Sábado, 9 de Novembro de 2019


00:00

Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana - Episódio A guerra do açúcar

Documentário201852minBrasilLivre


De José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos, Carlos Nobre

Sem escravos não existe açúcar. Essa máxima do século XVII ilustra a íntima conexão desses dois comércios. Pelo açúcar manchado com sangue escravo, Portugal e Holanda travaram uma guerra ao redor do mundo. Os holandeses ocupam o Nordeste brasileiro. Com a desestruturação da ordem existente, as fugas dos escravos se multiplicam. Começa o período glorioso de Palmares.


01:00

Nelson Cavaquinho

Documentário196914minBrasilLivreRJ


De Leon Hirszman Com Nelson Cavaquinho

O cotidiano do sambista Nelson Cavaquinho. Sua casa, sua família e sua música melancólica no bairro da Lapa, Rio de Janeiro.


01:15

Ôrí

Documentário198993minBrasilLivreSP


De Raquel Gerber

Ôrí significa “cabeça”, “consciência negra”, em língua yorubá. A música, a dança, o gesto, o ritual, na expressão da cultura mais antiga da Humanidade. Ôrí documenta os movimentos negros brasileiros entre 1977 e 1988, passando pela relação entre Brasil e África, tendo o quilombo como idéia central de um contínuo histórico e apresentando como fio condutor a história pessoal de Beatriz Nascimento, historiadora e militante negra, falecida prematuramente no Rio de Janeiro, em 1995. O filme mostra também a comunidade negra em sua relação com o tempo, o espaço e a ancestralidade, através da concepção do projeto de Beatriz, do "quilombo" como correção da nacionalidade brasileira.


03:00

O Movimento Negro nos Estados Unidos desde Martin Luther King - Episódio Toque o Céu

Documentário201960minEstados UnidosLivre


De Leslie Asako Gladsjo, Talleah Bridges McMahon, Sabin Streeter, Leah Williams

Do furacão Katrina ao Governo Obama: como o Estado lida com os corpos negros?


04:00

Panair do Brasil

Documentário200871minBrasilLivreRJ


De Marco Altberg

A história da Panair do Brasil, a empresa pioneira na aviação comercial brasileira, contada através dos antigos funcionários da empresa e de seus descendentes, explorando a influência exercida pela Panair na aviação comercial nacional. Tendo seu auge durante o governo Juscelino Kubitschek, a empresa passou a ser perseguida durante a ditadura militar até ter suas suas linhas aéreas cassadas, em 1965.

Próximas Exibições:
Sex, 3 jan às 20:50h


05:20

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Eliane Brum indica o livro “Bartleby, o escriturário”, de Herman Melville

Documentário20174minBrasilLivreSP


De Eduardo Barros

A jornalista, documentarista e escritora Eliane Brum apresenta neste episódio um de seus livros favoritos, o clássico “Bartleby, o escriturário”, do autor norte-americano Herman Melville.


05:30

O Legado da Coruja - Episódio Nostalgia

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Ítaca é a casa distante e icônica que ninguém deveria esquecer: essa seria a lição universal da Odisseia de Homero.


06:00

A Linguagem do Cinema - 1ª Temporada - Episódio A construção do filme em torno de uma imagem

Documentário200053minBrasilLivreRJ


De Geraldo Sarno

Walter Salles e Daniela Thomas falam sobre a importância que a imagem tem na elaboração dramatúrgica de seus filmes. Revelam como constroem toda a complexa teia de relações e conflitos em torno de uma única imagem. Walter Salles conta ainda qual o papel que o cinema documentário exerceu e exerce em seu processo criativo e, como Central do Brasil foi concebido.


07:00

Designers do Brasil - Episódio Guto Requena

Documentário201626minBrasilLivreSP


De DJ Dolores Com Guto Requena

Guto Requena faz intenso uso da impressão tridimensional, que é considerada uma nova revolução industrial por alterar profundamente a maneira com que os objetos são consumidos e fabricados. Essa tecnologia o ajuda a materializar "coisas" até então intangíveis ou imateriais, como o som e a emoção, em objetos como cadeiras, vasos e bowls. Atua na escala não apenas do objeto, mas da arquitetura e da cidade, desenvolvendo interiores e fachadas interativas que se comunicam com o ambiente e com as pessoas ao redor.


