Quarta-feira, 26 de Agosto de 2020


00:00

As Aventuras da Arte Moderna - Episódio Os Encantadores de Montparnasse

Documentário201552minFrançaLivre


De Amélie Harrault, Valerie Loiseleux

A guerra acabou e as ruas irrompem em celebração. Montparnasse oscila entre o ritmo de jazz e o zumbido dos animados cafés. Paris é uma gigantesca festa móvel. Concebidas como reação contra o absurdo da guerra, as revoluções dadaístas e surrealistas estão em andamento. Ao leme estão "os três mosqueteiros": Breton, Aragon e Soupault, apoiados por Man Ray, Desnos, Tzara e muitos outros. Em 1919, uma das principais obras do movimento surrealista é revelada: The Magnetic Fields.


01:00

Coleção Arte Presente em Inhotim - Episódio Jorge Macchi

Documentário201852minBrasilLivreRJ


De Pedro Urano

Caminhamos com Macchi pelas insólitas esquinas trabalhadas em seu "Buenos Aires Tour", invulgar guia turístico e objeto de arte realizado cerca de 15 anos atrás. Em seu estúdio na capital portenha, o artista fala de seu interesse pelo paradoxo, das colaborações com outros artistas e da instalação "Díptico", inaugurada na véspera na Galeria Ruth Benzacar.


02:00

O Quebra Cabeça de Tarik

Animação201519minBrasil10 anosMG


De Maria Leite

O cientista Tarik está bem velho, mas nem cogita a possibilidade de morrer. Se partes do seu corpo já não resistem ao tempo, ele adapta máquinas que as substituam. Em seu laboratório subterrâneo, Tarik se prepara para receber a peça fundamental do seu grande projeto de vida.


02:20

Bernardes

Documentário201385minBrasilLivreRJ


De Gustavo Gama Rodrigues, Paulo de Barros

Com narrativa não linear, o filme aborda de forma contundente e clara a polêmica vida profissional e familiar do arquiteto, urbanista, designer, escritor, poeta e inventor, Sergio Bernardes. Um homem de personalidade afiada e corajosamente inventiva, questionadora e extremamente bem-humorada.


04:05

Linhas Abertas - Episódio Recife: Cidade Parque

Documentário201826minBrasilLivre


De Renata Terra

A relação de Recife com o Rio Capibaribe tem sido uma relação de amor e ódio. No início, uma grande rota comercial e social, com seus casarões voltados para o rio, se formou em suas margens. Nos dias atuais, quando os prédios da classe alta se voltam de costas para ele, o rio foi esquecido e transformado em um esgoto a céu aberto. O projeto Parque Capibaribe busca mudar essa relação. Como um grande eixo central de reurbanização da cidade, o rio é o centro de onde parte a transformação que fará de Recife uma cidade-parque nas próximas duas décadas.


04:35

Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros - Episódio Arte

Documentário201745minBrasilLivreRJ


De Ricardo Azoury

Se o estudo da pré-história é um quebra-cabeça, que dirá compreender o mundo imaginário dos nossos antepassados? Pistas não faltam. É a explosão de cores e formas estampadas nos paredões de Peruaçu. É o homem que se confunde com ave de rapina que envolve o vaso do xamã. É a carranca do cacique - ou será um espírito? - escavada no granito da serra. Mesmo depois de milhares de anos, a habilidade e a sensibilidade gráfica dos nossos primeiros artistas ainda impressionam.


05:30

Grandes Mitos Gregos - Episódio Tártaro - A Destruição da Terra

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

O primeiro foi Sísifo. Comerciante vigarista, Sísifo ousou denunciar Zeus por sequestrar uma jovem que ele pretendia seduzir. Sua punição foi rolar uma pedra montanha acima para sempre. O segundo homem a ser enviado para o Tártaro foi Tântalo. Próximo dos deuses, o rei Tântalo cometeu um ato imperdoável: sem ter o que comer, ele matou seu próprio filho para oferecer como alimento aos deuses. Quanto ao desonesto e cruel Íxion, este foi imprudente ao ponto de tentar seduzir Hera, esposa de Zeus. Os três homens foram condenados ao sofrimento eterno por acreditarem ser invencíveis diante dos deuses.


