Segunda-feira, 2 de Novembro de 2020


00:00

A Paixão Segundo Callado

Documentário200757minBrasilLivreRJ


De José Joffily

Antonio Callado disse certa vez que foi preciso sair do Brasil para conhecer o Brasil. A viagem de seis anos à Inglaterra e à França, trabalhando para a BBC e para a Radio Diffusion Française em plena Segunda Guerra Mundial, provocou no jornalista uma "fome de Brasil", que desaguou no desejo do escritor de sair em busca do seu país. Como jornalista, viajou ao "centro geográfico" da sua identidade brasileira. Como escritor - romancista e dramaturgo - chegou ao fundo da sua paixão por um Brasil mais justo, menos preconceituoso, mais livre e democrático. Sempre por meio de um texto sofisticado e arrebatador. O desencanto de Callado no fim da vida não apaga os vestígios da utopia sonhada pelo autor de Quarup, um dos mais importantes romances já escritos no Brasil. A obra jornalística e literária de Callado - conforme afirmam no filme Carlos Heitor Cony, Fernanda Montenegro, Moacyr Werneck de Castro, Frei Betto, Ferreira Gullar, João Ubaldo, Villas Bôas Corrêa e os especialistas Ligia Chiappini e Davi Arrigucci -, permanece como uma incursão ao Brasil real e ao desejo daquilo que o país ainda pode ser. Este documentário é dedicado àqueles que, como Callado, lutam e sonham. O documentário "A paixão segundo Callado" relembra a trajetória de vida de Antonio Callado, repleta de aventuras - na Europa em guerra, no Xingu dos índios Uialapiti e Kamaiurá, no Vietnã do Norte em luta contra os Estados Unidos, no Nordeste das Ligas Camponesas - e sua obra, toda dedicada à descoberta do Brasil e a denunciar as injustiças contra índios, negros, camponeses e mulheres. Na busca em desvendar a obra de Callado, o filme mescla depoimentos de amigos e conhecedores do universo literário do escritor com poéticas sequências de imagens que levam o espectador ao rico imaginário de sua obra. A locução de Tessy Callado, atriz e profunda conhecedora da obra do pai, orienta a busca no sentido desse diálogo. Doce Radical, como costuma ser lembrado, Antonio Callado, como bem mostra o filme, coloca sua visão sobre as transformações do mundo moderno de uma forma precisa e sóbria, coerente com sua formação de intelectual engajado nos problemas nacionais e mundiais.

Próximas Exibições:
Seg, 2 nov às 10:25h
Qua, 28 out às 08:27h
Qua, 28 out às 08:27h


01:05

Elena

Documentário201282minBrasil14 anosSP


De Petra Costa

Elena viaja para Nova York com o mesmo sonho da mãe: ser atriz de cinema. Deixa para trás uma infância passada na clandestinidade dos anos de ditadura militar e deixa Petra, a irmã de 7 anos. Duas décadas mais tarde, Petra também se torna atriz e embarca para Nova York em busca de Elena. Tem apenas pistas: filmes caseiros, recortes de jornal, diários e cartas. A todo momento Petra espera encontrar Elena caminhando pelas ruas com uma blusa de seda. Pega o trem que Elena pegou, bate na porta de seus amigos, percorre seus caminhos e acaba descobrindo Elena em um lugar inesperado. Aos poucos, os traços das duas irmãs se confundem, já não se sabe quem é uma, quem é a outra. A mãe pressente. Petra decifra. Agora que finalmente encontrou Elena, Petra precisa deixá-la partir.

Próximas Exibições:
Qua, 28 out às 08:27h
Qua, 28 out às 08:27h
Qua, 28 out às 08:27h


02:40

Serras da Desordem

Documentário2005136minBrasil10 anos


De Andrea Tonacci

Carapirú é um índio nômade que escapa de um ataque surpresa de fazendeiros. Durante dez anos, anda sozinho pelas serras do Brasil central, até ser capturado em novembro de 1988, a 2 mil quilômetros de seu ponto de partida. Levado a Brasília pelo sertanista Sydney Possuelo, ele vira manchete nacional e centro de uma polêmica entre antropólogos e linguistas quanto a sua origem e identidade.

