5 Episódios | Duração média dos eps. 52 min.

A série é um trabalho de recuperação historiográfica do papel que desempenhou o Quilombo dos Palmares durante o período colonial brasileiro. Instalado na Serra da Barriga, entre Alagoas e Pernambuco, o quilombo foi, entre aqueles que surgiram no início do século XVI, o mais combatido (cerca de 45 expedições punitivas para desalojá-lo). Também aquele que mais durou, cerca de 100 anos, tornando-se grave questão de estado para o império português. Palmares tem importância simbólica para a comunidade afrobrasileira, que o tem como referência permanente de sua luta contra o racismo e a desigualdade social.

Compartilhar
Trecho disponível
Terra de liberdade
No início do século XVII, escravos fugidos da Capitania de Pernambuco se refugiam na Serra da Barriga, numa região de muitas palmeiras. Serão conhecidos como os Negros do Palmar.
Próxima Exibição:
Sexta-feira, 25/10/2019 às 20:00 [daqui a 8 dias]
Trecho disponível
A Conexão Africana
Depois de derrotados militarmente, chefes africanos se transformam em fornecedores de escravos. O continente africano se divide, se destrói. Mas a resistência nunca deixou de existir.
Próxima Exibição:
Sexta-feira, 1/11/2019 às 20:00 [daqui a 15 dias]
Trecho disponível
A guerra do açúcar
Sem escravos não existe açúcar. Essa máxima do século XVII ilustra a íntima conexão desses dois comércios. Pelo açúcar manchado com sangue escravo, Portugal e Holanda travaram uma guerra ao redor do mundo.
Próxima Exibição:
Sexta-feira, 8/11/2019 às 20:00 [daqui a 22 dias]
Trecho disponível
Morte e destruição
Golpeado pelas derrotas, Ganga Zumba, o chefe de Palmares se reconhece vassalo de Portugal e vai desfrutar da liberdade com alguns seguidores em Cucaú. Zumbi rompe com Ganaga Zumba e permanece em Palmares.
Próxima Exibição:
Sexta-feira, 15/11/2019 às 20:00 [daqui a 29 dias]
Trecho disponível
Palmares eterno
Palmares é atacado pela maior força militar que o mundo colonial já vira. Depois de 22 dias de resistência cai a Cerca Real de Macaco.
Próxima Exibição:
Sexta-feira, 22/11/2019 às 20:00 [daqui a 36 dias]