Plano de Aula

O DIA QUE DUROU 21 ANOS - PRIMEIRO FESTIVAL DE HISTÓRIA POLÍTICA DO TAMANDUÁ EDU

O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio 2
06/08/2021
Ensino Médio
Ciências Humanas, Geografia, História, Sociologia
yambanis



Caro professor, estamos diante de um documentário com inúmeras possibilidades didáticas. Sugerimos que, antes da exibição do filme, alguns temas já tenham sido tratados, subsidiando a compreensão aprofundada da temática central do objeto cinematográfico - a implantação da Ditadura Militar Brasileira de 1964:
- O posicionamento norte-americano nas duas Grandes Guerras Mundiais;
- A expansão capitalista norte-americana pós Primeira Guerra Mundial;
- A Política da Boa Vizinhança;
- O contexto da Guerra Fria e a polarização ideológica;
-A Aliança para o Progresso.
Dessa forma, acreditamos que os estudantes poderão compreender de maneira mais significativa as abordagens privilegiadas no filme.
Como estratégia didática, sugerimos que você forme grupos de estudo, atribuindo a cada um deles um segmento do filme, conforme disponibilidade no nosso site. A orientação é que todos os grupos além de assistirem ao filme na íntegra, também explorem e aprofundem o segmento que lhes couber. Ao atribuir aos grupos uma parte do filme como foco de estudo, disponibilize o roteiro que virá explicitado a seguir, de forma não só a orientar o olhar dos alunos para seus aspectos relevantes, como também a orientá-los na elaboração de uma apresentação, que pode ser em PPT ou outro meio que possa ser compartilhado com os colegas. A tradicional forma de seminário estará visualmente sustentada por imagens, documentos, excertos e explicações, proporcionando a compreensão do filme por meio do exercício das explanações orais desenvolvidas pelos componentes dos grupos.
Esclareça aos alunos que as questões não têm por objetivo levá-los a produzir respostas formais, mas ajudá-los a focar em aspectos relevantes do filme e elaborar registros para que sejam discutidos em grupo e, posteriormente, socializados com a classe.
ROTEIRO ORIENTADOR
SEGMENTO 1:
- Quais os interesses norte-americanos no Golpe Militar de 64?
-Em que medida o Presidente João Goulart representava uma ameaça aos interesses norte-americanos e das elites brasileiras?
-Qual o papel do Embaixador Lincoln Gordon na articulação do gole militar?
-Como se pode interpretar o mito da convergência brasileira à esquerda? Em quais circunstancias isso ocorre na História do Brasil?
-Que reformas propunha João Goulart? Como ele se posicionou diante das pressões norte-americanas?
-De que forma a experiência cubana influenciou o que ocorreu no Brasil em 64?
-Qual o papel do poder econômico na difusão do Golpe Militar?
SEGMENTO 2:
- O que se entende por reformas de base propostas por João Goulart?
-Qual o impacto do comício na Central do Brasil? Qual o seu significado político?
-Como a imprensa retratava as controvérsias entre os que apoiavam João Goulart e os que apoiavam os setores conservadores?
-Em que medida estar contra os interesses capitalistas americanos era ser adepto ao comunismo no Brasil dos anos 60?
-Qual o significado da reforma agrária no contexto social brasileiro da época e da atualidade?
-O que foi a Marcha pela Família com Deus pela Liberdade? Qual seu papel no contexto do Golpe Militar?
- Qual o papel do apoio bélico norte-americano ao Golpe de 64?
-Qual a compreensão de liberdade explicitada pelos EUA?
-SEGMENTO 3:
- Qual o papel do Congresso Brasileiro na instituição do Golpe Militar?
-Em que medida as instituições democráticas foram utilizadas para dar ares de legalidade ao golpe?
-Na década de 1964, era explícita para a maioria da população brasileira a vinculação dos EUA ao golpe militar?
- Qual a relação entre a implantação do golpe militar e a repressão e cassação de mandatos políticos?
- Qual o papel dos Atos Institucionais na manutenção da Ditadura Militar?
- Que medidas explicitam o endurecimento do regime pela chamada “linha dura” do exército?
-O que foi o Ato Institucional AI5 e seu impacto político?
Após a exibição do filme, estudos em grupo e socialização em forma de seminário proponha um debate a partir da seguinte questão:
Após a experiência de O DIA QUE DUROU 21 ANOS, podemos considerar que a democracia brasileira se encontra ameaçada novamente? O que é necessário para fortalecê-la?
A partir desse processo de estudo e debate, as seguintes competências e habilidades da BNCC poderão ser contempladas:
1- Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.
(EM13CHS103) Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).
5- Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos.
(EM13CHS502) Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.
(EM13CHS503) Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.
6- Participar do debate público de forma crítica, respeitando diferentes posições e fazendo escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
(EM13CHS602) Identificar e caracterizar a presença do paternalismo, do autoritarismo e do populismo na política, na sociedade e nas culturas brasileira e latino-americana, em períodos ditatoriais e democráticos, relacionando-os com as formas de organização e de articulação das sociedades em defesa da autonomia, da liberdade, do diálogo e da promoção da democracia, da cidadania e dos direitos humanos na sociedade atual.
(EM13CHS603) Analisar a formação de diferentes países, povos e nações e de suas experiências políticas e de exercício da cidadania, aplicando conceitos políticos básicos (Estado, poder, formas, sistemas e regimes de governo, soberania etc.).
(EM13CHS604) Discutir o papel dos organismos internacionais no contexto mundial, com vistas à elaboração de uma visão crítica sobre seus limites e suas formas de atuação nos países, considerando os aspectos positivos e negativos dessa atuação para as populações locais.
(EM13CHS606) Analisar as características socioeconômicas da sociedade brasileira – com base na análise de documentos (dados, tabelas, mapas etc.) de diferentes fontes – e propor medidas para enfrentar os problemas identificados e construir uma sociedade mais próspera, justa e inclusiva, que valorize o protagonismo de seus cidadãos e promova o autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e a empatia.