Próximas Exibições:
Seg, 2 nov às 15:30h
Ter, 3 nov às 09:30h
Qua, 28 out às 08:27h


05:05

Pra Onde Corre o Rio - Episódio Baía de Guanabara - O Último Oásis de Resistência

Documentário201635minBrasilLivreRJ


De Paula Fiuza

Na APA de Guapimirim, último oásis de preservação na Baía de Guanabara, biólogos do ICMBio, caranguejeiros e pescadores artesanais travam uma batalha diária. Eles buscam proteger o meio ambiente, a vida, a cultura e o sustento das comunidades locais da degradação causada pelos centros urbanos ao seu redor e do Comperj, gigante complexo petroquímico da Petrobrás que se instalou no começo da década em área próxima à APA.

Próximas Exibições:
Seg, 2 nov às 12:20h
Ter, 3 nov às 06:20h
Qua, 28 out às 08:27h


05:45

Revista Curta! - Episódio 01 11 2020

Jornalismo202015minIndisponívelLivreRJ


De Eduardo Fradkin

Acompanhe a revista eletrônica totalmente dedicada à cultura. Seguindo a máxima do canal, quem fala é quem faz, a proposta são os próprios artistas e pensadores apresentarem seus trabalhos e contarem suas histórias.

Próximas Exibições:
Qua, 28 out às 08:27h
Qua, 28 out às 08:27h
Qua, 28 out às 08:27h


06:00

Do Jazz ao Samba

Documentário201788minBrasilLivreRJ


De Bruno Veiga Valentim

A música está na memória coletiva da sociedade, influenciando culturas e gerações. No Brasil, a música americana teve grande influência no inconsciente coletivo das pessoas, pois, com o rádio, a TV e o cinema, sempre fomos expostos à cultura americana. Mas o que o brasileiro não se lembra é como a nossa música influenciou de volta a música não só nos Estados Unidos, mas também no mundo. O filme "Do Jazz ao Samba" vem resgatar essa memória e valorizar nossa cultura musical, que andava esquecida por alguns brasileiros.

Próximas Exibições:
Qua, 28 out às 08:27h
Qua, 28 out às 08:27h
Qua, 28 out às 08:27h


07:30

Impressões do Mundo - Episódio Leonardo Padura - História e Ficção

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

O cubano Leonardo Padura conta sua trajetória até ser reconhecido como um dos mais importantes autores literários cubanos. Antes jornalista investigativo e crítico literário, passou a ser prestigiado também como ensaísta, roteirista e autor de novelas policiais. Com o livro "O homem que amava os cachorros", Leonardo Padura relata como sua importância e notoriedade foi além do gênero policial. Conquistou o Prêmio Nacional de Literatura Cubana, o Prêmio Café Gijón, o Prêmio Dashiell Hammett e o Prêmio Princesa das Astúrias pelo conjunto de sua obra. Leonardo Padura descreve seu processo de criação literária, a importância de respeitar os códigos históricos em sua literatura e a importante relação entre História e ficção.

Próximas Exibições:
Qua, 28 out às 08:27h
Qua, 28 out às 08:27h
Qua, 28 out às 08:27h


08:00

O Legado da Coruja - Episódio Filosofia

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Em torno da figura metafórica - mas também muito real - da coruja, reflexões entrelaçadas sobre o lugar do pensamento na existência cotidiana e na ação pública.

Próximas Exibições:
Qua, 28 out às 08:27h
Qua, 28 out às 08:27h
Qua, 28 out às 08:27h


08:30

Esse Negócio de Livro - Episódio Ofício de editor

Documentário201726minBrasilLivre


De Adriana Borges, Lúcia Tupiassú

Neste episódio, a figura muitas vezes nebulosa do editor de livros ganha contornos mais definidos. Profissionais experientes explicam o que faz parte do dia a dia de um editor, falam das muitas etapas e desafios dessa função, incluindo casos curiosos. São nomes como: André Conti, Carlos Andreazza, Cide Piquet, Isa Pessoa, Luciana Villas-Boas, Maria Amélia Mello, Marta Garcia, Paulo Rocco e Pedro Paulo de Sena Madureira. Autores entram no jogo dando sua versão da importância do trabalho dessa figura-chave no mercado editorial: Alberto Mussa, Beatriz Bracher e Fernanda Young compartilham suas vivências com os editores de alguns de seus livros.