06:00

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio Dominguinhos - Parte 1

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Maior sanfoneiro do Brasil, Dominguinhos é também o apresentador da série O Milagre de Santa Luzia. Nascido em Garanhuns, em Pernambuco, José Domingos de Morais começou sua carreira tocando pandeiro no trio de irmãos Os Três Pinguins, ao lado de Moraes (sanfona) e Valdomiro (malê, uma espécie de zabumba). Nenê (seu apelido na época) tocava com o grupo nas feiras de Garanhuns, e um dia foi ouvido por Luiz Gonzaga, que se encantou com ele e resolveu apadrinhá-lo. Em 1954, Dominguinhos mudou-se para o Rio de Janeiro e radicou-se em Nilópolis; na época, ainda era conhecido por ser o filho do Mestre Chicão, afinador e tocador do instrumento de oito baixos. Ganhou uma sanfona do padrinho Gonzaga e, junto com Miudinho e Borborema, montou o Trio Nordestino. Em 1967 foi levado a São Paulo por Pedro Sertanejo, onde tocou nas casas de forró e lançou muitos discos pela gravadora Cantagalo. No ano seguinte, formou dupla com Anastácia, com quem fez parcerias de muito sucesso, como ‘Eu só quero um xodó’ e ‘Tenho sede’. Na fase pós-tropicalista, nos anos 70, Dominguinhos tocou com Gal Costa, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Elba Ramalho e Maria Bethânia, além de outros importantes nomes da música brasileira. Tem parcerias com Gilberto Gil, Chico Buarque, Nando Cordel e Manduka, só para citar alguns artistas, que são clássicos do nosso cancioneiro. Dominguinhos segue compondo, gravando e fazendo shows com maestria, sempre seguindo os passos do padrinho Luiz Gonzaga, e sendo referência para músicos do Brasil e do mundo. Em sua simplicidade e generosidade, é sem dúvida um dos artistas mais populares do país. Um gênio indiscutível.

Próximas Exibições:
Ter, 19 jan às 12:24h


06:30

No Caminho do Bem - Episódio O Feminino nas Religiões

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

O papel da mulher na sociedade contemporânea é o tema da vez de "No Caminho do Bem". O episódio se dedica ao debate sobre como a religião pode empoderar ou oprimir a representação feminina, revelando como fiéis mulheres vivenciam a rotina religiosa.

Próximas Exibições:
Ter, 19 jan às 12:24h


07:30

Intérpretes do Brasil - Episódio Vontade de Beleza, por Washington Novaes

Documentário200120minBrasilLivreSP


De Isa Grinspum Ferraz

Washington Novaes fala sobre o complexo universo dos povos indígenas que habitam o território brasileiro como alguém que compreende e valoriza a singularidade de um modo de vida tão diferente do nosso.

Próximas Exibições:
Ter, 19 jan às 12:24h


08:00

Visceral Brasil - Temporada 2 - Episódio Sagrado Visceral

Documentário201826minBrasilLivreSC


De Marcia Paraí­so

Todos os anos, para celebrar São Benedito, a população de Santarém Novo no Pará prepara uma festa de Carimbó onde todos os dançantes, obrigatoriamente, precisam se vestir de terno, gravata, saia rodada e blusa de manga comprida. Assim é há muitos anos. O grupo “os quentes da madrugada”, há gerações, celebra o festejo com alegria, fartura e muita gengibirra e biju de tapioca.

Próximas Exibições:
Ter, 19 jan às 12:24h


08:30

Os Ímpares - Episódio Pedro Santos - Baiana System e Domênico Lancellotti

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

Neste episódio, a banda Baiana System faz a releitura da música "Desengano da Visita" do álbum "Krishnanda", de Pedro Santos. Domenico Lancellotti também é convidado e faz sua versão para "Ritual Negro". Sebastião Tapajós, que tocou no disco, relembra o amigo Pedro e o processo de composição e gravação do álbum.

Próximas Exibições:
Ter, 19 jan às 12:24h


09:00

Maria Callas: Vida e obra

Documentário198755minInglaterraLivre


De Alan Lewens, Alastair Mitchell

Conhecida como a alta sacerdotisa da ópera italiana, Maria Callas conquistou a admiração de todo o mundo. Sua vida tinha todas as dimensões dramáticas de um de seus próprios papéis operísticos. O documentário aborda a carreira de uma das mais importantes e influentes cantoras de ópera deste século.

Próximas Exibições:
Ter, 19 jan às 12:24h


10:00

Presença de Villa-Lobos - Episódio A Consagração do Compositor

Documentário201826minBrasilLivre


De Liloye Boubli Com Hugo Pilger, Lucia Barrenechea

Influenciados pelo romantismo do século XIX compositores brasileiros ainda desfilam peças que dando o tom às pesquisas de Villa sobre a obra de Bach, mas A CONSOLIDAÇÃO DO COMPOSITOR viria definir boa parte de sua obra.

Próximas Exibições:
Ter, 19 jan às 12:24h


10:30

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Reinaldo Moraes indica o livro “O jogo da amarelinha”, de Julio Cortázar

Documentário20174minBrasilLivre


De Eduardo Barros

Autor do consagrada romance “Pornopopéia”, o escritor Reinaldo Moraes nos conta neste episódio suas impressões a respeito de um livro que marcou sua juventude, e ao qual ele retornou recentemente para uma releitura transformadora. O livro de cabeceira de Moraes é “O jogo da amarelinha”, do escritor argentino Julio Cortázar.

