

Próximas Exibições:
Ter, 1 dez às 01:36h
Seg, 7 dez às 13:00h
Ter, 1 dez às 01:36h


05:30

Aquarela Musical - Episódio Maria da Inglaterra

Documentário201926minBrasilLivrePI


De Márcio Bigly

Érika Martins (SP), Bia e os Becks (PI) e Sandro Moura (PI) fazem releituras dos sucessos da piauiense Maria da Inglaterra, que apesar de analfabeta, passou a compôr após um misterioso contato com extraterrestres.

Próximas Exibições:
Ter, 1 dez às 01:36h
Ter, 1 dez às 01:36h
Ter, 1 dez às 01:36h


06:00

Alma Imoral - Episódio Ruptura e Tradição

Documentário201752minBrasilLivre


De Silvio Tendler

O episódio que encerra a série sublinha o caráter transgressivo de Jesus Cristo. O Jesus histórico, ainda em sua condição judaica, antecedendo o cristianismo, aparece como ligado a uma rede trançada por gerações na gestação de um ser-humano maior. Não seria o filho de pedigree castiço mas um ser-humano mutante e ilícito. Seu julgamento foi comandado pelo corpo, onde diante do povo estava um malfeitor e um benevolente, um ladrão e um santo? Ou pela alma, onde se estava diante de um ladrão que era filho legítimo de um pai e de estirpe inquestionável e de um santo bastardo? Com o passar do tempo, a Igreja tornou Jesus o símbolo maior da tradição, guardião da moral universal e excluiu a transgressão que transforma o “filho de um pai” em “filho do Pai”, de Deus. O linguista Noam Chomsky ressalta que nos antigos textos há uma tradição de interpretação onde se pode usar as palavras da Bíblia em diferentes contextos. Steven Greenberg, o primeiro rabino ortodoxo abertamente gay, comenta que há duas histórias sobre a criação em sentidos opostos: em uma delas Deus está no comando e, no Midrash, Deus não está controlando tudo. Para o escritor Etgar Keret, as tradições são uma questão subjetiva. A filósofa Rebecca Goldstein destacou que Espinoza é um racionalista convicto, mas há algo místico em sua metodologia, como rituais. Outra cientista entrevistada nesse episódio é a geneticista Eva Jablonka. Ela defende que as pessoas que contestam o status quo impulsionam o processo evolutivo. A rabina Yiscah Smith, que fez a transição de sexo, relembra que até seu aniversário de 50 anos vivera sob uma mentira. Passamos para o relato transgressivo do rabino Zalman Schater, que foi repreendido informalmente ao participar de ritos católicos e do candomblé em uma visita ao Brasil. Após fazer uma prece ao lado de Franz Krajcberg, Nilton Bonder encerra a série com uma reflexão sobre desobediência e imortalidade.

Próximas Exibições:
Ter, 1 dez às 01:36h
Ter, 1 dez às 01:36h
Ter, 1 dez às 01:36h


07:00

Decolonizações - Episódio O Aprendizado

Documentário201952minFrançaLivre


De Karim Miské, Marc Ball, Pierre Singaravélou

Quando a violência e a injustiça colonial alimentam uma cólera surda das figuras da luta emergente. É o caso de Mary Nyanjiru em Nairobi ou Lamine Senghor, atirador senegales que se tornou militar anticolonialista na França.

Próximas Exibições:
Ter, 1 dez às 01:36h
Seg, 7 dez às 15:30h
Ter, 1 dez às 01:36h


08:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Orfeu - O Amor Impossível

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Tendo recebido os cuidados das musas desde o nascimento, o talento de Orfeu encantava a natureza, tanto as árvores quanto os animais. Jovem corajoso, Orfeu embarcou com a tripulação de Jasão no Argo em busca do velocino de ouro. Mas aquilo que poetas e artistas mais se lembram sobre o mito de Orfeu é sua história de amor com a linda Eurídice. Após ser mordida por uma cobra, Eurídice foi condenada a descer ao reino dos mortos. Triste, Orfeu foi atrás dela e, graças à sua lira, conseguiu convencer os senhores do mundo dos mortos, Hades e Perséfone, a lhe devolverem sua esposa. Eles aceitaram com uma condição: que Orfeu deixasse o mundo dos mortos seguido por Eurídice, mas sem olhar para a moça. Um suplício sem igual.