Próximas Exibições:
Qua, 28 out às 08:27h
Qua, 28 out às 08:27h
Qua, 28 out às 08:27h


09:00

O Brasil de Darcy Ribeiro - Episódio Havemos de Amanhecer

Documentário201352minBrasilLivre


De Ana Maria Magalhães

Durante seu exílio no continente, Darcy semeia reformas educacionais em universidades e torna-se um cidadão latino-americano. No Chile, assessora informalmente o presidente Salvador Allende. O golpe militar de 73 aniquila a via do ´socialismo em liberdade´. Em Lima, militares fazem uma revolução social e Darcy projeta o socialismo cibernético. Os anos de chumbo na América Latina lhe pesam e os ventos do exílio já não lhe dizem mais nada. Descobre que tem câncer e consegue autorização especial para se operar no Brasil. Passa a vir com frequência até que a ditadura militar aceite a sua volta definitiva.

Próximas Exibições:
Qua, 28 out às 08:27h
Qua, 28 out às 08:27h
Qua, 28 out às 08:27h


10:00

Até a China

Animação201515minBrasilLivreRJ


De Marão

Uma viagem até a China só com a bagagem de mão mostra que por lá os motociclistas usam casaco ao contrário e os restaurantes servem cabeças de peixe, lagostins e enguias.

Próximas Exibições:
Qua, 28 out às 08:27h
Qua, 28 out às 08:27h
Qua, 28 out às 08:27h


10:25

A Paixão Segundo Callado

Documentário200757minBrasilLivreRJ


De José Joffily

Antonio Callado disse certa vez que foi preciso sair do Brasil para conhecer o Brasil. A viagem de seis anos à Inglaterra e à França, trabalhando para a BBC e para a Radio Diffusion Française em plena Segunda Guerra Mundial, provocou no jornalista uma "fome de Brasil", que desaguou no desejo do escritor de sair em busca do seu país. Como jornalista, viajou ao "centro geográfico" da sua identidade brasileira. Como escritor - romancista e dramaturgo - chegou ao fundo da sua paixão por um Brasil mais justo, menos preconceituoso, mais livre e democrático. Sempre por meio de um texto sofisticado e arrebatador. O desencanto de Callado no fim da vida não apaga os vestígios da utopia sonhada pelo autor de Quarup, um dos mais importantes romances já escritos no Brasil. A obra jornalística e literária de Callado - conforme afirmam no filme Carlos Heitor Cony, Fernanda Montenegro, Moacyr Werneck de Castro, Frei Betto, Ferreira Gullar, João Ubaldo, Villas Bôas Corrêa e os especialistas Ligia Chiappini e Davi Arrigucci -, permanece como uma incursão ao Brasil real e ao desejo daquilo que o país ainda pode ser. Este documentário é dedicado àqueles que, como Callado, lutam e sonham. O documentário "A paixão segundo Callado" relembra a trajetória de vida de Antonio Callado, repleta de aventuras - na Europa em guerra, no Xingu dos índios Uialapiti e Kamaiurá, no Vietnã do Norte em luta contra os Estados Unidos, no Nordeste das Ligas Camponesas - e sua obra, toda dedicada à descoberta do Brasil e a denunciar as injustiças contra índios, negros, camponeses e mulheres. Na busca em desvendar a obra de Callado, o filme mescla depoimentos de amigos e conhecedores do universo literário do escritor com poéticas sequências de imagens que levam o espectador ao rico imaginário de sua obra. A locução de Tessy Callado, atriz e profunda conhecedora da obra do pai, orienta a busca no sentido desse diálogo. Doce Radical, como costuma ser lembrado, Antonio Callado, como bem mostra o filme, coloca sua visão sobre as transformações do mundo moderno de uma forma precisa e sóbria, coerente com sua formação de intelectual engajado nos problemas nacionais e mundiais.

