Domingo, 11 de Abril de 2021


00:00

Dib

Documentário199745minBrasilLivreRJ


De Márcia Derraik

Feito em SuperVHS, a diretora Márcia Derraik Barbosa ganhou os prêmios de Melhor Vídeo no RioCine Festival e Melhor Documentário na Jornada Internacional de Cinema da Bahia. Traz depoimentos e trechos de filmes, além de imagens inéditas do fotógrafo Dib Lutfi.

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 07:28h


01:00

Grupo de Bagé

Documentário201876minBrasilLivreRS


De Zeca Brito

O Grupo de Bagé foi um movimento artístico surgido no Rio Grande do Sul dos anos 40, protagonizado pelos pintores e gravadores Glênio Bianchetti, Glauco Rodrigues, Carlos Scliar e Danúbio Gonçalves. Ligados ao Taller de Gráfica Popular do México e ao Partido Comunista, fizeram da gravura uma maneira de popularizar a arte, com temáticas realistas e de denúncia social. O documentário revela a apropriação destes artistas pelo sistema das artes brasileiras, do pampa gaúcho aos palácios de Brasília. Teóricos como Néstor García Canclini e Nicolas Bourriaud, e artistas como Anico Herskovits e Cildo Meireles investigam a trajetória dos artistas de Bagé.

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 07:28h


02:30

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 2 - Episódio Felipe e Manoel Cordeiro

Documentário201425minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Filho e parceiro musical do guitarrista e produtor Manoel Cordeiro, um dos pioneiros da lambada no Pará, e de quem diz ter herdado o gosto radical pela diversidade, Felipe Cordeiro é um dos principais expoentes da nova geração da efervescente cena musical do Pará. Cantor, compositor e instrumentista, a sonoridade do músico é permeada por ritmos amazônicos que vão da lambada ao carimbo, da guitarrada ao atualíssimo tecnomelody.

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 07:28h


03:05

Impressões do Brasil - Episódio Leticia Wierzchowski

Documentário201126minÁfrica do SulLivreDF


De Ronaldo Duque

O sucesso chegou cedo na vida de Leticia Wierzchowski. Estudou arquitetura antes de decolar na literatura. Estreou em 1998. É considerada uma das maiores revelações literárias do início do século XXI. Seu romance, a casa das sete mulheres, virou série televisiva e já foi veiculada em mais de 30 países. Ela tem livros publicados na Espanha, Portugal, Grécia e Itália.

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 07:28h


03:35

Intérpretes do Brasil - Episódio O Candomblé do Brasil, por Mãe Stela 

Documentário200120minBrasilLivreSP


De Isa Grinspum Ferraz

Mãe Stella de Oxossi nos introduz no complexo e sofisticado universo do candomblé, sua origem e significado profundo. Fala dos povos africanos, da escravidão, dos Orixás e da recriação desse universo no Brasil.

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 07:28h
Ter, 10 ago às 18:30h


04:00

Sem Coração

Ficção201426minBrasil14 anosPE


De Tião, Nara Normande Com Eduarda Samara, Rafael Nicácio, Ricardo Lavení¨re

Léo vai passar férias na casa de seu primo, em uma vila pesqueira. Lá, ele conhece uma menina apelidada de "Sem Coração".

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 07:28h


04:30

Visceral Brasil - Temporada 2 - Episódio Plantei Jiló nasceu amor

Documentário201826minBrasilLivreSC


De Marcia Paraí­Â­so

Ex-operária da fábrica de charutos, Dona Dalva Damiani simboliza a invenção do samba de roda do recôncavo baiano, com suas vestimentas que reverenciam a Irmandade da Boa Morte e seu jeito poético de cantar o simples. Aos 90 anos, Dona Dalva é energia, é amor, é puro axé.

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 07:28h


05:00

Mobilis - Episódio Helicóptero

Documentário201826minBrasilLivre


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

No Brasil, há mais de 1700 helicópteros, a maior parte na capital de São Paulo. A pergunta que não quer calar é: dá pra botar esse luxo na roda?

