Quarta-feira, 27 de Janeiro de 2021


00:00

Matizes do Brasil - Episódio Arthur Bispo do Rosário

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Bianca Lenti

Diagnosticado com esquizofrenia paranoide aos 30 anos, Arthur Bispo do Rosário passou a maior parte da vida internado em instituições psiquiátricas. E foi dentro delas que ele se dedicou a produzir e organizar uma obra monumental, composta por mais de 800 bordados, assemblages, estandartes, miniaturas e outros objetos artisticamente ressignificados. Esse grandioso trabalho poderia ter passado despercebido pelo mundo da arte não fosse a intervenção do crítico Frederico Morais, depoente deste episódio de Matizes do Brasil, que é dedicado ao legado de Bispo do Rosário. Além de Frederico, Tania Rivera e Ricardo Resende também conduzem a narrativa pelos meandros da vida e da obra do artista, com valiosas reflexões sobre a aproximação entre arte e loucura.


00:30

Arquitetos Brasileiros - Episódio Marcelo Ferraz

Documentário201452minBrasilLivreSP


De Diego Romero de Godoy

Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci comandam o Brasil Arquitetura, um dos escritórios mais celebrados e inventivos da atualidade. Talvez por conta da experiência dos jovens arquitetos com Lina Bo Bardi, é marcante, em suas criações, a relação com as Belas Artes.


01:25

Agenda Teatro - Luiz Gama: Uma Voz Pela Liberdade

Jornalismo20213minLivre


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!


01:30

Coleção Arte Presente em Inhotim - Episódio Giuseppe Penone

Documentário201852minBrasil14 anosRJ


De Pedro Urano

Em seu estúdio em Turim, o artista apresenta alguns de seus trabalhos mais emblemáticos e o entendimento sobre a natureza e o tempo que eles contém. Acompanhamos a instalação da obra "Elevazione" no Inhotim, visitamos o "jardim das esculturas fluidas" – uma expressiva coleção de esculturas ao ar livre instalada permanentemente por Penone nos arredores de Turim – e flagramos o artista trabalhando no bosque próximo a sua casa de campo em San Raffaele.


02:30

Caixas Mágicas - Episódio Olhar Obs-ceno: Hilda Hilst além da cena em ´O Verdugo´

Documentário202026minBrasil12 anosPE


De Rodrigo Campos Com Bruno Parmera, Ceronha Pontes, Erivaldo Oliveira, Lucas Torres, Mario Sergio Cabral

Para Anatol Rosenfeld, importante crítico e teórico do teatro brasileiro, “é raro encontrar no Brasil e no mundo escritores, ainda mais nestes tempos de especializações, que experimentam cultivar os três gêneros fundamentais (eu diria quatro, pois Hilda também foi cronista) da literatura – a poesia lírica, a dramaturgia e a prosa narrativa – alcançando resultados notáveis nos três campos. A este pequeno grupo pertence Hilda Hilst.” A dramaturgia de Hilst, precursora no Brasil de uma escritura teatral feminina, se concentra no poder subversivo que a palavra oferece em contato com o ato da força cênica. Palavra de força política, empregada para contar os debates sociais de urgência, no período em que escreve suas oito peças, entre 1967 e 1969. Período este que marca o país como o início da fase mais violenta da repressão exercida pela ditadura militar. Mas, sobretudo, um teatro impregnado pela sua poesia.


03:00

As Aventuras da Arte Moderna - Episódio O Grupo de Picasso

Documentário201552minFrançaLivre


De Pauline Gaillard, Amélie Harrault

Picasso responde a Matisse com "Les Demoiselles d´ Avignon". A tela foi um enorme escândalo, e a partir daí surge uma nova corrente estética: o cubismo. Pouco tempo depois, no entanto, o elo que liga os vários artistas começa a quebrar-se. Picasso, agora rico devido às inúmeras vendas, deixa o Bateau-Lavoir. Apollinaire vai para o coração do bairro de Saint-Germain. O poeta Max Jacob, o mais pobre de todos eles, é um dos únicos boêmios que continua a viver na miséria de Montmartre. Quando a Primeira Guerra Mundial irrompe, esses amigos seguem caminhos diferentes para sempre. Braque, Derain e Vlaminck vão para a frente de batalha. Picasso fica em Paris. Apollinaire é ferido em combate em 1916.