Próximas Exibições:
Qua, 28 out às 08:27h
Qua, 28 out às 08:27h
Qua, 28 out às 08:27h


11:30

Ideias para o Mundo - Episódio David Grossman

Documentário202026minBrasilLivreRS


De Pedro Zimmermann

Um passeio pela literatura hebraica e universal na companhia de um mestre. A dialética da vida na perspectiva de um escritor que empreendeu uma busca muito particular pela paz. O artista e intelectual em um diálogo onde os livros é que pautam o percurso.

Próximas Exibições:
Qua, 28 out às 08:27h
Qua, 28 out às 08:27h
Qua, 28 out às 08:27h


12:00

Projeções - Episódio Raimo Benedetti

Documentário201514minBrasil10 anosSP


De Renata Druck

O Cinema experimental e a sala de aula nos filmes da série

Próximas Exibições:
Ter, 3 nov às 06:00h
Qua, 28 out às 08:27h
Qua, 28 out às 08:27h


12:20

Pra Onde Corre o Rio - Episódio Baía de Guanabara - O Último Oásis de Resistência

Documentário201635minBrasilLivreRJ


De Paula Fiuza

Na APA de Guapimirim, último oásis de preservação na Baía de Guanabara, biólogos do ICMBio, caranguejeiros e pescadores artesanais travam uma batalha diária. Eles buscam proteger o meio ambiente, a vida, a cultura e o sustento das comunidades locais da degradação causada pelos centros urbanos ao seu redor e do Comperj, gigante complexo petroquímico da Petrobrás que se instalou no começo da década em área próxima à APA.

Próximas Exibições:
Ter, 3 nov às 06:20h
Qua, 28 out às 08:27h
Qua, 28 out às 08:27h


13:00

Design Gráfico Brasileiro - Episódio Capas de Disco - Imagens da Música

Documentário201552minBrasilLivre


De André Saad Jafet, Jorge Saad Jafet

Como traduzir visualmente as estripolias musicais de Tom Zé? Como dar uma cara – e uma cara que vai ficar – para uma obra de arte pop do quilate de “The Dark Side of the Moon” ou transmitir a atmosfera “voadora” de um clássico do rock nacional como “As Aventuras da Blitz”? Embarque nessa saborosa viagem visual-musical pelas melhores capas de disco feitas no Brasil e descubra!

Próximas Exibições:
Ter, 3 nov às 07:00h
Qua, 28 out às 08:27h
Qua, 28 out às 08:27h


14:00

Fronteiras Fluidas - Episódio Vencendo o Gigante

Documentário201926minBrasil14 anosMG


De Mariana Fagundes Com Ailton Krenak, Álvaro Tukano, Oiara Bonilla, Dona Laurita Krenak, Ni Krenak

A série se encerra com uma visita às margens do Rio Doce, cenário da maior tragédia ambiental do Brasil e que se contrapõe às ricas paisagens exibidas no início da série, na terra Yanomami, onde homem e natureza convivem em harmonia. Lá encontramos os Krenak e acompanhamos seu ritual de luto pela morte do rio, berço dessa etnia. Mitos sobre a queda do céu e a destruição do mundo costuram o episódio, que é conduzido por Ailton Krenak, uma das mais importantes lideranças indígenas de todos os tempos.

Próximas Exibições:
Ter, 3 nov às 08:00h
Qua, 28 out às 08:27h
Qua, 28 out às 08:27h


14:30

Guerras do Brasil.doc - Episódio A Revolução de 1930

Documentário201826minBrasil12 anos


De Luiz Bolognesi

O 4º episódio da série vai contar os acontecimentos que puseram fim a velha república. O episódio Relembra a ascensão da indústria cafeeira, um dos pilares da economia do Brasil do começo do século XX e a maneira como as oligarquias manipulavam as eleições para continuarem no poder. Narra os levantes do Tenentes nos quarteis, na década de 20 e a formação da Aliança liberal, em 1929, que ia por fim na política do café com leite. Entenda a disputa eleitoral que levaria ao poder, no voto, o Paulista Júlio Prestes e a ascensão do Gaúcho Getúlio Vargas , candidato derrotado que, com apoio popular, sai de Porto alegre para uma viagem de poder até o Rio de Janeiro onde, com suas tropas, toma triunfalmente o palácio do Catete. Estava começando a era Vargas.