07:30

Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros - Episódio Arte

Documentário201745minBrasilLivreRJ


De Ricardo Azoury

Se o estudo da pré-história é um quebra-cabeça, que dirá compreender o mundo imaginário dos nossos antepassados? Pistas não faltam. É a explosão de cores e formas estampadas nos paredões de Peruaçu. É o homem que se confunde com ave de rapina que envolve o vaso do xamã. É a carranca do cacique - ou será um espírito? - escavada no granito da serra. Mesmo depois de milhares de anos, a habilidade e a sensibilidade gráfica dos nossos primeiros artistas ainda impressionam.


08:30

Memórias do Brasil - Episódio Maria Alcina - Do Rímel ao Blush

Documentário201745minBrasilLivreBA


De Walkiria Hamu Com Arnaldo Antunes, Nelson Motta, Edy Star, Zeca Baleiro

Dona de uma voz e de uma personalidade exótica e cativante, Maria Alcina sempre chamou atenção do público em todos os shows em que se apresenta. Ela, que se considera uma artista pós-tropicalista, nos conta como era brilhar em importantes festivais musicais da década de 1970, quando era considerada uma artista subversiva pelo regime militar. Acompanharemos as memórias de Maria Alcina e conheceremos um pouco mais da história da artista. Nelson Motta, Edy Star, Zeca Baleiro e o produtor musical Thiago Marques nos ajudam a conhecer uma Alcina que poucos conhecem.


09:30

Grandes Mitos Gregos - Episódio Dioniso - Um Estrangeiro na Cidade

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Dioniso foi criado por ninfas. Um dia ele descobriu o vinho e decidiu viajar o mundo ensinando à humanidade a arte de produzi-lo. Ele era um deus errante, frequentemente considerado marginal. Foi para a Trácia e depois para a Índia, acompanhado por uma procissão barulhenta de Mênades e Sileno. Em Tebas, sua cidade natal, ele queria ser ouvido como o


10:00

Vinicius de Moraes, Um Rapaz de Família

Documentário198330minBrasil12 anosRJ


De Suzana de Moraes Com Caetano Veloso, Oscar Niemeyer, Vinícius de Moraes, Antônio Carlos Jobim, Ferreira Goulart

Neste documentário, em versão cuidadosamente restaurada, Suzana de Moraes retrata o pai, Vinicius, na intimidade. Distante de um possível retrato oficial do grande poeta, diplomata e criador da bossa nova, o filme mostra um homem entre amigos e familiares, desprendido de convencionalismos, numa atmosfera que se reflete também na linguagem despojada da obra. Sem dúvida, esse perfil afetivo, cotidiano e bem-humorado só foi possível porque a equipe de filmagem era formada por pessoas próximas e porque Vinicius nunca sai de seu círculo de amigos, composto, entre outros, por Oscar Niemeyer, Ferreira Gullar e Tom Jobim. Segundo Walter Salles, este filme é "uma das experiências mais originais do documentário brasileiro das últimas décadas".


10:35

Cambié su nombre y seguí hablando de ella sin que lo supieras

Experimental201517minBrasilLivreSP


De João Solda

Camilo, como muitos imigrantes cubanos, resolveu tocar sua vida longe da ilha. Duas décadas depois de morar na França, Camilo decide voltar para a ilha ao contrário de muitos imigrantes, que nunca mais voltam. Pelas ruas de Havana, Camilo conta para Lázaro como estão as coisas por lá depois de tantos anos fora.


11:00

O Movimento Negro nos Estados Unidos desde Martin Luther King - Episódio Toque o Céu

Documentário201960minEstados UnidosLivre


De Leslie Asako Gladsjo, Talleah Bridges McMahon, Sabin Streeter, Leah Williams

Do furacão Katrina ao Governo Obama: como o Estado lida com os corpos negros?