04:00

Mestres da Literatura - Episódio Guimarães Rosa

Documentário200128minBrasilLivre


De Monica Simões

A literatura e o sertão na vida de Guimarães Rosa.


04:30

O Povo Brasileiro - Episódio A Matriz Tupi

Documentário200130minBrasilLivreSP


De Isa Grinspum Ferraz Com Chico Buarque, Gilberto Gil, Tom Zé, Darcy Ribeiro, narração de Matheus Nachtergaele

"Brasil" é palavra que pertence à toponímia utópica dos tempos medievais, designando uma ilha de sonho, terra da felicidade imaginada. O primeiro registro que se conhece do vocábulo está numa carta náutica elaborada em 1325 pelo genovês Angelo Dalorto, ou seja: o nome "Brasil" já comparece em mapas quando ainda faltavam 175 anos para a armada cabralina avistar o Monte Pascoal. Com o tempo, a expressão passou a denominar o território atualmente brasileiro. E os primeiros grupos tribais aqui encontrados, pelos navegadores europeus, foram chamados "brasis". Eram eles, basicamente, grupos do povo tupi, que então dominava quase toda a fachada litorânea dos trópicos brasílicos, estendedo-se aproximadamente do Ceará a São Paulo. O propósito deste primeiro programa da série é apresentar um panorama da formação sociocultural tupinambá-tupiniquim: a organização aldeã, o sistema de crenças, a antropofagia, as práticas agrícolas, as guerras e festas, os conhecimentos astronômicos, a trama do parentesco, a vida amorosa e sexual, em suma, mostrar quem eram aqueles canibais que circulavam, com seus mitos e ritos, plos litorais da Terra Brasílica - e que, através da miscigenação e da didática dos trópicos, constituíram, com os lusitanos, a "protocélula" original de nosso povo: a protocélula luso-tupi.


05:00

Expresso - Episódio Vladimir Carvalho

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Hilton Lacerda, Kiko Goifman

O cineasta paraibano Vladimir Carvalho percorre a Brasília que escolheu para viver e é matéria-prima do seu trabalho. Resgata as origens da construção da jovem capital federal de horizonte longínquo, de utopias, símbolo do poder. Arquitetura, urbanismo, cinema e música de um lugar de resistência, palco de contrastes, confluência de gentes e culturas. Uma cidade “em processo”, diz Carvalho.


05:30

Grandes Mitos Gregos - Episódio Hermes - O Mensageiro Indecifrável

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Zeus admirava o jovem deus Hermes e o encarregou de inúmeras missões: tornar-se mensageiro, tornar-se um intercessor entre os vivos e os mortos, promover o comércio e incentivar a circulação de viajantes. Mas ele também era o maior aliado de seu pai e o ajudou em diversas tentativas de sedução. Ele era um deus impenetrável, e ninguém jamais sabia ao certo se estava ou não sendo enganado por ele. Hermes era admirado no Olimpo, mas às vezes irritava os deuses, fazendo objetos desaparecerem ou pregando peças.


06:00

Estados da Arte - Episódio Negro

Documentário201726minBrasil14 anosRJ


De Eduardo Goldenstein Com Thiago Sant'Ana, Thiago Sant´Ana

A matriz africana e seus desdobramentos na arte contemporânea brasileira. Releituras, ressignificações e antropofagia. Aderbal Ashogun, o artista-sacerdote que promove e defende a cultura afro-brasileira. Arjan Martins e a narrativa pictórica e poética do tráfico negreiro. Tiago Sant´Ana apresenta o sincretismo no Recôncavo Baiano. Ronal Duarte propõe o encontro da arte com o ritual. Paulo Nazareth, artista-andarilho em busca da afirmação de uma identidade negra e latino americana. Michelle Mattiuzzi expõe e problematiza seu corpo negro feminino.

