8 Episódios | Duração média dos eps. 26 min.

Quais as imagens mais emblemáticas da história da fotografia no Brasil? Para responder esta pergunta, a série de televisão Instantes Cruzados vai apresentar fotos paradigmáticas que compõem um interessante acervo sobre a história desta arte no país e propor sua releitura pelo olhar de fotógrafos contemporâneos. Em tempos em que as imagens são reproduzidas milhares de vezes por olhares cruzados nas redes sociais, esta série documental para a televisão se propõe a redescobrir a magia que a arte da fotografia traz em si, desde a sua origem, resgatando, para tanto, as técnicas mais rudimentares. A cada episódio, Milton Guran, apresentador da série, convidará um fotógrafo consagrado fazer uma imersão na história da fotografia do Brasil. Partindo de uma imagem célebre eles irão revelar mais sobre a obra do autor original da imagem, o contexto de produção da foto escolhida em relação à obra de outros artistas e analisar a produção do período. Além disso, os fotógrafos convidados terão que enfrentar um desafio: reproduzir a foto ícone do episódio segundo critérios de técnica e abordagem determinados pela produção do programa. Para tanto, os convidados terão que mergulhar nos segredos da velha arte fotográfica, redescobrir a importância de uma paisagem, recuperar máquinas abandonadas, reviver a história e o drama dos personagens originais e outras peripécias. Entre erros e acertos, a única certeza é que o resultado final será surpreendente. A cada episódio, passado e presente se conectam em uma nova foto, produzida especialmente para o programa.

Compartilhar
Trecho disponível
Cipó - Os limites de uma câmera
Um dos pioneiros da fotorreportagem na imprensa brasileira foi Zé Medeiros, que apresentou diferentes enquadramentos,ângulos inusitados e closes pouco usuais na época e revolucionou a estética da fotografia no Brasil.
Próxima Exibição:
Quarta-feira, 20/06/2018 às 17:30 [daqui a 7 hora(s)]
Trecho disponível
Chico - A Invasão dos daguerreotipistas
Em 1839, a França anunciou para o mundo a invenção da daguerreotipia, primeiro processo fotográfico comercializado. Louis Compte fotografou os primeiros daguerreótipos do Brasil com fotos do Rio de Janeiro.
Próxima Exibição:
Terça-feira, 26/06/2018 às 23:30 [daqui a 7 dias]
Trecho disponível
Baltar - O cronista Malta
O primeiro fotógrafo oficial da Prefeitura do Rio de Janeiro foi Augusto Malta, que registrou a vida e a paisagem em transformação da cidade em mais de 20 mil fotos.
Próxima Exibição:
Terça-feira, 3/07/2018 às 23:30 [daqui a 14 dias]
Trecho disponível
Helenbar - A fotografia e a realidade
No final do século XIX, surgiu a fotomontagem, um método artístico que abriu caminho para uma nova forma de pensar juntando imagens, ideias, misturando contrastes e criando significados.
Próxima Exibição:
Terça-feira, 10/07/2018 às 23:30 [daqui a 21 dias]
Trecho disponível
Ripper - Retratos da Escravidão
Com
Christiano Jr. foi um importante fotógrafo do Brasil no século XIX, que produziu no país a maior coleção de fotografias de escravos tiradas em estúdio.
Próxima Exibição:
Terça-feira, 17/07/2018 às 23:30 [daqui a 28 dias]
Trecho disponível
Mão na Lata - Abrindo o panorama - Um novo Rio de Janeiro
Marc Ferrez, importante fotógrafo brasileiro do século XIX, é conhecido por suas fotografias panorâmicas de paisagens do Rio de Janeiro e arredores.
Próxima Exibição:
Terça-feira, 24/07/2018 às 23:30 [daqui a 35 dias]
Trecho disponível
Ana Carolina - A Fotografia e a Revolução de Costumes
Com o manuseio cada vez mais fácil das câmeras fotográficas, muitos repórteres começaram a fotografar para a mídia impressa. Um movimento de mudança profissional ocorre no mercado brasileiro.
Próxima Exibição:
Terça-feira, 31/07/2018 às 23:30 [daqui a 42 dias]
Trecho disponível
Foletto - A força do Fotojornalismo
Neste episódio, Milton Guran vai falar sobre a força do fotojornalismo no Brasil e o impacto que ele traz para a sociedade, através do trabalho de Evandro Teixeira.