Quinta-feira, 25 de Fevereiro de 2021


00:00

Nós, Documentaristas - Episódio Theresa Jessouron

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Susanna Lira Com Theresa Jessouron

No episódio, Theresa Jessouron, diretora de filmes premiados como “Samba”, “Coração do Samba” e “À Queima Roupa”, conta como foi parar no cinema e fala sobre suas grandes inspirações. A diretora comenta, ainda, a importância do processo de pesquisa que antecede o trabalho de filmagem.


00:30

Onde a Terra Acaba

Documentário200174minBrasil10 anosRJ


De Sérgio Machado

"Onde a Terra Acaba" foi dirigido pelo cineasta Sérgio Machado e é fruto de uma pesquisa de mais de 2 anos sobre a vida e a obra de Mário Peixoto.


02:00

Glauber, Claro

Documentário202180minBrasil14 anosSP


De César Meneghetti Com Marco Bellocchio, Adriano Aprí , Bettina Best Windelschimdt, Bruno Torri, Davide Magara

“Glauber, Claro” é um regresso quase meio século depois na Roma de Glauber Rocha, e do seu exílio italiano compondo um mosaico através da memória de seus amigos, testemunho de colaboradores e de pessoas que o amaram e fazendo uma revisitação contemporânea das locações romanas de seu penúltimo longa-metragem CLARO (1975). GLAUBER, CLARO investiga a experiência de Rocha e de toda uma geração de criativos na Itália dos anos 70, abordando temas em vários extratos que se sobrepõe: os bastidores de Claro e sua relevância histórica, o cinema underground, neorrealismo, cinema novo, os anos 70, a militância política, a utopia, pós-colonialismo, a revolução, traçando um inevitável paralelo entre a Itália do século XX e do mundo de hoje, entre a utopia dos anos setenta e a distopia atual.


03:40

Grandes Cenas - Episódio Como Nascem os Anjos

Documentário201718minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

O diretor Murilo Salles percorre em detalhes a cena dos seios em "Como Nascem os Anjos" (1996), indo dos personagens à câmera, do conflito da cena aos grandes temas do filme: a desigualdade social e a invasão cultural que a TV a cabo iniciou no Brasil.


04:00

Impressões do Brasil - Episódio Reynaldo Jardim

Documentário201126minÁfrica do SulLivreDF


De Ronaldo Duque

Ele criou O Sol e revolucionou a imprensa brasileira. Reynaldo jardim, poeta apaixonado, editor revolucionário, é a própria história da imprensa brasileira contemporânea. Paulista, Reynaldo Jardim revolucionou a imprensa brasileira. Viveu em várias cidades do país criando jornais, revistas e suplementos literários. Faz poesia todos os dias, como profissão, gosta de contar. E de transformar tudo em poesia.


04:30

Alegorias do Brasil - Episódio Conciliação e Conflito

Documentário201831minBrasilLivre


De Murilo Salles

O Brasil não é um país de história pacífica, como muitas vezes se acreditou. Pelo contrário, sua formação é cheia de revoltas, mesmo que não tenha passado por uma revolução. Por muito tempo, porém, a conciliação marcou um modo de lidar com as tensões sociais de um país desigual, que adiava o seu enfrentamento. Mas hoje parece que os conflitos assomaram e estão em aberto. O que virá daí?


05:00

Luz & Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro - Episódio Antonio Luiz - Paixão e Virtude

Documentário201728minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula, Jacques Cheuiche

Diretor de fotografia desde o final da década de 70, Antonio Luiz é extremamente dedicado a todos os projetos. Já fotografou mais de trinta e cinco longas-metragens, fora os curtas e os médias. Em seu programa, vamos rever alguns filmes que marcaram época como A Ópera do Malandro de Ruy Guerra (1985), Lamarca (1994), Guerra de Canudos (1997), Mauá (1999), Memórias do Medo (1979), Das Tripas Coração (1982), Eternamente Pagú (1988), Doces Poderes (1996) Brava Gente Brasileira (2000), Encantados (2014).