Próximas Exibições:
Qui, 25 fev às 02:08h


06:30

No Caminho do Bem - Episódio Família

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

Este episódio de "No Caminho do Bem" se dedica a entender como as diferentes religiões percebem a construção social mais antiga da humanidade: a família, revelando como as mudanças dos modelos familiares vêm impactando a prática da fé.

Próximas Exibições:
Qui, 25 fev às 02:08h


07:30

Fé na Batida - Episódio Krump

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bianca Lenti, Jocelyn Edelstein

Uma das vertentes mais novas das danças urbanas, o Krump surgiu a partir da frustração de um dançarino, que acabou imprimindo em seus movimentos toda a carga de seus sentimentos mais intensos. Daí o estilo mais agressivo, mas que de violento não tem nada. Os admiradores do Krump vivem essa cultura de forma muito catártica e coletiva, agrupados em famílias, ou fams. Assim são Bruno Duarte e Mayckon Almeida, que neste episódio de Fé na Batida abrem suas vidas e seus treinos para conhecermos mais sobre essa dança. Completa o episódio a dançarina Bárbara Lima que, após anos de dedicação ao Krump, uniu essa vivência a outros elementos para seguir carreira na dança experimental.

Próximas Exibições:
Qui, 25 fev às 02:08h


08:00

Presença de Villa-Lobos - Episódio Villa, profissão Músico

Documentário201826minBrasilLivre


De Liloye Boubli Com Hugo Pilger, Lucia Barrenechea

Os amigos falam da obra, estilo e características pessoais de Villa-Lobos enquanto as musicas que o influenciaram e que foram influenciadas por ele são interpretadas por Hugo Pilger ao violoncelo e Lucia Barrenechea ao piano.

Próximas Exibições:
Qui, 25 fev às 02:08h


08:30

Clássicos do Rock - Episódio Joan Baez

Show197330minBélgicaLivre


De John Dauriac

Cantora norte-americana de música folk, Joana Baez, em show.

Próximas Exibições:
Qui, 25 fev às 02:08h


09:05

Clementina

Documentário201975minBrasilLivreRJ


De Ana Rieper Com Alcione, Nelson Sargento, Hermí­nio Bello de Carvalho, Ney Lopes, Tantinho da Mangueira

O documentário faz uma viagem através das músicas e da história de Clementina de Jesus. Os sambas mais poéticos, o batuque cheio de balanço, os cantos religiosos que revelam uma comunicação forte com o mundo sagrado, vão nos levando para o profundo mundo de Quelé. Marcada na história da MPB pela sua voz excepcional e repertório de música afro brasileira, essa neta de escravos trouxe com o seu canto a alegria, a potência e o drama da condição do negro no Brasil. Considerada por muitos o elo perdido entre a cultura brasileira e as raízes africanas.

Próximas Exibições:
Qui, 25 fev às 02:08h


10:25

Agenda Teatro - Luiz Gama: Uma Voz Pela Liberdade

Jornalismo20213minLivre


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!


10:30

A Música Segundo Tom Jobim

Documentário201185minBrasilLivreRJ


De Nelson Pereira dos Santos, Dora Jobim Com Gal Costa, Tom Jobim, Maria Bethânia, Nana Caymmi, Elis Regina

Conheça a história do cantor e compositor Tom Jobim, considerado a principal força por trás da bossa nova. "A Música Segundo Tom Jobim" é um filme de montagem. Selecionadas e editadas as interpretações das principais canções de Tom Jobim gravadas em filmes e/ou vídeos, no Brasil e no estrangeiro. Além dos intérpretes famosos do passado e de diversas nacionalidades e línguas, participam do filme jovens intérpretes brasileiros(as) em cujo repertório destaca-se a obra de Tom Jobim.

