Quinta-feira, 28 de Maio de 2020


00:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio Cinco Graças

Documentário201852minFrançaLivre


De Amine Mestari

Em uma pequena vila na Turquia, cinco irmãs se rebelam contra suas famílias e a ordem patriarcal sufocante.

Próximas Exibições:
Qui, 1 out às 17:17h


01:00

A História do Cinema: Uma Odisseia - Episódio 1957 a 1964

Documentário201160minInglaterraLivre


De Mark Cousins

O choque da novidade: o cinema moderno na Europa Ocidental


02:10

A Mão que Afaga

Ficção201119minBrasilLivreSP


De Gabriela Amaral Almeida Com Luciana Paes, Antonio Camargo

No aniversário de 9 anos de seu único filho, uma operadora de telemarketing planeja uma festa que tem poucas chances de dar certo.


02:35

Onde a Terra Acaba

Documentário200174minBrasil10 anosRJ


De Sérgio Machado

"Onde a Terra Acaba" foi dirigido pelo cineasta Sérgio Machado e é fruto de uma pesquisa de mais de 2 anos sobre a vida e a obra de Mário Peixoto.


04:00

Juntos - Episódio Saneamento Ecológico

Documentário201926minBrasilLivreSC


De Leticia Marques

A fossa sustentável (BET), também chamada de fossa ecológica e sua implantação via sistema de mutirões envolvendo a comunidade, na zona rural de Extrema, Congonhas do Norte, veio transformar o modo de pensar e agir da localidade. Ao contrário de projetos com soluções ambientais, desenvolvidos e aplicados nos centros urbanos, a ong Contraponto Educação possibilitou sua execução a partir de envolvimento das pessoas da comunidade rural.


04:30

Entrenós - 2ª Temporada - Episódio Natalia Borges Polesso

Documentário201826minBrasilLivre


De Pablo Polo, Dea Ferraz

Jovem escritora, feminista e lésbica. Natalia Borges Polesso é ganhadora de prêmios importantes, como o Açorianos 2013, com o livro “Recortes para álbum de fotografia sem gente”, e o Jabuti 2016, com o livro “Amora”. Natália faz de sua rotina fonte de inspiração e criação. Uma conversa na parada do ônibus pode virar diálogo no novo livro, uma nova personagem surge numa padaria ou em qualquer lugar da cidade. Acompanhamos Natália e seus passos pela cidade, seu cotidiano em casa, seus processos, suas inquietações, sua criação.

Próximas Exibições:
Seg, 19 out às 19:30h


05:00

Alma Imoral - Episódio Ruptura e Território

Documentário201752minBrasilLivre


De Silvio Tendler

O quarto episódio da série mostra que, para o texto bíblico, a linhagem feminina é que tem o protagonismo na traição. Eva, Sara, Rute e as filhas de Lote rompem com as tradições para perpetuar a espécie. Assim, o filho messiânico nasce não do cumprimento das leis, mas da sua transgressão. Aqui transitamos no campo das rupturas através da arte e da espiritualidade. Natali Cohen, performer anarquista, enfrenta as autoridades para falar dos abusos contra palestinos e diz que prefere morrer a ficar calada. Através da projeção de vídeos gravados nos territórios ocupados, Arkadi Zaides propõe um novo olhar para o diálogo com a população palestina. A cantora Mira Awad cresceu em uma vila palestina onde também havia judeus e diz que só se percebeu palestina quando precisou reafirmar sua identidade ao entrar na universidade. Temos a história de Jake Gabriel. Seus pais queriam que ele fosse rabino, ele sonhava em ser cantor de rock. Nos anos 80, faz o caminho de volta para a tradição. Há alguns anos transgrediu ao doar esperma para que uma amiga lésbica. Professora de canto judaico baseado nos textos sagrados, Shefa Gold sempre foi contestadora. Ela nos conta que, desde a infância, desafiava os tabus da religião. O músico Akiva, criado por pais ateus, só entra em contato com a tradição judaica aos 22 anos, quando a irmã se suicida e o pai decide que é hora do filho ir para Israel. Hoje, toca tambor em sinagogas, rompendo com uma antiga interdição. A trajetória que encerra o episódio é a do Lama Michel Rinpoche. Nascido em uma família judaica, foi reconhecido como reencarnação de um mestre budista tibetano. Lama Michel conta que se sentia culpado por causar sofrimento à sua família, mas que não se encaixava na vida que levava antes de se iniciar no budismo.