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 07:28h


05:30

O Legado da Coruja - Episódio Olimpíadas

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

A herança mítica grega do esporte foi reconstruída na mitologia contemporânea. Isso serviu, também, para terríveis apropriações em benefício de ideologias totalitárias.


06:00

Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros - Episódio Amazônia 10 milhões

Documentário201745minBrasilLivreRJ


De Ricardo Azoury

Engana-se quem acha que a maior floresta tropical do planeta sempre foi um mundo desprovido de civilização. Escavações ao longo da bacia amazônica vêm hoje desmentir a velha ideia do paraíso intocado e puro. Há milhares de anos, muita gente vivia na Amazônia. Gente que conseguiu a proeza de tirar riquezas e sustento da terra, manejando terrenos e transformando seu mundo sem destruí-lo.

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 07:28h
Qui, 2 set às 18:00h


06:50

Pandemiarte - Episódio Ricardo Becker

Experimental20204minBrasilLivreRJ


De Fábio Gavião Com Ricardo Becker

O artista plástico Ricardo Becker no período de maior isolamento social provocado pela pandemia da Covid 19 responde a 3 perguntas: Qual a necessidade da Arte? Como a Pandemia afetou seu trabalho, sua vida, sua rotina? Qual a "sua" necessidade? Confinado em sua residência/atelier Becker nos revela suas impressões sobre este difícil momento.

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 07:28h
Sex, 16 jul às 21:20h


07:00

Design Gráfico Brasileiro - Episódio Motion - Imagens em Movimento

Documentário201552minBrasilLivre


De André Saad Jafet, Jorge Saad Jafet

Provavelmente tida como uma das mais novas categorias do design gráfico, o “motion design” na verdade remonta às origens do cinema. Neste episódio, vamos ouvir um pouco das referências e entender o processo criativo de alguns dos mais importante profissionais atuando no mercado brasileiro, todos com reconhecimento internacional, além de saber como foi a origens da animação contemporânea brasileira.

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 07:28h
Qui, 2 set às 19:00h


08:00

Grandes Mitos: A Odisseia - Episódio Em busca de Ulisses

Documentário202026minFrança14 anos


De François Busnel

Dez anos após o saque de Tróia pelo exército grego, Zeus está sozinho no Olimpo. Sua filha Atena é a única que permanece ao seu lado. Ela tenta convencer seu pai a ajudar Odisseu, o último lutador grego que ainda não voltou para casa em Ítaca. Lá, sua esposa Penélope está sob pressão de seus pretendentes, que sonham em assumir o trono de Odisseu. Ajudado pela deusa Atena, seu filho Telêmaco decide ir para Esparta - a casa do rei Menelau. Ao voltar de Tróia há vários anos, ele conta a Telêmaco sobre a morte de seu irmão, o rei dos reis Agamenon. Mas, acima de tudo, ele conta o que aprendeu na volta: Odisseu ainda está vivo. Telêmaco recupera a esperança.


08:35

Grandes Cenas - Episódio Abutres

Documentário201718minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

O diretor argentino Pablo Trapero discute as dificuldades de filmagem e as questões estéticas que envolveram a cena do atropelamento forjado em "Abutres" (2010), um elaborado e impressionante plano sequência que produz uma reviravolta na trama.

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 07:28h


09:00

Cale-se - Episódio Censurando o Popular

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Depois do foco na MPB, o quinto episódio da série foca nos artistas ditos “populares” ou bregas para entender como esse estilo musical encarou a censura feita pela ditadura militar. O jornalista, pesquisador e escritor Paulo Cesar Araújo explica que no final dos anos 1960 surgiu na cena musical do país uma geração de cantores conhecidos como “bregas” ou “cafonas”. Ele contextualiza a ascensão desse gênero musical, que se deu exatamente durante o endurecimento do regime. Paulo Cesar explica que o motivo da censura aos bregas era a moral conservadora. Artistas como Fernando Mendes e Odair José contam como eram suas relações com o regime. Paulo Cesar Araújo relembra o caso de “Uma vida só (Pare de tomar a pílula)", proibida depois de já ter estourado nas rádios de todo o Brasil. A música era contra a política de controle de natalidade feita pelo regime. Nos números musicais, Inez Vianna e Alfredo Del Penho relembram as canções “Tortura de Amor” e “Uma vida só”.

