5 Episódios | Duração média dos eps. 26 min.

Lutas.doc é uma série de documentários, com reflexões profundas sobre a violência, seus contextos e formas de representação na história do Brasil. A série combina densidade de reflexão com uma linguagem dinâmica e acessível. Grandes pensadores brasileiros, doutores em filosofia, psicologia, economia, história e sociologia, como Eduardo Gianneti, Olgária Mattos, Laura de Mello e Souza e Contardo Calligaris, ao lado de grandes protagonistas políticos, como Lula, Fernando Henrique Cardoso, Marina Silva e Soninha, e livres-pensadores egressos dos movimentos sociais, como Ferrez, Júnior do AfroReggae, João Pedro Stédile e Esmeralda Ortiz, analisam a realidade brasileira em pé de igualdade. A história do país é revista, com um olhar crítico e ousado. Com um ritmo dinâmico e trechos de animação, os episódios procuram levar audiências intelectualizadas e jovens sem grande formação intelectual, do mesmo modo, à reflexão. A série tem codireção de Luiz Bolognesi e Daniel Sampaio.

Compartilhar
Trecho disponível
Guerra Nossa de Cada Dia | 1
O episódio mostra o fio condutor da série: há lutas em nosso território desde antes da chegada de Cabral em 1500. Começamos com entrevistas - como a de Luís Mir, autor de Guerra Civil: Estado e Trauma .
Trecho disponível
Recursos Humanos | 1
Os rebeldes são aqueles que se revoltam contra a ordem. A rebeldia se manifesta de duas maneiras: confronto físico ou na sublimação artística. Ambos têm efeitos iguais: o choque, o conflito e a gênese transformadora.
Trecho disponível
Fábrica de Verdades | 1
A história do ajuste no Brasil: o lado B da independência e da proclamação da República, o apoio à ditadura militar, o fenômeno da telenovela, etc. Mecanismos e protagonistas da violência que compactuaram com ela.
Trecho disponível
Heroína sem Estátua | 1
Vamos refletir sobre os mecanismos que produziram a escravidão indígena e negra, e sobre os modernos estratagemas econômicos que mantém dezenas de milhões de brasileiros como reserva de mão de obra barata.
Trecho disponível
O Que Vem por Aí | 1
Voltamos ao pressuposto lançado por Luís Mir no episódio inicial: a guerra civil do Brasil hoje. Veremos como isso reflete sobre o futuro. Especificamente, a questão principal será: como vai ser o Brasil no ano de 2100?