13 Episódios | Duração média dos eps. 26 min.

A série conta a história do nascimento, crescimento e amadurecimento de um país e sua sociedade por meio de sua expressão cultural máxima: a música popular.

Compartilhar
Trecho disponível
Ó Abre Alas
As marchinhas reinavam absolutas no início do século XX. Mas depois de muitos carnavais, o samba mandou avisar que já estava pronto para entrar na festa.
Trecho disponível
O abecedário do samba-canção
O abecedário do samba-canção: em ordem alfabética e cronológica, Ary Barroso, Assis Valente, Bororó e Dorival Caymmi.
Trecho disponível
Entre a província e a capital
Com o otimismo do pós-guerra no horizonte, a música reflete e as potencialidades e as contradições de um país que se transforma em ritmo industrial
Trecho disponível
A Batida Diferente
A batida diferente do violão de João Gilberto abre caminho para o fenômeno da bossa nova com o maestro soberano Tom Jobim e o poeta Vinicius de Moraes, que modernizaram e sofisticaram a mpb.
Trecho disponível
Cantando a esperança
Com o golpe militar de 1964, apesar da progressiva repressão das liberdades, a vida seguia no ritmo festivo de Jorge Benjor e de Adoniram Barbosa.
Trecho disponível
O Caldeirão Musical
Entre a placidez da bossa-nova e a pulsação do afro-samba, o ritmo fervente do caldeirão musical refletia o estado o país em ebulição entre 1967 e 1970, numa das fases mais criativas da mpb.
Trecho disponível
Nada será como antes
Entre 1971 e 1972, Chico Buarque, Roberto e Erasmo Carlos, Toquinho e Vinicius, Milton Nascimento e Tom Jobim produzem seus melhores frutos e o Brasil vê nascer o talento de Luiz Melodia.
Trecho disponível
Ritmo Acelerado
O reconhecimento tardio de Nelson Cavaquinho coincide com o ritmo acelerado da explosão de Raul Seixas e do Maracatu atômico de Jorge Mautner.
Trecho disponível
Explosão de luz e cores
Na segunda metade dos anos 1970, a oposição à ditadura tomava novas formas. Uma explosão de luz e cores mostrava que era possível ser feliz, apesar de tudo, nos embalos do Frenetic Dancing Days.
Trecho disponível
Dúvidas sobre o amanhã
A explosão do talento de Gonzaguinha e o grito de João Bosco e Aldir Blanc pela anistia. O pop rock de Rita Lee encanta o Brasil. E outras canções que alegraram nossas vidas.

Páginas: 1 2