Próximas Exibições:
Qui, 25 fev às 02:08h


12:00

Mestres da Literatura - Episódio Guimarães Rosa

Documentário200128minBrasilLivre


De Monica Simões

A literatura e o sertão na vida de Guimarães Rosa.


12:30

O Povo Brasileiro - Episódio A Matriz Tupi

Documentário200130minBrasilLivreSP


De Isa Grinspum Ferraz Com Chico Buarque, Gilberto Gil, Tom Zé, Darcy Ribeiro, narração de Matheus Nachtergaele

"Brasil" é palavra que pertence à toponímia utópica dos tempos medievais, designando uma ilha de sonho, terra da felicidade imaginada. O primeiro registro que se conhece do vocábulo está numa carta náutica elaborada em 1325 pelo genovês Angelo Dalorto, ou seja: o nome "Brasil" já comparece em mapas quando ainda faltavam 175 anos para a armada cabralina avistar o Monte Pascoal. Com o tempo, a expressão passou a denominar o território atualmente brasileiro. E os primeiros grupos tribais aqui encontrados, pelos navegadores europeus, foram chamados "brasis". Eram eles, basicamente, grupos do povo tupi, que então dominava quase toda a fachada litorânea dos trópicos brasílicos, estendedo-se aproximadamente do Ceará a São Paulo. O propósito deste primeiro programa da série é apresentar um panorama da formação sociocultural tupinambá-tupiniquim: a organização aldeã, o sistema de crenças, a antropofagia, as práticas agrícolas, as guerras e festas, os conhecimentos astronômicos, a trama do parentesco, a vida amorosa e sexual, em suma, mostrar quem eram aqueles canibais que circulavam, com seus mitos e ritos, plos litorais da Terra Brasílica - e que, através da miscigenação e da didática dos trópicos, constituíram, com os lusitanos, a "protocélula" original de nosso povo: a protocélula luso-tupi.


13:00

Expresso - Episódio Vladimir Carvalho

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Hilton Lacerda, Kiko Goifman

O cineasta paraibano Vladimir Carvalho percorre a Brasília que escolheu para viver e é matéria-prima do seu trabalho. Resgata as origens da construção da jovem capital federal de horizonte longínquo, de utopias, símbolo do poder. Arquitetura, urbanismo, cinema e música de um lugar de resistência, palco de contrastes, confluência de gentes e culturas. Uma cidade “em processo”, diz Carvalho.


13:30

Grandes Mitos Gregos - Episódio Hermes - O Mensageiro Indecifrável

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Zeus admirava o jovem deus Hermes e o encarregou de inúmeras missões: tornar-se mensageiro, tornar-se um intercessor entre os vivos e os mortos, promover o comércio e incentivar a circulação de viajantes. Mas ele também era o maior aliado de seu pai e o ajudou em diversas tentativas de sedução. Ele era um deus impenetrável, e ninguém jamais sabia ao certo se estava ou não sendo enganado por ele. Hermes era admirado no Olimpo, mas às vezes irritava os deuses, fazendo objetos desaparecerem ou pregando peças.


14:00

Matizes do Brasil - Episódio Arthur Bispo do Rosário

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Bianca Lenti

Diagnosticado com esquizofrenia paranoide aos 30 anos, Arthur Bispo do Rosário passou a maior parte da vida internado em instituições psiquiátricas. E foi dentro delas que ele se dedicou a produzir e organizar uma obra monumental, composta por mais de 800 bordados, assemblages, estandartes, miniaturas e outros objetos artisticamente ressignificados. Esse grandioso trabalho poderia ter passado despercebido pelo mundo da arte não fosse a intervenção do crítico Frederico Morais, depoente deste episódio de Matizes do Brasil, que é dedicado ao legado de Bispo do Rosário. Além de Frederico, Tania Rivera e Ricardo Resende também conduzem a narrativa pelos meandros da vida e da obra do artista, com valiosas reflexões sobre a aproximação entre arte e loucura.


