Neste plano de aula, preparamos propostas para a utilização do episódio “Coração da Serrinha”, presente na segunda temporada da série “Visceral Brasil”. O episódio foi escrito e dirigido por Márcia Paraíso e tem como tema principal o jongo, um ritmo musical de origem africana que faz parte do patrimônio cultural brasileiro.
O episódio traz jongueiras como a Tia Maria do jongo, Luiza Marmello, Lazir Sinval e Deli Monteiro, que são algumas das mentes por trás da Casa do Jongo, no Morro da Serrinha em Madureira, Rio de Janeiro.
O curta ajuda no processo necessário de valorização da cultura brasileira, principalmente aquela com grande influência africana. É possível trabalhar esse episódio com estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio dentro da área da e Linguagens e suas Tecnologias (principalmente na disciplina de Arte) e de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (principalmente na disciplina de História).
Em Arte, o documentário pode ser trabalhado para auxiliar a compreender e promover debates sobre:
- A história da música brasileira;
- A influência do jongo no Samba;
- Necessidade de valorização desse patrimônio;
- Outros ritmos com origem africana;
- Simbologias do jongo.
Na disciplina de História:
- A influência da chegada dos escravizados negros a cultura brasileira;
- História de algumas etnias africanas diferentes em culturas e ideias que chegaram ao Brasil (desmistificar a ideia de “povo único africano”);
- Elementos históricos do jongo (escolha da Serrinha, tradição oral, “dogmatismo” nas rodas de jongo);
Sugerimos que, antes de passar o episódio para seus alunos, seja feita uma dinâmica para levantar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre os ritmos de origem africanas que eles conhecem. Partindo desse levantamento, você pode elaborar atividades que exercitem questionamentos e ascendam discussões considerando heranças da cultura africana, bem como as tentativas de apagamento da cultura e história negras.
Caso esteja em uma região próxima a Casa do Jongo, sugerimos que busque levar os estudantes até lá para que eles ouçam as histórias e conheçam o lugar com a ajuda de jongueiros.
Na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, as competências e habilidades que podem ser favorecidas são:
Linguagens e suas tecnologias:
No Ensino Fundamental II
Arte
(EF69AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
(EF69AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
(EF69AR18) Reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.
(EF69AR19) Identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.
(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
(EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
No Ensino Médio
2. Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza.
(EM13LGG201) Utilizar as diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais) em diferentes contextos, valorizando-as como fenômeno social, cultural, histórico, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.
6. Apreciar esteticamente as mais diversas produções artísticas e culturais, considerando suas características locais, regionais e globais, e mobilizar seus conhecimentos sobre as linguagens artísticas para dar significado e (re)construir produções autorais individuais e coletivas, exercendo protagonismo de maneira crítica e criativa, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.
(EM13LGG601) Apropriar-se do patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações artísticas na sociedade, desenvolvendo visão crítica e histórica.
(EM13LGG604) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política e econômica e identificar o processo de construção histórica dessas práticas.
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas:
No Ensino Fundamental II
História
(EF07HI03) Identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus, com destaque para as formas de organização social e o desenvolvimento de saberes e técnicas.
(EF08HI20) Identificar e relacionar aspectos das estruturas sociais da atualidade com os legados da escravidão no Brasil e discutir a importância de ações afirmativas.
(EF09HI04) Discutir a importância da participação da população negra na formação econômica, política e social do Brasil.
No Ensino Médio
1. Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.
(EM13CHS104) Analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.
2. Analisar a formação de territórios e fronteiras em diferentes tempos e espaços, mediante a compreensão das relações de poder que determinam as territorialidades e o papel geopolítico dos Estados-nações.
(EM13CHS201) Analisar e caracterizar as dinâmicas das populações, das mercadorias e do capital nos diversos continentes, com destaque para a mobilidade e a fixação de pessoas, grupos humanos e povos, em função de eventos naturais, políticos, econômicos, sociais, religiosos e culturais, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a esses processos e às possíveis relações entre eles.
(EM13CHS204) Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de territórios, territorialidades e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes (como grupos sociais e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos internacionais) e considerando os conflitos populacionais (internos e externos), a diversidade étnico-cultural e as características socioeconômicas, políticas e tecnológicas.