22 Episódios | Duração média dos eps. 4 min.

Em sua segunda temporada, o programa “Livro de Cabeceira" mantém sua proposta original: ouvir algumas das principais figuras da cultura brasileira (e lusófona) discorrerem sobre os livros que marcaram suas vidas. A partir dessa premissa, a série abre espaço para o debate sobre literatura, privilegiando sempre a experiência pessoal e uma abordagem acessível, com destaque para a relação afetiva que os leitores estabelecem com suas obras prediletas. Com notável representatividade e diversidade do cenário cultural brasileiro, “Livro de Cabeceira” conta com a participação de Maurício de Souza, Eduardo Giannetti, Xico Sá, Ignácio de Loyola Brandão, Lira Neto, Mia Couto, Clóvis de Barros Filho, Mario Sergi Cortella, entre outros. Cada um deles oferece ao espectador ótimas dicas de leitura e uma instigante reflexão sobre literatura, revelando também como os livros mais marcantes de suas vidas influenciaram suas próprias criações. Entre as obras comentados no programa, estão desde clássicos absolutos como “O jogo da amarelinha”, “Os Maias” e “Lavoura Arcaica”, até obras menos conhecidas no Brasil, como “Fup”, do autor norte-americano Jim Dodge, e “Crítica da razão negra”, do escritor nigeriano Achille Mbembe. A segunda temporada de “Livro de Cabeceira” tem 22 episódios com cerca de quatro minutos de duração cada um.

Compartilhar
Trecho disponível
Ignácio de Loyola Brandão indica o livro “Vidas secas”, de Graciliano Ramos
Ignácio de Loyola Brandão dá uma verdadeira aula sobre as características da literatura de Graciliano Ramos, destacando o quanto seu estilo representa um norte para sua própria produção literária.
Trecho disponível
Lira Neto indica o livro “Fama & Anonimato”, de Gay Talese
Com
O jornalista e escritor Lira Neto é autor da trilogia “Getúlio Vargas”, entre outros. Nesse episódio, ele apresenta o livro “Fama & Anonimato”, de Gay Talese, e explica por que é um de seus livros preferidos.
Trecho disponível
Xico Sá indica o livro “Fup”, de Jim Dodge
Com
O escritor e jornalista Xico Sá, autor do romance “Big Jato”, apresenta neste episódio um livro pouco conhecido no Brasil, mas que possui um fã clube de admiradores fervorosos. O livro se chama “Fup”,o autor, Jim Doge.
Trecho disponível
Maurício de Souza indica o livro “Reinações de Narizinho”, de Monteiro Lobato
Maurício de Souza dispensa apresentações. Neste episódio, o criador da Turma da Mônica fala sobre a obra de outro mestre do universo infantil brasileiro: Monteiro Lobato e seu Sítio do Pica-pau amarelo.
Trecho disponível
Clóvis de Barros Filho indica o livro “Aprender a Viver”, de Luc Ferry
O filósofo, professor, escritor e palestrante Clóvis de Barros Filho é autor de diversos livros. Ele apresenta neste episódio o livro “Aprender a viver”, do autor francês Luc Ferry.
Próxima Exibição:
Domingo, 21/04/2019 às 06:20 [daqui a 3 dias]
Trecho disponível
Mary Del Priore indica o livro “Casa-grande & senzala”, de Gilberto Freyre
A historiadora e escritora Mary Del Priore, autora da série “Histórias da Gente Brasileira”, entre outras publicações, fala nesse episódio sobre o clássico da sociologia brasileira “Casa-grande & senzala”.
Próxima Exibição:
Segunda-feira, 22/04/2019 às 19:50 [daqui a 4 dias]
Trecho disponível
Mario Sergio Cortella indica o livro “Criação”, de Gore Vidal
O filósofo, professor, palestrante e escritor Mario Sergio Cortella conta nesse episódio as razões que fazem do romance “Criação”, de Gore Vidal, um de seus livros de cabeceira.
Próxima Exibição:
Segunda-feira, 29/04/2019 às 19:50 [daqui a 11 dias]
Trecho disponível
Patrícia Melo indica o livro “O estrangeiro”, de Albert Camus
A escritora Patrícia Melo é autora dos livros “Fogo fátuo”, “Inferno”, entre outros. Neste episódio, ela comenta uma de suas obra favoritas, o clássico francês “O estrangeiro”, de Albert Camus.
Próxima Exibição:
Segunda-feira, 6/05/2019 às 19:50 [daqui a 18 dias]
Trecho disponível
Eduardo Giannetti indica o livro “Os irmãos Karamázov”, de Fiódor Doistoiévski
O economista, escritor, cientista político e professor, Eduardo Giannetti fala neste episódio de sua paixão pelo escritor russo Fiódor Dostoiéviski.
Próxima Exibição:
Segunda-feira, 13/05/2019 às 19:50 [daqui a 25 dias]
Trecho disponível
Fabrício Carpinejar indica o livro “Poesia de Álvaro de Campos”, de Fernando Pessoa
O poeta gaúcho Fabrício Carpinejar é apaixonado por Fernando Pessoa. Com seu estilo despojado e eloquente, ele discorre sobre a poesia do gênio português, inclusive declamando alguns de seus versos.
Próxima Exibição:
Segunda-feira, 20/05/2019 às 19:50 [daqui a 32 dias]

Páginas: 1 2 3