13 Episódios | Duração média dos eps. 26 min.

O Legado da Coruja é tanto uma experiência acadêmica, divertida emocionante, como é informativo. Não é apenas um acúmulo de conhecimento; é antes de mais nada uma maneira de pensar, conhecer e refletir. Em 1986 e 1987 - dos Estados Unidos ao Japão - Chris Marker começou a conhecer historiadores, filósofos, políticos e artistas. Suas palavras misturam aprendizado, paixão e humor; para eles, ele acrescenta uma infinidade de imagens que formam várias facetas da cultura ocidental. Prosseguindo 13 palavras com raízes gregas, ele questiona os valores da Grécia Antiga e seu legado através dos séculos.

Compartilhar
Trecho disponível
Simpósio
Em Paris, os historiadores de Tbilisi, Atenas e Berkeley brincaram com reconstituições do “simpósio” - o banquete grego - em torno de mesas carregadas de comida e vinho.
Trecho disponível
Olimpíadas
A herança mítica grega do esporte foi reconstruída na mitologia contemporânea. Isso serviu, também, para terríveis apropriações em benefício de ideologias totalitárias.
Trecho disponível
Democracia
O que a palavra “democracia” significa especificamente quando se refere a cidades-estados antigas ou a nossos sistemas políticos atuais?
Trecho disponível
Nostalgia
Ítaca é a casa distante e icônica que ninguém deveria esquecer: essa seria a lição universal da Odisseia de Homero.
Trecho disponível
Amnésia
Construído sobre o testemunho ou “autópsia” - que literalmente significa “ver a si mesmo” - nossa concepção de História mudou profundamente desde Heródoto.
Trecho disponível
Matemática
O espaço geométrico e a linguagem matemática constituem um legado universal que os gregos nos legaram. Como articulamos sua lógica perfeita à complexidade das ciências contemporâneas?
Trecho disponível
Logomaquia
Todos os significados de “logos” se originaram de um pequeno território entre Éfeso e Patmos. De acordo com Aristóteles, o animal humano luta com uma arma específica: a fala ... O destino do Logos seria a "logomaquia"?
Trecho disponível
Música
Um cruzamento entre imitação e criação, a busca pelo belo e harmonioso anima as buscas pessoais dos artistas - inclusive com tecnologia de ponta - e também serve para grandes esquemas coletivos - religiões em particular.
Trecho disponível
Cosmogonia
Essa reflexão sobre a criação - a cosmogonia divina e a criatividade do homem - nos leva da arte estatuária grega ao Korai da Acrópole, em Tóquio. E também em direção ao Gorgon - um espelho da morte.
Trecho disponível
Mitologia
Há um conjunto de mitos aos quais nos referimos constantemente. Vamos questionar sua gênese, seu lugar na psique, sua transmissão e sua natureza.

Páginas: 1 2