Sexta-feira, 5 de Março de 2021


00:00

Incertezas Críticas - 1ª Temporada - Episódio Alain Touraine

Documentário201526minBrasilLivre


De Daniel Augusto

Alain Touraine, um dos mais importantes sociólogos vivos, fala dos efeitos de longo prazo da crise financeira de 2008.


00:30

Fronteiras do Pensamento (2019) - Episódio Joshua Greene

Documentário201926minBrasil12 anosSP


De André Brandão, Ricardo Carioba

Joshua Greene é um cientista estadunidense que transita na intersecção da filosofia, psicologia e neurociência. Reconhecido por seus estudos sobre a moralidade, ele busca desvendar como a como a razão e a emoção afetam a tomada de decisão moral – e de que forma a moralidade é processada na mente humana. Autor de “Tribos Morais: A Tragédia da Moralidade do Senso Comum”, Greene uniu seus múltiplos conhecimentos para mapear nosso cérebro e explorar como as intuições éticas se manifestam na contemporaneidade. Neste episódio, Fronteiras do Pensamento revela a mente deste intelectual que evidencia como muitos dos nossos problemas sociais surgem da tendência em aplicar o senso comum às questões da vida moderna.


01:00

Livre Pensar

Documentário201975minBrasilLivreRJ


De José Mariani

Conceição Tavares é uma das vozes mais contundentes, críticas e originais do pensamento econômico brasileiro. O novo documentário de José Mariani faz um relato de sua vida e obra, ao mesmo tempo em que faz um balanço de mais de meio século de um país a procura de um futuro.


02:20

Pessoas - Contar para Viver

Documentário202090minBrasil10 anosSP


De Marcelo Machado, Tatiana Toffoli, Viviane Ferreira, Marco Del Fiol, Pedro Cezer

E se existisse um museu que ao invés de abrigar objetos materiais pudesse abrigar histórias de vida de pessoas, qualquer pessoa, muitas pessoas? Pois ele existe. Cinco documentaristas são convidados a adentrar o acervo do Museu da Pessoa composto por mais de 18 mil histórias de vida e a propor releituras e recortes autorais. Os cinco documentaristas - Marcelo Machado, Marco Del Fiol, Pedro Cezar, Tatiana Tofolli e Viviane Ferreira - e a fundadora do Museu, Karen Worcman, contam suas próprias histórias de vida ao longo do documentário. O filme e´ uma viagem afetiva pela vida de brasileiros e brasileiras como a história de Sinair, garimpeiro desde os 11 anos, Amir Klink, atleta que cruzou o Atlântico numa canoa, Tula Pilar, empregada doméstica que se tornou poeta, Kaka´ Wera´, que se descobriu indígena quando entrou na escola e tantas outras. Um passeio pelos conflitos da história brasileira recente a partir das memórias dos seus habitantes. Viver para contar e contar para viver.


04:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio Tudo Sobre Minha Mãe

Documentário201352minFrança10 anos


De Antoine de Gaudemar

O diretor Pedro Almodóvar filmou ´Tudo Sobre Minha Mãe´ em 1999. Manuela, uma mãe solteira, perde seu filho de 17 anos em um acidente e começa a procurar pelo pai do garoto. O filme mostra retratos de diversas personagens femininas encarando suas vidas e suas tragédias pessoais. Não há um grande papel masculino neste filme, onde o mundo parece pertencer às mulheres. A produção se passa na Espanha dos anos 90, quando a libertação sexual e cultural transformou, em duas décadas, a mais antiga ditadura européia em um país ultramoderno, no qual, depois dos anos ´movida´ em Madri, Barcelona se tornou a cidade mais bacana da Europa. Um mestre do mau gosto e da mistura de gêneros, grande fã de melodramas e tramas complexas, Pedro Almodovar filma de acordo com uma estética particular: multicultural, neo-barroca, tão popular quanto de vanguarda, cafona e intelectual.


05:00

Visceral Brasil - Temporada 2 - Episódio Coração da Serrinha

Documentário201826minBrasilLivreSC


De Marcia Paraí­so

Um coração que pulsa, que arrebata, que envolve. O Jongo da Serrinha é uma referência que resiste na raiz da formação da musicalidade no morro da Serrinha, Rio de Janeiro. Liderado por mulheres que tomaram para si a luta pela revitalização do Jongo e pelo espaço da Casa do Jongo, o Jongo da Serrinha é um símbolo vivo de resistência cultural afro brasileira.


