Plano de Aula

SISTEMAS: O QUE SÃO? PORQUE EXISTEM? PARA QUE SERVEM?

Veneta
29/01/2011
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais
Filosofia, Sociologia
João Luíz de Almeida Machado
Acesse a ficha do filme



Já te disseram que você é parte de sistemas? Ou ainda que seu próprio organismo é um complexo de sistemas que se completam e se auxiliam? Certamente já ouviu que tudo é culpa do sistema... E o que esta palavra quer dizer? O que são os sistemas, sejam eles quais forem e quantos forem? De onde surgiu a necessidade e o ímpeto humano para sistematizar tudo o que vê? E até que ponto o sistema ou os sistemas são realmente úteis ou quando deixam de ser? Você percebe o(s) sistema(s) ao seu redor, na sua vida, no cotidiano, no trabalho?


Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!
Criar Teste


Levantar questões cruciais como: O que são sistemas? Existe um sistema maior que orienta todas as nossas ações? Nós percebemos isso, ou seja, é parte consciente de nossas ações e existências? Isso está sendo positivo para nossas vidas? Até que ponto cerceia nossas liberdades e direciona nossas realizações?

Apresentar o curta-metragem de animação sem maiores comentários. Pedir aos alunos, após esta apresentação, que escrevam um breve texto (no máximo 5 linhas) sobre a compreensão que tiveram ao assistirem o filme. Recolher esta produção e redistribuir juntamente ao grupo, de forma aleatória, para que alunos diferentes leiam o que foi escrito por seus colegas. Orientar os alunos, a partir destas leituras, para a compreensão dos processos, métodos e ações uniformizadas, além da divisão social evidenciada. Com base nestas colocações buscar associar o que foi visto a ideia de sistema. Apresentar exemplos de sistemas e pedir que pesquisem na web, jornais, revistas, entrevistas (diferentes grupos com tarefas diversas). A partir da coleta de dados promover nova interação e troca de ideias para afinar o conceito.

Liberdade é um dos maiores sonhos perseguidos pela humanidade. Ainda assim, por medo, insegurança, necessidade ou quaisquer outros motivos, abrimos mão da autonomia plena e nos adaptamos, adequamos ou escolhemos viver dentro dos sistemas... É possível se libertar de fato? Ou seremos sempre dependentes, cativos e submissos a sistemas que mal percebemos? Para onde ir, em que direção caminhar, cadê a liberdade? É só uma miragem no horizonte? É só um sonho?

Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (1)