05:30

Mobilis - Episódio Ônibus

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

No Brasil, 87% das pessoas que usam transporte público têm o ônibus como principal meio de locomoção. Em 2014, foram registradas 382 milhões passagens de ônibus em média por mês, mas no ano seguinte foram 348 milhões.


06:00

Figuras da Dança - Episódio Luis Arrieta

Documentário200926minBrasilLivre


De Sergio Roizenblit, Inês Bogéa

Luis Arrieta nasceu em Buenos Aires (ARG) e chegou ao Brasil, em 1974, a convite de Marilena Ansaldi para integrar o Ballet Stagium (SP). Ao longo de mais de 40 anos de trajetória como bailarino, coreógrafo e diretor artístico, constituiu uma das mais destacadas obras na arte da dança produzida no Brasil. Com quase uma centena de coreografias, teve papel decisivo na história de importantes companhias, como o Balé da Cidade de São Paulo e o Balé Teatro Castro Alves, de Salvador (BA). Ocupou por duas vezes o posto de diretor artístico do Balé da Cidade de São Paulo e foi um dos fundadores e diretor artístico do Elo Ballet de Câmara Contemporâneo, de Belo Horizonte (MG).

Próximas Exibições:
Qua, 21 abr às 05:48h


06:30

O Povo Brasileiro - Episódio Brasil Crioulo

Documentário200130minBrasilLivreSP


De Isa Grinspum Ferraz Com Chico Buarque, Gilberto Gil, Tom Zé, Darcy Ribeiro, narração de Matheus Nachtergaele

"Chamamos área cultural crioula a configuração histórico-cultural resultante da implantação da economia açucareira e de seus complementos e anexos na faixa litorânea do Nordeste brasileiro, que vai do Rio Grande do Norte à Bahia" (Darcy Ribeiro). É o Nordeste do massapê, do canavial sedeando ao vento, das enseadas marinhas e dos rios, da vegetação exuberante, dos voduns e orixás. É, ainda, o Nordeste barroco, com suas igrejas de ouro, seus carnavais coloridos e estridentes, seus querubins. Culturalmente, este é o Brasil mais fundamente marcado pela presença de elementos, formas e práticas de extração negroafricana, especialmente depois da chegada dos jejes e nagôs, que souberam imprimir os seus signos na paisagem que aqui encontraram. Num extremo extranordestino, o Brasil Crioulo vai incluir o Rio de Janeiro. No extremo amazônico, a ilha de São Luís do Maranhão, com seus fortes traços afro-ameríndios, seu tambor de mina e seu bumba-meu-boi, ponto de passagem ou zona de transição entre a cultura negromestiça e a cultura cabocla que se estende para o Norte em meio a florestas e igarapés.

Próximas Exibições:
Qua, 21 abr às 05:48h


07:00

Expresso - Episódio GOG

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Hilton Lacerda, Kiko Goifman

Uma visita a Guará, à margem do centro do poder, longe da Brasília das utopias. A cidade satélite é revelada pelo rapper Gog, que acompanha suas transformações urbanas, sociais e culturais. Pelas ruas do lugar, no contato com as comunidades, ele fala do desenvolvimento que machuca e da cultura que liberta.

Próximas Exibições:
Qua, 21 abr às 05:48h


07:30

Grandes Mitos Gregos - Episódio Medeia - Amor Assassino

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Inúmeras aventuras e infortúnios resultaram deste encontro amoroso, e a pobre Medeia parecia estar na origem de tudo isso. Os dois amantes se refugiaram na Grécia, casaram-se, e Medeia deu à luz dois filhos. Um dia, porém, Jasão sucumbiu à tentação do poder. Ele rejeitou Medeia e se casou com a filha do rei de Corinto. Sozinha e infeliz, Medeia planejou uma terrível vingança, que devastou o homem que ela amava.