Próximas Exibições:
Ter, 19 jan às 12:24h


10:40

Uma garota chamada Marina

Documentário201971minBrasil12 anosRJ


De Candé Salles

Com linguagem cinematográfica mista e roteiro não linear, o documentário musical de longa-metragem Uma Garota Chamada Marina retrata a trajetória de Marina Lima cantora e compositora brasileira, expoente da música popular com mais de 40 anos de carreira. O documentário é composto por imagens de arquivos audiovisuais, imagens inéditas do acervo privado da artista, registro de ensaios, gravações e shows, entrevistas com a artista e convidados sobre temas relevantes de seu percurso artístico, musical, pessoal e poético. A narrativa é conduzida por Marina num diálogo cinematográfico íntimo e direto tendo como fio condutor o material de arquivo captado ao longo do processo de criação, composição, ensaios e gravação principalmente do disco Clímax, entre outros.

Próximas Exibições:
Ter, 19 jan às 12:24h


12:05

Linhas Abertas - Episódio Recife: Cidade Parque

Documentário201826minBrasilLivre


De Renata Terra

A relação de Recife com o Rio Capibaribe tem sido uma relação de amor e ódio. No início, uma grande rota comercial e social, com seus casarões voltados para o rio, se formou em suas margens. Nos dias atuais, quando os prédios da classe alta se voltam de costas para ele, o rio foi esquecido e transformado em um esgoto a céu aberto. O projeto Parque Capibaribe busca mudar essa relação. Como um grande eixo central de reurbanização da cidade, o rio é o centro de onde parte a transformação que fará de Recife uma cidade-parque nas próximas duas décadas.


12:35

Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros - Episódio Arte

Documentário201745minBrasilLivreRJ


De Ricardo Azoury

Se o estudo da pré-história é um quebra-cabeça, que dirá compreender o mundo imaginário dos nossos antepassados? Pistas não faltam. É a explosão de cores e formas estampadas nos paredões de Peruaçu. É o homem que se confunde com ave de rapina que envolve o vaso do xamã. É a carranca do cacique - ou será um espírito? - escavada no granito da serra. Mesmo depois de milhares de anos, a habilidade e a sensibilidade gráfica dos nossos primeiros artistas ainda impressionam.


13:30

Grandes Mitos Gregos - Episódio Tártaro - A Destruição da Terra

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

O primeiro foi Sísifo. Comerciante vigarista, Sísifo ousou denunciar Zeus por sequestrar uma jovem que ele pretendia seduzir. Sua punição foi rolar uma pedra montanha acima para sempre. O segundo homem a ser enviado para o Tártaro foi Tântalo. Próximo dos deuses, o rei Tântalo cometeu um ato imperdoável: sem ter o que comer, ele matou seu próprio filho para oferecer como alimento aos deuses. Quanto ao desonesto e cruel Íxion, este foi imprudente ao ponto de tentar seduzir Hera, esposa de Zeus. Os três homens foram condenados ao sofrimento eterno por acreditarem ser invencíveis diante dos deuses.


14:00

As Aventuras da Arte Moderna - Episódio Os Encantadores de Montparnasse

Documentário201552minFrançaLivre


De Amélie Harrault, Valerie Loiseleux

A guerra acabou e as ruas irrompem em celebração. Montparnasse oscila entre o ritmo de jazz e o zumbido dos animados cafés. Paris é uma gigantesca festa móvel. Concebidas como reação contra o absurdo da guerra, as revoluções dadaístas e surrealistas estão em andamento. Ao leme estão "os três mosqueteiros": Breton, Aragon e Soupault, apoiados por Man Ray, Desnos, Tzara e muitos outros. Em 1919, uma das principais obras do movimento surrealista é revelada: The Magnetic Fields.


15:00

Coleção Arte Presente em Inhotim - Episódio Jorge Macchi

Documentário201852minBrasilLivreRJ


De Pedro Urano

Caminhamos com Macchi pelas insólitas esquinas trabalhadas em seu "Buenos Aires Tour", invulgar guia turístico e objeto de arte realizado cerca de 15 anos atrás. Em seu estúdio na capital portenha, o artista fala de seu interesse pelo paradoxo, das colaborações com outros artistas e da instalação "Díptico", inaugurada na véspera na Galeria Ruth Benzacar.


16:00

O Quebra Cabeça de Tarik

Animação201519minBrasil10 anosMG


De Maria Leite

O cientista Tarik está bem velho, mas nem cogita a possibilidade de morrer. Se partes do seu corpo já não resistem ao tempo, ele adapta máquinas que as substituam. Em seu laboratório subterrâneo, Tarik se prepara para receber a peça fundamental do seu grande projeto de vida.