Próximas Exibições:
Seg, 7 dez às 00:00h
Ter, 1 dez às 01:36h
Ter, 1 dez às 01:36h


08:30

O Som e o Silêncio - Episódio Instrumentos de samba

Documentário201827minBrasilLivreRJ


De José Joffily, Pedro Rossi

“Quando o repique sobe, o primeiro instrumento a entrar é o surdo de primeira, que é o surdo mais grave, mas ele aí já está no segundo tempo do compasso”. O fraseado meio indecifrável é de Gabriel Policarpo, músico que, acompanhado por outros ótimos instrumentistas, nos apresenta os instrumentos de samba. No final, tudo fica mais claro, e se traduz na performance afinada da batucada sob a batuta de Gabriel. Paralelamente, Suzano faz uma visita guiada por Roberto Guaringuia à fabrica Contemporânea, onde acompanha os ruídos das máquinas, que trabalham no ritmo do pandeiro. Está longe o tempo em que o fogo era usado para esticar os couros dos instrumentos, mas a linha de produção ainda não dispensa o artesanato.

Próximas Exibições:
Ter, 1 dez às 01:36h
Ter, 1 dez às 01:36h
Ter, 1 dez às 01:36h


09:00

Sons Brasilis - Episódio Rap

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Adriana L. Dutra

O Rap, é um estilo de música que faz parte do movimento Hip-Hop. Marcado por batidas sincopadas e rimas, o rap chegou ao Brasil no final dos anos 1980. Hoje é considerado “a voz das periferias” com letras que traduzem os sonhos e a luta diária daqueles que moram à margem das zonas privilegiadas dos grandes centros urbanos. As batalhas de rap tornarem-se o ponto de encontro de jovens que se reúnem para debater as questões pertinentes ao seu universo. O episódio foi gravado em São Paulo e Rio de Janeiro e tem a participação de Nega Giza, Rincon Sapiência e Criolo, entre outros.

Próximas Exibições:
Ter, 1 dez às 01:36h
Ter, 1 dez às 01:36h
Ter, 1 dez às 01:36h


09:30

Incertezas Críticas - Episódio Georges Didi-Huberman

Documentário201526minBrasilLivreSP


De Daniel Augusto Com Georges Didi-Huberman

O francês Georges Didi-Huberman é historiador e filósofo. Autor de mais de 30 livros, ele é professor e um dos mais importantes pensadores sobre a arte hoje. Em sua casa em Paris, ele discorre sobre arte e psicanálise, história da arte e arte contemporânea, reflete sobre a relação entre arte e capitalismo e define o que é ser radical na arte contemporânea.

Próximas Exibições:
Seg, 7 dez às 08:00h
Ter, 1 dez às 01:36h
Ter, 1 dez às 01:36h


10:00

101 Canções que Tocaram o Brasil - Episódio Explosão de luz e cores

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Roberto de Oliveira Com Nelson Motta

Na segunda metade dos anos 1970, a oposição à ditadura tomava novas formas. Uma explosão de luz e cores mostrava que era possível ser feliz, apesar de tudo, nos embalos do Frenetic Dancing Days.