Próximas Exibições:
Ter, 3 nov às 08:30h
Qua, 28 out às 08:27h
Qua, 28 out às 08:27h


15:00

Waapa

Documentário201721minBrasilLivreRJ


De David Reeks, Paula Mendonça, Renata Meirelles

O documentário propõe um mergulho inédito na infância Yudja (Parque Indígena do Xingu/MT) e nos cuidados que acompanham seu crescimento. O brincar, a vida comunitária e as influências de uma relação espiritual com a natureza são revelados como elementos que organizam o corpo-alma dessas crianças.

Próximas Exibições:
Ter, 3 nov às 09:00h
Qua, 28 out às 08:27h
Qua, 28 out às 08:27h


15:30

Serras da Desordem

Documentário2005136minBrasil10 anos


De Andrea Tonacci

Carapirú é um índio nômade que escapa de um ataque surpresa de fazendeiros. Durante dez anos, anda sozinho pelas serras do Brasil central, até ser capturado em novembro de 1988, a 2 mil quilômetros de seu ponto de partida. Levado a Brasília pelo sertanista Sydney Possuelo, ele vira manchete nacional e centro de uma polêmica entre antropólogos e linguistas quanto a sua origem e identidade.

Próximas Exibições:
Ter, 3 nov às 09:30h
Qua, 28 out às 08:27h
Qua, 28 out às 08:27h


18:00

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 2 - Episódio Noca da Portela

Documentário201525minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Nascido em Minas, mas carioca por adoção, começou a tocar violão cedo com o pai, que era professor do instrumento. Compôs sambas para diversos blocos, agremiações carnavalescas e escolas de samba antes de ingressar na Portela, levado por Paulinho da Viola, em 1967. Membro da ala dos compositores, classificou seus sambas em concursos e teve músicas gravadas por MPB-4, Eliana Pittman, Alcione, Maria Bethânia e outros, totalizando mais de 300 composições gravadas. Se apresenta com a Velha Guarda da Portela, onde atua também como intérprete.

Próximas Exibições:
Ter, 3 nov às 04:00h
Qua, 4 nov às 06:00h
Dom, 8 nov às 05:30h


18:30

Alma Imoral - Episódio Ruptura e Continuidade

Documentário201752minBrasilLivre


De Silvio Tendler

O episódio começa com Adão e Eva, a primeira desobediência registrada na consciência humana. Passamos para os movimentos transgressivos no campo da política, como o da revista Tikkun, que defende o direito da ação política progressista entre os judeus. Em seguida, relembramos o casal Rosenberg, executado sob a acusação de passar informações sobre a bomba atômica para os soviéticos. Susannah Heschel luta por uma reinterpretação teológica que transforme o lugar das mulheres no judaísmo. É filha de Joshua Heschel, pioneiro do ativismo político nos anos 1960, que lutou contra a segregação racial e o envio de tropas para o Vietnã. Rebecca Goldstein se especializou na trajetória do transgressor Baruch Spinoza. Sami Awad trabalha na resolução de conflitos através da não violência. Encerramos o episódio com o professor Noam Chomsky, uma das vozes mais ácidas do mundo contemporâneo.

Próximas Exibições:
Ter, 3 nov às 04:30h
Qua, 4 nov às 06:30h
Dom, 8 nov às 06:05h


19:30

Intérpretes do Brasil - Episódio Os Caipiras, por Antonio Candido

Documentário200120minBrasilLivreSP


De Isa Grinspum Ferraz

Antonio Candido de Mello e Souza fala sobre a sociedade caipira, com base na pesquisa que ele desempenhou na década de 1940, para a elaboração de sua tese, publicada em livro, "Parceiros do Rio Bonito", acerca dos modos de produção da sociedade rural da região denominada Paulistânia daquela época.