06:00

Onde a beleza está - Episódio Tesão de Viver

Documentário201926minBrasil12 anosRJ


De Susane Worcman, Aí­da Marques

Arte e memória caminham juntas nas histórias de artistas fascinantes, anônimos, descobertos na terceira idade. João de Assis desenha apenas carros, porque aquela é uma maneira de “possuir” o que a vida nunca lhe deu a chance de ter. Dona Maria Helena se dedica aos autorretratos, em que, geralmente, prefere pintar-se nua e jovem, em um renascimento da própria sensualidade. Um grupo de mulheres pinta somente mandalas azuis. Hoje tais obras fazem parte do acervo da artista plástica Mônica Almeida, que, desde os anos 1980, realiza oficinas de arte com idosos e exposições dos trabalhos de seus alunos. Os resultados surpreendentes dessas oficinas revelam não só o despertar artístico de pessoas comuns, sem formação teórica, muitas vezes sem estudo, como transbordam desejos, sonhos e vontade de viver na terceira idade. Paralelamente, a própria obra de Mônica Almeida se vê transformada pelo contato com aqueles artistas e pela experiência humana inevitável da passagem do tempo.

Próximas Exibições:
Qui, 1 out às 17:17h
Qui, 15 out às 18:00h


06:30

Mark Twain - Episódio Mark Twain - Episódio 4

Documentário200152minEstados UnidosLivre


De Ken Burns

"Mark Twain" é um documentário sobre a vida do autor americano, produzido e dirigido por Ken Burns. Burns tentou captar a figura pública e privada do escritor, de seu nascimento humilde até a sua morte, quando já era celebrado como a voz verdadeiramente americana na literatura.

Próximas Exibições:
Qui, 1 out às 17:17h


07:30

Grandes Mitos Gregos - Episódio Apolo - A Sombra e a Luz

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Apolo era um deus errante, que não cresceu no Olimpo. Ele era músico e excelente arqueiro. Delicado e cruel ao mesmo tempo, ele também era muito bonito, mas isso não o impediu de se decepcionar no amor. A serviço do pai, ele criou o primeiro lugar sagrado em Delfos, onde mortais do mundo todo faziam perguntas a Pítia. Mas Apolo também irritou Zeus inúmeras vezes, colocando a si mesmo em perigo, e quase foi parar nas profundezes do Tártaro.

Próximas Exibições:
Qui, 1 out às 17:17h
Qui, 1 out às 17:17h
Qui, 1 out às 17:17h


08:00

Ensaios Contemporâneos - Episódio Dança contemporânea brasileira, uma trajetória

Documentário201852minBrasil16 anos


De Eduardo Hunter Moura

O episódio apresenta uma trajetória histórica e conceitual da dança contemporânea brasileira, desde as reminiscências do ballet clássico e da dança moderna até hoje. São abordados alguns conceitos básicos e características marcantes, como a abertura para diferentes estilos de técnicas corporais, o diálogo constante com a investigação e a reflexão, os diferentes modelos de companhia de dança. Marcos do desenvolvimento da dança contemporânea no Brasil também compõem a narrativa, como o boom da dança carioca nos anos 1990, com o surgimento de companhias de projeção nacional. Vários dos pontos abordados no episódio são inspirados em um artigo fundante sobre a dança brasileira, assinado pela crítica de dança Helena Katz, intitulado “Ten Theses on Brazilian Dance”, de 2000. Além da própria Helena, costuram o episódio diversos teóricos e artistas da dança no Brasil.