05:30

Impressões do Mundo - Episódio Rodrigo Hasbún

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

Rodrigo Hasbún nasceu em Cochabamba, Bolívia e tem ascendência palestina. Hasbún começou a escrever ainda na adolescência e esteve entre os 39 melhores escritores latino-americanos com menos de 39 anos, segundo Hay Festival e Bogotá Capital Mundial del Libro. Entre os 10 latino-americanos destacados pela revista Zoetropre: All Story, Hasbún nos conta como foi crescer em Cochabamba, como é sua criação e como o seu livro "Los afectos" já está sendo traduzido para diversos idiomas.


06:00

Impressões do Brasil - Episódio Zuenir Ventura

Documentário201126minÁfrica do SulLivreDF


De Ronaldo Duque

Ele é autor de crônicas e reportagens que encantaram milhares de leitores por todo o país. Seus livros pensam e discutem o brasil de hoje. Aos 81 anos Zuenir Ventura não pára. Entre feiras literárias e palestras por todo o país, assina duas colunas semanais em jornais e revistas. Ventura trabalhou como repórter, redator e editor em vários órgãos da imprensa brasileira.

Próximas Exibições:
Qua, 21 abr às 04:01h


06:30

Intérpretes do Brasil - Episódio Os Caipiras, por Antonio Candido

Documentário200120minBrasilLivreSP


De Isa Grinspum Ferraz

Antonio Candido de Mello e Souza fala sobre a sociedade caipira, com base na pesquisa que ele desempenhou na década de 1940, para a elaboração de sua tese, publicada em livro, "Parceiros do Rio Bonito", acerca dos modos de produção da sociedade rural da região denominada Paulistânia daquela época.

Próximas Exibições:
Qua, 21 abr às 04:01h
Ter, 6 jul às 18:30h


07:00

Luz & Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro - Episódio Fernando Duarte - Ao Mestre com Carinho

Documentário201727minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula, Jacques Cheuiche

Carioca radicado em Brasília, mestre da fotografia fixa, foi um dos principais fotógrafos do cinema novo. Sua carreira no cinema começou como assistente de câmera em 5 vezes favela (1962). Fernando conta causos de seus primeiros filmes: Ganga Zumba (1963), e A Grande Cidade (1966), a primeira fase de O Cabra Marcado para Morrer (1964). Conta também como montou com Vladimir de Carvalho o primeiro curso de cinema no Brasil na UnB, onde fizeram o filme Vestibular 70; A parceria com David Neves em Flamengo Paixão (1980) e Luz Del Fuego (1982). Fala ainda sobre sua paixão pela película e a importância da luz e da sombra na fotografia.


07:30

Mobilis - Episódio Saúde

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

Hoje, a maior fonte de perigos urbanos à saúde são os carros. Segundo a Associação Brasileira de Medicina no Tráfego, o trânsito nos últimos cinco anos matou mais gente do que a guerra da Síria no mesmo período.

Próximas Exibições:
Qua, 21 abr às 04:01h


08:00

Nós, Documentaristas - Episódio Aly Muritiba

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Susanna Lira Com Aly Muritiba

No episódio, Aly Muritiba, diretor de "A Fábrica", "Pátio" e "A Gente", explica como o fato de ter trabalhado por anos como agente penitenciário influenciou a sua filmografia.

Próximas Exibições:
Qua, 21 abr às 04:01h


08:30

O Céu de Suely

Ficção200688minBrasil16 anosRJ


De Karim Ainouz Com João Miguel, Zezita Matos, Hermila Guedes, Georgina Castro, Maria Menezes

Hermila é uma jovem de 21 anos que nasceu em Iguatu, cidade cravada no sertão cearense, de calor castigante e vastos céus azuis. Uma cidade que, para a maior parte das pessoas, é um lugar de partida. Dois anos atrás, Hermila partiu. Foi para São Paulo, tentar a sorte com o namorado Mateus. Agora ela está de volta, na casa de sua avó e de sua tia, com um filho para criar e um marido que não vai voltar. Todos os dias, Hermila é tragada pelo céu luminoso de Iguatu. Todos os dias, escuta o som rascante dos caminhões e motocicletas que atravessam a cidade. Sozinha, ela volta a se encontrar com um antigo namorado, João Miguel, mas o novo relacionamento não diminui sua revolta pelo abandono, muito menos a vontade crescente de sair daquela cidade outra vez. Não demora muito e ela se dá conta de que precisa fazer qualquer coisa para ir embora dali outra vez. Inspirada nas conversas com a amiga Georgina, Hermila adota o nome de Suely e inventa um plano audacioso para levantar dinheiro e conseguir viajar. Um plano que promove uma pequena revolução em sua vida. Ao mesmo tempo em que traz perdas doloridas, traz, também, a possibilidade de um novo começo.

