Plano de Aula

ENEM. PRATICANDO SOBRE: REDAÇÃO E LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS.

Dois Mundos
07/07/2015
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Finais, Formação de Educadores, Ensino Técnico, Educação de Jovens e Adultos, Formaçao ProJovem MDS, Ensino Superior
Educação Física, Biologia, Língua Portuguesa
Filipe Macedo
Acesse a ficha do filme



Nascer com alguma necessidade especial no mundo que vivemos hoje é mais que um desafio, se torna um dilema! Claro que precisamos reconhecer os avanços que conquistamos com o tempo, porém, muito ainda existe para ser feito e coisas novas estão por vir, Dois mundos é um curta que nos abre os olhos e os ouvidos sobre essa temática.



Para esse plano de aula, o intuito é de contribuir com os estudos para o ENEM, trazemos um exemplo, por meio da comparação do curta "Dois mundos" e a reflexão da campanha "Quem não ouve, mas se emociona" que retrata a questão dos surdos e deficientes auditivos no Brasil.





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 Levantar parâmetros para um texto dissertativo-argumentativo



 Conscientizar os alunos sobre a questão da inclusão social de pessoas deficientes



 Aprimorar a escrita.




Etapa 1: (20 minutos)


Exibição do curta "Dois mundos"



Etapa 2: (30 minutos)



A partir do curta exibido o professor poderá contextualizar os alunos sobre a campanha "Legenda para quem não ouve, mas se emociona" por meio dos anexos disponíveis nesse documento.


É importante que eles façam uma discussão sobre o tema, levantem possibilidades de melhorias para a situação de uma pessoa surda no Brasil, pesquisem sobre os direitos dos deficientes e principalmente, refletir sobre a inclusão social dentro dos ambientes educacionais.




Etapa 3:



Posterior à discussão, serão levantadas as pesquisas trazidas pelos alunos e o professor poderá propor um fechamento sobre o assunto na etapa a seguir, contudo, é importante explicar para os alunos sobre os diferentes formatos de gêneros textuais, focando-se no formato dissertativo. Os alunos geralmente trazem muitas dúvidas sobre esse gênero, para isso disponibilizamos no final deste documento, dicas práticas para facilitar a explanação.




Etapa 4: (50 minutos)



Sugiro que o professor prepare um instrumental de produção para os estudantes, contendo:


- Um breve texto sobre a campanha "Legenda para quem não ouve, mas se emociona" (esse texto pode ser extraído da web site da campanha).


- A sinopse do curta "Dois mundos" (disponível no site Curta na Escola).


- Uma questão para trabalhar na produção do texto dissertativo argumentativo sobre a situação dos deficientes no Brasil. (Abaixo segue uma sugestão, mas o professor está livre para modificá-la de acordo com o debate dos alunos em sala de aula).


"Quais são os reflexos da atual situação dos deficientes no Brasil, de acordo com o contexto social?"


O instrumental será entregue aos alunos no inicio desse encontro para que haja tempo suficiente de pensar e expor suas ideias.



Avaliação:



Análise dos textos produzidos pelos alunos.


Observação: é importante que após a correção o professor dê um feedback a cada participante da atividade, no intuito de potencializar a produção, instigá-lo a melhorar e se mostrar disponível para ajudá-lo em quaisquer dúvidas que possam ocorrer.


Com os erros expostos, o aluno poderá em casa, refazer o seu texto para um próximo feedback. É importante para um bom desenvolvimento o treino constante desse texto.






Para saber mais:




Site Oficial da Campanha "Legenda para quem não escuta, mas se emociona"




Vídeos sobre a campanha




Dissertação Argumentativa

Referências bibliográficas:




CEREJA, William Roberto - "Todos os textos" 3. Ed. - São Paulo: Atual, 2007.




RAU, Maria Cristina Trois Dorneles - "A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica" 2. Ed. Curitiba, Editora Ibpex, 2011.


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