Próximas Exibições:
Ter, 3 nov às 05:30h
Qua, 4 nov às 07:30h
Sáb, 7 nov às 06:00h


19:55

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Lira Neto indica o livro “Fama & Anonimato”, de Gay Talese

Documentário20173minBrasilLivre


De Eduardo Barros

O jornalista e escritor Lira Neto é autor da trilogia “Getúlio Vargas”, entre outros. Nesse episódio, ele apresenta o livro “Fama & Anonimato”, de Gay Talese, e explica por que é um de seus livros preferidos.

Próximas Exibições:
Ter, 3 nov às 05:55h
Qua, 4 nov às 07:55h
Sáb, 7 nov às 05:20h


20:00

As Canções da Minha Vida - Episódio Ana Cañas

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

Ana é das intérpretes e autoras mais viscerais da sua geração. Daquelas artistas que se rasgam no palco, como se vê com a bela interpretação de "Tô na Vida", parceria sua com Arnaldo Antunes e Lucio Maia. "Existe um tônus emocional diferente quando estou cantando uma canção minha ou de outros compositores. Costumo enlouquecer mais cantando a dos outros. Acho que nas dos outros fico mais livre.", garante. Ela nos brinda com uma linda interpretação do clássico "La Vie en Rose", que canta para lembrar de sua avó. Ana canta também "Mulher", de sua autoria, e "Mal Secreto", de Macalé e Waly Salomão.

Próximas Exibições:
Ter, 3 nov às 00:00h
Qua, 4 nov às 08:00h
Sáb, 7 nov às 07:00h


20:30

101 Canções que Tocaram o Brasil - Episódio Cantando a esperança

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Roberto de Oliveira Com Nelson Motta

Com o golpe militar de 1964, apesar da progressiva repressão das liberdades, a vida seguia no ritmo festivo de Jorge Benjor e de Adoniram Barbosa.

Próximas Exibições:
Ter, 3 nov às 00:30h
Qua, 4 nov às 08:30h
Sáb, 7 nov às 19:10h


21:00

O Som e o Silêncio - Episódio Bandolim

Documentário201827minBrasilLivreRJ


De José Joffily, Pedro Rossi

Em Santa Teresa, no isolamento de seu ateliê, o luthier Tércio Ribeiro fabrica instrumentos de cordas há muitos anos. A partir de 2003, ele passou a se dedicar à construção do bandolim que o músico Hamilton de Holanda define como “A mulher da minha vida”. Suzano vai à oficina de Tércio. Hamilton encontra Suzano no estúdio, onde tocam e conversam. O episódio transita entre estas duas situações.

Próximas Exibições:
Ter, 3 nov às 01:00h
Qua, 4 nov às 09:00h
Sáb, 7 nov às 17:30h


21:30

Sons Brasilis - Episódio Erudita

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Adriana L. Dutra

A história da música clássica ou música erudita brasileira começa ainda no tempo da colonização portuguesa, fortemente influenciada pelas raízes europeias. Com a ascensão do barroco mineiro houve o florescimento de uma geração de compositores que mudaram a paisagem musical erudita brasileira no fim do século XVIII e começo do século XIX . O episódio foi gravado em Curitiba e tem a participação de Harry Crowl, Janete Andrade e Leandro Monbach, entre outros.

Próximas Exibições:
Ter, 3 nov às 01:30h
Qua, 4 nov às 09:30h
Sáb, 7 nov às 18:00h


22:00

Blitz

Documentário2019104minBrasilLivreRJ


De Paulo Fontenelle

O documentário apresenta a história e trajetória da primeira banda consagrada do pop-rock brasileiro, Blitz. O longa-metragem explora seu surgimento na lona do Circo Voador entre Ipanema e Copacabana, na década de 1980, até às turnês internacionais e o enorme sucesso do grupo ainda nos dias atuais.

Próximas Exibições:
Ter, 3 nov às 02:00h
Qua, 4 nov às 10:00h
Sáb, 7 nov às 15:00h