Próximas Exibições:
Qua, 21 abr às 04:01h


10:05

Fotografação

Documentário201975minBrasilLivreSP


De Lauro Escorel

Passeando pela história da fotografia brasileira, conheça o impacto dos avanços tecnológicos pela perspectiva daqueles que vivem os prazeres e obstáculos da profissão. Em uma sociedade cada vez mais conectada, em que as informações surgem por uma demanda quantitativa, a digitalização do ofício do fotógrafo torna-se quase uma ameaça.

Próximas Exibições:
Qua, 21 abr às 04:01h


11:30

Pandemiarte - Episódio Clarice Niskier

Experimental20204minBrasilLivreRJ


De Fábio Gavião Com Clarice Niskier

A Atriz Clarice Niskier no período de maior isolamento social provocado pela pandemia da Covid 19 responde a 3 perguntas: Qual a necessidade da Arte? Como a Pandemia afetou seu trabalho, sua vida, sua rotina? Qual a "sua" necessidade? Isolada de seu público de teatro Clarice nos revela suas impressões sobre este difícil momento e a violenta necessidade de atuar.

Próximas Exibições:
Qua, 21 abr às 04:01h
Sáb, 24 abr às 17:30h


11:40

Grandes Cenas - Episódio São Paulo S.A.

Documentário201717minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

O crítico Jean-Claude Bernardet destrincha a cena da ruptura entre Carlos e Luciana em "São Paulo, Sociedade Anônima" (1965), explorando-a plano a plano, destacando objetos, analisando gestos e evocando as motivações do seu amigo e diretor Luís Sérgio Person.

Próximas Exibições:
Qua, 21 abr às 04:01h


12:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio Tudo Sobre Minha Mãe

Documentário201352minFrança10 anos


De Antoine de Gaudemar

O diretor Pedro Almodóvar filmou ´Tudo Sobre Minha Mãe´ em 1999. Manuela, uma mãe solteira, perde seu filho de 17 anos em um acidente e começa a procurar pelo pai do garoto. O filme mostra retratos de diversas personagens femininas encarando suas vidas e suas tragédias pessoais. Não há um grande papel masculino neste filme, onde o mundo parece pertencer às mulheres. A produção se passa na Espanha dos anos 90, quando a libertação sexual e cultural transformou, em duas décadas, a mais antiga ditadura européia em um país ultramoderno, no qual, depois dos anos ´movida´ em Madri, Barcelona se tornou a cidade mais bacana da Europa. Um mestre do mau gosto e da mistura de gêneros, grande fã de melodramas e tramas complexas, Pedro Almodovar filma de acordo com uma estética particular: multicultural, neo-barroca, tão popular quanto de vanguarda, cafona e intelectual.


13:00

Visceral Brasil - Temporada 2 - Episódio Coração da Serrinha

Documentário201826minBrasilLivreSC


De Marcia Paraí­so

Um coração que pulsa, que arrebata, que envolve. O Jongo da Serrinha é uma referência que resiste na raiz da formação da musicalidade no morro da Serrinha, Rio de Janeiro. Liderado por mulheres que tomaram para si a luta pela revitalização do Jongo e pelo espaço da Casa do Jongo, o Jongo da Serrinha é um símbolo vivo de resistência cultural afro brasileira.


13:30

Impressões do Mundo - Episódio Rodrigo Hasbún

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

Rodrigo Hasbún nasceu em Cochabamba, Bolívia e tem ascendência palestina. Hasbún começou a escrever ainda na adolescência e esteve entre os 39 melhores escritores latino-americanos com menos de 39 anos, segundo Hay Festival e Bogotá Capital Mundial del Libro. Entre os 10 latino-americanos destacados pela revista Zoetropre: All Story, Hasbún nos conta como foi crescer em Cochabamba, como é sua criação e como o seu livro "Los afectos" já está sendo traduzido para diversos idiomas.

Próximas Exibições:
Qua, 21 abr às 04:01h


13:57

Curta Música - Silva - Cinco

Jornalismo20213minLivre


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!

Próximas Exibições:
Qua, 21 abr às 04:01h


14:00

Incertezas Críticas - 1ª Temporada - Episódio Alain Touraine

Documentário201526minBrasilLivre


De Daniel Augusto

Alain Touraine, um dos mais importantes sociólogos vivos, fala dos efeitos de longo prazo da crise financeira de 2008.