Próximas Exibições:
Ter, 1 dez às 01:36h
Ter, 1 dez às 01:36h
Ter, 1 dez às 01:36h


10:30

Geografia da Arte - Episódio Georgia O´Keeffe + Novo México

Documentário201752minBrasilLivreSP


De Guto Barra, Tatiana Issa

Georgia O’Keeffe é considerada a pintora norte-americana de maior sucesso do século 20: um de suas pinturas foi vendida em um leilão em 2014 por mais de US$ 44 milhões. Depois de ter atingido grande sucesso em Nova York nos anos 20 e 30, ela decidiu se instalar em uma região remota do estado americano do Novo México. Lá, descobriu uma nova paleta de cores inspirada pela estonteante paisagem desértica local e passou a retratar elementos da natureza local, como a montanha Pedernal, e os vilarejos indígenas de Taos. Ela se apaixonou pela cultura do estado, que mistura elementos nativos e a influência espanhola, produzindo centenas de quadros icônicos em que incluiu esqueletos de animais e flores locais. Se o Novo México transformou O’Keeffe, que viveu por lá até morrer, nos anos 80, o local também acabou sendo influenciado por ela. Hoje a cidade de Santa Fé vive do turismo relacionado à pintora e o museu dedicado a sua obra é a atração turística mais visitada do estado. O Ghost Ranch, onde ela morou e pintou por muitos anos, é hoje um lugar de peregrinação de artistas e curiosos em geral. A narrativa entra em detalhes sobre a trajetória artística de O’Keefe e também sobre a construção da imagem da artista, como uma mulher forte e independente, além de detalhes sobre a vida pessoa dela, que deixou o marido em Nova York para se aventurar no Novo México, em nome de sua inspiração artística. O episódio conta a história da relação íntima de O’Keefe com o Novo México por meio de duas ex-assistentes dela, que viraram suas amigas e confidentes: Lupita Lopez e Carol Merrill. Oferecendo detalhes sobre a carreira da pintora estão o curador do Georgia O’Keeffe Museum, Cody Hartley, a Diretora do Museu, Carolyne Kastner, e uma das maiores pesquisadores do assunto, a Diretora do Centro de Pesquisas Georgia O’Keeffe Eumie Stroukoff.

Próximas Exibições:
Ter, 1 dez às 01:36h
Ter, 1 dez às 01:36h
Ter, 1 dez às 01:36h


11:30

Cineastas - Episódio Fernando Meirelles

Documentário201645minBrasilLivreRJ


De Hermes Leal

A brilhante carreira do cineasta Fernando Meirelles, narrada por seus companheiros da produtora O2 Filmes, Nando Olival, Paulo Morelli e Andrea Barata Ribeiro, pelo roteirista Bráulio Mantovani, os atores Matheus Nachtergaele e Alice Braga e sua biógrafa Maria do Rosário Caetano. Do início, na publicidade, às produções internacionais e à sua participação no Oscar.

Próximas Exibições:
Ter, 1 dez às 01:36h
Ter, 1 dez às 01:36h
Ter, 1 dez às 01:36h


12:20

Grandes Cenas - Episódio Bicho de Sete Cabeças

Documentário201615minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

A diretora Laís Bodanzky compartilha suas inquietações ao conceber a cena da fuga em "Bicho de Sete Cabeças" (2000), um dos pontos altos desse mergulho intenso no universo manicomial.

Próximas Exibições:
Ter, 1 dez às 01:36h
Ter, 1 dez às 01:36h
Ter, 1 dez às 01:36h


12:40

Cale-se - Episódio Do Ato Institucional ao Festival

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

O primeiro episódio da série introduz a relação entre o AI-5 e a MPB, abordando como os artistas desse gênero receberam o anúncio do ato institucional. Ricardo Cravo Albin reflete sobre as perdas que a música brasileira sofreu por conta do recrudescimento do regime. O advogado João Carlos Müller explica como passou a funcionar o trâmite da censura musical. Já artistas como Geraldo Azevedo e Sérgio contam como o decreto interferiu em seus processos criativos. Geraldo Azevedo conta um pouco da sua amizade e parceria com Geraldo Vandré, cuja canção “Pra não dizer que não falei de flores” ficou imortalizada como um dos hinos contra a ditadura. Nas vozes de Veronica Ferriani e Zé Renato, os números musicais relembram o hino de Vandré e a canção de Belchior “Pequeno Mapa do Tempo”.