Próximas Exibições:
Qui, 1 out às 17:17h
Qui, 1 out às 17:17h


09:00

Geografia da Arte - Episódio Keith Haring + Bahia

Documentário201752minBrasilLivreSP


De Guto Barra, Tatiana Issa

Durante uma breve mas intensa carreira que atravessou os anos 80, Keith Haring passou muito tempo viajando e trabalhando em dezenas de cidades internacionais. Mas foi uma uma pequena praia na Bahia que ele encontrou a mudança de ritmo que tanto precisava. O episódio leva o público a Serra Grande, onde, quase 30 anos atrás, o artista americano procurou refúgio para seu estilo “jet-setter” de celebridade do mundo das artes. Neste vilarejo que não tinha luz ou água encanada na época, ele “desaparecia” do mundo para ficar desenhando na areia da praia e pintando árvores e casas de pescadores. Por meio de outro artista americano que desenvolveu uma relação pessoal com o lugar, Kenny Scharf, mergulhamos em um lado pouco conhecido de Haring. Scharf explica como eles começaram a frequentar a Bahia e fala sobre as motivações do amigo. Junto com o restaurador Alex Neroullas, Scharf recria um mural pintado por Haring no chão de uma cabana na beira da praia. Ao longo do processo, vamos entendendo como o trabalho de Haring foi sendo influenciado por suas constantes visitas ao Brasil e, ao mesmo tempo, como o americano foi deixando uma marca duradoura no local. Entre os temas abordados no episódio estão o desenvolvimento de uma simbologia própria por Haring, uma série de desenhos que desafiava linguagens; a influência de temas infantis que aflorou em seus trabalhos por conta da convivência com crianças locais durante suas temporadas brasileiras; o estilo de trabalho dele, inspirado na performance pública; e o questionamento sobre a restauração de obras que foram criadas para serem temporárias. Scharf analisa o impacto da crise da aids na cena de arte de Nova York no final dos anos 80. " "Durante uma breve mas intensa carreira que atravessou os anos 80, Keith Haring passou muito tempo viajando e trabalhando em dezenas de cidades internacionais. Mas foi uma uma pequena praia na Bahia que ele encontrou a mudança de ritmo que tanto precisava. O episódio leva o público a Serra Grande, onde, quase 30 anos atrás, o artista americano procurou refúgio para seu estilo “jet-setter” de celebridade do mundo das artes. Neste vilarejo que não tinha luz ou água encanada na época, ele “desaparecia” do mundo para ficar desenhando na areia da praia e pintando árvores e casas de pescadores. Por meio de outro artista americano que desenvolveu uma relação pessoal com o lugar, Kenny Scharf, mergulhamos em um lado pouco conhecido de Haring. Scharf explica como eles começaram a frequentar a Bahia e fala sobre as motivações do amigo. Junto com o restaurador Alex Neroullas, Scharf recria um mural pintado por Haring no chão de uma cabana na beira da praia. Ao longo do processo, vamos entendendo como o trabalho de Haring foi sendo influenciado por suas constantes visitas ao Brasil e, ao mesmo tempo, como o americano foi deixando uma marca duradoura no local. Entre os temas abordados no episódio estão o desenvolvimento de uma simbologia própria por Haring, uma série de desenhos que desafiava linguagens; a influência de temas infantis que aflorou em seus trabalhos por conta da convivência com crianças locais durante suas temporadas brasileiras; o estilo de trabalho dele, inspirado na performance pública; e o questionamento sobre a restauração de obras que foram criadas para serem temporárias. Scharf analisa o impacto da crise da aids na cena de arte de Nova York no final dos anos 80.

Próximas Exibições:
Qui, 1 out às 17:17h


10:00

Instantes Cruzados - Episódio Chico - A Invasão dos daguerreotipistas

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Sérgio Bloch Com Milton Guran

Em 1839, a França anunciou para o mundo a invenção da daguerreotipia, primeiro processo fotográfico comercializado. Louis Compte fotografou os primeiros daguerreótipos do Brasil no ano seguinte, com fotos do Rio de Janeiro. Chico da Costa, um dos principais daguerreotipistas na atualidade, é o convidado deste episódio, onde ele debaterá com Milton Guran sobre as transformações visuais da paisagem no país.