Próximas Exibições:
Qua, 21 abr às 04:01h


14:30

Fronteiras do Pensamento (2019) - Episódio Joshua Greene

Documentário201926minBrasil12 anosSP


De André Brandão, Ricardo Carioba

Joshua Greene é um cientista estadunidense que transita na intersecção da filosofia, psicologia e neurociência. Reconhecido por seus estudos sobre a moralidade, ele busca desvendar como a como a razão e a emoção afetam a tomada de decisão moral – e de que forma a moralidade é processada na mente humana. Autor de “Tribos Morais: A Tragédia da Moralidade do Senso Comum”, Greene uniu seus múltiplos conhecimentos para mapear nosso cérebro e explorar como as intuições éticas se manifestam na contemporaneidade. Neste episódio, Fronteiras do Pensamento revela a mente deste intelectual que evidencia como muitos dos nossos problemas sociais surgem da tendência em aplicar o senso comum às questões da vida moderna.

Próximas Exibições:
Qua, 21 abr às 04:01h


15:00

Livre Pensar

Documentário201975minBrasilLivreRJ


De José Mariani

Conceição Tavares é uma das vozes mais contundentes, críticas e originais do pensamento econômico brasileiro. O novo documentário de José Mariani faz um relato de sua vida e obra, ao mesmo tempo em que faz um balanço de mais de meio século de um país a procura de um futuro.


16:20

Pessoas - Contar para Viver

Documentário202090minBrasil10 anosSP


De Marcelo Machado, Tatiana Toffoli, Viviane Ferreira, Marco Del Fiol, Pedro Cezer

E se existisse um museu que ao invés de abrigar objetos materiais pudesse abrigar histórias de vida de pessoas, qualquer pessoa, muitas pessoas? Pois ele existe. Cinco documentaristas são convidados a adentrar o acervo do Museu da Pessoa composto por mais de 18 mil histórias de vida e a propor releituras e recortes autorais. Os cinco documentaristas - Marcelo Machado, Marco Del Fiol, Pedro Cezar, Tatiana Tofolli e Viviane Ferreira - e a fundadora do Museu, Karen Worcman, contam suas próprias histórias de vida ao longo do documentário. O filme e´ uma viagem afetiva pela vida de brasileiros e brasileiras como a história de Sinair, garimpeiro desde os 11 anos, Amir Klink, atleta que cruzou o Atlântico numa canoa, Tula Pilar, empregada doméstica que se tornou poeta, Kaka´ Wera´, que se descobriu indígena quando entrou na escola e tantas outras. Um passeio pelos conflitos da história brasileira recente a partir das memórias dos seus habitantes. Viver para contar e contar para viver.


18:00

Brasil Visual - Episódio Performance

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Rosa Melo

Este episódio abre uma discussão sobre a performance na arte contemporânea e as questões suscitadas por essa prática artística. Entrevistando diversos artistas cujas obras trazem compreensões distintas sobre o que é performance, o documentário apresentará um amplo panorama da produção performática brasileira. O episódio propõe reflexões sobre o uso do corpo, o registro na performance, a efemeridade, a relação com o público e a presença de atores em obras performáticas, incluindo também, entre outros, elementos afetivos e temporais.

Próximas Exibições:
Qua, 21 abr às 04:01h


18:30

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio Sivuca

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Não é arriscado dizer que Sivuca é uma das mais significativas figuras da história da música brasileira. Nascido em Itabaiana, em 1930, faleceu em João Pessoa, em 2006, meses depois de, ao lado de Dominguinhos, participar de gravação histórica para o filme O Milagre de Santa Luzia, em sua casa. É difícil não se emocionar assistindo aos amigos tocando músicas lindas e relembrando histórias memoráveis. Foi o último registro de um gênio, que revelou ao mundo a universalidade da música nordestina, e, durante toda a vida, tocou com absoluta maestria tanto a música erudita como a popular. O paraibano já morou em Nova Iorque e na Europa, onde sua música tem prestígio até hoje. Sua discografia é enorme, assim como a quantidade de parcerias, com os nomes mais importantes da música brasileira. Sivuca é uma pérola da cultura nacional e será eternamente lembrado por meio de sua arte.