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 07:28h
Seg, 5 jul às 22:00h


09:35

Figuras da Dança - Episódio Ismael Ivo

Documentário201232minBrasil10 anos


De Inês Bogéa

Criador, diretor, coreógrafo, curador. São muitas as facetas de Ismael Ivo. Nascido em São Paulo, foi para Nova York em 1983, ano em que foi convidado para integrar a companhia júnior do Alvin Ailey Dancer Center. Depois ganhou a Europa. Criou em 1984 o Impuls Tanz - Vienna International Dance Festival e, anos depois, tornou-se diretor do festival de dança da Bienal de Veneza. É um grande intérprete e entre seus trabalhos destacam-se obras como: Francis Bacon (1993), com direção de Johann Kresnik, que foi apresentado no Brasil este ano; Tristão e Isolda (1999), que dançou ao lado da brasileira Márcia Haydée; A Paixão Segundo Mateus (2007); Babel: Il Terzo Paradiso (2010), e outros. Radicado na Alemanha há mais de 20 anos, dirigiu a Companhia de Dança do Teatro Nacional Alemão, em Weimar, de 1996 a 2000. Ivo é um dos grandes nomes da dança do Brasil.

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 07:28h
Ter, 15 jun às 18:00h


10:10

As Canções da Minha Vida - Episódio Geraldo Azevedo

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

Geraldo Azevedo começa o programa cantando

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 07:28h


10:45

Nós, Documentaristas - Episódio Emílio Domingos

Documentário201826minBrasilLivre


De Susanna Lira Com Emí­lio Domingos

No episódio, Emílio Domingos, diretor de filmes como "L.A.P.A.", "A Batalha do Passinho" e "Deixa na Régua", aborda o processo envolvido na realização de seus documentários.

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 07:28h


11:20

Arquitetos Brasileiros - Episódio Aflalo Gasperini

Documentário201452minBrasilLivreSP


De Diego Romero de Godoy

Roberto Aflalo Filho e Luiz Felipe Aflalo comandam um dos escritórios mais antigos do país, criado em 1962 por Roberto Aflalo. A sociedade se formou há 50 anos e, desde então, atua com forte destaque para oferecer projetos e soluções para o mercado imobiliário.

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 07:28h


12:20

Matizes do Brasil - Episódio Vicente do Rego Monteiro

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Bianca Lenti

Artista múltiplo, Vicente do Rego Monteiro foi um indianista de vanguarda, sendo considerado o primeiro modernista a se interessar pelo tema da antropofagia nas artes brasileiras. Atuando com desenvoltura como escultor, pintor, desenhista, gravurista, ilustrador, fotógrafo, poeta, figurinista, cenógrafo, dançarino, editor e professor, o pernambucano nascido na virada para o século XX é tema deste episódio de Matizes do Brasil. Denise Mattar, Jorge Schwartz e Clarissa Diniz são convidados a analisarem algumas das obras icônicas de Rego Monteiro, ao mesmo tempo em que revelam aspectos relevantes sobre sua biografia e tecem um panorama sobre o legado e a importância dele para o cenário artístico brasileiro.

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 07:28h


12:50

Sem Você

Show20196minBrasilLivreSP


De Ana Rezende Com Gabriel Geszti

Canção do álbum Coresz (2016) de Gabriel Geszti.

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 07:28h
Sáb, 15 mai às 20:00h


13:00

Daquele Instante em Diante

Documentário2010110minBrasil12 anosSP


De Rogério Velloso

O cantor e compositor Itamar Assumpção é tema deste documentário, parte da série Iconoclássicos, que percorre sua trajetória musical desde os anos da vanguarda paulista, na década de 1980, até sua morte, aos 53 anos. Com depoimentos daqueles que conviveram com o artista, o filme reúne uma seleção de imagens raras garimpadas em acervos e arquivos particulares que mostram sua presença antológica nos palcos, além dos momentos de intimidade entre amigos e familiares.