Próximas Exibições:
Qui, 1 out às 17:17h
Ter, 17 nov às 21:00h


10:35

Onde Nascem as Ideias - Episódio Sônia

Documentário201943minBrasilLivre


De Carolina Sá

O episódio acompanha a montagem da obra "Maria dos Anjos" da artista plástica mineira Sônia Gomes para sua primeira exposição individual no MAC (Museu de Arte Contemporânea) de Niterói.

Próximas Exibições:
Qui, 1 out às 17:17h
Qui, 1 out às 17:17h


11:30

Matizes do Brasil - Episódio Laura Lima

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Bianca Lenti

Analisar a obra inclassificável, intensa e perturbadora de Laura Lima é o objetivo deste episódio da série Matizes do Brasil, que revisita problemáticas cruciais na trajetória da artista, como as noções de corpo, carnalidade e a utilização de pessoas e animais. Críticos e curadores como Daniela Castro e Jochen Volz explicam como a radicalidade e o rigor estético presentes na obra de Laura fazem dela uma de nossas artistas contemporâneas de maior penetração em circuitos artísticos internacionais. A própria Laura participa da narrativa, revelando como sua faceta filosófica impregnou sua arte de elementos artísticos singulares e de discussões sobre ornamentação, desenho e deslocamento.

Próximas Exibições:
Qui, 1 out às 17:17h
Qui, 1 out às 17:17h


12:00

Juntos - Episódio Saneamento Ecológico

Documentário201926minBrasilLivreSC


De Leticia Marques

A fossa sustentável (BET), também chamada de fossa ecológica e sua implantação via sistema de mutirões envolvendo a comunidade, na zona rural de Extrema, Congonhas do Norte, veio transformar o modo de pensar e agir da localidade. Ao contrário de projetos com soluções ambientais, desenvolvidos e aplicados nos centros urbanos, a ong Contraponto Educação possibilitou sua execução a partir de envolvimento das pessoas da comunidade rural.

Próximas Exibições:
Qui, 1 out às 17:17h


12:30

Entrenós - 2ª Temporada - Episódio Natalia Borges Polesso

Documentário201826minBrasilLivre


De Pablo Polo, Dea Ferraz

Jovem escritora, feminista e lésbica. Natalia Borges Polesso é ganhadora de prêmios importantes, como o Açorianos 2013, com o livro “Recortes para álbum de fotografia sem gente”, e o Jabuti 2016, com o livro “Amora”. Natália faz de sua rotina fonte de inspiração e criação. Uma conversa na parada do ônibus pode virar diálogo no novo livro, uma nova personagem surge numa padaria ou em qualquer lugar da cidade. Acompanhamos Natália e seus passos pela cidade, seu cotidiano em casa, seus processos, suas inquietações, sua criação.

Próximas Exibições:
Qui, 1 out às 17:17h
Seg, 19 out às 19:30h


13:00

Alma Imoral - Episódio Ruptura e Território

Documentário201752minBrasilLivre


De Silvio Tendler

O quarto episódio da série mostra que, para o texto bíblico, a linhagem feminina é que tem o protagonismo na traição. Eva, Sara, Rute e as filhas de Lote rompem com as tradições para perpetuar a espécie. Assim, o filho messiânico nasce não do cumprimento das leis, mas da sua transgressão. Aqui transitamos no campo das rupturas através da arte e da espiritualidade. Natali Cohen, performer anarquista, enfrenta as autoridades para falar dos abusos contra palestinos e diz que prefere morrer a ficar calada. Através da projeção de vídeos gravados nos territórios ocupados, Arkadi Zaides propõe um novo olhar para o diálogo com a população palestina. A cantora Mira Awad cresceu em uma vila palestina onde também havia judeus e diz que só se percebeu palestina quando precisou reafirmar sua identidade ao entrar na universidade. Temos a história de Jake Gabriel. Seus pais queriam que ele fosse rabino, ele sonhava em ser cantor de rock. Nos anos 80, faz o caminho de volta para a tradição. Há alguns anos transgrediu ao doar esperma para que uma amiga lésbica. Professora de canto judaico baseado nos textos sagrados, Shefa Gold sempre foi contestadora. Ela nos conta que, desde a infância, desafiava os tabus da religião. O músico Akiva, criado por pais ateus, só entra em contato com a tradição judaica aos 22 anos, quando a irmã se suicida e o pai decide que é hora do filho ir para Israel. Hoje, toca tambor em sinagogas, rompendo com uma antiga interdição. A trajetória que encerra o episódio é a do Lama Michel Rinpoche. Nascido em uma família judaica, foi reconhecido como reencarnação de um mestre budista tibetano. Lama Michel conta que se sentia culpado por causar sofrimento à sua família, mas que não se encaixava na vida que levava antes de se iniciar no budismo.