19:00

Design Gráfico Brasileiro - Episódio Capas de Disco - Imagens da Música

Documentário201552minBrasilLivre


De André Saad Jafet, Jorge Saad Jafet

Como traduzir visualmente as estripolias musicais de Tom Zé? Como dar uma cara – e uma cara que vai ficar – para uma obra de arte pop do quilate de “The Dark Side of the Moon” ou transmitir a atmosfera “voadora” de um clássico do rock nacional como “As Aventuras da Blitz”? Embarque nessa saborosa viagem visual-musical pelas melhores capas de disco feitas no Brasil e descubra!


20:00

História do Anarquismo: sem deuses, sem mestres - Episódio 1922-1945: Em memória do derrotado

Documentário201652minFrançaLivre


De Ramonet (Tancrède)

Voltando aos principais acontecimentos dos últimos dois séculos da História Social, essa série de três documentários revela, pela primeira vez, as origens e o destino da ideologia política que tem lutado contra todos os deuses e mestres há mais de 150 anos. A partir de materiais de arquivo nunca antes vistos e outros esquecidos, além de vasta documentação, a série reconta a história desse movimento que, de Paris a Nova Iorque, e de Tóquio a Buenos Aires, tem tentado mudar o mundo com seus ideais de liberdade e revolta.


21:00

O mês que não terminou

Documentário2020107minBrasil14 anosRJ


De Francisco Bosco, Raul Mourão

Pode-se dizer dos protestos massivos de junho de 2013 o mesmo que uma antiga liderança do Partido Comunista Chinês teria dito, em 1972, sobre a Revolução Francesa: ainda é muito cedo para avaliar. (A anedota é provavelmente apócrifa, mas não importa: se non è vero, è ben trovato.) Com efeito, junho é o mês que não terminou. Sua irrupção continua produzindo círculos concêntricos na experiência brasileira. Embora seu sentido intenso, isto é, referente aos protestos do período de 2013/14, esteja em boa medida dominado - seu sentido extenso, ou seja, referente ao conjunto de desdobramentos políticos, sociais e culturais de lá para cá, está bem longe, como se sabe, de ser pacificado. Investigar junho e esses seus desdobramentos, apresentar várias das interpretações mais ricas sobre eles, colocá-las umas contra as outras, fazer emergirem, em suma, os sentidos dominantes do percurso brasileiro de junho de 2013 até aqui, é essa a tarefa desse documentário. Para tanto, entrevistamos vários dos principais intérpretes desse processo: ativistas, cientistas políticos, filósofos, psicanalistas, feministas, economistas... Costurados pelo roteiro do ensaísta Francisco Bosco, seus depoimentos trazem à tona narrativas e contranarrativas acerca dos marcos principais da experiência brasileira nesses últimos cinco anos: os protestos de junho, a atuação de grupos subalternizados, a operação Lava-jato, o impeachment de Dilma Roussef, a ascensão das novas direitas, a prisão de Lula, o conservadorismo e as eleições de 2018. Com o objetivo de se inserir na tradição do cinema-ensaio, a série verbal é densa, embora clara e mesmo didática, enquanto a série imagética se vale de registros diversos: imagens factuais, de arquivo, imagens abstratas, vídeos de artistas contemporâneos. Os diretores Raul Mourão e Francisco Bosco mobilizam relações diversas entre imagem e palavra, ora indiretas, ora conflitantes, ora ilustrativas. Sob tudo isso, a insinuação de que a arte é capaz de informar a matéria histórica e traduzi-la em seus próprios e surpreendentes termos.


23:00

Ku Klux Klan, uma história americana - Episódio O Nascimento do Império Invisível

Documentário201952minFrança16 anos


De David Korn-Brzoza

Em 1865, um punhado de veteranos da Guerra Civil do Sul fundou uma sociedade secreta: a Ku Klux Klan. Muito rapidamente, a Klan instituiu um reinado de terror entre a população negra recém-libertada. Assassinatos e linchamentos eram comuns. Em Washington, o Congresso lançou uma ofensiva contra o império invisível, que foi oficialmente destruído em 1872. A Ku Klux Klan renasceu em 1915 graças ao filme “O Nascimento de uma Nação” de D. W. Griffith. Sob uma nova liderança, evoluiu para se encaixar em uma América passando por grandes mudanças e ampliou sua comércio de ódio. O KKK tornou-se anti-imigrante, anti-urbano, anti-comunista, anti-semita e anti-católico. Quase quatro milhões de americanos aderiram ao que se tornaria uma organização de lobby de massa altamente influente. Mas, no final da década de 1920, escândalos e a crise econômica enfraqueceram o movimento, que acabou desaparecendo novamente após a Segunda Guerra Mundial.