Próximas Exibições:
Qua, 21 abr às 05:48h


08:00

Matizes do Brasil - Episódio Flávio de Carvalho

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Bianca Lenti

Este episódio de Matizes do Brasil aborda a multifacetada obra de Flávio de Carvalho ao mesmo tempo em que joga luz na personalidade inquieta que o fez ter a alcunha de pintor maldito. Estudiosos de sua obra como Aracy Amaral, Renato Rezende, Denise Mattar e Tania Rivera abordam sua profícua atuação como arquiteto, engenheiro, artista plástico, figurinista, cenógrafo, escritor, teatrólogo, performer e seus estudos e ações nos ramos da psicologia, da antropologia, da etnografia e do cinema. A narrativa também enfoca as polêmicas que Flávio causou com suas opiniões e trabalhos em um conservador Brasil do início do século XX, festejando também as obras diversas e ricas de um de nossos maiores artistas.

Próximas Exibições:
Qua, 21 abr às 05:48h


08:30

Arquitetos Brasileiros - Episódio Siegbert Zanettini

Documentário201452minBrasilLivreSP


De Diego Romero de Godoy

A alcunha de "Papa do Aço" parece um pouco simplista diante da consistência de sua arquitetura, apesar de ele mesmo admitir que ninguém conhece estrutura metálica tão bem quanto ele. O material, no entanto, é apenas mais um dos elementos que se submetem à sua visão ecossistêmica da arquitetura.

Próximas Exibições:
Qua, 21 abr às 05:48h


09:30

Coleção Arte Presente em Inhotim - Episódio Olafur Eliasson

Documentário201852minBrasil14 anosRJ


De Pedro Urano

Visitamos o Studio Olafur Eliasson em Berlim, que reúne cerca de 100 funcionários. Acompanhamos o dia a dia do lugar e conversamos com o artista e com alguns de seus mais próximos colaboradores. Somos apresentados aos projetos de dois futuros pavilhões pensados para Inhotim, enquanto Olafur revela sua preocupação com as mudanças climáticas e seu peculiar entendimento da realidade.

Próximas Exibições:
Qua, 21 abr às 05:48h


10:30

O Pintor das Cores Impossíveis

Documentário202017minBrasilLivreRS


De Emerson Souza, Gilberto Perin

A Vida e obra do artista plástico Carlos Carrion de Britto Velho, contada por ele mesmo.

Próximas Exibições:
Qua, 21 abr às 05:48h


10:50

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Fabrício Carpinejar indica o livro “Poesia de Álvaro de Campos”, de Fernando Pessoa

Documentário20174minBrasilLivre


De Eduardo Barros

O poeta gaúcho Fabrício Carpinejar é apaixonado por Fernando Pessoa. Com seu estilo despojado e eloquente, ele discorre sobre a poesia do gênio português, inclusive declamando alguns de seus versos.

Próximas Exibições:
Qua, 21 abr às 05:48h


11:00

As Aventuras da Arte Moderna - Episódio Meia-Noite em Paris

Documentário201552minFrançaLivre


De Amélie Harrault, Valerie Loiseleux

Irrompe a II Guerra Mundial e a França mobiliza os seus meios de guerra. Após o fiasco do mês de junho de 1940 e da ocupação da Alemanha nazista, a Europa está em farrapos e os artistas e intelectuais fogem em massa. Quando a guerra termina, Paris desperta para uma obra surpreendente que se criou a partir dos horrores da guerra: o filme "Filhos do Paraíso ", uma homenagem à liberdade escrito por Jacques Prevert e magistralmente dirigido por Marcel Carné.

Próximas Exibições:
Qua, 21 abr às 05:48h


12:00

Impressões do Brasil - Episódio Reynaldo Jardim

Documentário201126minÁfrica do SulLivreDF


De Ronaldo Duque

Ele criou O Sol e revolucionou a imprensa brasileira. Reynaldo jardim, poeta apaixonado, editor revolucionário, é a própria história da imprensa brasileira contemporânea. Paulista, Reynaldo Jardim revolucionou a imprensa brasileira. Viveu em várias cidades do país criando jornais, revistas e suplementos literários. Faz poesia todos os dias, como profissão, gosta de contar. E de transformar tudo em poesia.


12:30

Alegorias do Brasil - Episódio Conciliação e Conflito

Documentário201831minBrasilLivre


De Murilo Salles

O Brasil não é um país de história pacífica, como muitas vezes se acreditou. Pelo contrário, sua formação é cheia de revoltas, mesmo que não tenha passado por uma revolução. Por muito tempo, porém, a conciliação marcou um modo de lidar com as tensões sociais de um país desigual, que adiava o seu enfrentamento. Mas hoje parece que os conflitos assomaram e estão em aberto. O que virá daí?