12:00

Augusto Boal e o Teatro do Oprimido

Documentário201062minBrasilLivreRJ


De Zelito Viana Com Chico Buarque, Edu Lobo, Augusto Boal, de Ferreira Gullar, Aderbal Freire-Filho

Sob direção de Zelito Viana, o documentário "Augusto Boal e o Teatro do Oprimido" mostra a trajetória do teatrólogo Augusto Boal, idealizador de técnicas comparadas às de grandes teóricos das artes cênicas, como Brecht e Stanislavski. O longa-metragem traça a evolução de sua maior criação, "O Teatro do Oprimido". Os principais objetivos dessa técnica teatral são a democratização dos meios de produção, o acesso das camadas sociais menos favorecidas e a transformação da realidade através do diálogo e do teatro. Com depoimentos do próprio Augusto Boal, de Ferreira Gullar, Edu Lobo, Chico Buarque, Aderbal Freire-Filho, Cecília Boal e Julian Boal, o filme mostra ainda trechos das aplicações do "Teatro dos Oprimidos" em grupos e projetos em plena atividade. O roteiro foca em países como Índia e Moçambique, onde são captadas peças itinerantes com interação da plateia.


13:10

O Método

Documentário201980minBrasil10 anosRS


De Liliana Sulzbach, Carlos Roberto Franke

O Método desvenda, interpreta e revela as ferramentas e conhecimentos utilizados por experientes documentaristas na arte e no ofício de representar a realidade.

Próximas Exibições:
Qua, 29 jan às 22:30h


14:40

Livre Pensar

Documentário201975minBrasilLivreRJ


De José Mariani

Conceição Tavares é uma das vozes mais contundentes, críticas e originais do pensamento econômico brasileiro. O novo documentário de José Mariani faz um relato de sua vida e obra, ao mesmo tempo em que faz um balanço de mais de meio século de um país a procura de um futuro.


16:05

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Eliane Brum indica o livro “Bartleby, o escriturário”, de Herman Melville

Documentário20174minBrasilLivreSP


De Eduardo Barros

A jornalista, documentarista e escritora Eliane Brum apresenta neste episódio um de seus livros favoritos, o clássico “Bartleby, o escriturário”, do autor norte-americano Herman Melville.


16:15

Ôrí

Documentário198993minBrasilLivreSP


De Raquel Gerber

Ôrí significa “cabeça”, “consciência negra”, em língua yorubá. A música, a dança, o gesto, o ritual, na expressão da cultura mais antiga da Humanidade. Ôrí documenta os movimentos negros brasileiros entre 1977 e 1988, passando pela relação entre Brasil e África, tendo o quilombo como idéia central de um contínuo histórico e apresentando como fio condutor a história pessoal de Beatriz Nascimento, historiadora e militante negra, falecida prematuramente no Rio de Janeiro, em 1995. O filme mostra também a comunidade negra em sua relação com o tempo, o espaço e a ancestralidade, através da concepção do projeto de Beatriz, do "quilombo" como correção da nacionalidade brasileira.


18:00

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 2 - Episódio Noca da Portela

Documentário201525minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Nascido em Minas, mas carioca por adoção, começou a tocar violão cedo com o pai, que era professor do instrumento. Compôs sambas para diversos blocos, agremiações carnavalescas e escolas de samba antes de ingressar na Portela, levado por Paulinho da Viola, em 1967. Membro da ala dos compositores, classificou seus sambas em concursos e teve músicas gravadas por MPB-4, Eliana Pittman, Alcione, Maria Bethânia e outros, totalizando mais de 300 composições gravadas. Se apresenta com a Velha Guarda da Portela, onde atua também como intérprete.