Próximas Exibições:
Ter, 1 dez às 01:36h
Ter, 1 dez às 01:36h
Ter, 1 dez às 01:36h


13:10

Margem

Documentário200754minBrasilLivreRJ


De Maya Da-Rin

Durante dois dias e três noites, uma embarcação navega lentamente pelo rio Amazonas, partindo da fronteira entre Brasil e Colômbia, em direção à cidade peruana de Iquitos. A margem se revela diante da câmera à medida em que os passageiros divagam sobre um território de múltiplas feições e em constante transformação.

Próximas Exibições:
Seg, 7 dez às 01:10h
Seg, 7 dez às 14:30h
Ter, 1 dez às 01:36h


14:10

Bicho de 7 Cabeças

Ficção200088minBrasil16 anosSP


De Laí­s Bodanzky Com Marcos Cesana, Caco Ciocler, Cássia Kiss, Rodrigo Santoro, Othon Bastos

Uma viagem ao inferno manicomial. Esta é a odisseia vivida por Neto, um adolescente de classe média baixa, que leva uma vida "normal" até o dia em que o pai o interna em um manicômio depois de encontrar um baseado no bolso de seu casaco. O cigarro de maconha é apenas uma gota d´água que deflagra a tragédia na família. Neto é um adolescente em busca de emoções e liberdade que tem pequenas rebeldias, como pichar muros e usar brincos, incompreendidas pelo pai. A falta de entendimento leva ao emudecimento na relação dentro de casa e o medo de perder o controle sobre o filho vira o amor do avesso. Internado no manicômio, Neto conhece uma realidade completamente absurda e desumana, onde as pessoas são devoradas por um sistema corrupto e cruel. A linguagem de documentário utilizada pela diretora empresta ao filme uma forte sensação de realidade, aumentando ainda mais o impacto das emoções vividas pelo protagonista. No manicômio, Neto é forçado a amadurecer. As transformações pelas quais ele passa alteram radicalmente sua relação com o pai.

Próximas Exibições:
Ter, 1 dez às 01:36h
Ter, 1 dez às 01:36h
Ter, 1 dez às 01:36h


15:45

Recife Sevilla

Documentário200352minBrasilLivreRJ


De Bebeto Abranches

As principais entradas da poética de João Cabral de Melo Neto são Recife e Sevilha. Afora os livros a uma e a outra dedicados, há aqueles cujos versos guardam nas entrelinhas a experiência do homem apaixonado por estas cidades. Recife e Sevilha são uma das mais importantes sínteses da obra deste que é poeta maior da língua. É igualmente verdadeira a proposição: entra-se em Recife e em Sevilha através da poesia de João Cabral. Seriam cidades inconciliáveis por semelhanças e diferenças, se nelas o poeta não tivesse vivido. O Recife do menino de engenho e do rapaz mundano e a Sevilha do homem feito andarilho por força de sua carreira de diplomata.

Próximas Exibições:
Seg, 7 dez às 11:00h
Ter, 1 dez às 01:36h
Ter, 1 dez às 01:36h


16:40

A História do Cinema: Uma Odisseia - Episódio 1967 a 1969

Documentário201160minInglaterraLivre


De Mark Cousins

O novo cinema americano.

Próximas Exibições:
Ter, 1 dez às 01:36h
Ter, 1 dez às 01:36h
Ter, 1 dez às 01:36h


17:45

Revista Curta! - Episódio 06 12 2020

Jornalismo202015minBrasilLivreRJ


De Eduardo Fradkin

Acompanhe a revista eletrônica totalmente dedicada à cultura. Seguindo a máxima do canal, quem fala é quem faz, a proposta são os próprios artistas e pensadores apresentarem seus trabalhos e contarem suas histórias.