13:00

Luz & Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro - Episódio Antonio Luiz - Paixão e Virtude

Documentário201728minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula, Jacques Cheuiche

Diretor de fotografia desde o final da década de 70, Antonio Luiz é extremamente dedicado a todos os projetos. Já fotografou mais de trinta e cinco longas-metragens, fora os curtas e os médias. Em seu programa, vamos rever alguns filmes que marcaram época como A Ópera do Malandro de Ruy Guerra (1985), Lamarca (1994), Guerra de Canudos (1997), Mauá (1999), Memórias do Medo (1979), Das Tripas Coração (1982), Eternamente Pagú (1988), Doces Poderes (1996) Brava Gente Brasileira (2000), Encantados (2014).


13:30

Mobilis - Episódio Ônibus

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

No Brasil, 87% das pessoas que usam transporte público têm o ônibus como principal meio de locomoção. Em 2014, foram registradas 382 milhões passagens de ônibus em média por mês, mas no ano seguinte foram 348 milhões.


14:00

Nós, Documentaristas - Episódio Theresa Jessouron

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Susanna Lira Com Theresa Jessouron

No episódio, Theresa Jessouron, diretora de filmes premiados como “Samba”, “Coração do Samba” e “À Queima Roupa”, conta como foi parar no cinema e fala sobre suas grandes inspirações. A diretora comenta, ainda, a importância do processo de pesquisa que antecede o trabalho de filmagem.


14:30

Onde a Terra Acaba

Documentário200174minBrasil10 anosRJ


De Sérgio Machado

"Onde a Terra Acaba" foi dirigido pelo cineasta Sérgio Machado e é fruto de uma pesquisa de mais de 2 anos sobre a vida e a obra de Mário Peixoto.


16:00

Glauber, Claro

Documentário202180minBrasil14 anosSP


De César Meneghetti Com Marco Bellocchio, Adriano Aprí , Bettina Best Windelschimdt, Bruno Torri, Davide Magara

“Glauber, Claro” é um regresso quase meio século depois na Roma de Glauber Rocha, e do seu exílio italiano compondo um mosaico através da memória de seus amigos, testemunho de colaboradores e de pessoas que o amaram e fazendo uma revisitação contemporânea das locações romanas de seu penúltimo longa-metragem CLARO (1975). GLAUBER, CLARO investiga a experiência de Rocha e de toda uma geração de criativos na Itália dos anos 70, abordando temas em vários extratos que se sobrepõe: os bastidores de Claro e sua relevância histórica, o cinema underground, neorrealismo, cinema novo, os anos 70, a militância política, a utopia, pós-colonialismo, a revolução, traçando um inevitável paralelo entre a Itália do século XX e do mundo de hoje, entre a utopia dos anos setenta e a distopia atual.


17:40

Grandes Cenas - Episódio Como Nascem os Anjos

Documentário201718minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

O diretor Murilo Salles percorre em detalhes a cena dos seios em "Como Nascem os Anjos" (1996), indo dos personagens à câmera, do conflito da cena aos grandes temas do filme: a desigualdade social e a invasão cultural que a TV a cabo iniciou no Brasil.


18:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio O Discreto Charme da Burguesia

Documentário201352minFrança10 anos


De Anne Andreu

Luis Buñuel dirigiu ´O Charme Discreto da Burguesia´ em 1972. Pertencendo ao mesmo círculo de notáveis, seis personagens tentam, repetidamente, compartilhar uma refeição, mas todas as tentativas falham, seja por invasão de estranhos, seja por acontecimentos imprevistos. Sem trama ou psicologia, os personagens são arquétipos (um embaixador, dois casais burgueses, um bispo, um coronel, um ministro, um terrorista e gângsteres) em um filme entre o passado e o presente, entre a memória e a fantasia, entre o sonho e a realidade.