Próximas Exibições:
Qui, 1 out às 17:17h


14:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio Cinco Graças

Documentário201852minFrançaLivre


De Amine Mestari

Em uma pequena vila na Turquia, cinco irmãs se rebelam contra suas famílias e a ordem patriarcal sufocante.

Próximas Exibições:
Qui, 1 out às 17:17h


15:00

A História do Cinema: Uma Odisseia - Episódio 1957 a 1964

Documentário201160minInglaterraLivre


De Mark Cousins

O choque da novidade: o cinema moderno na Europa Ocidental

Próximas Exibições:
Qui, 1 out às 17:17h


16:10

A Mão que Afaga

Ficção201119minBrasilLivreSP


De Gabriela Amaral Almeida Com Luciana Paes, Antonio Camargo

No aniversário de 9 anos de seu único filho, uma operadora de telemarketing planeja uma festa que tem poucas chances de dar certo.


16:35

Onde a Terra Acaba

Documentário200174minBrasil10 anosRJ


De Sérgio Machado

"Onde a Terra Acaba" foi dirigido pelo cineasta Sérgio Machado e é fruto de uma pesquisa de mais de 2 anos sobre a vida e a obra de Mário Peixoto.

Próximas Exibições:
Qui, 1 out às 17:17h


18:00

Expresso - Episódio Bráulio Tavares

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Hilton Lacerda, Rodrigo Campos

O músico e escritor Bráulio Tavares flana pela sua Campina Grande de dias ensolarados e aventuras noturnas. Num roteiro afetivo, ele narra a redescoberta de costumes, culturas e tradições. Vai da música, ao cordel; do centro, à periferia;  dos cinemas abandonados à resistência da juventude. Porque, longe da ideia de um lugar poeirento e árido, “a Paraíba é um lugar tão grandioso como a Grécia antiga, cheio de deuses, semideuses, prodígios e fatos maravilhosos”, ele diz.

Próximas Exibições:
Qui, 1 out às 17:17h


18:30

Fé na Batida - Episódio House

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bianca Lenti, Jocelyn Edelstein

Hugo, Danilo e Josh têm a vida marcada pela presença do House. Os três se encontraram dançando esse estilo de dança urbana e têm nele a expressão maior de sua arte. Hugo Oliveira é um dos líderes do Bonde do Jack, coletivo que reúne amantes de House e promove eventos para movimentar a cena no Rio de Janeiro. Josh Antonio é professor de House em diferentes lugares. Danilo D’Alma, além de bailarino, é coreógrafo de danças urbanas. Neste episódio de Fé na Batida, eles nos contam um pouco da história do surgimento do House e como a dança evoluiu até conquistar pistas no mundo inteiro.