Próximas Exibições:
Seg, 7 dez às 05:45h
Ter, 1 dez às 01:36h
Ter, 1 dez às 01:36h


18:00

O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio 2

Documentário201126minBrasil12 anosSP


De Camilo Galli Tavares

Em clima de suspense e ação, o documentário apresenta, em três episódios, os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964 que durou até 1985 e instaurou a ditadura no Brasil. Pela primeira vez na televisão, documentos do arquivo norte-americano, classificados durante 46 anos como

Próximas Exibições:
Seg, 7 dez às 14:00h
Ter, 8 dez às 08:00h
Ter, 1 dez às 01:36h


18:30

Encontro com Philip Roth - Biografia de uma Obra

Documentário201552minFrançaLivre


De François Busnel, Adrien Soland

Em junho de 2014, o diretor François Busnel esteve com Philip Roth em sua casa em Connecticut, onde conduziu a última entrevista filmada com o escritor americano.

Próximas Exibições:
Seg, 7 dez às 10:00h
Ter, 1 dez às 01:36h
Ter, 1 dez às 01:36h


19:30

Mário Lago

Documentário201493minBrasilLivreRJ


De Marco Abujamra, Markão Oliveira

A biografia de um dos maiores artistas do Brasil no século XX. Mário Lago foi um dos principais atores da Rede Globo, atuando também como escritor, roteirista e compositor. Suas letras e opiniões ajudaram a transformar gerações inteiras, nunca abrindo mão da lucidez e do carisma tão típicos de um verdadeiro carioca. Um filme dinâmico, que apresenta sequências com raro material de arquivo, entrevistas, músicas e algumas curiosidades sobre um artista completo, sua história e a passagem do tempo.

Próximas Exibições:
Seg, 7 dez às 02:10h
Ter, 1 dez às 01:36h
Ter, 1 dez às 01:36h


21:15

Operação Camanducaia

Documentário202075minBrasil16 anosBA


De Tiago Rezende de Toledo

"Operação Camanducaia” mistura os estilos de road-movie, investigativo e filmes de diálogos para contar uma história de 1974, que foi esquecida por nossa memória coletiva. Naquele ano, aproximadamente 93 crianças e adolescentes foram arbitrariamente presos pela polícia de São Paulo e levados clandestinamente para Minas Gerais. Na altura da cidade de Camanducaia, foram despidos, espancados e jogados num barranco. Na manhã seguinte, apenas 41 deles apareceram nus, famintos e machucados, invadindo bares e restaurantes para se cobrir e se alimentar. A história causou conflitos diplomáticos e chocou a sociedade da época. Partindo do palco do episódio, a cidade de Camanducaia, o filme busca encontrar os envolvidos, especialmente os sobreviventes, numa jornada de 10 anos que culmina com a entrevista de mais de 40 pessoas e 1.500 páginas de documentos e jornais. Em cada parada, em cada casa, os diálogos correm livres e sem julgamento. Eles podem causar o desconforto do espectador se identificar com pensamentos que não imaginava ter. A visão de mundo de cada entrevistado vale mais do que a suposta verdade dos fatos.

Próximas Exibições:
Seg, 7 dez às 16:30h
Ter, 8 dez às 10:30h
Ter, 1 dez às 01:36h


22:40

Continuação

Documentário200971minBrasilLivre


De Rodrigo Pinto Com Lenine

A intimidade da criação do compositor brasileiro Lenine. As incertezas que a era dos downloads e do vinil trouxe para seu trabalho. A reunião de três gerações em torno de sua música. Um documentário sobre olhares, encontros, criação e tecnologia a serviço da paixão pela arte.

Próximas Exibições:
Ter, 1 dez às 01:36h
Ter, 1 dez às 01:36h
Ter, 1 dez às 01:36h