14:30

Arquitetos Brasileiros - Episódio Marcelo Ferraz

Documentário201452minBrasilLivreSP


De Diego Romero de Godoy

Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci comandam o Brasil Arquitetura, um dos escritórios mais celebrados e inventivos da atualidade. Talvez por conta da experiência dos jovens arquitetos com Lina Bo Bardi, é marcante, em suas criações, a relação com as Belas Artes.


15:30

Coleção Arte Presente em Inhotim - Episódio Giuseppe Penone

Documentário201852minBrasil14 anosRJ


De Pedro Urano

Em seu estúdio em Turim, o artista apresenta alguns de seus trabalhos mais emblemáticos e o entendimento sobre a natureza e o tempo que eles contém. Acompanhamos a instalação da obra "Elevazione" no Inhotim, visitamos o "jardim das esculturas fluidas" – uma expressiva coleção de esculturas ao ar livre instalada permanentemente por Penone nos arredores de Turim – e flagramos o artista trabalhando no bosque próximo a sua casa de campo em San Raffaele.


16:30

Caixas Mágicas - Episódio Olhar Obs-ceno: Hilda Hilst além da cena em ´O Verdugo´

Documentário202026minBrasil12 anosPE


De Rodrigo Campos Com Bruno Parmera, Ceronha Pontes, Erivaldo Oliveira, Lucas Torres, Mario Sergio Cabral

Para Anatol Rosenfeld, importante crítico e teórico do teatro brasileiro, “é raro encontrar no Brasil e no mundo escritores, ainda mais nestes tempos de especializações, que experimentam cultivar os três gêneros fundamentais (eu diria quatro, pois Hilda também foi cronista) da literatura – a poesia lírica, a dramaturgia e a prosa narrativa – alcançando resultados notáveis nos três campos. A este pequeno grupo pertence Hilda Hilst.” A dramaturgia de Hilst, precursora no Brasil de uma escritura teatral feminina, se concentra no poder subversivo que a palavra oferece em contato com o ato da força cênica. Palavra de força política, empregada para contar os debates sociais de urgência, no período em que escreve suas oito peças, entre 1967 e 1969. Período este que marca o país como o início da fase mais violenta da repressão exercida pela ditadura militar. Mas, sobretudo, um teatro impregnado pela sua poesia.


17:00

As Aventuras da Arte Moderna - Episódio O Grupo de Picasso

Documentário201552minFrançaLivre


De Pauline Gaillard, Amélie Harrault

Picasso responde a Matisse com "Les Demoiselles d´ Avignon". A tela foi um enorme escândalo, e a partir daí surge uma nova corrente estética: o cubismo. Pouco tempo depois, no entanto, o elo que liga os vários artistas começa a quebrar-se. Picasso, agora rico devido às inúmeras vendas, deixa o Bateau-Lavoir. Apollinaire vai para o coração do bairro de Saint-Germain. O poeta Max Jacob, o mais pobre de todos eles, é um dos únicos boêmios que continua a viver na miséria de Montmartre. Quando a Primeira Guerra Mundial irrompe, esses amigos seguem caminhos diferentes para sempre. Braque, Derain e Vlaminck vão para a frente de batalha. Picasso fica em Paris. Apollinaire é ferido em combate em 1916.


18:00

Impressões do Brasil - Episódio Lourenço Cazarré

Documentário201126minÁfrica do SulLivreDF


De Ronaldo Duque

Ele nasceu em Pelotas, passou a infância em Bagé e hoje vive em Brasília. É autor de 35 livros e recebeu mais de 20 prêmios literários. Repórter, redator, editor, teatrólogo, crítico literário. A premiada obra de Lourenço Cazarré é focada no universo infantojuvenil.