Próximas Exibições:
Qui, 1 out às 17:17h


19:00

Rastreando Klaus Barbie

Documentário201752minFrançaLivre


De Christophe Brulé, Vincent Tejero

Como chefe da Gestapo em Lyon, em 1943-44, Klaus Barbie fez com que mais de 7.500 judeus fossem enviados para as câmaras de gás. Ele também é considerado responsável pela tortura ou deportação de 14.000 combatentes da Resistência Francesa, incluindo Jean Moulin, seu líder. Sua fuga excepcionalmente bem organizada para a América Latina foi grandemente facilitada pelas cínicas alianças forjadas durante a Guerra Fria. Recrutado como agente de inteligência dos EUA, Barbie participou - juntamente com ex-nazistas - no tráfico de armas e tortura em nome de ditadores latino-americanos. Barbie estava envolvida na caçada a Che Guevara e colaborou com a inteligência alemã para organizar golpes de Estado financiados pelos chefes de tráfico de drogas. Embora tenha sido localizado na Bolívia por Beate e Serge Klarsfeld em 1971, ele só foi extraditado para a França dez anos depois. No final de seu julgamento realizado em Lyon, Barbie foi condenada em 1987 à prisão perpétua por 17 acusações de crimes contra a humanidade. Ele morreu na prisão logo após seu encarceramento. Graças ao trabalho sem precedentes do historiador alemão Peter Hammerschmidt, este filme usa arquivos históricos para lançar uma nova luz sobre a história secreta de Klaus Barbie. O filme dá uma atenção especial às escandalosas proteções que os serviços secretos alemães e americanos lhe proporcionaram.


20:00

Alegorias do Brasil - Episódio Cordialidade

Documentário201826minBrasilLivre


De Murilo Salles

Sérgio Buarque de Holanda, nos anos 1930, cunhou o conceito de cordialidade, no qual os brasileiros construíram suas redes de relação, inclusive com o poder, baseando-se no coração, que ama e odeia, que gosta e desgosta. Relações baseadas numa extrema pessoalidade. Isso teria impedido a formação do âmbito republicano da política, por um lado, mas mantido também uma humanidade que resiste ao processo tecnocrata da era moderna.


20:35

Palavras Permanecem - Episódio Vida Lazer

Documentário201826minBrasilLivre


De Renata Druck

Gabriel Mascaro e Marcelo Gomes abordam o ofício da direção cinematográfica em seus diferentes gêneros e formatos, abrindo também um baú de memórias afetivas que os une em suas trajetórias: assistem a trechos de seus filmes, comentando-os e discutindo seus desafios criativos, esgotamento e renovação.


21:10

Jack Kerouac: O Rei dos Beats

Documentário200652minEstados UnidosLivre


De John Antonelli

Essa é a biografia premiada do rei da Geração Beat. A escrita de Jack Kerouac, incluindo seu extraordinário romance "Na Estrada", levaram a literatura americana a novos níveis de criatividade, e no processo inspiraram mudanças culturais e sociais sem precedentes. Desde sua infância católica, atravessando seu desenvolvimento como um dos mais importantes autores americanos, até seu falecimento autodestrutivo aos 49 anos, Jack Kerouac - King of the Beats é ao mesmo tempo uma detalhada biografia e um comovente drama.

Próximas Exibições:
Qui, 1 out às 17:17h


22:15

Pessoas - Contar para Viver

Documentário202090minBrasil10 anosSP


De Marcelo Machado, Tatiana Toffoli, Viviane Ferreira, Marco Del Fiol, Pedro Cezer

E se existisse um museu que ao invés de abrigar objetos materiais pudesse abrigar histórias de vida de pessoas, qualquer pessoa, muitas pessoas? Pois ele existe. Cinco documentaristas são convidados a adentrar o acervo do Museu da Pessoa composto por mais de 18 mil histórias de vida e a propor releituras e recortes autorais. Os cinco documentaristas - Marcelo Machado, Marco Del Fiol, Pedro Cezar, Tatiana Tofolli e Viviane Ferreira - e a fundadora do Museu, Karen Worcman, contam suas próprias histórias de vida ao longo do documentário. O filme e´ uma viagem afetiva pela vida de brasileiros e brasileiras como a história de Sinair, garimpeiro desde os 11 anos, Amir Klink, atleta que cruzou o Atlântico numa canoa, Tula Pilar, empregada doméstica que se tornou poeta, Kaka´ Wera´, que se descobriu indígena quando entrou na escola e tantas outras. Um passeio pelos conflitos da história brasileira recente a partir das memórias dos seus habitantes. Viver para contar e contar para viver.