19:00

Visceral Brasil - Temporada 2 - Episódio O Galo Preto chegou

Documentário201826minBrasilLivreSC


De Marcia Paraí­so

Embolador, coquista, compositor. Com mais de 300 músicas, lançou seu primeiro disco em 2015, aos 82 anos. Patrimônio vivo de Pernambuco, Galo Preto é um profundo conhecedor da sua terra que continua lhe inspirando em suas composições de improviso. O dono do pandeiro, da elegância do terno branco e das histórias colecionadas por quem atravessou a vida com a música.


19:30

Impressões do Mundo - Episódio Pierre Lévy - Pierre Lévy e as novas tecnologias da comunicação

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

O escritor, filósofo e sociólogo francês-tunisiano, Pierre Lévy, doutor pela Sorbonne, investiga o uso da internet e o mundo digital e é reconhecido como uma das maiores autoridades mundiais sobre o assunto. O futuro da humanidade e as perspectivas de desenvolvimento da inteligência coletiva na era da comunicação digital são os temas abordados pelo autor em seus escritos e suas palestras.


19:57

Agenda Cinema - Curso de Edição Pedro Bronz

Jornalismo20212minLivre


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!


20:00

Incertezas Críticas - 1ª Temporada - Episódio Robert Darnton

Documentário201526minBrasilLivre


De Daniel Augusto

O historiador norte-americano de Harvard, Robert Darnton, fala sobre a internet, o conhecimento na era digital, além de traçar paralelos entre os blogs e a imprensa sensacionalista dos séculos passados.


20:30

Ideias para o Mundo - Episódio Pierre Lévy

Documentário202026minBrasilLivreRS


De Pedro Zimmermann

Uma das maiores autoridades sobre o ciberespaço e modernas teorias da comunicação. Um diálogo sobre o mundo interconectado dos dias de hoje, com toques autobiográficos. Um passeio comentado pela história do pensamento e da filosofia, na companhia de um dos mais respeitados intelectuais contemporâneos.


21:00

Zélia - Memórias de Amor

Documentário2017100minBrasilLivreBA


De Carla Laudari

Aos 32 anos, Zélia Gattai compra sua primeira câmera fotográfica durante seu exílio em Paris e começa a registrar o mundo ao lado do seu companheiro, o escritor Jorge Amado. Aos 63 anos, escreve seu primeiro livro, "Anarquistas, Graças a Deus". A obra, que conta sua infância em São Paulo no início do século XX, recebe o Prêmio Paulista de Revelação Literária, vende mais de 200 mil exemplares apenas no Brasil, é traduzida para diversos idiomas e adaptada para teatro e televisão. Sem querer pegar carona na fama do marido, Zélia opta por uma maneira particular de contar o que viu e viveu, criando uma literatura de forte cunho memorialístico. Como reconhecimento do seu talento, no dia 21 de maio de 2002, Zélia ocupa a cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras (ABL), a mesma que pertenceu a Jorge Amado. É com base nos seus livros de memória, no seu acervo de mais de 20 mil fotografias e nas entrevistas que o documentário constrói um retrato intimista de Zélia Gattai, tendo como fio condutor a história de amor que viveu durante 56 anos com Jorge Amado, personagem principal de sua obra. Um filme poético que experimenta a relação entre cinema e memória.


23:00

Conexões

Documentário201952minBrasilLivreRS


De Pedro Zimmermann

A ampla possibilidade de conexões em escala global, possibilitada pela internet, faz surgir diferentes noções sobre o que é comunidade. Novas teias se entrelaçam e aproximam as pessoas de forma inovadora. Vidas tomam caminhos totalmente distintos através das redes e da interferência desta teia virtual onde a ausência de hierarquia transforma todos em potenciais agentes transformadores. CONEXÕES traz um tema pulsante e intrínseco a todas nossas ações na atualidade: as ligações entre o real e o virtual e o entrelaçamento e a complementação destes dois universos. Através dos depoimentos e questionamentos de importantes formadores de opinião de nível mundial como Fernando Savater, John Gray, Richard Dawkins, Richard Sennett, Saskia Sassen e Valter Hugo Mãe; os conceitos universais da palavra conexão ganham novos significados.