16:20

Bernardes

Documentário201385minBrasilLivreRJ


De Gustavo Gama Rodrigues, Paulo de Barros

Com narrativa não linear, o filme aborda de forma contundente e clara a polêmica vida profissional e familiar do arquiteto, urbanista, designer, escritor, poeta e inventor, Sergio Bernardes. Um homem de personalidade afiada e corajosamente inventiva, questionadora e extremamente bem-humorada.


18:00

A História Oculta das Obras de Arte - Episódio Da Vinci

Documentário201152minFrançaLivre


De Juliette Garcias e Stan Neumann

Os maiores especialistas da obra de Da Vinci se reúnem no Museu do Louvre para analisar, minuciosamente, a arte do pintor. Todos os quadros estão como quando foram pintados: sem molduras e expostos em cavaletes.


19:00

A Linguagem do Cinema - 2ª Temporada - Episódio O Cinema do Silêncio - Rosemberg Cariry

Documentário201745minBrasilLivreRJ


De Geraldo Sarno

Rosemberg Cariry é cineasta, roteirista, documentarista, produtor, poeta e escritor cearense nascido na região do Cariri. Começou sua carreira como superoitista nos anos 1970. Tornou-se o mais importante diretor de cinema do estado e pioneiro da regionalização que se consagraria nos anos 1990, com filmes como "Caldeirão da Santa Cruz do Deserto", "A saga do Guerreiro Alumioso" e "Corisco & Dadá", seu grande sucesso. Dedicou inúmeros estudos, pesquisas, filmes documentários e de ficção ao registro das tradições nordestinas. É o realizador nordestino com a maior filmografia de longas-metragens, onze títulos.


19:50

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Rodrigo Lacerda indica o livro “Os Maias”, de Eça de Queirós

Documentário20175minBrasilLivre


De Eduardo Barros

O escritor, historiador e editor Rodrigo Lacerda, autor de “A República das abelhas”, fala neste episódio de um de seus livros de cabeceira, o clássico português, “Os Maias”, de Eça de Queirós.


20:00

Cineastas - Episódio Cláudio Assis

Documentário201645minBrasilLivreRJ


De Hermes Leal

A maneira singular de filmar do cineasta pernambucano Cláudio Assis, que solta o verbo para falar de seus filmes, sempre realizados com parcerias de sucesso, como os atores Matheus Nachtergaele, Dira Paes, Chico Díaz, Leona Cavalli e Hermila Guedes, além de Xico Sá, Walter Carvalho, Hilton Lacerda e Lírio Ferreira.


21:00

Luz & Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro - Episódio O Adorável Lauro Escorel

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula, Jacques Cheuiche

Um dos mais conceituados diretores de fotografia brasileiros. Como cineasta, dirigiu o longa-metragem Sonho sem fim (1985), prêmio especial do júri no Festival de Gramado, além de curtas e documentários como Os libertários (1976), prêmio Margarida de Prata da CNBB. Foi assistente de Dib Lutfi e Affonso Beato, antes de estrear como diretor de fotografia em São Bernardo (1971), de Leon Hirzsman, que recebeu o prêmio de melhor fotografia em Gramado. Seu trabalho em Ironweed (1987), de Hector Babenco, filmado nos EUA, lhe abriu as portas para o mercado norte-americano. No exterior, assinou a direção de fotografia de Indecency (1992), de Marisa Silver, Dangerous Heart (1993), de Michael Scott, e Amelia Earhart: The Final Flight (1994), de Yves Simoneau, entre outros. Em 1998, retomou a parceria com Babenco na direção de fotografia de Coração iluminado, que representou o Brasil no Festival de Cannes. É membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (AMPAS) e um dos fundadores da Associação Brasileira de Cinematografia (ABC).


22:00

Na Ilha

Documentário202075minBrasil12 anosRJ


De Viní­cius Nascimento, Julia Bernstein

Na Ilha é um documentário imersivo no processo de montagem de filmes. Vinte montadores do cinema brasileiro expõem as nuances dessa arte, seus segredos e processos. Com o cinema digital, muitos trabalham em suas casas ou escritórios e é nesses espaços que nosso filme acontece. Espaços de intimidade e criação, locais onde tudo pode mudar até o último minuto. É um documentário sobre escolhas e métodos que faz um panorama do cinema brasileiro.


23:30

Nós, Documentaristas - Episódio Aly Muritiba

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Susanna Lira Com Aly Muritiba

No episódio, Aly Muritiba, diretor de "A Fábrica", "Pátio" e "A Gente", explica como o fato de ter trabalhado por anos como agente penitenciário influenciou a sua filmografia.