18:35

Os Ímpares - Episódio Ronnie Von - Opala e Dônica

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

Neste episódio, o álbum escolhido foi "A misteriosa luta do reino de para sempre contra o império de nunca mais", um dos álbuns da fase psicodélica do artista Ronnie Von. As releituras ficaram a cargo das bandas Opala, que regravou Rose Ann, e da banda Dônica, que fez uma versão de "Pare de sonhar com estrelas distantes". Ronnie Von conta suas lembranças da época e o compositor Luiz Vagner visita o estúdio durante a gravação do Dônica.


19:10

Caçadores da Alma - Episódio Cuba e a Fotografia

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler Com Leysis Quesada, Humberto Mayol, Ira Block, Alvaro Vilella, José Julian Martí

Em Cuba, vamos ao encontro de diversas vertentes da fotografia. Veteranos mostram a corrente mais conhecida, a política, em imagens icônicas de Fidel Castro, de Che Guevara e dos balseiros que tentavam fugir da ilha. Já a nova safra, criada depois da Revolução de 1959, centra seu trabalho em um discurso autorreferencial, onde o indivíduo é mais importante que o grupo. Aqui, o importante não é fotografar a realidade que se vê, mas criar a partir do que se pensa. Há outros que não se encaixam em correntes estéticas, como a fotógrafa que documenta o Balé Nacional de Cuba com imagens que remetem aos clássicos da pintura e um artista que usa cadáveres para compor suas fotos.


19:45

Esse Negócio de Livro - Episódio Escrita por encomenda

Documentário201726minBrasilLivre


De Adriana Borges, Lúcia Tupiassú

A escrita de livros por encomenda é uma prática mais frequente do que se imagina. Sejam biografias, coleções temáticas, livros institucionais, adaptações ou mesmo o filão bem específico do ghost writing, existe um mercado para livros feitos por demanda, e esse é o tema deste episódio. Escritores que já trabalharam tanto em obras encomendadas, como também em outras propostas por eles mesmos – como Ignácio de Loyola Brandão, José Roberto Torero e João Paulo Cuenca – contam suas experiências, compartilhando aquilo que entendem como semelhanças ou diferenças no processo de feitura de cada projeto. Como porta-vozes dos profissionais desse mercado, o episódio conta com a participação de Alexandre Dórea, Isa Pessoa, Luiz Alves, Marta Garcia e Miriam Ibanez.


20:20

Música pelos poros

Documentário201752minBrasilLivreSP


De Marcelo Machado

Um incrível elenco de músicos com trânsito na música brasileira, no jazz e na música instrumental se encontra para uma residência musical em uma fazenda. Vindos de diferentes regiões do Brasil e do mundo, eles se encontraram, em julho, no Festival Artes Serrinha 2015. Juntos, passaram uma semana num clima de informalidade e muita improvisação, com o compromisso de apenas fazer música. Para que essa experiência não se perdesse, o cineasta Marcelo Machado (“Tropicália”) fez o registro de todo o processo, propondo ao grupo uma reflexão: de onde vem e para onde vai a música? Uma oportunidade única de ouvir música original, no momento da inspiração, transpirando pelos poros.


21:20

Tudo É Projeto

Documentário201774minBrasilLivreSP


De Joana Mendes da Rocha, Patricia Rubano

Documentário sobre vida e obra do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, contada por ele em entrevistas para sua filha. Com mais de 80 anos de idade, Paulo Mendes é hoje um dos mais importantes e renomados arquitetos no mundo e é, acima de tudo, um pensador cujas ideias e opiniões polêmicas sobre urbanidade, natureza, humanidade, arte e técnica merecem ser ouvidas. Em um constante diálogo entre entrevistado/pai e entrevistadora/filha, Joana é o fio condutor do filme. Como em todas as relações pessoais, principalmente entre pais e filhos, o fio que conduz é também o que é conduzido.


22:45

John Lennon: Imagine – O Filme

Documentário197270minInglaterra14 anos


De John Lennon, Yoko Ono

Imagens exclusivas de John Lennon e Yoko Ono filmadas na Inglaterra, Estados Unidos e Japão para acompanhar o álbum Imagine.