5 Episódios | Duração média dos eps. 52 min.

A série é um trabalho de recuperação historiográfica do papel que desempenhou o Quilombo dos Palmares durante o período colonial brasileiro. Instalado na Serra da Barriga, entre Alagoas e Pernambuco, o quilombo foi, entre aqueles que surgiram no início do século XVI, o mais combatido (cerca de 45 expedições punitivas para desalojá-lo). Também aquele que mais durou, cerca de 100 anos, tornando-se grave questão de estado para o império português. Palmares tem importância simbólica para a comunidade afrobrasileira, que o tem como referência permanente de sua luta contra o racismo e a desigualdade social.

Compartilhar
Trecho disponível
A guerra do açúcar
Sem escravos não existe açúcar. Essa máxima do século XVII ilustra a íntima conexão desses dois comércios. Pelo açúcar manchado com sangue escravo, Portugal e Holanda travaram uma guerra ao redor do mundo.
Trecho disponível
Morte e destruição
Golpeado pelas derrotas, Ganga Zumba, o chefe de Palmares se reconhece vassalo de Portugal e vai desfrutar da liberdade com alguns seguidores em Cucaú. Zumbi rompe com Ganaga Zumba e permanece em Palmares.
Trecho disponível
Palmares eterno
Palmares é atacado pela maior força militar que o mundo colonial já vira. Depois de 22 dias de resistência cai a Cerca Real de Macaco.