Plano de Aula

A RELIGIÃO NO CONTIDIANO

Tzubra Tzuma
23/03/2015
Ensino Médio
Filosofia, Sociologia
Joao Worcman
Acesse a ficha do filme



A diversidade das culturas no mundo é representada por diversos elementos do comportamento das pessoas. Se cada povo tem um modo de se relacionar com a sociedade e com a natureza, podemos afirmar também que as religiões e crenças definem o modo em que as relações se estabelecem. E assim, a história da humanidade vai sendo construída a parte da relação do homem com a natureza, com as pessoas e com suas crenças.



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 Compreender a diversidade presente no mundo e nas relações humanas


 Entender a influência das crenças na maneira como interpretamos o mundo e nele intervimos


 Identificar as influências religiosas na relação das pessoas com o mundo, com a natureza e com o humano.



1º momento




Exiba o filme para a turma. Ao terminar proponha as seguintes questões? (são sugestões e podem ser alteradas de acordo com a intenção do professor, reação dos estudantes e o desenvolvimento da atividade)


- Do que se trata o curta?


- Quais reflexões o curta provoca?


- O que mais chamou a atenção na apresentação do curta?


- Qual a mensagem que o curta quer passar?



2º momento



Exponha para os alunos o contexto histórico em que Jean-Jaques Rousseau viveu e seus conceitos filosóficos. Proponha aos alunos que se dividam em grupos e que discutam entre si a partir da frase de Jean-Jacques Rousseau: "O homem nasce bom, a sociedade os corrompe".



Questões sugeridas para estimular a discussão:


1. O que é ser bom?


2. O faz fazer o bem?


3. Por que as pessoas tem que respeitar as outras?


4. Quando uma pessoa pode ser considerada uma "boa pessoa"?


5. Quando uma pessoa pode ser considerada má?



Modere a discussão sempre trazendo os aspectos da obra de Rousseau. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões. Procure destacar nos relatos a frequência com a qual eles destacam argumentos que tenham relação com fundamentos religiosos. O objetivo é demonstrar que, ainda que não sejam adeptos a alguma religião/crença ou não pratiquem, o quanto nossos valores estão relacionados a conceitos que trazemos das religiões mais comuns.




3º momento



A partir da discussão, os alunos deverão produzir um texto argumentativo sobre a influência da região no cotidiano.




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