Plano de Aula

CINEMA,RÁDIO, CARNAVAL E HISTÓRIA COM CARMEN MIRANDA

Carmen Miranda
09/02/2009
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Finais
História, Sociologia
Eliane Candida Pereira
Acesse a ficha do filme



Conhecer a história da "Pequena Notável",
Carmen Miranda, pode desencadear a busca de informações pelos alunos sobre o contexto social em que ocorreu sua ascensão.


Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!
Criar Teste


Pesquisar o contexto político-sócio-cultural do cenário de ascensão de Carmen Miranda, analisando sua importância/ influência para o Brasil.
Realizar pesquisas sobre a História nacional colaborativamente.

Faça um levantamento do que os alunos já sabem sobre Carmen Miranda.
Antecipe aos alunos que Carmen Miranda teve uma influência na cultura nacional e na projeção do Brasil no cenário internacional.
Apresente o filme Carmen Miranda aos alunos.
Discuta com a turma qual a importância de Carmen Miranda para o Brasil, a partir das informações do filme.
Divida os alunos em grupos e peça que cada um deles escolha um dos temas para aprofundamento:
O que mudou no Rádio a partir de Carmen Miranda?
Qual a participação de Carmen Miranda no cinema nacional?
Quais as influências de Carmen Miranda na moda?
Quais relações são possíveis estabelecer entre a projeção de Carmen Miranda em Hollywood e os interesses do governo Getúlio Vargas?
Proponha que os alunos organizem um programa de rádio abordando as pesquisas realizadas. Para gravar basta usar um computador com entrada para microfone. Depois oriente aos alunos a publicação dos arquivos em um podcast ou arquivo de áudio em um blog criado para a turma.


Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)