EM13CHS606 - Analisar as características socioeconômicas da sociedade brasileira - com base na análise de documentos (dados, tabelas, mapas etc.) de diferentes fontes - e propor medidas para enfrentar os problemas identificados e construir uma sociedade mais próspera, justa e inclusiva, que valorize o protagonismo de seus cidadãos e promova o autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e a empatia.
EM13CHS103 - Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).
EM13CHS502 - Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.
EM13CHS503 - Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.
EM13CHS602 - Identificar e caracterizar a presença do paternalismo, do autoritarismo e do populismo na política, na sociedade e nas culturas brasileira e latino-americana, em períodos ditatoriais e democráticos, relacionando-os com as formas de organização e de articulação das sociedades em defesa da autonomia, da liberdade, do diálogo e da promoção da democracia, da cidadania e dos direitos humanos na sociedade atual.
EM13CHS603 - Analisar a formação de diferentes países, povos e nações e de suas experiências políticas e de exercício da cidadania, aplicando conceitos políticos básicos (Estado, poder, formas, sistemas e regimes de governo, soberania etc.).
EM13CHS604 - Discutir o papel dos organismos internacionais no contexto mundial, com vistas à elaboração de uma visão crítica sobre seus limites e suas formas de atuação nos países, considerando os aspectos positivos e negativos dessa atuação para as populações locais.
EM13CHS605 - Analisar os princípios da declaração dos Direitos Humanos, recorrendo às noções de justiça, igualdade e fraternidade, identificar os progressos e entraves à concretização desses direitos nas diversas sociedades contemporâneas e promover ações concretas diante da desigualdade e das violações desses direitos em diferentes espaços de vivência, respeitando a identidade de cada grupo e de cada indivíduo.

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