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 07:28h


15:05

Orson Welles: Sombras e Luz

Documentário201552minFrançaLivre


De Elisabeth Kapnist

Uma figura lendária, o mito vivo do artista criativo, Orson Welles, aos 24 anos de idade, reinventou as linguagens do teatro e do cinema. Homem de mil faces, ele foi um moralista, um humanista, um Don Juan, um americano e um exilado sem lar, foi ator, cineasta, comediante, poeta e uma eterna criança prodígio buscando retornar ao seu estado de graça. Esse documentário é uma jornada até o coração do homem por trás da lenda.

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 07:28h
Qua, 11 ago às 21:00h


16:10

Nunca me sonharam

Documentário201785minBrasilLivreSP


De Cacau Rhoden Com Mel Duarte, Alemberg Quindins, Christian Dunker, Renato Janine Ribeiro, Gersem Baniwa

Os desafios do presente, as expectativas para o futuro e os sonhos de quem vive a realidade do Ensino Médio nas escolas públicas do Brasil. Na voz de estudantes, gestores, professores e especialistas, ‘Nunca me sonharam’ reflete sobre o valor da educação.


17:45

Revista Curta!: 11/04/2021

Jornalismo202115minBrasilLivreRJ


Acompanhe a revista eletrônica totalmente dedicada à cultura. Seguindo a máxima do canal, quem fala é quem faz, a proposta são os próprios artistas e pensadores apresentarem seus trabalhos e contarem suas histórias.


18:00

Um Sonho Intenso

Documentário2013102minBrasilLivreRJ


De José Mariani

Relato das transformações do processo socioeconômico brasileiro pontuado por interpretações de um grupo de economistas e historiadores que tem em comum o reconhecimento de que os avanços desde 1930 até os dias atuais não foram suficientes para eliminar algumas características fundamentais do subdesenvolvimento brasileiro.

Próximas Exibições:
Qui, 22 jul às 22:00h


20:00

Espero tua (re)volta

Documentário201990minBrasil14 anosSP


De Eliza Capai

Um retrato do movimento estudantil que ganhou força a partir do ano de 2015 ocupando escolas estaduais por todo Brasil. Acompanhando três jovens do movimento e com imagens de arquivo de manifestações desde 2013, o documentário tenta compreender as ocupações e as suas principais pautas a partir do ponto de vista dos estudantes envolvidos.


21:40

Salve o prazer!

Documentário202052minBrasil14 anosPE


De Natara Ney, Lí­rio Ferreira

Salve o prazer é um telefilme documental, dirigido por Lírio Ferreira e Natara Ney e realizado pela Luni Produções. Um mergulho na vida e obra do fotógrafo, cenógrafo e artista plástico Carlos Filho, conhecido como Cafi. Pernambucano, radicado no Rio e vivente do mundo, ele participou da vida cultural brasileira durante 4 décadas, desde os anos 1960 até sua morte no réveillon de 2019. Cafi protagonizou todas as filmagens do projeto, revendo suas trajetórias, encontrando parceiros e amigos e revelando novos olhares. Entre seus muitos trabalhos estão as históricas capas de discos de grandes nomes da música brasileira. Foram quase 300 no total, começando com o icônico Clube da Esquina, com a fotos dos 2 meninos. Salve o prazer é um tributo à arte, ao talento e ao amor pela vida.

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 07:28h
Seg, 2 ago às 21:00h


22:40

Torquato, Imagem da Incompletude

Documentário201970minBrasil12 anosPI


De Danilo Carvalho, Guga Carvalho

Imagem da Incompletude é uma reflexão sobre as obras e o pensamento dos últimos anos da produção de Torquato Neto: como a revista “Navilouca”, o filme “Terror da Vermelha”, a coluna “Geleia Geral” e a polêmica Cinema Novo X Marginal, entre outras passagens importantes da cultura brasileira dos anos 60/70.

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 07:28h
Qua, 4 ago às 22:35h