18:30

Alegorias do Brasil - Episódio Macunaíma

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

Criado por Mário de Andrade, o personagem do romance Macunaíma tornou-se a grande alegoria modernista do Brasil. De um lado, é esperto e livre. De outro, mentiroso e malandro. Suas ambivalências são as do próprio brasileiro. É aberto e plástico. Mas acaba morto. Será que hoje ainda há espaço para o malandro, que não obedece e nem afronta, mas dribla a lei? Ainda somos macunaímicos?


19:00

Luz & Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro - Episódio O Baile de Ricardo Aronovich

Documentário201732minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula, Jacques Cheuiche

Ricardo é certamente o mais experiente e premiado dos diretores de fotografia latino-americanos. Nascido em Buenos Aires, onde realizou Los Venerables Todos (1962). Veio para o Brasil fotografar Os Fuzis de Ruy Guerra(1964), fotografa ainda São Paulo S.A (1965), Garota de Ipanema (1967) entre outros. Vai para Europa ponde trabalha com Alain Resnai, Costa Gavras, Ettore Scolla. No episódio gravado em Buenos Aires vamos relembrar O Baile (1983), Missing (1982), Providence (1977) entre outros.


19:30

Mobilis - Episódio Carros

Documentário201827minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

De carro ou sem carro, eis a questão. Será mais nobre sentir na pele as sequelas de um meio ambiente degradado ou tomar consciência contra um mar de carros e buscar a transformação?No Brasil, o transporte individual motorizado é o mais caro, o mais solitário e o menos usado pela população em geral. Mesmo assim é o que mais ocupa o espaço público, além de ser o que mais polui.


20:00

Nós, Documentaristas - Episódio Lucia Murat

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Susanna Lira Com Lucia Murat

No episódio, Lucia Murat, uma das maiores cineastas do documentário brasileiro, responsável por obras como "Pequeno Exército Louco", "Que Bom Te Ver Viva" e "Uma Longa Viagem", conta o que passou durante a ditadura e como essa e outras experiências pessoais continuaram ecoando e se refletindo em sua obra.


20:30

Ex Isto

Ficção201086minBrasil14 anosMG


De Cao Guimarães Com João Miguel

Ex Isto, da série Iconoclássicos, é um filme livremente inspirado na obra “Catatau”, de Paulo Leminski. O poeta imaginou uma hipótese histórica: "E se René Descartes tivesse vindo ao Brasil com Maurício de Nassau?". Interpretado por João Miguel, o personagem se envereda pelos trópicos, selvagem e contemporâneo, sob o efeito de ervas alucinógenas, investigando questões da geometria e da ótica diante de um mundo absolutamente estranho.


22:05

Na Ilha

Documentário202075minBrasil12 anosRJ


De Viní­cius Nascimento, Julia Bernstein

Na Ilha é um documentário imersivo no processo de montagem de filmes. Vinte montadores do cinema brasileiro expõem as nuances dessa arte, seus segredos e processos. Com o cinema digital, muitos trabalham em suas casas ou escritórios e é nesses espaços que nosso filme acontece. Espaços de intimidade e criação, locais onde tudo pode mudar até o último minuto. É um documentário sobre escolhas e métodos que faz um panorama do cinema brasileiro.


23:30

crônicasNÃOditas - Episódio O Encontro

Ficção20139minBrasilLivreSP


De Tatiana Lohmann

O reencontro entre um general da ditadura e sua filha adotiva, sumida desde que descobriu sua verdadeira origem. Um segredo revelador das cruéis relações entre militares e presos políticos.


23:40

Grandes Cenas - Episódio Terra em Transe

Documentário201615minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

O montador Eduardo Escorel e o diretor de fotografia Luiz Carlos Barreto comentam a caótica cena da coroação em "Terra em Transe" (1967), de Glauber Rocha, o ápice da verborragia, do barroco e da desconstrução da forma tão presentes nesse marco do Cinema Novo.